Rede americana de notícias aponta Moro como “extremista de direita”, por Sergio da Motta e Albuquerque

”Em primeiro lugar, Moro é um agente político da direita que está trabalhando em parceria com o Departamento Americano de Justiça"

Reprodução Youtube

Rede americana de notícias aponta Moro como “extremista de direita”

por Sergio da Motta e Albuquerque

A rede independente de notícias “Real News Network” (12/2) explicou aos americanos a segunda condenação de Lula pela pupila do ex-juiz Sérgio Moro, Gabriela Hardt. A rede informou que a julgadora recusou-se a ler qualquer tipo de defesa. Greg Wilpert, editor-gerente da Real News, entrevistou Brian Mier, editor do site de notícias “Brasil Wire” e autor do livro “Voices of the Brazilian Left” (“Vozes da esquerda brasileira”). 

O relato de Mier foi revelador:

“… (Moro) construiu o caso com constante suporte do Departamento Americano de Justiça. Patrick Stokes voou a Curitiba algumas vazes. Eles utilizam táticas do Departamento de Justiça, principalmente baseando a condenação inteira em um acordo de delação, como o Departamento fez contra o Senador Ted Stevens em 2009 no Alasca, em caso que foi posteriormente anulado”.

Mais a frente na entrevista, Wilpert arguiu o editor e autor sobre a “imparcialidade de Moro”, e sua sucessora, Hardt. Ela, de alguma forma, é melhor que ele? questionou. Mier respondeu:” Em primeiro lugar, Moro é um agente político da direita que está trabalhando em parceria com o Departamento Americano de Justiça, e o tem feito por anos. “Ele não tem nenhuma imparcialidade”’. Sobre sua sucessora, o editor comentou: “ela jogou fora 1146 páginas de evidências provando a inocência de Lula que foram submetidos pela defesa. Ela nem mesmo olhou para elas”, anotou Mier.

Não vou comentar a explicação do caso de Atibaia ao público norte-americano. Apenas comunico que o editor, que mora no Brasil, ficou perplexo com o fato do filho de um antigo amigo de Lula (Jacob Bittar), ter tido apontado como falso dono de um sítio que na verdade pertenceria a Lula, de acordo com seus acusadores. Contrariando toda a documentação do registro de imóveis, e sem nenhuma prova que Fernando Bittar, um bem sucedido homem de negócios e proprietário do Sítio em Atibaia, não é o dono efetivo e legal do imóvel. Lula foi condenado “porque passou alguns Natais lá com a família”, declarou o editor ianque.

A próxima pergunta de Wilpert revelaria o comportamento do Judiciário Brasileiro no caso de Lula:

“Neste caso, Moro teve papel de investigador-chefe e promotor, além se ser o juiz. Isto soa muito estranho para o público nos Estados Unidos, onde esses papéis tendem a ser separados. Como isso funciona no Brasil, e como pode alguém como Lula ter um julgamento justo em tais circunstâncias?”

Mier respondeu que o nosso país “é um dos únicos, senão o único, a aplicar as leis como a Inquisição. Sobre a atuação de Moro, Mier disse que “isso não é comum no Brasil”, quando comentou o triplo papel do magistrado – agora Ministro. No caso de Lula, tudo foi consentido. O que fez o entrevistado comparar nossa Justiça à Inquisição. Ela comportou-se assim com Lula. Como a Inquisição da Hierarquia Católica – o “Santo Ofício” e seus “familiares”, há séculos atrás.

Lula só terá chance de justiça com a mudança do regime, concluiu o entrevistado.

Nota do autor: No dia 12/2 foi publicada uma versão deste artigo. Foi identificado nele um erro sobre a data referente à data da aquisição do Sítio em Atibaia, atribuída a 1970, por engano. Atendendo a solicitação do  leitor, informo que o mesmo foi comprado em 2010, e que este artigo foi atualizado em 14/2.

Sergio da Motta e Albuquerque

 

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só não vê quem não quer ver. A dominação pelos americanos é aplaudida de pé por nossos generais, fazer o quê? Aceitaram o sub-comando da região sul do exercito americano para o sul, SUB-COMANDO, e estão obidientes portanto ao COMANDO americano. Perderam a vergonha de serem trsiras.

  2. Só que não sei, se no Brasil, irão corrigir essa injustiça, pois o complô envolveu todos os poderes, inclusive o que deveria zelar pela Lei.
    Todos se acovardaram e cederam a onda orquestrada para destruir o homem que mudou o Brasil, incluindo pobres e miseráveis ao convívio social.
    Chegou o momento que isto não interessava mais a elite.

  3. Faltou dizer que Chapeuzinho Vermelho foi comida pela vovozinha, e que o lobo mau conseguiu, em tempo, tirar a pobre menina da barriga de um dos lenhadores. Ora essa!

  4. Para muitos alienados o cara e heroi, se de fato houvesse provas contundentes contra o lula que ele fosse julgado segundo as leis mas isso que fizerao golpe politico tao baixo quanto corrupicao.

  5. Olá boa noite. Gostaria de pedir para que confirmassem essa informação

    Lula foi condenado “porque passava os Natais lá com a família desde os anos de 1970”, declarou o editor ianque.

    O sitio foi comprado bem depois dos anos 70.

    1. NOTA DO AUTOR:
      Obrigado por apontar o erro, Meg. Foi corrigido. Mas o engano não foi ocultado. O Sítio foi comprado em 2010. Você e os leitores do Portal merecem saber como o erro foi cometido. Eu sou professor. E tradutor. Ouvi a entrevista no Youtube, e transcrevi, com o foco na crítica a Moro e a Justiça Brasileira. Notem que eu escrevi “Não vou comentar a explicação do caso de Atibaia ao público norte-americano”, no início do parágrafo com o erro. Devia ter feito isso e pulado para a crítica ao Judiciário. Direto.
      Errei. Não escondo. Agradeço a você, e à Lourdes Nassif, pela força e compreensão em um momento tão difícil. Minhas desculpas a todos os leitores.

  6. Temos o dever de não compartilhar com criminosos.
    O Brasil se tornou o país mais paradoxal do mundo ao eleger uma organização criminosa e condenar aqueles que mais fizeram o bem ao seu povo. Seria a repetição da tragédia do calvário em proporções bem maiores. Se o episódio bíblico em que uma mulher lava os pés de Jesus com um perfume caro fosse de conhecimento do Juíz Sérgio Moro que tivesse vivido na época, é quase certo que ele condenaria Jesus por isso só pra citar como exemplo a condenação de Lula por um motivo tão fútil. A desproporção é tão gritante que não cabe perder tempo em discutir com pessoas que não tenha o mínimo de discernimento.

  7. A condenação de Lula parece uma piada, um teatro. Na verdade, foi uma montagem idiota, jogada na mídia e contando com a precária informação e formação do povo, que acreditou na acusação, com exceção de uma boa parcela da sociedade, mas o suficiente para dar força aos acusadores.
    A prisão de Lula tem consequências bem mais para o povo brasileiro do que para o próprio Lula, que provavelmente não sairá da cadeia tão fácil, mas com certeza, entrará para a História como um ou mesmo o maior presidente de todos os tempos da nossa História. Mas o povo vai sofrer as perdas de direitos, a incapacidade do país crescer porque todos os nossos recursos estão sendo entregue nas mãos do grande capital estrangeiro e leis estão sendo criadas para facilitar o favorecimento do mercado em prejuízo do povo. Que pena essa cegueira de tantos que não sabem se indignar, que pena ver a falta de reação…

    1. Concordo contigo. Eu ainda reforço em dizer: Eu nunca vi um país como esse no mundo, onde dá tantos benefícios aos delatores como Paloci , o mesmo negocia sua própria prisão pra diminuir sua pena , daqui a pouco ele fica livre e o Lula, darão um jeito pra nunca mais ele sair da cadeia. Vergonha

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador