Síria: o crescimento do Estado Islâmico é uma ameaça para toda a região

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O fracasso da comunidade internacional em colocar fim à crise na Síria levou ao surgimento do grupo extremista Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIL) e a violência de suas ações são uma ameaça para a estabilidade o Oriente Médio, alerta o novo comunicado da Comissão Internacional Independente de Investigação sobre a República Árabe Síria.

Esta Comissão, criada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, alerta que o controle do Estado Islâmico sobre a Síria e região é uma ameaça clara contra os civis, além de ter contribuído para disseminação da violência que afeta a segurança internacional.

Os membros desta organização de investigação afirmam que o grupo cometeu crimes de guerra e crimes contra a humanidade nas províncias de Aleppo e Ar-Raqqah, incluindo tortura, assassinato, desaparecimentos, deslocamentos forçados e recrutamento de crianças para lutar.

Também afirmam que o governo sírio segue cometendo violações com impunidade, como o bombardeio indiscriminado em zonas civis e o uso de agentes químicos em oito incidentes diferentes este ano, além de ter bloqueado a entrega de ajuda humanitária como uma estratégia de guerra.

“Claramente ISIL se expandiu ao longo de um ano e meio. Eles procuram destruir e remodelar a sociedade à sua imagem, causando estragos sobre a população civil, as minorias e os direitos fundamentais das mulheres e crianças”, disse o acadêmico brasileiro, Paulo Pinheiro, que preside a comissão.

“Uma das conclusões mais preocupantes do relatório é a existência de grandes campos de treinamento onde eles levam as crianças de 14 anos para ensiná-los a lutar em suas fileiras”, acrescentou ele.

O relatório apela também para que se interrompa a transferência de armas para as partes em conflito na Síria, pois que estão sendo usados para perpetrar atrocidades.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “O fracasso da comunidade

    “O fracasso da comunidade internacional em colocar fim à crise na Síria levou ao surgimento do grupo extremista Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIL) e a violência de suas ações são uma ameaça para a estabilidade o Oriente Médio, alerta o novo comunicado da Comissão Internacional Independente de Investigação sobre a República Árabe Síria.”

     

    Deixa ver se eu entendi: A “comunidade internacional” é responsável pelo surgimento do tal grupo extremista em razão de seu fracasso em conter a crise na Síria? Ô loco sô!

  2. Que fracasso é este?

    O tal ISIS é o grupo que os EUA armaram direta e indiretamente (A. Saudita) para tirar A. Assad do poder na Síria.

    Foi portanto um sucesso total por que o ISIS vai muito bem obrigado.

    Ou não?

    Chose de loque!

  3. Estado Islâmico

    Nassif.

    Só agora, a ONU resolve se lembrar da Síria ? 

    A primeira pergunta que eles se deveriam fazer, o que levou à criação deste EI,  que sequer existia há, talvez , cinco anos? 

    A resposta está debaixo do pé daquela turma, onde eles pisam. Qual é a estimativa de mortos na Síria, desde o início da pancadaria, mais ou menos de 120 mil pessoas ? Quando USA voltou a ser amigo da Al Qaida, quantos milhhares de sírios foram mortos pelos soldados do grupo de Bin Laden com requintes indescritíveis de crueldade ?

    Quantos grupos mercenários foram contratados pela Síria para matar na Síria ? E Al Thani, quantos U$ bilhões já enfiou naquele conflito ?

    A Comissão deveria explicitar quem, quais são os países que entopem a Asíria com armamentos há mais de 3 anos. 

    Estas Comissões da ONU são um dos melhores empregos do mundo.  

  4. A culpa é da Síria e da “comunidade internacional” ? Então tá.

    Síria, Iraque, Afeganistão, Líbia, Ucrânia, o que estes países têm em comum ?  Os EUA levou sua “democracia” para eles.  

     

  5. Do blog de um brasileiro odiado pela esquerda…

    … aqui dá para ver a diferença existente entre uma pessoa de princípios e um progressista… 

    http://juliosevero.blogspot.com.br/2014/08/o-tiro-saiu-pela-culatra-islamitas.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+JulioSevero+(Julio+Severo)

    O tiro saiu pela culatra! Islamitas treinados pelos EUA se juntaram ao ISIS

    Base Secreta na Jordânia era o local de acobertamento para o apoio aos insurgentes que visavam derrubar Assad

    Aaron Klein, correspondente do WND em Jerusalém

    Comentário de Julio Severo: Este importante artigo do WND, traduzido por Dionei Vieira (que é tradutor que colabora traduzindo artigos que lhe indico como imprescindíveis), pois mostra como o governo dos EUA treinou muitos dos terroristas islâmicos que estão há meses torturando, estuprando e matando os cristãos no Iraque e na Síria. Há informação anterior doWND de que a CIA estava enviando armas para esses terroristas. O atual artigo do WND também revela que o ISIS (EIIL) recebeu muita ajuda de dois grandes aliados dos EUA no Oriente Médio: Turquia e Arábia Saudita. Todos colaborando, querendo ou não, para exterminar os cristãos da Síria e Iraque.

     

    JERUSALÉM, Israel — Rebeldes sírios que viriam a se juntar ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ou ISIS (EIIL), foram treinados em 2012 por instrutores dos Estados Unidos que trabalham em uma base secreta na Jordânia, de acordo com informações de autoridades jordanianas.

    As autoridades disseram que dezenas de futuros membros do ISIS foram treinados na época como parte de um apoio secreto aos insurgentes que visava derrubar o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, na Síria. As autoridades disseram que o treinamento não tinha o objetivo de ser usado em qualquer campanha futura no Iraque.

    As autoridades jordanianas disseram que todos os membros do ISIS que receberam treinamento dos Estados Unidos para lutarem na Síria foram primeiro examinados por quaisquer vínculos com grupos extremistas, como a Al-Qaeda.

    Em fevereiro de 2012, o site WND foi o primeiro a dar a notícia de que os EUA, a Turquia e a Jordânia estavam operando uma base de treinamento para os rebeldes sírios na cidade jordaniana de Safawi na região desértica do norte do país.

    Esse relatório já foi confirmado por vários outros relatos da mídia.

    Em março passado, a revista alemã Der Spiegel relatou que os americanos estavam treinando rebeldes sírios na Jordânia.

    Citando o que dizia era de que eram participantes sob treinamento e organizadores, Der Spiegel relatou que não estava claro se os americanos trabalhavam para empresas privadas ou se estavam com o Exército dos EUA, mas a revista disse que alguns organizadores usavam uniformes. O treinamento na Jordânia estaria focando no uso de armamentos anti-tanque.

    A revista alemã relatou que cerca de 200 homens receberam o treinamento nos últimos três meses em meio aos planos dos EUA para treinar um total de 1.200 membros do Exército Livre da Síria [rebeldes islâmicos] em dois campos no sul e no leste da Jordânia.

    O jornal britânico The Guardian também relatou, em março passado, que os instrutores dos EUA estavam ajudando os rebeldes sírios na Jordânia junto com instrutores britânicos e franceses.

    A agência Reuters relatou que um porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA se recusou a comentar imediatamente sobre a reportagem da revista alemã. O Ministério das Relações Exteriores Francês e os Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa da Grã-Bretanha também não quiseram comentar à agência Reuters.

    As autoridades jordanianas falaram ao site WND em meio a preocupações de que a violência sectária no Iraque se espalharia para o seu próprio país, bem como para a Síria.

    O ISIS anteriormente postou um vídeo no YouTube ameaçando passar pela Jordânia e “assassinar” o rei Abdullah, a quem eles vêem como um inimigo do Islã.

    O site WND relatou na semana passada que, segundo fontes do regime da Jordânia e da Síria, a Arábia Saudita armou o ISIS e que os sauditas são uma força motriz no apoio ao grupo ligado à al-Qaeda.

    O site WND relatou ainda que, de acordo com uma fonte xiita em contato com um alto oficial do governo do primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki, o governo do Obama tem conhecimento, há dois meses, de que o grupo inspirado na al-Qaeda tomou duas cidades iraquianas e que agora está ameaçando Bagdá também estava treinando combatentes na Turquia.

    A fonte disse ao site WND que pelo menos um dos campos de treinamento do grupo no Iraque do Estado Islâmico do Iraque e da Síria, o ISIS, está nas proximidades da Base Aérea de Incirlik perto de Adana, na Turquia, onde o pessoal e equipamentos norte-americanos estão localizados.

    Ele chamou Obama de “um cúmplice” nos ataques que ameaçam o governo de Maliki a quem os EUA ajudaram a estabelecer, através da guerra do Iraque.

    A fonte disse que, após o treinamento na Turquia, milhares de combatentes do ISIS foram para o Iraque através da Síria para se juntar ao esforço para estabelecer um Califado Islâmico sujeito a uma rígida lei islâmica, ou Sharia.

     

  6. A população dos EUA não

    A população dos EUA não aceita o envio de mais tropas para incursões militares no exterior. Assim a intervenção direta dos EUA deverá se limitar ao primeiro teste em larga escala de drones e de veiculos terrrestres não tripulados em combate. Mas como ainda não da para as máquinas fazerem todo o trabalho sujo acredito que os norte-americanos terceirizarão para Israel esta empreitada contra o EI. O EI pode ser uma execlente justificativa para o Likud ampliar sua politica belicista.

     

    1. Israel???!!! Eles são bons em

      Israel???!!! Eles são bons em combater civis desarmados e que tentam se defender com pedras. Vide a invasão de Gaza. Depois de muitos dias não chegaram à metade do caminho. Podem ser bons em ataques aéreos mas isto os USA já bombardeiam o Iraque. Não precisam de Israel.

  7. paulo sérgio pinheiro

    O problema do senhor PSPinheiro é o seu invariável gosto por dar uma no cravo e outra na ferradura, o que,  de certo modo, banaliza os extermínios capitaneados pelos EUA neste começo de século. Não há como suportar seu radicalismo de centro, no intuito de sempre reconhecer alguma justificativa nos crimes perpetrados por aquele país dirigido por delinquentes comuns. Os bons modos de PSP, sua barba bem cuidada, sua ênfase em ninharias compõem o surrado retrato do bom-moço, anacronismo que ainda tem seus fãs no meu bairro, o Belenzinho, infelizmente. Bom mesmo eram o Vieira da Costa, assassinado em Bagdá, durante a ocupação americana,e o diplomata, cujo nome não lembro, que dirigia a Organização Internacional de Química, atraiçoado por FHC, quando de sua destituição daquela organização, por se opor à invasão do Iraque. 

    1. JMBustani

      helio,

      Embaixador José Maurício Bustani, mais adinte embaixador na Grã-Bretanha e atualmente embaixador do patropi na França.

      O que JMBustani fez, PSPinheiro não faria  nem que estivesse delirando, pois entre os dois diplomatas existe uma pequena diferença, do tamanho do céu.

  8. Faltou mostrar a assinatura do tal relatório

    Faltou mostrar a assinatura de quem fez o tal relatório no final do tal relatório

     

                                                                                                        Signed:

                                                                                   Central Intelligence Agency (CIA)

     

  9. Precisamos de 800 planetas para suprir demanda de óleo de peroba

      para o império e seus defensores dado o tamanho a CARA DE PAU, e agora nem uma palavra sobre quem armou esses malucos e quem defendeu a Síria(Rússia), também iam falar o que né ? hi foi mal aê. mas o plano de destruir a síria tá bem encaminhado.

    Depois querem que falem bem de quem promove essas atrocidades e ainda xingam quem denuncia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador