Suíça envia ao Brasil dados de conta usada para pagar propina a Cunha

Jornal GGN – O Ministério Público da Suíça enviou às autoridades brasileiras dados acerca de uma conta secreta atribuída ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), investigado pela Procuradoria-Geral da República no âmbito da Operação Lava Jato.

A conta, investigada no exterior desde abril, foi bloqueada. O MP suíço confirmou que Cunha é alvo de um inquérito sigiloso por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção. A informação é da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (30). O jornal observou que a PGR e as autoridades estrangeiras ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso.

No início da semana, o Estado revelou que os suíços abriram investigações criminais contra os lobistas Fernando Baiano e João Augusto Henriques, ambos considerados na Lava Jato operadores do PMDB nos esquema da Petrobras.

Henriques disse, na sexta-feira passada, em depoimento registrado para acordo de delação premiada, que abriu uma conta na Suíça para fazer pagamento de propina a uma outra conta indicada por Felipe Diniz, filho do ex-deputado Fernando Diniz (PMDB), morto há alguns anos.

Só em abril, quando teve problemas com um banco suíço, Henriques teria descoberto que o destinatário da propina era o deputado federal Eduardo Cunha. A propina seria referente à compra de um campo de exploração pela Petrobras na África.

Cunha também foi citado por outro delator da Lava Jato, o empresário Julio Camargo, que afirma ter sido cobrado pessoalmente pelo hoje presidente da Câmara em 2011. Na época, Cunha queria receber 5 milhões de dólares referente a contratos da Petrobras com a Samsung Heavy. O dinheiro, segundo Camargo, seria usado em campanhas eleitorais.

Leia também:  Ex-procurador da Lava Jato pede "Fora Bolsonaro"

Outro delator, o ex-gerente da área Internacional da Petrobras Eduardo Musa, teve bens bloqueados pelas autoridades suíças. Ele teria afirmado em depoimento, ainda segundo o Estadão, que Cunha era quem dava a “palavra final” na diretoria.

Cunha também foi envolvido nos esquemas da Lava Jato pelo doleiro Alberto Youssef. O peemedebista negou as primeiras acusações. No caso da conta na Suíça, adotou como discurso dizer que apenas seu advogado deve comentar.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

27 comentários

  1. ser canalha é uma coisa

    Ladroagem é uma coisa, lesar a pátria é outra, muito pior.

    Esse cidadão, para mim, entrou para o mesmo panteão da elite da maldade humana, onde poucos brasileiros conseguiram chegar.

    Está no mesmo patamar que FHC, que cometeu CRIME CONTRA A HUMANIDADE ao massacrar os trabalhadores brasileiros, jogar milhões na miséria e no desemprego, e ignorar completamente os clamores sociais no país.

    Como pode ser tão descarado para prejudicar um país inteiro só por causa de sua ganância medíocre!

    Cadê a biografia desse cara. Aposto que ele foi vítima de bulling por ser muito feio e agora se acha no direito de destruir o país inteiro para ter mais poder e sentir-se bem sucedido, dando uma resposta aos pequenos delinquentes burguesoides que o hostilizaram na infância.

  2. ser canalha é uma coisa

    Ladroagem é uma coisa, lesar a pátria é outra, muito pior.

    Esse cidadão, para mim, entrou para o mesmo panteão da elite da maldade humana, onde poucos brasileiros conseguiram chegar.

    Está no mesmo patamar que FHC, que cometeu CRIME CONTRA A HUMANIDADE ao massacrar os trabalhadores brasileiros, jogar milhões na miséria e no desemprego, e ignorar completamente os clamores sociais no país.

    Como pode ser tão descarado para prejudicar um país inteiro só por causa de sua ganância medíocre!

    Cadê a biografia desse cara. Aposto que ele foi vítima de bulling por ser muito feio e agora se acha no direito de destruir o país inteiro para ter mais poder e sentir-se bem sucedido, dando uma resposta aos pequenos delinquentes burguesoides que o hostilizaram na infância.

  3. O verdadeiro “mensalão” do poder.

    O que blinda Eduardo Cunha são seus cúmplices e os cúmplices destes, ou seja, uma grande parte do Congresso Nacional. Todos devem favores a todos e estão todos cobrando as faturas.

    O verdeiro “mensalão” tem um operador dentro do Congresso e ele está no posto mais alto graças a isto.

    Farão o que Cunha quiser, pois dívida é dívida. Com sua malemolência e prefil de “pastor” acolheu todas as ovelhas desgarradas por seus partidos nas distribuições das fatias do bolo chamado “Brasil”.

    Cunha com sua magnanimidade acolheu e alimentou estes por muito tempo com as propinas que recebeu de seus achaques porque ninguém olhava para ele. Todos os olhos estavam direcionados ao PT.

    Quando este escandalo estourar verdeiramente e será em breve veremos a verdade de Cunha escorrer pelos canos dos esgotos da Câmara Federal e junto todos os vendilhões do templo sagrado do povo.

    Cunha, seu nome será gravado na triste história da corrupção brasileira como o maior “operador de propinas” do Congresso Nacional em todos os tempos. 

  4. E quando será afastado do

    E quando será afastado do congresso? Ficamos vendo suas barbáries e hipocresia. Está levando a democracia do Brasil a ruína!!

  5. Caro Nassif e demais
    Quem o

    Caro Nassif e demais

    Quem o Ministério Público da Suiça pensa que é?!E logo contra Cunha??!!

    Tá mais do que na hora do Gilmar Mendes ensinar algumas coisas para esses sujeitinhos de toga, petralhas infiltrados.

    Assim não dá.

    Saudações

  6. Que País é Este ?

    Nassif,

    Em qualquer país sério, um cidadão que tivesse o CV de Eduardo Cunha já estaria preso há muito tempo.

    Mas estamos no patropi, então o que acontece ? O nobre parlamentar consegue ser presidente da Câmara dos Deputados com 267 votos, daí ser persona importante num caso de impeachment de um presidente do país, ou seja, um marginal declarado pode vir a participar do destino deste país, e tem como parceiro o derrotado por DRousseff, outro que é mais sujo que pau de galinheiro, aeroportos, bafômetro, viagens a granel com o $$ público e a cereja do bolo, conta em paraíso fiscal de alto luxo com dezenas e dezenas de milhões de dólares. Cazuza deve ter sido o primeiro a perguntar, Que País é Este ?

    Se juntarem tudo $$$ o que o nobre parlamentar do RJ surrupiou na base da chantagem, extorsão e negociatas de quinta categoria, o valor já deve ter ulrapassado os 200 milhões de reais.

  7. Perguntinha para o procurador

    Perguntinha para o procurador geral da República: E agora, Dr. Janot, já deu? Ou os processos vão ficar em banho maria? Está vergonhosa a situação do congresso com um homem desses presidindo a casa. Está mal para o Brasil até lá fora. E aí, já deu?

  8. Partiu para o plano B vai fugir do país

    Cunha embarca para a Itália na quinta, sua 4ª viagem internacional neste ano.  Como as autoridades podem permitir a viagem desse achacador? Está comprometido até o último fio da barba de bode. Delatado por todos os lados.

     

     

  9. E o marginal, com autorização

    E o marginal, com autorização do mpf, continua soltinho e reinando, manda e desmanda. Mpf, a vaquinha de presépio da imprensa. Honra? Pra que, né? Câmara de televisão para esses que se adonaram da jsutiça para status próprio, é o négocio, literlamente. São nossos empregados, mas querem ser nossos patrões. Superfaturmento de salários e de poder. Pocuradorrs mequetrefes dispostos a ajoelhar para traidores desse país para conseguirem status, fortuna e poder de forma irresponsável.

     

  10. Que País é este? Tem que

    Que País é este? Tem que parar o Brasil até que este maluco esteja atrás das grades. Ou vamos esperar o Senhor Jesus? País de gente com sangue de barata!

  11. Cadê a direita moralista?

    O bonner gastou uns 30″ falando nisso… Tiver que ir em vários sites de esquerda pra ver que:

    Ele falou na CPI que não tem conta no exterior,

    A PGR confirmou que as contas na Suíça é secreta, dele e de parentes,

    Ele vai p/ Itália nestes dias (Ele será preso se movimentar ou fechar conta?),

    A Suíça não pode extradita-lo (mas, o maluf, marin, del nero podem?),

    Não informaram e nem vazaram o valor bloqueado… E depois a Globo reclama que a audiência baixou!

    Alguém avisa quando os

  12. E daí? Ele continua blindado

    E daí? Ele continua blindado pela mídia, o PGR não pediu seu afastamento e continua com mais poder do que nunca.

    Como disse o pensador e grande conhecedor desses temas complexos, O Kim Kataguiri, nada consta contra esse baluarte da moral brasileira. Prova disso é o seu prestígio tanto no governo quanto na oposição.

  13. Suíça perplexa

    O Ministério Público da Suíça deve estar perplexo. Informa ao Brasil que Robson Marinho, ínclito tucano presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, possui conta secreta naquele país… E nada. Nada. Nada acontece. O MPF suíço repete a dose agora, com Cunha e… Nada!!!!????                                    Ao ensejo: o que Cunha e outros parlamentares foram fazer em Dubai No ano passado? Lá tem banco, é isso?                          E, conforme minha suspeita expressada em comentário anterior sobre outra notícia, o tempo adicional concedido a Cunha pela PGR não era para que ele concluísse sua defesa, mas sim para que Cunha pudesse concluir seus ataques. À prova veio hoje.

  14. Cunha em Milão

    Eduardo Cunha irá hoje para a Itália e um dos destinos é Milão, que fica praticamente grudada com a Suíça. Não seria o caso de algum repórter seguir os passos de Cunha na região e ver com quem ele se encontra ou para onde ele vai?

  15. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome