Temer impede vampiro-presidente de desfilar com faixa

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – Que o enredo da Paraíso do Tuiuti incomodou, não há dúvida. Mas Michel Temer provou que foi diretamente impactado pelo destaque da Escola, o vampiro-presidente. A Liesa – Liga Independente das Escolas de Samba, recebeu emissários da presidência da República, que pediram a Liga impedisse a entrada do destaque encarnado pelo professor de História Léo Moraes.
 
O professor, ao ser questionado, afirmou não ter recebido tal informação, e que desfilaria com a faixa. Momentos depois, ele disse ter perdido o adereço no fim da apresentação de domingo. Mas a Mídia Ninja documentou o momento em que o folião pediu para um funcionário da escola guardar o adereço.

 
Ao O Globo, Léo Moraes disse que o vampiro representa um sistema. “Isso que está acontecendo no Rio de Janeiro hoje, para qualquer um que tenha conhecimento de história, é preocupante”, disse ele, “a gente fica até com medo de se manifestar”. “Eu espero que isso não seja um grande retrocesso”, completou Léo.
 
Jack Vasconcelos, o carnavalesco da escola, não soube confirmar tal probição. Como não estava no barracão, qualquer afirmação seria precipitada.
 
Quando terminou o desfile, Léo Moraes foi orientado a se descaracterizar rapidamente. Na dispersão ele já retirou a maquiagem e a roupa de vampiro. Fontes da escola afirmavam, até duas horas antes da apresentação, que o professor não desfilaria. Mas depois foi resolvido que ele entraria na avenida, mas sem a faixa.
 
O presidente da escola parecia incomodado com a situação. Instado a explicar a ausência da faixa na fantasia do personagem, Renato Thor disse que não sabia. A Folha pressionou, e ele reclamou da inconveniência do repórter e pediu que fosse falar com a assessoria de imprensa, que não se manifestou. Uma dica de que foi pressionado pode ser entendido por sua fala antes do desfile, que afirmava que a escola era ‘apartidária’.
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É que não deu tempo…

    … se tivessem feito uma faixa parecida com a presidencial, só que com o escrito CENSURADO…

    … ou receita de bolo… ou algum verso de Camões… ou algum trecho de Etienne de la Boètie…

  2. País das

    País das coincidências.

    Coincidentemente “perdeu a faixa”. 

    Aliás, “que faixa ?”

    “Eu desfilei com faixa?”

    “Eu desfilei ?”

    “Desfile ? Quando ?”

    “Fizeram editoriais que a escola de samba foi phoda e botou pra quebrar na crítica ao governo ?”

    “Não é na Coreia do Norte é que tem esse treco de censura ?”

    “Ah! Coisas de carnaval”. 

     

     

  3. Michel Temer era um vice

    Michel Temer era um vice traidor e se tornou usurpador.  Agora ele é interventor no Rio de Janeiro e censor do carnaval. Curiosamente ninguém ainda foi capaz de o fazer sangrar e sentir dor.

  4. Dá pra ver no video da

    Dá pra ver no video da entrevista e nas imagens que o artista que representou o Vampirão estava sob pressão, tendo afirmado que não tinha certeza se usaria ou não a faixa, pois dependeria de autorização. Dizer que a faixa sumiu no domingo foi uma forma de se defender dos riscos a que são submetidos quem mora em morros como o  do Tuiuti

    Golpe censura Tuiuti e Vampirão desfila sem faixa presidencial

    https://www.brasil247.com/pt/247/cultura/342717/Golpe-censura-Tuiuti-e-vampir%C3%A3o-desfila-sem-faixa-presidencial.htm

  5. A TV Globo não transmitiu o

    A TV Globo não transmitiu o desfile das campeãs, o que sempre faz. Vi pela TVBrasil, que a despeito dos comentaristas terem sido corretos e profissionais, nada a ver com os da Globo, censurou os manifantoches e as carteiras de trabalho.

    Um dos integrantes dessa ala colou no seu adereço da carteira um papel escrito “SOS EBC”. Meu palpite é que não vai parar por aí. A cada gesto de protesto contra o golpe, este vai atacar com censura.

    1. Sim Juliano, vi o carro

      Sim Juliano, vi o carro tumbeiro, da época da escravidão, mas não o neo-tumbeiro, dos escravistas atuais, trazendo o Vampirão, os manifestoches e as carteiras de trabalho….e saber que a TV Brasil, pela lei, não pode estar submetida ao governo, há um Conselho Curador independente, ou havia né…

      https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/342762/TV-Brasil-tamb%C3%A9m-censura-Tuiuti-e-%C3%A9-criticada-nas-redes.htm

  6. Pouco importa .

    No dia do desfile principal mostraram tudo. Ainda bem que o enredo não chegou a tenpo ao conhecimento do Vampirão da vida real , senão teria pressionado e impedido um dos momentos mais históricos dos carnavais . 

    PEna que a escola ao ser pressionada , andou pra trás. Deveria se lembrar que no ano passado no carnaval da Bahia , o bloco Baiana System puxou o coro GOLPISTA – FORA TEMER e também foi ameaçada !

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=-H6QSagv-r4 align:center]

  7. Baiana System sofre severa punição do ACM Neto amigo de Temer

    Ao entoar “machistas, fascistas, não passarão” e, na sequência, gritar “Fora Temer” – no que foi acompanhado por milhares de foliões do seu trio elétrico, na noite de sexta-feira (24), em Salvador, o líder da banda Baiana System, Russo Passapusso, jamais imaginou que o seu gesto poderia proporcionar uma severa punição. Segundo o presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) de Salvador, Pedro Costa, a prefeitura analisa a possibilidade de excluir a banda da edição de 2018 do carnaval da capital baiana. “Já recebi notificações por conta das manifestações da banda e vamos aplicar o Código de Ética. Não é permitida manifestação política. Foi contra, mas poderia ser a favor. Quer fazer manifestação? Saia na Mudança do Garcia”, disparou. A banda foi contratada por R$ 50 mil pela Prefeitura de Salvador, cujo prefeito ACM Neto (DEM) é aliado do presidente Michel Temer (PMDB).

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=K8e0THSkJFA%5D

  8. Criticar a Tuiuti e/ou o
    Criticar a Tuiuti e/ou o professor é fácil, quero ver é ter peito para fazer algo tão corrosivo e crítico. Se o STF está com medo, porque uma pequena escola não ficaria.

    Temer parecia a madame. Vamos acabar com o samba, Temer não gosta que ninguém sambe.

    1. se…

      O Brasil do “sabe com quem tá falando”. Da ameaça velada. O Brasil que continua o mesmo às vésperas de 2020. Da Ditadura e da Censura. E tem gente que diz não enttender a Latrina/2018.

  9. A Tuiuti foi impecável

    A Tuiuti foi impecável no quesito alegorias e adereços…no entanto foi neste ponto que a a escola perdeu o campeonato  por um décimo…penso se tratar de especialistas em áreas como desing, arquitetura, artes….acho que foi até um avanço a escola ter conquistado o vice-campeonato, se bem que a campeã Beija-Flor levou para a avenida as reportagens do JN terminou sendo favorecida pelo senso comum sobre essa narrativa da Globo…..estou curioso para saber que critérios foram usados, se a análise é objetiva ou se pesa mais o lado objetivo…enfim….

    Veja quem são os jurados:

    ALEGORIAS E ADEREÇOS

    Madson Oliveira
    Mauro Senna
    Rebeca Kaiser
    Soter Bentes
    Teresa Piva
    Walber Ângelo de Freitas

     

    http://www.srzd.com/carnaval/rio-de-janeiro/liesa-jurados-5-quesitos-2018/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador