7 filmes perturbadores que valem a pena assistir

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Enviado por Tamara Baranov

Da Superinteressante

7 filmes perturbadores

Tem gente que por mais a gente diga para não ver algum filme porque é tenso, “dá nervoso”, mais fica com vontade de ver. Alguns valem mesmo a pena, outros são puro asco e entraram para a história do cinema simplesmente por causar repulsa e nojo. Veja abaixo sete filmes perturbadores.

Irreversível (2002 –  Gaspar Noé)

Contada de trás para frente, a história do filme é bem simples. Dois amigos buscam um cara que estuprou a namorada de um deles. Mas eis que se chega ao mote da ação, o estupro em si. São cerca de nove minutos de violência e asco, o suficiente para muita gente deixar a sala do cinema quando o filme estava em cartaz. No início do longa, uma cena de briga que acaba com uma cabeça esfacelada por um extintor de incêndio usado como porrete.

Pink Flamingos (1972 – John Waters)

Representante da escatologia nesta lista, o filme é um ícone no mundo underground. O roteiro narra uma espécie de competição pelo título de pessoa mais repugnantes do mundo, posto que Divine, uma drag-queen, e sua família têm a honra manter. A disputa é quase só uma desculpa para cenas bizarras, como de sexo com galinha (o bicho mesmo), entre mãe e filho, gente comendo fezes, close em ânus e por ai vai. Repugnância do começo ao fim.

Holocausto Canibal (1980 – Ruggero Deodato)

Com cenas de torturas, mutilações, empalamento (um cabo entra pela vagina e sai pela boca), castração e morte de animais, ele chegou a ser proibido em alguns países. No estilo filme dentro do filme, conta o desaparecimento de quatro documentaristas que sumiram após irem para a Amazônia. Um professor vai investigar o caso e encontra uma gravação que mostra como foram mortos. A partir daí, o que vemos são cenas de câmera tremida “filmadas” pelos documentaristas, no estilo Bruxa de Blair, na tribo canibal onde foram parar. Muita gente ainda acreditou que os atores tinham sido realmente mortos no filme. Não foram, mas alguns animais sim.

Saló ou 120 dias de Sodoma (1975 – Pier Paolo Pasolini)

O mal-estar causado por Saló na década de 70 fez o filme ser banido de diversos países. Baseado em histórias do Marquês de Sade, o filme narra 120 dias de torturas sexuais de um grupo de jovens sequestrado por fascistas. São duas horas de masoquismo e sodomia e mutilações, genitais queimados e outras insanidades.

O Iluminado (1980 – Stanley Kubrick)

Considerado um clássico do terror, o filme certamente já foi responsável por muitas unhas roídas nos últimos 30 anos. A história começa leve, quando um homem é contratado para ser vigia de um hotel durante o inverno, quando fica vazio. Ele leva sua família para lá e, no isolamento e no ambiente sombrio, começa a manifestar problemas psiquiátricos e comportamento agressivo. Nos corredores desertos do prédio, o filho tem visões de fatos ocorridos ali. A aparição de duas gêmeas num dos corredores, por exemplo, é uma das cenas mais aterrorizantes. O tempo inteiro é espera-se uma tragédia e a música ajuda, e muito.

Réquiem para um sonho (2000 – Darren Aronofsky)

Do mesmo diretor de “Cisne Negro”, o filme mostra a destruição progressiva de viciados, nem todos em drogas propriamente. Uma das personagens, por exemplo, é viciada em TV (e pílulas com anfetamina para emagrecer). No início, todos têm sonhos, que desmoronam à medida que os vícios e a degradação tomam conta. A angústia só aumenta com a edição e a trilha sonora, que ditam o clima quando a ideia é mostrar os efeitos psicológico e físico das drogas. É do tipo de filme que a gente torce para acabar logo, nem que a solução seja matar os personagens.

Monstros (1932 – Tod Browning)

Não, não é o desenho. Este aqui causou tanta polêmica quando foi lançado que praticamente acabou com a carreira de seu diretor. Atores anões, com deformações físicas e gêmeos siameses representam personagens de um circo grotesco que chama a atenção nas cidades onde passa por vender “aberrações”. A trapezista, uma das poucas sem deficiência física, aproveita-se de um anão apaixonado por ela interessada na riqueza dele. Após se casarem, ela tenta a todo custo matá-lo para ficar com a herança. Mas o plano é descoberto pelos demais “monstros”, que se unem contra ela.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

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  1. Réquiem para um sonho

    Ontem revi ‘Réquiem para um sonho’ no canal MGM. Um filme duro, pesado, triste. Quando o filme termina você fica paralisada olhando para os créditos que rolam como se tivesse levado um soco no estômago. Excelente filme. Interpretações soberbas principalmente da atriz Ellen Burstyn. 

  2. Já assisti o Irreversível, a

    Já assisti o Irreversível, a cena do estupro é de uma crueza e causa tanto incômodo, sensação de impotência, que você passa o resto do filme torcendo para que o namorado encontre o estuprador e acabe com ele, mesmo sabendo que isso não irá aplacar o vazio.

    Já vi Saló também, extremamente incômodo, é torturante do começo ao fim.

    Requiem para um Sonho e O Iluminado assisti, mas não chegaram nem perto do ‘trauma’ dos dois anteriores.

  3. Irreversível é um dos filmes

    Irreversível é um dos filmes mais tensos que assisti na minha vida. Cruel mesmo. Faz muito tempo que vi, mas, salvo engano, logo no início (o filme é contado de trás pra frente) o verdadeiro estuprador está junto ao grupo, rindo dos dois que mataram outra pessoa.

  4. Obrigada pela dica de filmes a NAO VER

    Por melhores que sejam, dispenso. 

    Acrescento mais dois: Amor (belíssimo, mas é um soco no estômago dispensável…) e Felicidade (um filme já meio antigo, americano, que faz a gente deixar o cinema odiando a humanidade). 

    1. Esse filme “Amor” eu quase

      Esse filme “Amor” eu quase assisti. Mas aí vi que era do Michael Haneke, e desisti na hora.

      Depois de ver “A professora de piano” e, principalmente, “Violência Gratuita”, nunca mais assisto nada desse cara.

  5. Ao Cair da Noite é um dos

    Ao Cair da Noite é um dos melhores filmes de terror lançados na programação da HBO. O filme tem uma história capaz de despertar em outras pessoas o medo e o terror, causa calafrios e arrepios na espinha. Eu acho que para quem curte filmes de terror, quanto maior o susto e maior o frio na barriga, melhor. eu posso vê-la uma e outra vez porque aqui https://br.hbomax.tv/movie/TTL616539/Ao-Cair-Da-Noite eles dizem as horas para assistir ao filme, onde é o principal papel. É por isso que eu gosto muito do filme, eu acho que é um dos mais assustadores de todos os tempos! Eu já assisti muitas vezes, mas ainda até hoje eu e quem assiste fica com muito medo.

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