Sugerido por Gão
Se não for real, pelo menos é a é a mais criativa
Do History Channel
Uma nova e revolucionária teoria sobre a construção das pirâmides do Egito assegura que, ao contrário do que pensam os arqueólogos, as pirâmides foram construídas sobre uma base pequena, a qual posteriormente foi acrescentada uma série de blocos gigantes pela parte de fora. Ou seja, antigos egípcios criaram pirâmides por meio da acumulação de entulhos, que foram aumentando de dentro para fora e depois foram anexados tijolos de revestimento, o que deu o aspecto final dos monumentos.
A nova teoria foi anunciada por Peter James, um engenheiro galês da empresa Cintec Internacional, que há 20 anos trabalha na manutenção das pirâmides do Egito. Depois de participar de inúmeras obras de restauração e escoramento, o especialista chegou à conclusão de que as teorias aceitas até hoje sobre o possível método utilizado na elaboração das pirâmides não seriam verdadeiras. Atualmente, acredita-se que as pirâmides foram construídas com blocos gigantes, colocados a partir de enormes rampas de acesso.
Segundo ele, para fazer uma pirâmide desta forma, com 2 milhões de blocos, os antigos egípcios teriam que ter colocado uma pedra gigantesca a cada três minutos, o que é impossível. Além disso, haveria a necessidade do uso de rampas de 400 metros de altura, e não existe vestígio algum da existência destes utensílios para a construção das pirâmides. Peter James afirma que 90% das pedras utilizadas para a construção eram compostas por escombros amontoados e, depois, cobertos por blocos de pedras gigantes.
O certo é que sua nova teoria é tão inovadora que o autor espera uma guerra com os arqueólogos, de acordo com a citação do site britânico Daily Mirror Online.
alexis
28 de janeiro de 2014 12:29 pmPlágio milenar
A TelexFree deve ter seguido um procedimento semelhante, fortalecendo uma pequena base central, e enchendo de entulho aos aplicadores mais periféricos.
Almeida
28 de janeiro de 2014 1:12 pmOs ‘blocos’ da da pirâmide da TelexFree são outros.
A pirâmide dela foi construída com um monte de idiotas, do tipo desse que trouxe essa matéria com o vídeo e que acredita no seu conteúdo. O cara só pode ser débil mental para levar isso a sério; deve ter a mentalidade de uma criança de dez anos, no máximo, porque passou muito disso, passa a desconfiar dessas bobagens absurdas expostas.
Idiopata
28 de janeiro de 2014 2:21 pmSeu comentário é sério candidato a ser deletado
De onde veio tanto ressentimento, agressividade e falta de educação básica?
Almeida
28 de janeiro de 2014 4:54 pmVeja cá, Gão.
Quando digo que uma coisa é besteira, procuro demonstrar que se trata disto: besteira.
Vou ficar apenas no detalhe do “elevador hidráulico” sugerido pelo vídeo.
A grande pirâmide tinha mais de cento e quarenta metros, tamanho aproximado dos condutos forçados da Usina de Itaipu. Isto implica numa coluna d’água com uma pressão na base de de mais de catorze kgf (quilograma força) por centímetro quadrado; a cada dez metros a pressão aumenta um 1 kgf/cm2. As paredes da base sofreriam então, mais de cento e quarenta toneladas força por metro quadrado.
Para suportar tais esforços, os condutos forçados de Itaipu são construídos em aço e pesam cada um, quase novecentas toneladas. Quando construiram a grande pirâmide, o Egito vivia na era do bronze; não conheciam o ferro e muito menos o aço. Como é que se pode acreditar nas bobagens apresentadas no vídeo? Só um débil mental, sem noção de realidade, pode acreditar.
Veja os detalhes dos condutos forçados de Itaipu:
Gão
28 de janeiro de 2014 5:40 pmkkkk
Dessa vez não fui eu não rss
Só eu que acho teus comentários escatológicos ? parece que não ehehe
non fumo nosotros
Almeida
28 de janeiro de 2014 8:56 pm“Dessa vez não fui eu não”
Isso é uma confissão do cretino que você é, que vive entrando com vários nomes para provocações e piadinhas baratas, que não assume o que faz: K Gão.
Edsonmarcon
28 de janeiro de 2014 5:52 pm?
Isso da força de pressão sobre a base é importante para saber se uma construção vai ficar em pé.
Vc está dizendo que as pirâmides deveriam ter caído?
Não caíram, porque as pedras da base sustemtam o peso das pedras acima sem quebrar.
O que a pressão nos canos de Itaipu tem a ver com pirâmides?
Gão
28 de janeiro de 2014 7:10 pmo problema nem seria esse
seria mais da vedação e as portas, mas a ideia seria fazer a elevação por etapas, ou seja, cada etapa de elevação teria poucos metros e não sustentaria o peso de toda a água, uma das hipóteses aparece no último video que postei.
Almeida
28 de janeiro de 2014 8:51 pmNão. Falo da construção auxiliar para erguer os blocos.
Os esforços do peso da pirâmide sobre sua base são verticais e de compressão, isto as pedras suportam muito bem.
Se você assistir o vídeo verá que existe um “elevador hidráulico”, por onde as pedras são erguidas até o topo. É como uma chaminé na lateral da pirâmide. Se esta ‘chaminé’ fosse inundada até a altura do topo da pirâmide, para a colocação das últimas pedras, a pressão interna da água sobre as paredes da ‘chaminé’, de dentro para fora, seria nos valores aproximados que calculei. Essas tensões atuariam paralelas à base, transversais aos sentido vertical da ‘chaminé’; elas são maiores na base e vão diminuindo linearmente até zero quando atingem o topo da coluna de água
As paredes da ‘chaminé’ só poderiam suportar, se elas fossem reforçadas por alguma armação, com tirantes robustos, como se usa em lajes de concreto armado – não se conhece tais tipos de construções no antigo Egito – ou então, se fossem alargadas bastante na base, como uma estrutura paralela à pirâmide, que fosse estreitando para o topo; com isso, o peso dessa estrutura criaria as condições, devido ao atrito interno dos blocos que compõe a ‘chaminé’, que compensariam as tensões de cisalhamento (cortantes), da pressão da água em suas paredes; mas isto equivaleria à construção de praticamente outra pirâmide. Isto para não falar do sistema de ‘válvulas’, com a função de manter permanente a coluna de água, que exigiria um acabamento de usinagem, dificultoso até para a indústria moderna.
Fiz o paralelo com os condutos forçados de Itaipu, porque eles têm o comprimento aproximado da altura da pirâmide, e porque a ‘chaminé’ que o vídeo propõe é uma tubulação. Veja o vídeo, é uma perda de tempo, serve apenas para dar risada, da idiotia do autor que postou essa baboseira.
Orlando
28 de janeiro de 2014 12:35 pmBobagem!!!
Bobagem!!!
Alan Carvalho
28 de janeiro de 2014 12:45 pmJean-Pierre Houdin
O arquiteto francês Jean-Pierre Houdin descobriu isso antes (2007), as pirâmides foram construídas “de dentro para fora”, veja o documentário no link abaixo, vale a pena pois é bem interessante e acho que o cara matou a xarada!
http://www.youtube.com/watch?v=YTgxGJfXRQ0
alexandre a.moreira
28 de janeiro de 2014 1:00 pmExatamente
este parece ser o
Exatamente
este parece ser o mais interessante estudo sobre o assunto.
João Bosco Rocha
28 de janeiro de 2014 1:20 pmNão Me Convenceu
Essa teoria parte de uma tecnologia sofiscadíssima, inclusive para os dias de hoje, 5 mil anos depois. O autor viajou na maionese.
nosde
28 de janeiro de 2014 3:53 pmO pensamento filosófico na
O pensamento filosófico na Grécia antiga era extrememente mais sofisticado que os de hoje em dia, e faz muito tempo.
Athos
28 de janeiro de 2014 8:48 pmSofisticadíssimo e incorreto
Sofisticadíssimo e incorreto em sua quase totalidade.
aliancaliberal
28 de janeiro de 2014 3:42 pmSe fosse aqui a licença
Se fosse aqui a licença ambiental não estaria pronta ainda e os ambientalistas e atores da globo estariam em campanha contra.
Gão
28 de janeiro de 2014 4:02 pmoutro video
[video:http://www.youtube.com/watch?v=C1y8N0ePuF8 width:560]
Roberto Monteiro
28 de janeiro de 2014 5:15 pmSerá!?!?
Gente, não entendo quase de física, mas o Almeida mostrou com mais clareza suas dúvidas. Não entendi muito bem a teoria desse cidadão galês, já que a velha dúvida perstiste: como ergueram pesadíssimos blocos de pedra a mais de 100 metros de altura, se não há vestígios de rampas? Prefiro as dúvidas às quase certezas desses teóricos do absurdo.
Alexandre Weber - Santos -SP
28 de janeiro de 2014 7:59 pmHipótese
Existe uma hipótese muito interessante de que as pirâmides seriam gigantescas bombas d’água carneirinhos que alimentariam lagos superiores destinados a irrigação.
Seriam a fonte da riqueza das dinastias.