Antonio Candido relembra os legados de Paulo Emilio Sales Gomes

https://www.youtube.com/watch?v=AvNayzA6Ijo]

por Gilberto Cruvinel

Antonio Candido relembra os legados de Paulo Emilio Sales Gomes

Por ocasião do lançamento pela Cosac e Naify da edição da obra completa do escritor Paulo Emilio Sales Gomes, foi publicado, em setembro de 2009, a sua obra clássica de estudos cinematográficos Jean Vigo com um DVD anexo no qual o professor e crítico literário Antonio Candido relembra sua amizade de toda a vida com Paulo Emilio e o grupo que veio a fazer parte da Revista Clima: Décio de Almeida Prado, Gilda de Mello e Sousa (sua mulher), Rui Coelho, Lourival Gomes Machado, Cícero Cristiano de Sousa. Segundo Antonio Candido, foi o grupo mais importante da vida dele. 

– Foi o grupo no qual eu me formei. Nós nos formamos uns aos outros.

Candido ressalta ainda os dois legados deixados por Paulo Emilio: em primeiro lugar, a orientação política dele que foi a inspiração para o que se criou em São Paulo entre 1942 e praticamente até a ditadura militar:

– Nós criamos um socialismo democrático com um pano de fundo revolucionário, uma vontade de transformação revolucionária, mas pela luta democrática. Afastamos o stalinismo e o trotskysmo e por isso abrimos caminho para fórmulas de socialismo ajustadas ao Brasil. Eu considero que o PT, por exemplo, é uma decorrência desse movimento de idéias. O PT não é um partido socialista propriamente. Podia ter sido. O PT em parte está ligado a isso, a essa tentativa de uma esquerda brasileira de fundamento revolucionário, de inspiração em parte marxista, sem dogmatismo, mas que não seja os problemas da Rússia, ou seja, nem stalinismo, nem trotskysmo. Para mim, o legado político principal do Paulo Emilio é este. E a meu ver isto foi muito fecundo, para mim e para muita gente. (…) Nós formamos um grupo de socialismo democrático independente em São Paulo. Esse é um grande legado dele. Esse legado para mim está vivo. As pessoas não percebem, nem falam mais em Paulo Emilio, mas o espírito dele está aí. Essa a primeira coisa.

– A segunda coisa, talvez a coisa mais importante para a cultura brasileira: é o movimento das Cinematecas. O Paulo Emilio transformou o interesse pelo cinema no Brasil no interesse de alta qualidade estética e literária, artística. O Paulo Emilio ensinou às novas gerações a pensar esteticamente, filosoficamente o cinema. Na primeira fase [primeira estadia de Paulo Emilio na França, ele era muito formalista. Ele estava interessado então no ângulo, de cima prá baixo, a iluminação, o importante é a forma, é a cadência, é o ritmo. Isso é muito importante. Mas na segunda estadia que ele foi na França, ele sofreu influência do André Bazin. E o Bazin dizia “o importante é o que o cinema diz, o resto é tudo auxílio. E ele voltou com essa mentalidade e então, quando ele fundou a Cinemateca, ele já veio com essa mentalidade, é humanizar o mais possível a mensagem do cinema.  E através da Cinemateca, ele fez um esforço muito grande de pesquisa e história do cinema brasileiro. Trabalhos, teses, recuperação de filmes, ele estudou muito isso. Então, isso é o grande legado também do Paulo Emilio, do ponto de vista do cinema, é a dignificação do pensamento cinematográfico e a luta pela salvação do cinema brasileiro antigo e respeito pelo cinema brasileiro atual.

– Quando ele morreu, eu me lembrei de um verso do Mário de Andrade sobre um amigo morto: 

   morto suavemente, ele repousa nas flores do caixão, … e és como um sol partido. 

  A impressão que eu tinha é que era um sol quebrado. O Paulo Emilio era um sol. E a morte dele foi como esse verso ès como um sol partido. Isso é o que eu sinto do Paulo Emilio.

………………………………………………………………….

Fonte: dos DVDs que acompanham a edição dos estudos cinematográficos Jean Vigo de Paulo Emilio Sales Gomes pela Editora Cosac Naify

 

.

 

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te.”

    “O PT não é um partido socialista propriamente. Podia ter sido.”

    O professor Antonio Candido acertou o exemplo, porém foi equivocado no diagnóstico. A História não comporta condicional.

    Vivemos as consequencias do passado inconcluso.

  2. Candido

    Sempre um prazer ouvir o professor Antonio Candido e toda essa geração fantastica que estruturou as correntes filosofica, sociologica, litararia, estética, poética, desenvolvimentista no Brasil. E sua admiração e lealdade ao amigo Paulo Emilio Sales Gomes é muito bonita.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador