
Do Blog da Boitempo
Cultura inútil | Ser de esquerda ainda tem sentido?
Por Mouzar Benedito*
“Isso de esquerda e direita não tem mais sentido”, dizem muitas pessoas. E não é de hoje. Que eu me lembre, lá pelos anos 1980 já ouvia um pouco isso, e a partir da queda do Muro de Berlim, na década seguinte, a coisa se escancarou.
Para quem procurava uma desculpa para pular para a direita ou, no mínimo, “se alienar”, o fim do muro foi um prato cheio.
Quando algum chegado criticava a degringolada ideológica de um amigo ou conhecido, o sujeito fazia cara de ofendido e dizia para quem queria manter um mínimo de coerência: “Ô, meu! Caiu o Muro de Berlim”, querendo dizer que a tal queda simbolizava o fim das coisas, o início de uma espécie de era do “vale tudo”, e quem não seguisse essa tendência era um retrógrado, imbecil, fora do seu tempo.
Tinha que se atualizar, seguir o que poderia ser chamado de tendência do momento. Seguir o “espírito da época”, ou, sofisticando, falavam em alemão: “Zeitgeist”. Lembrei para alguns deles que nos anos 1930, por exemplo, ser uma pessoa do “seu tempo”, para muitos, era ser nazista na Alemanha e fascista na Itália. Aqui tinha os integralistas e, mais tarde, nos anos 1990, seguir o espírito da época era apoiar e aplaudir o modelo tucano de FHC e ser neoliberal, não é? Eles eram. E pioraram de lá pra cá.
Enfim, por aqui, o reflexo da queda do muro foi a pulada pra direita da maioria dos militantes do PCB, dirigidos por Roberto Freire, que liderou uma negação da sua própria história, criando o PPS (Partido Popular Socialista), uma espécie de braço do PSDB.
Sobrou uma minoria que manteve a sigla PCB. Eu dizia então que a queda do Muro de Berlim tinha mostrado quanta gente estava em cima do muro. Nos anos seguintes, o PFL (Partido da Frente Liberal) tornou-se um aliado automático do PPS (que agora chama-se Cidadania). De direita, o PFL era liderado por Antônio Carlos Magalhães, o ACM, também conhecido como Toninho Malvadeza, por causa do tratamento que dava aos seus opositores na Bahia.
Eu não tinha simpatia pelo modelo político da União Soviética, que ela estendia aos países alinhados, e nunca engoli certas coisas do stalinismo, mas achava (ingenuamente?) que seu futuro seria uma evolução para um socialismo democrático.
Gozado (ou cara-de-pau dessa turma) é que quando falávamos isso muita gente do antigo PCB nos xingava como se fôssemos anticomunistas, enquanto eles seriam os defensores perpétuos da Revolução. Depois da famigerada queda do Muro de Berlim e da derrocada da União Soviética, esse mesmo pessoal que antes nos xingava por acharmos que a União Soviética não era o paraíso da classe operária passou a nos xingar como se nós fôssemos os defensores do modelo stalinista e eles os críticos.
Bom, repito: sempre achei que muito desse pessoal procurava simplesmente uma desculpa para deixar de ser de esquerda, para ir “cuidar da sua vida”: ganhar muito dinheiro, ficar rico, tornarem-se amigos e parceiros do que hoje chamam de “faria limers” (que horror de expressão). Decidiram se locupletar, como diria o humorista Stanislaw Ponte Preta.
Em vez de admitir que mudaram, preferiram fingir que esses conceitos de esquerda e direita não existiam mais e que quem permanecesse com ideias de esquerda não passava de um dinossauro. Não sei como argumentariam hoje, já que existe uma direita explícita, assumida — na verdade, uma extrema direita.
Eu não sou nenhum teórico político, mas nunca engoli isso e dizia que esquerda e direita não só continuava existindo como assumiu novas características. Como trabalhei como jornalista voltado para a agricultura (uma das minhas dezenas de empregos), citava minha experiência nessa área: “Existe até uma prática agrícola de esquerda e uma de direita”, eu dizia. E não estava me referindo a latifúndios X pequenas propriedades.
Uma agricultura de esquerda se preocupa com o solo, o clima, a produção de alimentos saudáveis, pensando nas próximas gerações. Um agricultor de esquerda age assim. Enquanto isso, uma agricultura de direita não dá a mínima para essas coisas. Quer tirar o máximo de lucro da terra, no menor tempo possível.
E para isso, haja veneno, haja práticas predatórias (vocês sabem que o Brasil não tinha desertos – nossos professores falavam maravilhas sobre isso, mas plantadores de soja no sudoeste gaúcho, com essas práticas, acabaram criando um deserto, em Alegrete). Ferrou tudo ali? “Vamos pra outro lugar. Tem muito a ser destruído”. Preocupação com o futuro, a produção de alimentos? Danem-se as futuras gerações (embora eles achem que seus filhos e netos seguirão herdeiros de fortunas). Alimentar o povo? Besteira!
Naquela época já existiam fazendeiros poderosos de direita agrupados na UDR – União Democrática Ruralista, embrião do agronegócio predador de hoje. Um pessoal que acha ridículo produzir alimentos para o povo brasileiro (dá pouco lucro, no conceito deles), preferindo plantar só o que pode exportar com muito mais lucro.
A produção de soja, que “justifica” em parte a devastação de florestas, a deterioração do clima, dos solos, das águas; a expulsão de povos indígenas de suas terras — matando, se for preciso. É uma carga pesada do que classifico como ambição sem limites, ódio e otras cositas más. Muitos odeiam a agricultura familiar e o MST porque produzem alimentos para os brasileiros. Claro, nem todos são assim, mas esse tipo de ideologia se tornou um símbolo destes novos tempos).
Ah… Esses agronegociantes ainda recebem muitos benefícios fiscais que aumentam ainda mais seus lucros. E o que fazem com a grana? Entre outras coisas, financiam golpistas.
Lembro mais uma coisa atual sobre eles: as ferrovias como a norte-sul, que não transportam passageiros, foram feitas só para descarregar a produção deles, basicamente de soja. Acho que o transporte ferroviário, comparado com o rodoviário, seria mais “de esquerda”, desde que feito para transportar com custo mais barato não só mercadorias, mas também gente.
As novas ferrovias do Brasil, acho, são “de direita”: não levam gente nem a produção da agricultura familiar, só coisas de interesse dos agronegociantes. Ajudam a desmatar o Cerrado, por exemplo, e não beneficiam o povo. São de interesse exclusivo dos deterioradores do meio ambiente, com a desculpa de melhorar a balança comercial. Destroem nosso futuro dando lucro para poucos e “ajudando” a equilibrar as contas dos governos.
Não preciso me estender mais. Acho que esse exemplo da agricultura (e das novas ferrovias), que pode ser de direita ou de esquerda, encontra semelhanças em muitas outras áreas, e não vou ficar com um didatismo desnecessário aqui.
Coletei várias frases sobre o assunto e reproduzo abaixo. Incluo algumas com as quais não concordo.
Mary Shelley: “Para ser de esquerda é preciso ler e pensar muito. Para ser de direita, tudo que é preciso fazer é ter orgulho da sua própria ignorância”
***
Françoise Chagan: “Não sou filiada a nenhum partido político, mas estou comprometida com a esquerda. Odeio matar. Se houvesse guerra, eu iria para onde? Não sei. Mas se houvesse uma invasão fascista eu lutaria. Contra uma causa indigna, eu lutaria”.
***
Pablo Castellano Cardallaguet: “A direita acusa a esquerda de ideologizar tudo. A direita tem o costume de fazer negócio com tudo”.
***
Rosa Luxemburgo: “Quem é feminista e não é de esquerda, carece de estratégia. Quem é de esquerda e não é feminista, carece de profundidade”.
***
Rosa Luxemburgo, de novo: “Só uma pessoa inteira pode ser também um socialista inteiro”.
***
Luís Fernando Veríssimo: “É ‘de esquerda’ ser a favor do aborto e contra a pena de morte, enquanto direitistas defendem o direito do feto à vida, porque é sagrada, e o direito do Estado de matá-lo se ele der errado”.
***
Carlito Maia: “Quando a esquerda começa a contar dinheiro, converte-se em direita”.
***
Clarice Lispector: “Sempre conservei aspa à esquerda e outra à direita de mim”.
***
Salvador Dali: “O céu não está em cima ou embaixo, ou à direita, ou à esquerda; está no centro do peito do homem que tem fé”.
***
Millôr Fernandes: “A diferença fundamental entre Direita e Esquerda é que a Direita acredita cegamente em tudo que lhe ensinaram, e a Esquerda acredita cegamente em tudo que ensina”.
***
Nelson Rodrigues: “Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um canalha é exatamente igual a outro canalha”.
***
Guimarães Rosa: “Chegando na encruzilhada tive que me arresolver… pra esquerda fui contigo… Coração soube escolher”.
***
Humberto Castelo Branco: “A esquerda é boa para duas coisas: organizar manifestações de rua e desorganizar a economia”.
***
Odorico Paraguaçu: “Isto deve ser obra da esquerda comunista, marronzista e badernenta”.
***
Che Guevara: “Que culpa tenho eu, se meu sangue é vermelho e meu coração e de esquerda?”
***
Carlos Drummond de Andrade: “E se Deus é canhoto e criou com a mão esquerda? Isso explica, talvez, as coisas deste mundo”.
***
Yves Citton: “Ser de esquerda é ter uma certa confiança na energia e na inteligência da juventude”.
***
George Benanos: “Há uma burguesia de esquerda e uma burguesia de direita. Não existe povo de esquerda ou de direita, existe apenas um povo”.
***
Karl Marx: “A história da sociedade até os nossos dias é a história da luta de classes”.
***
Marx, de novo: “Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes”.
***
Mao Tse-Tung: “Nós, comunistas, somos como sementes e as pessoas são como o solo. Onde quer que a gente vá, devemos nos unir às pessoas, criar raízes e florescer entre elas”.
***
Fidel Castro: “Ele [Jesus Cristo] foi o primeiro comunista. Repartiu o pão, repartiu os peixes e transformou a água em vinho”.
***
Alexandra Kolontai: “A revolução socialista na Rússia significou uma revolução também na situação da mulher. Pela primeira vez um país tomava medidas concretas para alcançar a igualdade entre homens e mulheres”.
***
Norberto Bobbio: “A direita considera a desigualdade social tão natural quanto a diferença entre o dia e a noite. A esquerda encara-a como uma aberração a ser erradicada”.
***
Baltasar Gracián: “Não escolha o lado errado de uma discussão só porque o seu oponente escolheu o lado certo”.
***
Gery Mollet: “Os comunistas não estão à esquerda… estão a leste”.
***
Ariano Suassuna: “Quem, na sua visão do social coloca ênfase na justiça, é de esquerda. Quem a coloca na eficácia do lucro, é de direita”.
***
José Saramago: “Quando a esquerda chega ao poder, não usa as razões pelas quais chegou. A esquerda deixa de o ser muitas vezes quando chega ao poder, e isso é dramático”.
***
Alexandre Moraes: “A extrema-direita tenta se eleger para corroer as instituições”.
***
George Orwell: “Um povo que elege corruptos, impostores, ladrões e traidores, não é vítima. É cúmplice!”.
***
Orwell, de novo: “Muito do pensamento de esquerda é uma espécie de brincadeira com fogo por parte de pessoas que nem sabem que o fogo é quente”.
***
Cristovam Buarque: “Não fui eu que mudei, foi a esquerda que envelheceu”.
***
John Lennon: “Sim, eu acredito que Deus é como uma usina de força, que Ele é um poder supremo, que não é nem bom nem ruim, nem de direita nem de esquerda, nem branco nem preto. Ele simplesmente é”.
***
Arnaldo Jabor: “O que sempre ferrou o Brasil foi a burrice da esquerda e a canalhice da direita”.
***
Paulo Freire: “Nos anos 60 fui considerado um inimigo de Deus e da Pátria, um bandido terrível. Hoje diriam que eu sou apenas um saudosista das esquerdas”.
***
Paulo Freire, de novo: “O que o capitalismo tem de bom é apenas a moldura democrática. Um dos maiores erros históricos das esquerdas que ser fanatizaram foi antagonizar socialismo e democracia”.
***
Edward Said: “Para a direita, o Islã representa o barbarismo. Para a esquerda, teocracia medieval. Para o centro, um tipo de exotismo de mau gosto. Há, no entanto, uma opinião comum a todos, unânime, que mesmo pouco que se sabe sobre o mundo islâmico, não há muito que possa ser aprovado lá”.
***
Leon Tolstói: “Dar centavos com a mão esquerda depois de tirar milhares com a direita, chama-se caridade”.
***
Patrik Jake O’Rourke: “Nem conservadores nem humoristas acreditam que o homem é bom. Mas os esquerdistas acreditam”.
***
Gilbert Kerith Chesterton: “Chegará o dia em que será necessário desembainhar a espada para afirmar que a grama é verde”.
***
Oscar Wilde: “O democrata exige que todos os cidadãos comecem na mesma linha. O homem de direita acha que deveríamos parar alguns. O homem de esquerda gostaria que todos terminassem em primeiro”.
***
Gustave Thibon: “À direita dormimos. À esquerda sonhamos”.
Mouzar Benedito, jornalista, nasceu em Nova Resende (MG) em 1946, o quinto entre dez filhos de um barbeiro. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Movimento, Jornal dos Bairros – MG, Brasil Mulher). Estudou Geografia na USP e Jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo. É autor de muitos livros, dentre os quais, publicados pela Boitempo, Ousar Lutar (2000), em coautoria com José Roberto Rezende, Pequena enciclopédia sanitária (1996), Meneghetti – O gato dos telhados (2010, Coleção Pauliceia) e Chegou a tua vez, moleque! (2021, Editora Limiar).
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Esse tal de Cristovam morreu antes de envelhecer.
E o que difere realmente esquerda e direita no Brasil além de se preocuparem eleitoralmente em ganharem eleições e terem cargos ou tetas?
Mudam apenas discurso para os gados de cada lado mas na prática e ação agem iguais quando no governo com PT e Lula aliados a direita e agora até extrema direita sem mudar estruturalmente nada ou governam como direita e só fazem discurso de esquerda para os gados..
São oportunistas, clientelistas, fisiológicos e eleitoreiros como velha direta canalha e corrupta?
Nenhum partido sequer de esquerda tem projeto claro de defesa da democracia de fato, e sequer em defesa do Estado de Direito e Laico, tema da maior gravidade nas últimas décadas com igrejas virando partidos e invadindo a vida pública e o Estado e querendo tomarem o poder e voltarmos para idade média ou virarmos oriente médio fascista e nazista.
E o que Lula e PT fizeram até agora?
Lula reconheceu Estado do Vaticano algo não feito desde o império devido tradição positivista e Laica no Brasil ajudando a afundar mais ainda o Brasil nas trevas do fundamentalismo fascista e nazista medievais.
Afora Lula aprovar também a suposta marcha militar fascista para o jesus fake dos imperadores enganando as massas como gado. Vamos postar link das pesquisas a respeito do suposto deus único porrete e jesus fake dos imperadores. Lula não parece ter visão de estadista coisa alguma e mero oportunista, clientelista e fisiologico como direita.
Agora já falam num braço do PT evangélico mas PT nasceu no ABC em comunidades eclesiais de base ou na igreja católica e Lula age como igreja passando a mão na cabeça de todos como coitadinhos e vítimas inocentes, sem responsabilizar cidadão algum, fazendo também caridade com o chapéu alheio…
Este discurso do Lula e do PT apelando para religião é conservador e reacionário e não tem nada de democratico e muito menos de revolucionário e libertário.
E sempre usando os cofres públicos para comprar votos como velha direita corrupta e canalha que ao menos davam botinas, material de construção, dentaduras, etc., mas Lula e PT usam mesmo a grana pública…
Fisiologismo sem tamanho e completa falta de visão de estadista afundando ainda mais nação e democracia ou sem enfrentar as causas do fascismo que são religiosos conservadores e reacionários, manipulados pela estrutura de poder global do capitalismo e velho coronélismo ou elites desde o golpe militar da suposta república…
Chega até a ser ridículo que no Brasil atual simplesmente defender a democracia seja considerado de esquerda quando todos os partidos deveriam ter projeto claro em defesa da democracia que seria defender os interesses ou direitos da maioria dos cidadãos na sociedade e mais nada…
Direita e extrema direita claramente governa para ricos ou meia dúzia enquanto esquerda tenta pisar no freio das tais reformas neoliberais sem sucesso até agora e nem mesmo Lula e PT reverteram nada até agora, desde as privatizações selvagens de FHC, até as piores ainda após golpe contra Dilma, desde Temer e os Bolsonoaros, Guedes e BC.
Elites conseguiram enfiar uma cunha na constituição de 88 para impedir que governos de esquerda governassem a favor do povo de fato, colocando claúsula embutida de um parlamentarismo às avessas, ou invertido, subvertido, subversivo, onde apenas parlamento ou congresso, com centrão já agindo como primeiro ministro, até com sigilo de cem anos e orçamento secreto, pudesse derrubar presidentes eleitos com milhões de votos acima do Congresso inteiro…
Agem assim devido elites tolerarem e mais nada…
Mas sem a contrapartida do parlamentarismo de permitir que o presidente também possa dissolver o parlamento em caso de crise e convocar eleições antecipadas.
Isto é a cunha da grave crise institucional do Brasil subvertendo a democracia e afetando interesses da nação e democracia.
E começaram a usar a clausula do golpe contra Collor com apoio do PT e Lula ou da esquerda, apenas devido Collor, após fracasso do Plano Collor da Zélia, ter assumindo o Cieps do Brizola a nível nacional, e apoiaria Brizola na próxima eleição, devido seu avô ter sido ministro de Getúlio e ter até assinado a CLT, mas isto desagradou mercado e elites e o patrão Globo que fabricou o moleque Collor…
PT e Lula e esquerda aliararm-se as elites e Globo para derrubar Collor no meio do mandato e agora derrubaram também Dilma no meio do mandato…
Outra vacilada do PT e Lula desde a outra vez foi não ter regulado uma mídia democrática e pública de fato como BBC em Londres mas não apenas com os cinco canais dela, mas também canal para cada área acadêmica das ciências, história, filosofia, física quântica, etc., e além disto também um canal de televisão para cada área de especialidade da medicina, inclusive psicologia, psicanalise, psiquiatria, etc.,
O que mais falta no Brasil é uma guerra de informações massivas das ciências, história, filosofia, etc., para informar o povo alienado pelas religiões e as enganações e fakenews de sempre nas igrejas todas ludibriando o povo enquanto servem os poderosos e exploradores de sempre ou mercadores do templo dos homens.
Reforma com midia pública de fato mesmo mantendo o lixo atual das tvs abertas, para deter e acabar com picaretagem das igrejas terem virado partido e invadindo a vida pública e o Estado sem reação alguma até agora, nas rádios, televisões, jornais, metros, ônibus, trens, canteiros centrais das avenidas, portas do comércio em geral ou até das padarias, e até as portas dos cidadãos na sociedade parecendo as brigadas nazistas e com fins eleitoreiros para tomarem o poder de forma fascista.
E sequer partidos de esquerda percebem e combatem isto? Esquerdas nunca estiveram presentes entre povo mas igrejas evangélicas como partido único estão presentes em cada esquina ou garagem das periferias, vilas, bairros e cidades…
Esquerdas somente aparecem pelo horário eleitoral e depois somem…Tem que acabar com verba pública e privada para eleição e até com horário eleitoral começado na ditadura militar inclusive, com a Lei Falcão.
Estes partidos e políticos aparecem de longe ao povo, somente nas vesperações das eleições, vendendo-se como sabonete ou usando marketing barato ou esperto ou picareta e oportunista e mercenário, enganando o povo sempre. Depois de eleitos somem e dão bananas ao povo e democracia e quase sempre legislam em causa própria ou para quem pagar mais como mercenários…
Tudo isto afundou nação e democracia.
Eleitor tem que votar em nomes conhecidos no seu distrito da vila, bairro, cidade e Estado, e mais nada, sem as tretas do horário eleitoral, e verbas públicas e privadas, vendendo-se para quem pagar mais ou tem legislado em causa própria quase sempre e para quem pagar mais ou são mercenários e isto gera revolta do povo…
Mas povo que critica políticos e partidos corruptos não tem noção de que ele mesmo elegeu estes canalhas e corruptos e não algum ET ou Deus.
Velho costume cultural das religiões de se acharem santos e lindos e fofos e capetas somente os outros…
E velho costume religiosos das maiorias também de acharem, ainda em pleno século XXI, que de fato compram passagéns para o céu ao pagarem dízimos nas igrejas, tentando corromperem até Deus, e que estaria garantindo o suposto ceú como petisco para depois da morte, fugindo das escolas, ou das ciências, história, filosofia e democracia, e virando vagabundos mentais…
A quantidade de picaretas e oportunistas no Brasil deve ser a maior no planeta mas em contrapartida também a enorme quantidade de otários ganharia um troféu global todos os anos…
O que ajuda a entender deturpação da democracia real seria resgatar o cristianismo primitivo e o Jesus real do grupo de Maria Madalena e Tomé como revelamos no link das pesquisas, e agora perceber a diferença entre a educação heterônoma com a educação autônoma dos espiritualistas racionais da França…
Religiões ou ideologias usam até hoje a velha educação heterõnoma imposta de cima para baixo e de fora para dentro, formando gados, pelos vaticanos e doutores da lei, ou coronéis ou papas, violando livre arbítrio ou o Deus real interno e democracia, ciências, etc., com castigos e recompensas, e petiscos para depois da morte ou aqui e agora, condicionando seres humanos como animais há séculos ou milênios…
Tem sido mais fácil enganar seres humanos do que animais que se não receberem o petisco aqui e agora se rebelam e elefante pode sair derrubando tudo, desde a lona do circo e o tratador e a arquibancada do circo, e o cachorro pode roscar ou morder ou ir deitar num canto e nem dar mais bola para o treinador ou tratador…
Enquanto na revolucinária e libertaria e democratica de fato educação autõnoma dos espiritualistas racionais da França, de dentro para fora, com ciências, história, filosofia, e hoje física quântica, meditações, etc., ensinando inclusive a reencarnação, etc., mas sem a religião do kardec e seu vaticano de católico reformado, começando revolução na França até golpe das elites com ajuda de invasão da Alemanha…
Chega a ser impressionante como ocultaram ou deletaram tanto Maria Madalena e Tómé quanto mesmo a educação autônoma desde a França, e quem faria isto senão as religiões todas, elites ou classes dominantes, militares, governos, etc., o que seria esperado mas como até até áreas acadêmicas, jornalistas, intelectuais, escritores, artistas, esquerdas, sindicalistas, etc., ajudaram a ocultar este aspecto revolucináro de fato a favor da democracia?
E todos foram até agora conservadores e reacionários e ajudaram a gerar este quadro atual do fascismo e nazismo da extrema direita feudal e medieval…
A estrutura de poder global do capitalismo controla tudo, faculdades ou universidades, imprensa, jornalistas, escritores, intelectuais, artistas, religiões ou ideologias todas pouco importa se de direita, esquerda, etc.,
Acabam todos como macacos de auditório.
Inverteram ou subverteram os valores…Falam muito em democracia mas querem apenas o trono e usam educação heterõnoma para isto formando gados sem libertar os cidadãos de fato dos cabrestos infames das ideologias religiosas, políticas e econõmicas…
O que existe até hoje são democracias burguesas do engana bobo ou do faz de conta…E até esquerdas sustentam este circo…
Foi mais fácil naquela época perceberem e denunciarem e combaterem para o fim das correntes da escravidão formal dos negros do que hoje perceberem e denunciarem e combaterem para o fim das correntes da escravidão mental das religiões ou ideologias todas gerando os males do mundo ainda sobretudo entre maiorias religiosas já nos quintos dos infernos…
Todos estão presos ou nas ideologias religiosas, e políticas e econômicas mas mesmo áreas acadêmicas, intelectuais, escritores, jornalistas, artistas, esquerdas, sindicalistas, etc., continuam presos no velho paradigma materialista da física clássica newtoniana tratando tudo ainda como particula e matéria, algo desbancado pela física quântica faz tempo…
Isto ou este circo conservador e reacionário sustenta exploração capitalista global…
Tudo isto, este conservadorismo, sustenta na realidade exploração do capitalismo e das religiões ou ídeologias ou dos coronéis ou papas para todos os lados…
São todos reacionários e conservadores inclusive ciencias comuns, parecendo a igreja na idade média não aceitando que a Terra era redonda e girava em torno do Sol e a lei da gravidade.
Estrutura de poder global do capitalismo, religiões, áreas acadêmicas, e mesmo esquerda e direita são reacionários e conservadores, ao manterem a física clássica ainda devido negócios e privilégios de alguns poucos coronéis ou papas, vaticanos e doutores da lei e seus tronos, reinos, castas, feudos, etc.,
Recusam-se a aceitarem ou virarem o disco para o novo paradigma da física quântica e mecânica quântica de que sequer existe matéria e partícula mas apenas energia condensada em baixa frequência…
Este velho mundo esta prestes a desabar em hecatombe global pior do que queda da URSS, Leste Europeu e do Muro de Berlim, numa crise global do capitalismo e das ideologias todas conservadores e reacionárias, impedindo mudanças rumo a democracia real.
Agora com extrema direita fica até mais claro que recuam para o feudalismo medieval explorando maiorias religiosas ignorando ciências, história, filosofia e democracia sem exercerem o pleno livre arbítrio ou o Deus real interno.
É a mesma energia do negacionismo, teorias da conspiração, insanidade, irracionalidade, e fakenews, etc., alimentando o ódio de massas como gado repetindo a Alemanha nazista e o fascismo sem diferença alguma na prática e ação e no ódio insano…
Tudo isto confunde o povo afora lavagem cerebral da imprensa, das mídias e redes sociais e das religiões todas…E o consumismo capitalista com suas plataformas digitais e algorítimos ou semiocapitalismo como aborda o filosofo da USP Paulo Guirardelli.
Capitalismo financeiro controla cidadãos com dividas dos cartões de crédito e dos bancos, e controlam governos com juros elevados do títulos das dívidas publicas internas e extermas…Os novos reis mas agora ocultos como acionistas majoritários das corporações transnacionais acima dos Estados, nações e democracias repetindo o feudalismo medieval ainda…
Vendem o sonho de democracia mas enganam para todos os lados e sequer partidos de esquerda refletem as bases de baixo para cima de fato e todos tem coronéis ou papas controlando e impondo tudo de cima para baixo desde os diretórios nacionais, até os estaduais e municipais e estão distantes das vilas, bairros, periferias, cidades e Estados…Até partidos de esquerda usam a velha educação heterônoma…
Ai fica fácil igrejas virarem partidos e tomarem o poder em novo nazismo ou fascismo a serviço das elites ou do capitalismo canibal explorador de sempre…
Índios tinham mais democracia e liberdade efetivas antes da chegada dos colonizadores europeus, brancos, fofos e lindos, como raça pura, superior ou eleita, e suas bíblias, armas e ideologias explorando tudo e todos até hoje…
No grupo de Maria Madalena e Tomé tinham mais democracia e liberdade do que temos hoje.
Pelo visto de fato a besta ou anticristo são as 3 ideologias, religiosas, politicas e econômicas, gerando males do mundo e explorando massas como gado até hoje em toda a história humana e nunca houve algum reino da paz, da luz, do bem, do amor, da justiça social, da fraternidade, solidariedade, etc.,
Conquanto cinicamente usam tudo isto para enganar as massas ou vender petiscos para depois da morte ou aqui e agora, mas querem mesmo tronos, castas, cleros, feudos, impérios, e as massas continuam fora dos castelos medievais até os dias atuais devido basicamente os cabrestos das religiões ou ideologias conservadoras e reacionárias.
A diferença entre educação heterônoma x educação autõnoma explica tudo agora além da física quântica e com resgate dos cristãos primitivos de Maria Madalena e Tomé e do Jesus real e histórico distante deste jesus fake dos imperadores.
Religiões desde o templo judaíco agem iguais na mesma prática e ação como partido único, e Stalin sequer foi original, e como nazistas nisto de raça pura, superior ou eleita, e isto alimenta o fascismo e nazismo e impede democracia e liberdade efetiva e alimenta o engana bobo das massas como gado. Nem Hitler foi original nisto do nazismo.
Os belezas de cada tribo religiosa ou da empresa ou partido ou familia sobem para o céu ou merecem os petiscos para aqui e agora e para depois da morte e o resto são capetas e vão para os quintos dos infernos, a PQP, fornos crematórios, câmaras de gas, fogueiras, cruxificação, favelas e periferias, fome e miséria, crimes e violência, estupros, corrupção deslavada, ou os quintos dos infernos aqui e agora…
Deve ser cinismo do capetão ou da capetada humana ainda no cérebro reptiliano deste lado e do outro.
Não falta capetas neste mundo gerando os males ou exploração e selvageria e barbarie…
Mas cinicamente vendem-se como santos…
Notei agora que já deletaram meu comentário anterior censurando como igrejas ou coronéis ou papas querendo a grama sempre da mesma cor o que é fascismo também e cinicamente falam em democracia. Repostei e espero que não repitam a censura se falam em democracia de fato.
Hoje notei que entrou segunda postagem do comentário a esta matéria e pelo visto não censuraram mais. Aviso a todos mas se der deletem esta reclamação chamando a atenção. Falta liberaram somente o link da relação das pesquisas que ajuda a completar o cenário da análise do comentário meu a respeito da matéria.
Esquerda ou direita são termos imprecisos, mudam completamente de significado dependendo de onde se olha. O que vejo à esquerda está à direita de quem me confronta. Já os que estão lado a lado, veem o mesmo.
Deveríamos fugir desses conceitos que precisam ser explicados todas as vezes em que os usamos. Uma forma poderia ser defender a civilização em confronto aos que preferem os instintos.