Orkut ainda mantém público cativo

Sugerido por Gilson AS

Da Folha

Apesar de ter sido superado, Orkut ainda atrai público cativo
 
ALEXANDRE ORRICO

Abandonado pelo próprio criador, infestado por vírus e deixado de lado pela maioria dos visitantes.

Assim está o Orkut hoje, rede social do Google, que já foi a maior do Brasil e hoje amarga um quinto lugar e queda livre no número de visitantes, mês a mês, desde 2011.

Mas se engana quem acha que no Orkut só existem perfis fantasmas, robôs de spam e comunidades às moscas.

Segundo a comScore, mais de 6 milhões de pessoas entraram no Orkut em dezembro do ano passado.

Embora pareça pouco se comparado aos tempos áureos da plataforma, que chegou a ter como membros quase metade da população brasileira com internet (mais de 40 milhões de cadastrados), ainda é um número que não pode ser desprezado.

Sob as ruínas da casa azul e rosa ainda há intensa atividade em comunidades de assuntos específicos, como futebol e séries de TV.

“O Orkut ficou mais legal ainda depois do Facebook. Morreram comunidades inúteis, como ‘Eu odeio a segunda-feira’, mas fóruns sobre discussões temáticas permaneceram, com a vantagem de não estarem mais lotados”, observa o jornalista Aluizio Hamann, 28, frequentador das comunidades “Futebol Alternativo” (7.339 membros) e “São Paulo FC Tricolor” (1.140.772 membros), ambas com dezenas de tópicos com novas postagens diárias.

“Não tem mudanças de design nem anúncios de novas funções. Ficou o ano passado inteiro do mesmo jeito, dá uma tranquilidade, afinal o foco são mesmo as comunidades”, diz Carlos Stecher, 25, publicitário, que gosta das comunidades de séries de TV.

Hoje, o usuário que faz login no Orkut recebe uma mensagem do próprio Google oferecendo um “upgrade de perfil”. Quem aceita tem todas as fotos e as informações sequestradas para o Google+.

Questionado sobre algum possível plano de desativar o serviço, o Google respondeu à Folha que “o Orkut foi a porta de entrada à internet para milhões de usuários. A rede ainda é uma plataforma social para muitas pessoas”.

Além do Orkut, o Second Life é outra rede que saiu dos holofotes da mídia, mas que continua com usuários fiéis que curtem uma praia virtual, paquerar outros avatares, dançar e andar de bicicleta.

Até o jurássico IRC, serviço de comunicação muito popular na década de 1990, ainda é utilizado para troca de arquivos por ser muito leve e prático. 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Participo de uma comunidade

    Participo de uma comunidade chamada FV ( viciados em ferramentes) e entro no Orkut quase que diariamente.

    Para esse tipo de discusão, comunidade profissionais, que é o caso da que participo, hoje o Orkut é muito melhor, pois está mais “limpo”, ou seja, sem aquelas bobeiras juvenis que se vê muito no Face. 

    Quem é chegado à ferramentas de qualquer tipo, e queira participar da comunidade eis o link http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1667822. A comunidade tem 4208 membros, seja bem vindo

    Select ratingRuimBomMuito bomÓtimo ExcelenteRuimBomMuito bomÓtimoExcelente

     

  2. O orkut sumir é uma questão de tempo

    O Orkut não está resistindo, é apenas uma questão de tempo para sumir completamente, cumpriu seu papel, mas não soube inovar, o facebook, além de estar constantemente inovando se autodirecionou porque primeiro foi disponibilizado para as universidades, então seu conteúdo era bem mais interessante, tinha, digamos, uma auto-direção.

    O Orkut não mais se sustentará por muitos anos, logo, logo o Google agendará a data da integração completa com o Google+.

    Agora é incrível como uma empresa com mentes poderosíssimas como o Google perder a oportunidade que teve de dominar o mercado, mas não é muito difícil de entender o porquê, compraram a rede social, mas acharam que ela se autogerenciaria, que os usuários demandariam as inovações e com isso ele cresceria de forma consistente e sustentável, até que vem aquele rapaz de Harvard e muda toda a história da internet, da comunicação e interação no século XXI.

    1. JC Pompeu, acredite, o Orkut

      JC Pompeu, acredite, o Orkut ainda está vivo e operante.

      Existem muitas comunidades de debate e discusão que preferem o Orkut ao Face.

      O Orkut hoje é limpo, ou seja, não tem aquela bobeiras do passado de váris comunidade inútil.

      Outra, percebe-se que a frequência do Orkut é de pessoas de mais idade.

      A comunidade que participo possue 4280 membros, e ainda tem gente querendo entrar, é sério.

  3. há poucos dias tentei entrar


    há poucos dias tentei entrar e não consegui.

     

    Tenho saudade do Orkut, havia dúzias de comunidades com debates de idéias, havia inteligência, o Facebook é pura futilidade que nos prende e não nos dá nada de útil. 

  4. O Orkut é para sempre

    Sei que parece retrogrado. Porém sinto muita falta do Orkut, não utilizo mais como rede social porque não tenho mais amigos conectados nele. Acho que um terço dos usuários do Face voltariam para ORKUT, se ele desse mais uma organizada nos Spans e Fizesse um Upgrade como por Exemplo, ser chamado de ORKUT plus, NewOrkut, sei lá. Acho que ainda pe possivel colocá-lo no topo novamente. Oferecer prêmios a usuários, e por ai vai…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador