Os malefícios da inveja

Enviado por jns

Do blog Vida e Paixão

Tratado Sobre a Inveja

“A inveja é corrosiva e feia, e pode arruinar a sua vida”, disse Richard H. Smith, professor de psicologia na Universidade do Kentucky

por Thomaz Wood Jr. 

Publicado em Os 7 Pecados do Capital e Outras Perversões Empresariais (Makron Books), por Thomaz Wood Jr., Professor da EAESP/FGV e consultor de empresas

Ilustração de Serge Bloch

“Quando um dos meus amigos tem sucesso, algo em mim se apaga”, admitiu certa vez o escritor Gore Vidal. No século XVII, esse tormentoso sentimento – a inveja – atingiu a cabeça coroada de Luís XIV e levou à desgraça seu exuberante ministro das finanças, Nicolas Fouquet. No verão de 1661, Fouquet, um amante da beleza e do prazer, promoveu uma deslumbrante festa em seu castelo de Vaux-le-Vocomte. A suntuosidade do evento, com fogos de artifício, espetáculos de teatro e divertimentos, despertou a inveja do rei e sua corte. Sob acusações diversas, Fouquet foi preso e condenado à prisão perpétua. Passou o resto de seus dias em uma pequena fortaleza nos Alpes Franceses. 

Essa história, contada por Manfred F. R. Kets de Vries em um capítulo do livro “O Indivíduo na Organização: Dimensões Esquecidas”, mostra a inveja como um poderoso fator de motivação humana. As empresas da virada do milênio talvez não sejam tão diferentes da corte francesa do século XVII. O argumento do autor é pertinente: apesar de permear as relações nas empresas modernas, a inveja permanece pouco estudada e entendida. 

História Antiga 

A inveja é um dos sete pecados capitais. Foi a causa do primeiro assassinato da Bíblia quando o Senhor dedicou suas atenções a Abel, desprezando os esforços de Caim. Essa tragédia se repetiu como farsa recentemente, no rocambolesco caso Collor versus Collor. Na Bíblia ou em Alagoas, a inveja surge entre os que se sentem inferiorizados ou excluídos. 

A inveja é incapaz de ingenuidade, de probidade e de honestidade. Falta-lhe retidão de caráter. Ela mobiliza todas as forças a seu alcance, manipula pessoas e distorce fatos para destruir o que não é capaz de alcançar. Sofre ao ver nos outros o que deseja ardentemente para si. Desejar é o seu verbo. A inveja é toda compulsão. Nunca está sozinha. Seus companheiros inseparáveis são o complexo de inferioridade, a vergonha, a frustração e a amargura. 

Freud Explica 

Qual a origem da inveja? Kets de Vries assegura que já existem no recém-nascido, que experimenta uma mistura de sensações de paz e satisfação com sentimentos de aflição. Freud explicava o sentimento de inveja a partir da concepção do ser humano como ser estruturalmente incompleto, iludido com a possibilidade de plenitude. 

Se a inveja é de fato inevitável, ela não precisa ser necessariamente uma tortura para quem a experimenta. Reconhecer a inveja é reconhecer a inferioridade, porém pode também ser o primeiro passo para amadurecer e superar essa inferioridade. 

Inveja Empresarial 

Quem nunca sentiu aquele sabor amargo que um (ex-) colega foi promovido? Perdoamos tudo, menos o sucesso. Como um pântano pestilento, as empresas provêem um ecossistema favorável para o aparecimento da inveja. Como a umidade e o mofo, as estruturas hierárquicas, o personalismo, o culto ao poder e a ideologia do sucesso fornecem as condições necessárias para o surgimento e a propagação da inveja. 

A inveja não grassa apenas nas empresas: universidades, sindicatos e grupos de psicanalistas também não lhe escapam. Mais sofisticado o meio, mais sofisticada ela aparece. Muda a forma, mas o conteúdo permanece o mesmo. 

A circularidade é a sua marca: o trainee inveja o gerente que inveja o presidente que, muitas vezes, gostaria de ser apenas um jovem trainee. 

Inveja Construtiva 

Mas nem todas as maneiras de lidar com a inveja são negativas. Abordagens construtivas também são possíveis. Usar o objeto de inveja como fonte de inspiração para o auto desenvolvimento é uma forma positiva de lidar com a inveja. O primeiro passo é reconhecer o sentimento e eliminar as atitudes negativas: admitir que algumas realidades da vida são imutáveis e parar de desejar o que não se pode ter. Rompê-la pode ser um processo duro. Pode também ser o começo de um processo de amadurecimento e levar à superação de barreiras e limites. 

Carências Tupiniquins 

O brasileiro não precisa ter complexo de inferioridade quanto à inveja: somos tão invejosos quanto qualquer outro povo. Porém, se o sentimento é o mesmo, o jeito que ele aqui se manifesta adquire tons próprios. Mais estruturada e hierarquizada a sociedade, maiores as condições para a inveja destrutiva. Herdeira direta do “modelo casa-grande e senzala” de colonização, a inveja tupiniquim é alimentada pelas nossas carências econômicas, sociais e culturais. 

No Brasil, a inveja é quase sempre negativa. Em Terra Brasilis o invejoso deve remoer sua dor nas mansardas e tugúrios suburbanos,

Gerenciando a Inveja 

Fora os casos patológicos de inveja perversa, existem estratégias possíveis que podem gerar mudanças e reduzir o nível de inveja. Para agir com sucesso na organização, é preciso compreender sua dinâmica e fazer uma leitura cuidadosa da cultura organizacional. É necessário entender os valores e as crenças mais arraigados na empresa, que definem sua identidade e sua forma de agir. A inveja é a homenagem que a inferioridade tributa ao mérito, superá-la é celebrar a possibilidade de vencer essa inferioridade e pavimentar o caminho da virtude. 

Fonte: http://mrmarcinho.blogspot.com.br/2001_07_01_archive.html

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Inveja

    jns,

    A inveja nunca foi a minha praia, a considero um sentimento detestável.

    Mas como ninguém é invencível, há dois meses me dei conta que estava sentindo inveja de um casal na faixa dos 70 ou 75 anos, os dois de mãos dadas num supermercado – sei que é algo bastante trivial, era tudo o que eu queria na vida mas, em função de uma perfeita maldade da vida ( expressão dita por um médico oncologista), fiquei impedido de viver aquilo.   

    1. alfredo

       

                         as pessoas de sucesso são invejadas, pelo bem ou pelo mal

                         eu fico triste quaisquer dos meus amigos caem em desgraça

                         eu não sou de ficar perguntando como vão levando a vidinha

                         mas só gosto de saber nas notícias alvissareiras e positivas

       

                        apesar da imprevisibilidade da vida, lamento pela sua carência

                        segue, daquí de longe, um grande e caloroso abraço pra você

    2. Obrigado Afredo Machado, se é

      Obrigado Afredo Machado, se é que posso te chamar assim, e não de senhor Alfredo Machado……. muito obrigado mesmo.

      Hoje com seu testemunho eu aprendi muito…. muito mesmo….. sinto pela sua perda… mais eu desejo e quero muito entrar neste supermercado ou em outro qualquer de mãos dadas com a minha esposa e quero que ela e eu já tanhamos completado uns 100 anos.

      Voce hoje seu Alfredo Machado, meu amigo, me fez chorar

      1. 100 anos

        Antonio.,

        Obrigado pelo belo retorno.

        Ao invés de fazer o que ainda faço diariamente, chorar, procure amar diariamente a sua mulher pelo máximo, aprendi que é o melhor modo de se viver. E que vocês cheguem aos 100 anos de idade como se tivessem 20 anos de vida.

        Um grande abraço

         

  2. A régua

    “O homem enxerga sempre através da visão interior. Com as cores que usa por dentro, julga os aspectos de fora. Pelo que sente, examina os sentimentos alheios. Na conduta dos outros, supõe encontrar os meios e fins das ações que lhe são peculiares …

    Quando a sombra vagueia em nossa mente, não vislumbramos senão sombras em toda parte.  Junto das manifestações do amor mais puro, imaginamos alucinações carnais.”

    Emmanuel, em Fonte Viva. cap. 34

     

  3. Viva a INVEJA

    O que?

    Caro debatedores, mas é claro, clareza de  Canis Majoris, que eu aprovo a INVEJA.

    Viva a INVEJA! 

    INVEJA para todos!

    Propaguem a INVEJA!

    INVEJA não aruina a sua vida.  É exatamente o contrário!

    Ou alguém acha que eu propagaria a VEJA?

     

  4. Interessante…

    Agora com o advento das redes sociais, tenho reparado que tem gente fazendo uma espécie de caminho inverso (ou reverso). Põem um monte de frasezinhas e quadrinhos exorcizando “invejas” que estariam ou acreditam que estariam sofrendo. Coisa mais boba, pois a maioria dos viventes que os põem não inspiram um mínimo de inveja.

    Coisa patológica sentida por gente besta e sem noção!

    Um abraço.

    1. Internet nova , Patologia antiga

      COMO SURGEM OS CAGA-REGRAS

      Por Edison Júnior

      Não existe formação específica para cagar regras. Não há vestibular, faculdade, sequer curso técnico. É quase um processo de geração espontânea dentro da organização.

                    Gráfico atividades - Caga-regras       

      Quando surge uma necessidade, como no caso da implantação de programas como ISO 9000, por exemplo, os potenciais caga-regras são “voluntariamente” pinçados pela gerência da empresa dentre os empregados que estavam mais ou menos desocupados no momento. Se possível, escolhem aqueles com perfil altamente burocrático, pois essa é a principal característica da atividade de cagar regras. Outro critério adotado pelo chefe é escolher um cara que ele não goste ou que tenha problemas de relacionamento com os colegas. Ter exercido a função sobre a qual irá legislar é desejável, porém não mandatório, pois tal qual deputados e senadores, o caga-regras pode legislar sobre tarefas as quais não ele tem a mínima idéia de como devem ser executadas.

      Ao lhes ser atribuída a nova função, os futuros caga-regras continuam exercendo sua função anterior em meio expediente, mas aos poucos vão se distanciando da organização principal, constituindo um mundo à parte, não apenas desfalcando sua área antiga de um funcionário (ele próprio), mas também criando procedimentos que geralmente aumentam o serviço dos que ficaram, os carregadores de piano, os quais passarão a detestá-lo por isso. Como a chefia também não gosta muito dele, caso contrário não o teria designado para tão abjeta atividade, tampouco lhes concede aumentos de salário. Portanto, caga-regras costumam ganhar muito mal.

      Por outro lado, alguns poucos caga-regras destacam-se em sua função, demonstrando um amor tão incondicional pelos procedimentos que acabam promovidos a… auditores.

      A meta da organização caga-regra é que todas as atividades da empresa possam ser descritas de tal maneira que qualquer imbecil com salário mais baixo, que saiba ler instruções simples, possa fazer o serviço de um empregado muito mais experiente (e com salário mais alto).

      O TEXTO BESTA E SEM NOÇÃO DE THOMAZ WOOD SOBRE A INVEJA É DE 2001

      http://mrmarcinho.blogspot.com.br/2001_07_01_archive.html

      O TEXTO DO EDSON JR. É DE 2009

      http://edisonjr.blogspot.com.br/2009/12/como-surgem-os-caga-regras.html

  5. Nem sempre

    O problema que no Brasil usa-se a inveja como desculpa para tudo. Somos o tempo todo bombardeados por artistas, pseudoartistas, esportistas, políticos, etc. medíocres, indignos de suas posições, pois não chegam nem aos pés de outros grandes talentos do passado, e quando é feita a crítica, soltam um ridículo bordão: “estão com inveja de mim”.

    Alguns sucessos hoje em dia não são a marca da competência, mas sim do oportunismo e da propaganda. Precisamos rever certos parâmetros do que realmente pode ser considerado sucesso.

  6. No para-choque do caminhão: “A inveja é uma m *. ” Será ?

    A sabedoria popular dorme em nosso inconsciente, às vezes até em nosso consciente, digamos assim.

    FHC, por exemplo, diz que Lula tem fixação por ele. Já li e ouvi o presidente sociólogo dizer isso.

    Quem inveja quem ?

    Sei lá ! 

    1. circunstâncias

                         revelam

                         camaleão mineiro

                         em construção?

                        

    1. Mestre

       

                         postei, hoje, no “seu blog, seu cantinho”

                         confissão de inveja do seu baú enferrujado

                         esconderijo de véinhas cuidadas com carinho

                         para a nossa alegria e espantar o mau-olhado

                       

                        Abs.

  7. O cumulo da inveja é o invejoso que inveja o espelho

    Sera que não inventaram que luxuria, gula, inveja, etc, são pecados porque queriam aprisionar nossas pulsões?! E quanta pulsão têm as crianças, não é mesmo ?

    Mas JNS, você que é o grande guru da Seita da Macaxeira Santa, da qual não se sai vivo (eu vi aqueles videos que vc postou, me deram medo. Resolvi ficar :), acho que a maioria aqui, ja viveu um bocado, teve filhos e com eles experiências, amigos bons, outros nem tantos, ja leu bastante coisa, um pouco poesia e de filosofia também etc, e ja sabe o que é bom na vida para perder tempo com inveja ou picuinha. 

    Bom na vida é ter amigo, amores e beijar na boca! 

    Te ofereci um girassol. Não acertei no gosto ?

     

    1. Radiante Luisa

                         

                        a vida como o girasol

                        busca a luz, mais luz

                        intensa ou fugidia e só

                       

                        bjs

                        

      1. Pra trazer bom humor

        Pensei em girassol porque é uma flor que ilumina a casa e as pessoas. E gosto muito de comprar alguns girassois, colocar num vasinho e enfeitar a mesa da cozinha. Quando era solteira, no meu apê, tinha colagens de girassol na janela da cozinha… Certa vez, viajando entre Toulouse e Bordeaux, num dia de céu azul, me encantei com os campos de girassol. E ai, lembrei-me de Van Gogh e de seus girassois, pintados quando morava no interior da França. 

        Mas eis o que se diz sobre o Girassol.

           

         

        Flor de Girassol

        Girassol é o nome de uma planta nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.

        A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.

        O girassol é uma planta cujo caule pode atingir os 3 metros de altura e tem diversas utilidades, principalmente as suas sementes que são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros. O girassol também pode ser usado no fabrico de lubrificantes e sabonetes. A fibra existente no caule do girassol pode ser usada para fabricar papel.

        Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.

        Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.

        Segundo uma crença popular, a semente do girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Na Hungria, acreditam que se na casa onde mora mulher grávida forem colocadas sementes de girassol na janela, a criança que nascer será homem. Na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte do seu lado.

        Na pintura, destaca-se a série de quadros “Os Girassóis” do pintor holandês Vincent van Gogh, produzidos durante a sua permanência na cidade de Arles, no sul da França.

        Flor de Girassol na Mitologia Grega

        A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor girassol. Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas. Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.

         

  8. inveja no contexto das mulheres e dos japoneses & africanos

    faltou destacar a essência causal dos malefícios da inveja…

    a inveja-mãe de todas as invejas do ser invejoso tem duas vertentes seminais – da natureza do ser humano – provocadas pelo olhar invejoso:

    1ª. a condição feminina (de fêmea) que já nasce com inveja do pênis.

    2ª. a condição masculina (de macho) que nutre inveja de tamanho do pênis.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador