Almirante Arthou: A engenharia como solução que os economistas não veem

Jornal GGN – O almirante Alan Paes Leme Arthou fará palestra na Academia Nacional de Engenharia (ANE) com o tema “A crise econômica e o desenvolvimento do Brasil. A engenharia como solução que os economistas não veem”. O evento se dará amanhã, 28 de setembro, às 17h, no auditório RDC da PUC-Rio. Na oportunidade, um bom debate sobre a relação entre economia e engenharia.

O almirante Arthou conversou com Luis Nassif sobre o tema que abordará em palestra, e localizando a Petrobras e outras empresas neste cenário de crise. E as manchetes dizem que a economia está recuperando, mas isso não acontece com as empresas, o que invalida esta máxima.

A engenharia brasileira, segundo o almirante, nunca foi privilegiada, sempre em segundo plano, com importação de engenharia. Então nós temos uma engenharia desprivilegiada. Relatório mostra que, não adianta montar uma fábrica sem que tenha toda uma engenharia por trás. E aqui nunca houve incentivo para a engenharia nacional.

Algumas áreas conseguiram desenvolver engenharia própria e ganharam mundo, a naval é um exemplo, a civil é outro exemplo, mas hoje estão em queda vertiginosa. E não sabemos até que ponto os governantes estão dispostos a defender a empresa nacional contra a entrada brutal do capital e engenharia estrangeiros. E, por outro lado, qual o sentido em se punir empresas, e não somente as pessoas que ali erraram?

Veja o vídeo a seguir.

Serviço:

Palestra: “A crise econômica e o desenvolvimento do Brasil. A engenharia como solução que os economistas não veem”, alm. Alan Paes Leme Arthou

Data: 28/09

Horário: 17h:

Local: Auditório do RDC – PUC-Rio – Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora