Cliente pode migrar plano de saúde na mesma operadora sem carência

Para a SulAmérica Saúde, beneficiária de longa data teria de cumprir nova carência, interrompendo o tratamento de uma doença crônica

Prédio da SulAmérica Saúde. Crédito: Divulgação

A juíza Keila Christine Banha Bastos, da 5ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, decidiu que os usuários do plano de saúde têm direito de trocar de modalidade do plano sem carência, a fim de assegurar a continuidade de tratamentos médicos. 

O caso aconteceu em novembro de 2023, quando uma beneficiária de longa data se viu obrigada a deixar o plano empresarial, uma vez que os sócios da empresa optaram pelo encerramento do contrato com a SulAmérica Saúde. 

A alternativa para a cliente, que sofre de uma doença inflamatória crônica, foi solicitar ao plano a migração para o plano de saúde individual. 

Inicialmente, a operadora de plano de saúde negou a proposta, ainda que a beneficiária fosse uma cliente antiga. A SulAmérica informou ainda que, caso aceitasse a proposta, faria valer uma nova carência. 

Decisão

A juíza, então, decidiu pela migração sem carência para a cliente, além de garantir também o fornecimento de medicações. A determinação está baseada no artigo 13 da Resolução Normativa Nº 254, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS):

“Art. 13. É garantido ao responsável pelo contrato e, nos planos individuais ou familiares e coletivos por adesão, também a cada beneficiário autonomamente, o direito de migrar para um plano de saúde da mesma operadora, sem que haja nova contagem de carências”.

Caso a Sulamérica Saúde imponha uma carência ou deixe de fornecer medicamentos, receberá multa diária de R$ 1 mil, com o limite de R$ 50 mil. 

Confira a decisão na íntegra:

DECISAO-6002239-71.2024.8.03.0001-1

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador