Astronauta anuncia startup para levar pessoas ao limite da atmosfera

Jornal GGN – O astronauta Mark Kelly, ex-comandante de missões da Nasa (Agência Espacial Norte-americana), anunciou, nesta semana, que está abrindo uma startup destinada a realizar passeios a 30,4 km de altitude a bordo de um enorme balão de gás hélio. Batizado de “Ver o Mundo”, o projeto pretende levar turistas à região considerada o fim da atmosfera terrestre – o suficiente para ver as estrelas e a curvatura da superfície do planeta.

“Estou animado para dar às pessoas a oportunidade de fazer algo que só os astronautas fizeram antes”, afirma Kelly. “Até que você tenha experimentado isso, você realmente não tem ideia. Palavras e fotografias nunca fazem justiça. As estrelas são brilhantes e elas [nas fotos] não brilham.” O projeto não deve iniciar suas viagens de balão antes de 2016. Porém, já se sabe o valor do passeio: US$ 75 mil por pessoa. A empresa já começa a receber reservas.

Pode parecer caro, mas o valor é muito inferior a outros empreendimentos de viagens espaciais, como em relação aos US$ 250 mil na SpaceShipTwo, da Virgin Galactic. A empresa garante uma viagem rápida, lançada de foguete, com direito a gravidade zero durante dez a 15 minutos. Já o projeto do astronauta promete 90 minutos da superfície até o limite da atmosfera, começando pouco antes do amanhecer, de modo que, quando estiverem no limite da altitude, os turistas possam ver o amanhecer do espaço.

“Nosso voo é suave”, promete o cofundador do projeto, Jayne Poynter. “Você não precisa suportar a força G (equivalente à gravidade)”. O obstáculo do empreendimento é o elevado custo do gás hélio. A ideia é usar, quando possível, gás natural para as viagens. Kelly é ex- piloto da Marinha e voou em quatro missões espaciais da Nasa. Ele diz que os astronautas tendem a ter profundas experiências emocionais quando veem a Terra de cima pela primeira vez.

Com informações do Mashable.com

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador