A Campus Party, maior evento de tecnologia, inovação e cultura digital do mundo, encerra hoje a parte de conteúdo, que começou no dia 27 de janeiro. Cerca de 130 mil pessoas passaram pela Arena e pela Open Campus (área gratuita) nestes seis dias. Amanhã são os oito mil campuseiros (pessoas que se alojam no camping do evento) que se despedem da sétima edição da Campus no Brasil.
Foram cinco mil barracas que abrigaram os campuseiros brasileiros e de mais de 17 países, como Eslovênia, Rússia e Suécia nestes últimos dias. Estes jovens, na maioria homens (75%) com idade entre 18 e 29 anos (74%), acompanharam as 500 horas de conteúdo promovidos pelos mais de 700 palestrantes, três workshops e outros espaços de interação dos participantes.
Para chegar ao Anhembi, a Campus Party disponibilizou aos campuseiros e visitantes ônibus gratuito da estação Portuguesa-Tietê do Metrô (Terminal Rodoviário Tietê) ao Anhembi Parque (e vice-versa). Até amanhã, a organização estima que 25 mil pessoas se desloquem pelo sistema oferecido.
Estrutura
Os 64 mil m² de área de evento receberam internet de 40 GB, capacidade que poderia abastecer uma cidade de 4,5 milhões de pessoas. 18 KWA de energia foram consumidas, 150 mil litros de água potável distribuídos, e 62 mil quilos de alimentos foram produzidos para saciar a fome dos campuseiros e visitantes que passaram pelo Anhembi Parque em São Paulo.
Startup&Makers Camp
Novidade de 2014 na área Open Campus, espaço gratuito com acesso livre para todos os visitantes da Campus Party Brasil, o Startup&Makers registrou 250 stratups participantes. Cada uma delas apresentou projetos aos quase 140 investidores que se inscreveram para conhecer e descobrir talentos na área.
Em média, cada startup realizou dia 12 encontros com clientes potenciais – e em 40% destes encontros, vendas foram fechadas. Todas elas também realizaram ao menos quatro reuniões com investidores, e fecharam entre três e quatro parcerias durante o evento (muitas delas parcerias entre as próprias startups participantes do Startup&Makers Camp).
As empresas também movimentaram o mercado profissional: em média, cada startup contratou um campuseiro para fazer parte da equipe.
Maratonas de Negócios
Já as Maratonas de Negócios anunciaram hoje os vencedores das quatro disputas promovidas. Em Educação a vencedora foi Érica Campanha, que apresentou o projeto ‘Estúdio Design’ por São Paulo. No segmento de Jornalismo e Comunicação 2.0, Luis Braga do Rio de Janeiro foi o vencedor com o projeto ‘Obsuni’. Em Negócios Sociais, Luam Paranatinga, também do Rio de Janeiro, foi o vencedor com o projeto ‘Burro-Sem-Rabo’. E por último, na categoria Inovação em Comércio e Serviços, Guilherme Mori de São Paulo foi o vencedor com o projeto ‘Live Strix’.
Aulas do Sebrae
Outra grande atração da área gratuita da Campus Party foi as Aulas de Capacitação ministradas pelo Sebrae, que tiveram foco na inclusão digital. As aulas foram abertas à quem visitou a área. Duas mil pessoas tiveram a oportunidade de participar e se prepararem para empreender com o apoio da equipe do Sebrae.
FI-WARE
Lançado em 2011 pela Comissão Europeia e as principais empresas de TI da Europa, o FI-Ware é um programa de colaboração Público-Privada. É uma plataforma que define uma opção aberta para o desenvolvedor implementar globalmente aplicações na internet do futuro (mobile). As especificações das APIs (Application Programming Interfaces) oferecidas pelos componentes desta plataforma, denominada FI-WARE, são abertas e completamente livres de royalties.
Uma das etapas do desafio mundial FI-WARE, que premiou duas categorais – Smart Cities e Smart Business – tiveram como sede da final a Campus Party Brasil. O anúncio foi feito hoje no Palco Principal do evento. Os grupos vencedores levaram para casa um prêmio de 75 mil euros cada um, cerca de R$ 250 mil.
O Fi-Guardian foi o único projeto brasileiro a ser premiado no desafio, que distribuiu outros nove prêmios. Os brasileiros irão disputar agora a etapa mundial do desafio. O objetivo do aplicativo vencedor é resolver a falta de integração dos sistemas de monitoramento para que as cidades inteligentes sejam mais resistentes, ajudando na comunicação, orientação e alerta contra eventos adversos, como os desastres naturais.
“A solução vai consolidar os dados dos sistemas de monitoramento, centralizando as informações de fontes diferentes, executando também análises personalizáveis e inteligentes de sensoriamento remoto, comunicando os eventos de risco para os cidadãos com antecedência”, explica Marcos Marconi, da equipe do aplicativo Fi-Guardian.
O vencedor da categoria Smart Business foi o projeto Projeto alemão FOOD LOOP, representado por Christoph Müller.
Durante a cerimônia inaugural da 7ª edição da Campus Party Brasil, foram lançados dois novos desafios FI-WARE: Smart Society e FI-WARE Excelence. Nesta nova etapa, cerca de 800 mil euros em prêmios serão divididos em várias chamadas.
Dados adicionais sobre o Desafio Mundial FI-Ware podem ser obtidos no link:http://we.tl/5MlgbFnsau
Sobre a Campus Party
Criada na Espanha em 1997, a Campus Party se transformou no maior evento de internet, tecnologia, criatividade e cultura digital do mundo. Os participantes se mudam para uma arena com seus computadores, malas e barracas, onde se conectam e trocam experiências por meio de oficinas, palestras, conferências e atividades de lazer. Em 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus, iniciou o processo de internacionalização do evento, que ganhou edições no Brasil, Colômbia, México, Equador, além de edições especiais na América Latina e Europa.
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Finalmente acabou a convenção do PSB!!! A tal de Campo´s Party…