Ministério das Comunicações quer incentivar inovação

Jornal GGN – O Ministério das Comunicações lançou hoje (4), em Brasília, o programa Usinas Digitais. De acordo com o ministro Ricardo Berzoini, a intenção é incentivar a inovação, fomentar a produção de conteúdos digitais criativos e estimular as economias regionais, com a criação de parques tecnológicos e arranjos produtivos locais.

No primeiro edital, que deve ser aberto ainda em 2015, o programa vai selecionar dois projetos para receberem repasses de até R$  4 milhões cada.

O Ministério das Comunicações ainda promete estabelecer parcerias com governos locais, entidades da sociedade civil e instituições de pesquisa. Os setores contemplados serão audiovisual, visualização, música e som, aplicativos e jogo eletrônicos.

“Na prática, o Usinas Digitais irá estruturar centros de produção e pós-produção, como estúdios de cinema, televisão e motion-capture e áudio, render farms de alta capacidade, laboratórios de aplicativos e instalações de pesquisa e desenvolvimento de software”, explicou o Ministério em nota.

“Empresas aglutinadas em um mesmo polo terão acesso compartilhado a recursos, equipamentos e infraestrutura de ponta a que dificilmente teriam acesso se atuassem de maneira individual”, disse o ministro Ricardo Berzoini. “O Usinas Digitais estimula toda a indústria brasileira de conteúdos digitais, dando os instrumentos para que ela dê um salto tecnológico e se transforme em referência no nosso país”, afirmou.

Quem estiver interessado em participar pode enviar proposta até o dia 4 de setembro por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), no site www.convenios.gov.br.

Os projetos poderão ser apresentados por associações civis, sem fins lucrativos, que sejam legalmente responsáveis por Arranjos Produtivos Locais ou parques tecnológicos; órgãos do poder público estadual, distrital, municipal ou consórcio de municípios; Instituições Federais (IF) ou Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, sem fins lucrativos.

Projetos das regiões Norte e Centro-Oeste vão contar com pontuação maior nos critérios de seleção.

As propostas serão avaliadas por uma comissão de avaliação composta por dois representantes do MiniCom, um do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e outros dois de instituições convidadas pelo MiniCom, segundo os critérios de seleção estipulados pelo edital.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador