
Jornal GGN – Um pesquisador e designer inglês criou um protótipo do que pode vir a ser um novo tipo de sapatos no futuro. O modelo criado por Shamees Aden em parceria com Martin Hanczyc, professor da Universidade do Sul da Dinamarca, é feito por meio de impressão 3D a partir de material biológico sintético que, além de responder aos passos do usuários, adaptando-se ao formato do pé e das pisadas, ainda poderia ser capaz de se regenerar durante a noite.
A ideia é que os calçados se adaptem aos pés do usuário de tal forma que se tornem uma espécie de segunda pele. O material sintético biológico seria composto de protocélulas que, apesar de não estarem vivas, se comportam como se estivessem, explica o criador do projeto. É essa característica é que permitiria que o calçado tivesse suas qualidades de “cura” e regeneração.
“As células têm a capacidade de inflar e desinflar e responder a pressão”, explica Aden. Mas esse material especial requer um pouco de cuidado extra: o usuário precisa armazenar os calçados em um frasco cheio de líquido de protocélulas. “Você teria que cuidar deles [os sapatos] como se fossem uma planta, e ter certeza de que teriam os recursos naturais necessários para rejuvenescer as células”, explica.
Por enquanto, o projeto do designer está apenas em sua fase de conceito. Aden acredita que, para se tornar uma realidade e parte do cotidiano, serão necessários quase quatro décadas antes de ver este tipo de tecnologia no mercado.

Com informações do Gizmodo
Deixe um comentário