Pesquisadores do MIT testam conexão wifi de banda larga Terra-Lua

Jornal GGN – Uma equipe de pesquisadores do Lincoln Laboratory do Instituto de Tecnologia de Massachusetts do (MIT), nos Estados Unidos, que trabalham em parceria com a Agência Espacial Norte-americana (NASA), demonstraram, pela primeira vez, que uma tecnologia de comunicação de dados de banda larga sem fio é possível de ser estabelecida em grandes distâncias, até mesmo da Terra para a Lua.

A equipe pretende apresentar ao público os resultados das pesquisas em evento de tecnologia que deve acontecer entre os dias 8 e 13 junho, em San Jose, na Califórnia. O grupo vai mostrar os detalhes da primeira visão abrangente de desempenho de comunicação em órbita de um sistema uplink a laser que vai funcionar entre nosso satélite natural e a Terra. De acordo com o MIT, nos testes, foram batidos o recorde de velocidade de transmissão (da própria equipe, no ano passado) em um fator de 4,8 mil.

“Esta será a primeira vez que apresentamos tanto a visão geral da implementação e como ele realmente funcionou”, afirma Mark Stevens, do MIT Lincoln Laboratory. “O desempenho em órbita foi excelente e perto do que tínhamos previsto, dando-nos a confiança de que temos uma boa compreensão da física subjacente”, complementa. A equipe fez história no ano passado quando sua demonstração de Comunicação Lunar a Laser (LLCD) atingiu uma taxa de download de 622 megabits por segundo, mais rápido do que qualquer sistema de rádio frequência (RF).

Eles também transmitiram dados da Terra à Lua em 19,44 megabits por segundo, um fator de 4,8 mil vezes mais rápido do que o melhor uplink de rádio frequência já utilizado. “Comunicar em altas taxas de dados da Terra para a Lua, com raios laser, é um desafio por causa da distância 400 mil quilômetros espalhando o feixe de luz”, explica Stevens. “É duplamente difícil atravessar a atmosfera, porque a turbulência pode dobrar causando o desvanecimento rápido ou baixas do sinal no receptor”.

A apresentação da tecnologia, intitulada “Visão geral e desempenho em órbita da Comunicação Lunar a Laser”, será feita no dia 9 junho, às 16h, no Centro de Convenções de San Jose, na Califórnia.

Com informações do Phys.org

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador