Relógio inteligente permite alertas ao usuário por meio de fragrâncias

Jornal GGN – A maioria dos smartwatches – ou relógios inteligentes – existentes no mercado constantemente importunam seus usuários sobre compromissos, e-mails ou mesmo calorias que eles precisam queimar. Mas um professor de computação física na New School for Design Parsons, em Nova York, criou um novo conceito de relógio inteligente que muda completamente sua relação com o usuário. Em vez de alertas sonoros, o dispositivo utiliza fragrâncias únicas para avisar o usuário sobre algumas atividades.

O pesquisador Aisen Chacin Caro chamou o conceito de “chronoception”, algo como “senso de tempo”. O relógio, batizado de Scent Ritmo, libera fragrâncias que são associadas com o acordar, ser ativo, relaxar e dormir. “O olfato e o chronoception são ambos sentidos químicos, então eu pensei que seria interessante mapeá-los um com o outro”, diz Chacin.

O dispositivo possui quatro lâmpadas de vidro que detém, cada uma, cerca de um mililitro de fragrância única. A cada seis horas, o relógio lança o perfume escolhido para essa hora do dia. Por exemplo: um aroma para tomar café, outra para a hora de acordar e para dormir. O relógio aerossoliza fragrâncias como uma mini-máquina de fumaça. Um atomizador piezoelétrico fica acima de cada bulbo, e, quando ativado por um circuito do relógio, vibra em frequências ultrassônicas para converter alguns do fluido em vapor.

O relógio é equipado com uma bateria de íons de lítio, pequena, que pode ser carregada por meio de uma porta micro-USB que fica localizada na pulseira. Uma carga normalmente dura 24 horas, segundo seu desenvolvedor.

Com informações do Popular Science.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador