Flávio Bolsonaro trabalha… para indicar vaga no Tribunal de Justiça do Rio que vai analisar rachadinha

O governador do Rio Cláudio Castro terá a palavra final sobre os três escolhidos. Flávio Bolsonaro já conversou com Castro, bem como conversou com deputados estaduais sobre seu escolhido.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Jornal GGN – Flávio Bolsonaro está correndo contra o tempo. Trabalha para emplacar um advogado para a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Rio, em uma das três vagas pertencentes à OAB pelo quinto constitucional. O escolhido de Flávio é o defensor Vitor Marcelo Aranha Rodrigues, que já se inscreveu como candidato.

Seu esforço não é em vão, já que o tribunal irá analisar se a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio vai ser aceita ou não. Esta denúncia é contra o senador por organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita no caso das ‘rachadinhas’.

O governador do Rio Cláudio Castro terá a palavra final sobre os três escolhidos. Flávio Bolsonaro já conversou com Castro, bem como conversou com deputados estaduais sobre seu escolhido.

A eleição na OAB

A eleição dos nomes que compõem as três listas sêxtuplas que serão enviadas ao TJ se dará pela votação do Conselho Pleno da OAB-RJ, composta por 80 advogados. Depois disso, o colégio de desembargadores do tribunal reduzirá as listas a três nomes, que serão enviados ao governador. Cabe a ele escolher um candidato de cada lista.

Não é a primeira vez que Flávio Bolsonaro se envolve na indicação de Rodrigues. Em 2018, engajou-se na campanha para presidente da OAB-RJ, chamando-o de pessoa ‘séria e competente’. Mas Rodrigues perdeu para Luciano Bandeira.

Mas não ficou sem nada. Há um ano, Jair Bolsonaro o nomeou membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, na classe de jurista.

O escolhido e as possibilidades

O escolhido de Flávio é o defensor Vitor Marcelo Aranha Rodrigues e é apontado como conservador. É professor de Direito Internacional e foi professor de Flávio em cursinho preparatório para o exame da OAB.

O advogado considera sua candidatura a desembargador como um processo natural de sua trajetória profissional.

Se não der certo a indicação para o TJ-RJ, Flávio estuda a possiblidade de apoiá-lo a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio, aberta com a aposentadoria de Aloysio Neves. No entanto, isso está em suspenso, já que a presidente do TCE, Mariana Montebello, não aceitou a aposentadoria de Nunes por ele responder por ação judicial em esquema de propinas no TCE.

Com informações de O Globo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador