
A indústria brasileira registrou variação negativa de 0,2% entre os meses de setembro e outubro, resultado que interrompe sequência de dois meses em alta e que elimina parte do ganho de 1,2% acumulado no período.
Apesar da queda, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que o setor avançou 5,8% na comparação com outubro de 2023, em seu quinto mês consecutivo de expansão. No ano, o setor acumula alta de 3,4% e, em 12 meses, avanço de 3,0%.
Tais resultados mostram que a produção industrial encontra-se 2,6% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas 14,4% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.
A maior influência negativa na análise mensal foi assinada pelo segmento de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (com destaque para a redução na produção do álcool), que recuou 2% em outubro após avançar 4,7% em setembro, quando interrompeu dois meses consecutivos de queda na produção, período no qual acumulou recuo de 3,4%.
Indicadores em alta
Embora o índice mensal tenha mostrado leve queda, a maioria dos componentes encerrou o período com dados positivos: 19 das 25 atividades pesquisadas apresentaram expansão, em especial o setor de veículos automotores, reboques, que avançou 7,1% e intensificou o crescimento de 2,8% registrado em setembro.
Na comparação com outubro de 2023, o crescimento de 5,8% foi o quinto aumento consecutivo e supera os avanços de 3,4% de setembro e de 2,3% de agosto. Assim como nos dados mensais, prevalece a característica de perfil disseminado de taxas positivas alcançando as quatro grandes categorias econômicas e 21 dos 25 ramos industriais pesquisados.
No ano, o total da indústria avança 3,4%, mantendo o movimento de expansão da produção ao longo do ano e intensificando o ritmo de crescimento, inclusive com predomínio de taxas positivas, com alta nas quatro grandes categoriais econômicas e 21 dos 25 ramos industriais pesquisados apontando crescimento na produção.
Leia Também

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.