Golpistas lançam novo vírus capaz de alterar boletos durante a impressão

Pagamento por Pix ou impressão de documentos em PDF, mais difíceis de adulterar, são as recomendações da Febraban para evitar prejuízos

Crédito: rawpixel.com/ Freepik

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que há um novo golpe financeiro em prática, em que um vírus de computador altera boletos bancários durante a impressão. 

A instituição recomenda que os cidadãos não imprimam mais este tipo de documento, a fim de pagá-los. Para honrar compromissos sem cair em golpes, o recomendável é utilizar a modalidade de Pix copia e cola direto no aplicativo do banco. 

Caso não seja possível, o consumidor deve então pedir que os boletos sejam enviados em formato PDF, pois este tipo de arquivo é mais difícil de ser adulterado. 

“Muitas quadrilhas usam vírus para adulterar os boletos na hora da impressão. Ele muda os dados do boleto, como valor e a conta na qual o dinheiro será depositado, e entra em ação quando a pessoa imprime o boleto. Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, a recomendação é solicitar que o emissor mande o arquivo no formato PDF, bem mais difícil de ser adulterado, e manter sempre um antivírus atualizado”, publicou a Febraban no próprio site. 

De acordo com a federação, o cidadão deve conferir ainda os dados do banco emissor do boleto, pois documentos fraudados tendem a apresentar deslizes e informações desencontradas.

O boleto ainda é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, apesar da ascensão do Pix. Em 2023, cerca de R$ 5,8 trilhões foram pagos por meio de 4,2 bilhões de documentos. 

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na verdade essa modalidade de pagamento é das mais seguras, e mesmo que malwares possam alterar valores ou favorecidos, quando o boleto passa pelo leitor do caixa eletrônico, ele mostra o banco, o valor do pagamento e o favorecido, exigindo confirmação separada de cada item. É só o pagador prestar atenção na hora do pagamento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador