Após série de apagões em São Paulo, Enel pode perder concessão; entenda

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirma que a pasta pode trabalhar para a reestatização do serviço de distribuição de energia em São Paulo

Crédito: Divulgação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta segunda-feira (1), que determinou a abertura de um processo disciplinar contra a distribuidora de energia elétrica Enel São Paulo.

Em ofício enviado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no qual ordena a abertura do processo, o governo relata a série de apagões que vem afetando a cidade desde novembro passado.

Segundo Silveira, “nos próximos meses a empresa estará sob um processo de caducidade“, ou seja, um procedimento que pode levar ao fim da concessão.

A Enel demonstra de forma reiterada que está despreparada para prestar o serviço à altura do que a população brasileira exige“, afirmou o ministro, em entrevista à GloboNews.

O ministro citou que já foram aplicadas mais de R$ 300 milhões em multas à concessionária, nenhuma paga até o momento. Segundo ele, o ministério está tomando medida “extremamente radical e importante”, mas “educativa para outras distribuidoras de energia“. 

Agora, a Aneel terá o prazo de 20 dias para responder ao Ministério sobre a abertura do processo, no qual a companhia terá direito ao contraditório. 

Silveira, no entanto, acredita que a Enel “terá poucas condições de defesa desse processo, até porque foram dadas todas as oportunidades à Enel para que melhorasse a qualidade de serviço“.

Em meio ao potencial caducidade da concessão da Enel, Silveira explicou também que a pasta poderá trabalhar em uma nova licitação ou até na reestatização do serviço de distribuição de energia em São Paulo.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cassar s concessão sem execução de sanções e multas, com retenção de valores preventivamente, como é facultado ao poder concedente (autotutela administrativa) é jogo de compadres.

    A Enel sugou tudo que podia, agora larga a carcaça ao Estado.

  2. Sugiro a leitura da reportagem Xingamentos no metrô, 30 serviços ao dia: a rotina dos eletricistas da Enel em https://economia.uol.com.br/colunas/carlos-juliano-barros/2024/03/26/xingamentos-no-metro-30-servicos-ao-dia-a-rotina-dos-eletricistas-da-enel.htm onde se confirma o corte de pessoal em 36%, contado a partir de 2019. Terceirização, baixos salários, metas exorbitantes de atendimento fazem parte da rotina dos eletricistas sob a tutela da empresa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador