Os estratagemas da SulAmérica para não pagar reembolso

A SulAmerica Saúde encontrou um modo mais disfarçado de negar reembolso: dificultar o máximo que puder os pedidos de ressarcimento

A crise atual dos planos de saúde está sendo enfrentada de diversas maneiras. 

Uma delas é a verticalização – planos passando a ter redes de hospitais para reduzir custos e fabricação de despesas.

A SulAmerica Saúde encontrou um modo mais disfarçado: o de dificultar o máximo que puder os pedidos de ressarcimento de consultas.

Consiste no seguinte estratagema:

  1. Exige que o pedido seja feito pelo aplicativo. E o ponto de partida é o cliente fazer um upload da imagem do RG; ou então fotografar o RG pelo próprio aplicativo. O formato exigido pelo aplicativo não é o mesmo do documento. O cliente perde horas e horas, sem conseguir completar sequer a primeira etapa do processo.
  2. Os mais insistentes recorrem ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e deixam uma reclamação. Com sorte, a pessoa é encaminhada para um atendimento em WhatsApp.
  3. Aí recomeça o jogo. Primeiro, tem que passar por um robô. Depois, por um robô humano. Ele passa um link especial, para poder acessar o serviço pelo computador.
  4. Aí entra-se na segunda etapa do processo. Quando chega-se na página de Reembolso, aparece uma janela com o título “Termo de Responsabilidade”. É só o título, que trava completamente a janela, impedindo de prosseguir com o pedido.
  5. Volta-se ao WhatsApp. A atendente humana pede para trocar de browser, que ela orientará a maneira de driblar o cartaz. Dois minutos depois, te deixa na mão, pois o sistema corta a conversa se ficar dois minutos inativa. Toca conseguir uma outra atendente, mais solícita, mas que não resolve nada. Em Chrome ou Safari, o travamento é o mesmo. E você não pode enviar a imagem da página travada, porque o WhatsApp da SulAmérica não aceita imagem.
  6. Ai você é avisado pelo SAC que tem um email na caixa de entrada, para encaminhar a solicitação. Você agrega imagens, relatos, mas o sistema trava. O e-mail avisa que o seu tempo venceu às 17 horas, por isso não pode continuar. E nem adianta explicar que ainda eram 12 horas, portanto faltando 5 horas para vencer o prazo.

A resposta é:

“Se necessário, agradecemos um novo contato através do Telefone ou Chat, para reiniciarmos o processo e prosseguirmos com o envio da evidência do erro”.

Aqui, o recado dando como prazo final 12.08.2024 às 17 horas.

Aqui, a resposta no dia 12 às 12:57

E aqui, a recusa por ter enviado o e-mail supostamente fora do prazo:

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13 Comentários

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  1. Nassif, estou há 3 dias tentando enviar um reembolso da minha mãe também para a Sul America e passando por esse mesmo “golpe”. Sabia que era uma estratégia suja deles. E sabia também que não era o único. A sacanagem é muito previsível.

  2. Seguro Bradesco é a mesma coisa. E não adianta reclamar na SUSEP, eles não
    resolvem nada até pedem para colocar na justiça. Tá tudo bagunçado no governo federal, funcionava bem, mas agora tudo parado: Anel, Anp, Susep. Tudo sendo
    direcionado para um tal de falar.br que não ajuda muito. É um horror esse país, eles não respeitam as pessoas, o ser-humano.

    E você acaba desistindo do direito e de ir á justiça. E é isso que eles querem que aconteça.
    Que você desista.

  3. Só queria acrescentar que apesar do governo federal estar assim; nos governos de
    Lula e Dilma passados funcionavam muito bem. Pois usava o canal dessas agência reguladoras,
    mas tudo parece ter sido destruído realmente com o governo Temer-Bolsonaro. Vai demorar
    até reorganizar esse país novamente.

  4. Tudo em nome do progre$$o. Tudo a tal da Inteligência artificial… a mensalidade é a mesma que suportava uma massa salarial …. como não tem mais empregados, a mensalidade é a mesma ..
    P.S.- Enquanto isso brigam no STF para reajustarem os planos dos idosos. E conseguirão, claro.

  5. A obrigação da solicitação de reembolso via aplicativo com reconhecimento facial foi implementada por diversas operadoras pois estavam ocorrendo muitas fraudes nos planos de saúde.
    Clinicas faziam procedimentos estéticos, sem cobertura nos planos, e faziam a solicitação de reembolso em nome do beneficiário com notas de outros procedimentos.
    Ou então, fracionavam o valor de reembolso em vários recibos…

    Ou seja, graças as fraudes, tiveram que criar “travas” para deixar o sistema de reembolsos com reconhecimento facial para tentar evitar as fraudes.

    Infelizmente, por ser um sistema “novo” ocorrem alguns problemas, o ideal é sempre ler de forma bem clara o que está sendo solicitado no aplicativo e enviar, com formato e da forma solicitada. Em caso de dúvidas, é necessário entrar em contato com a central de serviços seguradora, deixando bem claro qual o problema e uma forma alternativa para encaminhar o que está sendo solicitado.

    Há seguradoras que aceitam o envio dos documentos físicos originais, mas isso depende de operadora para operadora.

  6. Pois e estamos perdidos em todas as areas saude educação trabalho empregos tudo muito caro e o inelegivel fazendo arruaças e ninguem prende ele..

    Quero entender mas nao consigo a familicia deveria estar toda encanada mas somente pobre que rouba sanduiche e prisao no ato

    O Brasil virou uma vergonha para o mundo

  7. O Bradesco Saúde também está utilizando as mesmas estratégias para infernizar a vida de seus segurados.
    Tive que entrar na justiça, ganhei em todos os recursos e mesmo com a sentença final todo mês é um calvário para conseguir o reembolso de minhas bolsas de ostomia.
    O aplicativo muda constantemente e não tem espaço para anexar todos os documentos que tenho que reenviar a cada pedido de reembolso.

  8. O reembolso por despesa médica é um tiro no pé a médio prazo, pois o que o plano devolve para o usuário agora vai entrar na conta da sinistralidade para o reajuste seguinte…

    E aí fica aquela máxima: A banca NUNCA PERDE!

  9. A notredame também tem glosado os meus pedidos de reembolso com justificativas inventadas que beiram ao atentado à moral…
    Nos últimos eles alegaram qa assinatura e carimbo da psicóloga não são originais, sendo que antes pagavam com os mesmos recibos…

  10. A Sulamérica também reduziu drasticamente os valores do reembolso. Eu faço exames oftalmológicos a cada 2 meses para acompanhar minha catarata, pelos exames que eu pago na clínica, eu tinha um reembolso de 250,00 reais. Em março/2024 a Sulamérica abaixou o valor para 130 reais.

  11. “Tente outra vez” (Raul Seixas). “Que país é este?” (Legião Urbana). “Se gritar pega ladrão” (Bezerra da Silva). “Pra que dinheiro?” (Martinho da Vila). “Saco de feijão” ( Francisco Felisberto Sant’anna, canta Beth Carvalho). “Ministério da Economia” (Geraldo Pereira). “Me dá um dinheiro aí” (Moacyr Franco)… Pior, a pedra é cantada em verso e prosa e ninguém consegue resolver esse Império Filho da Plutocracia.

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