Presidente não pode comandar FFAAs se for parte do problema, diz Ives Gandra

Em um conflito entre Poder Executivo e os outros poderes, Presidente da República não poderia comandar as Forças Armadas enquanto solicitante

Jornal GGN – As Forças Armadas são responsáveis por garantir a lei e a ordem quando forem convocadas por um dos três poderes, mas se houver conflito entre o Poder Executivo e algum dos outros poderes, o presidente da República, se for parte do problema, não poderia comandar as Forças Armadas para resolver a questão enquanto poder solicitante.

A afirmação é do jurista Ives Gandra da Silva Martins, citando o artigo 142 da Constituição, em artigo publicado no site Conjur. No artigo, Gandra afirma que, em palestras realizadas inclusive para a Escola de Comando e Estado-Nacional do Exército, esclareceu que o presidente não poderia comandar as Forças Armadas se houvesse conflito entre o Poder Executivo e qualquer dos outros poderes com ferimento da Constituição.

Clique aqui e veja como você pode ajudar o jornalismo independente do GGN

O jurista ressaltou que, quando um dos poderes convoca as Forças Armadas, o objetivo é de garantir a lei e a ordem, e não de as romper, “já que o risco de ruptura provém da ação de pessoas ou entidades preocupadas em desestabilizar o Estado'”.

Leia Também

Menos feijão, mais fuzil: Bolsonaro defende armar “todo mundo” e diz que há um “câncer” no TSE

Lira se manisfesta sobre 7 de setembro: “atos de ruptura institucional não serão tolerados”

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador