A democracia é inegociável, afirma Omar Aziz sobre desfile militar

Em pronunciamento na CPI da Pandemia, senador afirma que o papel das Forças Armadas “é defender a democracia, e não ameaça-la”

Presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Jornal GGN – O senador Omar Aziz (PSD) lembra que o papel das Forças Armadas é de defender a democracia e não ameaça-la, em referência ao desfile militar comandado pelo presidente Jair Bolsonaro na manhã desta terça-feira.

Na abertura da CPI da Pandemia, que irá ouvir o coronel Helcio Bruno, presidente do Instituto Força Brasil, Aziz fez um pronunciamento a respeito do desfile de blindados das Forças Armadas – apontada como “uma clara tentativa de intimidar parlamentares e opositores”.

“Bolsonaro imagina, com isso, estar demonstrando força, mas na verdade está evidenciando toda a fraqueza de um presidente acuado pelas investigações de corrupção, inclusive dessa CPI. E pela incompetência administrativa que provoca mortes, fome e desemprego em meio a uma pandemia sem controle”, diz Omar Aziz.

“O presidente cria uma encenação, uma coreografia para mostrar que tem o controle das Forças Armadas e pode fazer o que quiser com o país. É um absurdo inaceitável, não é um teatro sem consequências, mas um ataque frontal à democracia e precisa ser repudiado”, ressalta o presidente do Senado.

Aziz lembra que as Forças Armadas jamais podem ser usadas para intimidar sua população ou atacar a oposição legitimamente constituída. “Bolsonaro não tem o direito de usar a máquina pública para ameaçar a própria democracia que o elegeu”, ressalta o presidente da CPI.

“Todo homem público além de cumprir suas funções constitucionais deveria ter medo do ridículo, mas Bolsonaro não liga para nenhum desses limites – como fica claro nessa cena patética de hoje, que mostra apenas a ameaça de um fraco que sabe que perdeu”, afirma Omar Aziz. “A democracia tem instrumentos para defender a própria democracia contra arroubos golpistas. Defender golpe não é aceitável, e defender o fim da democracia precisa ser punido com o rigor da lei”.

Omar Aziz ressalta que a democracia é inegociável. “Não se negocia a democracia, e aqueles que usam todos os meios para apoiar o golpe estão contra a democracia e estão cometendo um crime constitucional, independente do meio de comunicação. Independente do meio de comunicação, quem esteja nesse momento apoiando esse tipo de ato, arroubos contra a democracia brasileira não pode passar impune”.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador