Pandemia piora formação de alunos da educação básica

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
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Avaliação federal aponta piora de alfabetização de estudantes do 5º ano do ensino fundamental durante pandemia de covid-19

Foto: Kimberly Farmer on Unsplash

A pandemia de covid-19 comprometeu o aprendizado de estudantes da educação básica tanto na rede pública como na rede privada de ensino, segundo dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

A maior perda ocorreu no aprendizado de matemática dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, com a nota de avaliação caindo de 227,88 pontos em 2019 para 218,85 pontos em 2021, praticamente o mesmo patamar apurado em 2013.

De acordo com o levantamento, 38,9% dos alunos desta série não conseguem identificar figuras como círculo ou triângulo – acima dos 30,3% alunos da mesma série em 2019.

Já o impacto no aprendizado de língua portuguesa foi menor entre os alunos do 5º ano: o resultado caiu 6,63 pontos, passando de 214,64 para 208,01 pontos — o que equivale a meio ano de aprendizado.

A queda acabou por interromper o ciclo de recuperação apresentado pelo Saeb desde o início da série histórica do indicador, em 2005.

Segundo a série histórica, a queda no aprendizado dos alunos da rede pública foi de 12,36 ponto – de 222,41 para 210,05 pontos, o que representa um ano de aprendizado.

A aplicação do Saeb ocorre a cada dois anos, envolve avaliações de português e matemática e integra um indicador chamado Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Por conta da pandemia, a orientação foi de não reprovar alunos, levando a uma melhora artificial.

Com informações da Folha de São Paulo

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