A virada é possível?, por Ricardo Cappelli

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
A virada é possível?
 
por Ricardo Cappelli 
 
Esqueçam o debate sobre democracia e fascismo. Alguém já viu uma pessoa que pretende dar um golpe ocupar o horário nobre e anunciar: “prestem atenção, vocês me elegem e eu implanto uma ditadura, combinado?” A cobra jamais mostra sua cabeça antes da hora. É óbvio que vão se travestir de democratas.
 
Fascismo é uma palavra que o povo não tem a menor idéia do que seja. Quem conhece já votou contra o “coiso” no primeiro turno. Insistir nisto é completa perda de tempo.
 
PT e Lula foram decisivos para que Haddad chegasse até aqui. Daqui para frente são o caminho seguro para a derrota. Ao chegar perto dos 30% o ex-prefeito bateu no teto deste público.  Precisa ampliar. Visitar Curitiba toda segunda feira faz a alegria da reação.

 
Precisamos de menos PT e mais verde e amarelo. Não é possível deixar o discurso de união nacional, nossa bandeira e suas cores nas mãos dos adversários. Atores políticos de outras forças e personalidades da sociedade civil precisam assumir a liderança da campanha. Ampliar é a palavra de ordem.
 
Façam todos os acordos possíveis com todas as forças disponíveis. Tem que medir muito o caso de dar publicidade a eles. Lembremos que pode reforçar o discurso de Bolsonaro de que são todos iguais. Farsescamente ele se consolidou como o candidato anti sistema.
 
Haddad precisa ser mais Fernando e menos “Haddad é Lula”. O país elegerá um presidente tutelado? Não é ele o candidato? Até aqui, a impressão é sempre de um “delay” nas respostas, tempo necessário para mediação interna entre Fernando e “Haddad é Lula”. 
 
Passa insegurança para o receptor da mensagem. Nosso candidato precisa de apoio incontestável da tropa . Verdade e convicção precisam transbordar de sua fala.
 
Não é possível, depois de tudo que aconteceu, que o candidato do PT não faça nenhum reparo público na atuação do partido no governo ao longo dos seus 13 anos de poder. É surrealista tentar convencer que não houve erros, falar de futuro como se nunca tivesse sido governo. 
 
Insistir nisso é dar com a cabeça na parede. Tem que se imolar em praça pública? Claro que não! Companheiros, o PT já elegeu a maior bancada, queremos ganhar a eleição? Negar a realidade e abstrair o passado é deixar a bandeira do novo, da novidade, do futuro, nas mãos do Capitão. Um erro estratégico grave.
 
Existe um eleitor médio que discorda de Bolsonaro, que acha que o PT fez suas estripulias, foi conivente, mas que pode votar no Haddad. É preciso abrir uma porta para este cara entrar! Uma autocrítica bem colocada, reconhecendo erros e reforçando que apesar deles o Brasil avançou é o que ele precisa! Teimosia e orgulho não ganham eleição!
 
O fascista dá entrevista à Globo de calça jeans, roupa informal dialogando no simbólico com a simplicidade do povo. Alguém “pelamordedeus” tire aquele paletó abotoado e aquela gravata rosa do Haddad. Dá impressão de que ele está preso, tenso, político tradicional. Jovialidade, futuro, um blazer, roupas claras. Se tiver que usar gravata pegue com Lula aquela verde, amarela e azul que ele adora!
 
Risquem do dicionário misoginia, transgênero, ideologia de gênero e qualquer outra pauta identitária multiculturalista. É veneno puro! Uma parte do povo não tem a menor ideia do que estas palavras significam. 
 
A outra acha que é coisa do demônio para destruir a família. PUBLIQUEM uma carta compromisso endereçada à família brasileira! A esquerda moderninha que aderiu à pauta da Globo vai surtar, mas vai votar em quem, no Bozo?
 
O povo quer saber quem vai resolver seus problemas reais. Não está com paciência para ficar ouvindo platitudes acadêmicas. Bolsonaro vai dar armas, assassinar bandidos e reduzir a maioridade penal. Propostas absurdas, mas concretas! Nós estamos propondo o que CONCRETAMENTE para acabar com a violência que assola o país? 
 
Como vamos criar empregos já? Retomando o desenvolvimento? Como? O povo precisa pegar na proposta, é pragmático e a vida lhe impõe senso de urgência. Vai decidir pelo seu interesse imediato. Linguagem direta e reta, objetiva, resposta clara e convicta para cada problema apresentado.
 
A desvantagem é grande, nunca houve uma virada, mas a política é a arte do impossível e todo dia desafia a ciência. As questões são complexas, contraditórias, vão exigir esforço dialético na compreensão da realidade.  
 
Cabeça fria, visão estratégica pragmática e política no comando. É possível vencermos.
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não creio que seja possível

    Não creio que seja possível uma virada agora, depois de dado o golpe. A mim parece que teremos que amargar o autoritarismo plutocrata maquiado como se democracia fosse, que vem aí. A mim parece que o que podemos fazer de melhor é trabalhar para depois que a onda passar: evitarmos que a iniciativa privada tome a gerência do estado. Parece pouco mas isso significa rever conceitos muitas vezes profundamente arraigados na nossa cultura de classe média, vítima de propaganda ideológica (institucional) e comercial (pontual) martelada há décadas. Há décadas abrimos mão da cidadania para abraçarmos o consumismo em seu lugar. (E nem precisa ser uma pessoa que consome avidamente para ser consumista, basta crer em que só o consumo salva.)

    Abrir mão da convicção, por exemplo, de que só uma iniciativa privada sem rédeas é que pode fazer nosso país prosperar não é pouco nem fácil trabalho. Mas ou fazemos isso ou veremos a pobreza e as desigualdades arrasando nossa sociedade por muito tempo. Não aprendemos, não fizemos a lição de casa oferecida pela investida do golpe em ’64, não temos como fazê-la agora. Mas podemos fazê-la para o futuro, se não nós pessoalmente – porque as vidas pessoais acabam -, legarmos para que vidas pessoais subsequentes às nossas não caiam nessa esparrela.

    Enfim, o ovo da serpente não apenas já foi chocado como já eclodiu, as cobras nasceram e estão entre nós, atropelando petistas, esfaqueando-os, tirando recursos do jornalistas independentes, prendendo quem não é plutocrata, quem não é do clube… e sabemos: a plutocracia é um clube exclusivo, não inclusivo. Se o ovo não tivesse sido chocado, como é que não punimos exemplarmente os militares e civis criminosos que fizeram a mesma coisa em ’64? Como fomos estender anistia a crimes cometidos com o aparato estatal? Olha lá, o estado, de novo, tomado pela plutocracia autoritária… bem, será que existe alguma outra forma de plutocracia que não autoritária?

  2. Não creio ser possível a

    Não creio ser possível a virada. É só ver os eleitos para o Congresso. O público que vai eleger o próximo presidente é o mesmo que elegeu a bancada militar, a bancada evangélica, a bancada ruralista, a bancada da bala e a bancada dos pornográficos como Alexandre Frota,Tiririca, Janaina, Katiguiri, Joyce Hasselman e o príncipe. É o público que acredita em mamadeira erótica e que agride a irmã da Marielle. 

    Mas vai ser interessante quando o governo Bolsonaro mostrar as garras dos banqueiros e do mercado para os classe media baixa que o apoiam. E quando mostrar as garras do seu poder no Executivo e Legislativo para o Judiciário, PF e imprensa. Terão que se ajoelhar para o presidente truculento que elegeram com manipulações e mentiras.

    A Globo e seus mervais e sardenbergs vão miar na mão do truculento e seu bispo macedo. Não vai ser preciso a lei dos meios para arruinar a Globo. O Edir Macedo fará isso sozinho.

    E que Deus proteja os indigenas e pobres que serão as maiores vítimas desses malditos. Embora eu não acredite nesse Deus da biblia. Mas no atual estado do país só sobrou Ele.

  3. A grande chance, diria unica,

    A grande chance, diria unica, é que vai ser mais dificil o “coiso” continuar com sua estratégia escorregadia (que em muito contribuiu o maluco que o esfaqueou). 

    Vai continuar escondendo o “posto Ipiranga”? Ele só pode falar para o mercado? O povão não pode ouvir o que tem a dizer? Porque? Terá que ser emparedado. Temer é odiado, sua política economica é uma tragédia? Pois o posto Ipiranga quer fazer tudo igual só que mais rápido. Martelar isso dia e noite. O negócio não é whatsapp? Bota a entrevista do posto para a Leitão nos grupos.

    E o outro que tem que ficar calado, o Mourão? Que quer o fim do décimo terceiro? E diz que mulher que cria o filho sozinho “fabrica” bandido para o tráfico? Ele é apenas vice? Pois de 84 para cá, o Brasil foi governado por três vices. Sarney, Itamar e Temer. E só houveram dois presidente cabeça de chapa que governaram do começo ao fim de seus mandatos. FHC e Lula.

    É o novo? Anti-sistema? Trinta anos na camara? Votando a favor de todos os projetos de manutenção do státus-quo?

    Bom, acho que apesar de ser dificil virar o jogo, essas perguntas todas tem que ser feitas. As pessoas não podem depois ter a desculpa de não saber o que estavam fazendo.

    PS: Acho dificil porque pelo pouco tempo para o segundo turno, o Haddad deveria ter mais garra, ser mais enerégico, de comunicação rápida com o povo. Não é, portanto, temos que admitir que na falta do Lula, o cara mais adequado para isso era o Ciro. Mas agora é tarde, vamos com o que temos 

  4. Capelli quer metamorfosear o Haddad no Bolsonaro da esquerda

    Se a vontade do Capelli fosse feita, de nada adiantaria a vitória do Haddad, pois ele estaria refém dos Coxinhas com camisa amarela da seleção brasileira.

    Não devemos nos desesperar. Já vi gente que votou no Bolsonaro no primeiro turno pensando em mudar seu voto. Já vi gente que não gosta do PT chamando outro que não gosta do PT e muito menos do Bolsonaro pedir voto não para o Haddad, mas contra o Bolsossauro.

  5. Possivelmente, cabeças

    Possivelmente, cabeças lúcidas na cúpula petista devem ter feito considerações semelhantes, durante a preparação da campanha. Porém, os vícios ideológicos e a soberba de décadas dos que se consideram a vanguarda civilizatória, aí incluídos os 13 anos de poder central, não se curam em meses e, muito menos, em três semanas.

    1. Melhor

      …observação feita. E se curar, é cura passageira. Veja que antes do primeiro turno já faziam planos para a posse e gorverno.

  6. Muito difícil virar

    Acho que nas próximas 3 semanas o que pode colar são 2 pontos fracos do Bozo: economia e falta de caráter.

    Ele prometeu aumentar o Imposto de Renda dos mais pobres, e seu vice – que fala por ele – prometeu acabar com o 13º salário e confiscar a poupança do trabalhador de classe média (que é quem ainda tem um dinheirinho guardado). Dinheiro no bolso (ou a falta dele) é mais importante para o brasileiro médio que o fascismo explícito do bozo.

    A recusa do capitão em assinar um pacto de não agressão com Haddad para o 2º turno mostra desvio de caráter de um homem fraco, covarde, inconsequente. Como é que um cara desses irá defender os interesses do país numa mesa de negociação global, se mal dá conta de um pacto de campanha com o adversário?

  7. Perfeito

    Perfeita a análise!

    O PT agora precisa dialogar com indecisos e tirar votos do Coiso, senão pode desistir agora do segundo turno.

    Ele está a poucos votos da maioria obsoluta, então não há como pensar em ganhar esta eleição sem tirar votos dele.

    Mas como tirar votos de eleitores que estão votando irracionamente, levados pelo medo e pelo ódio???

    Devolvendo este mesmo ódio e medo para o Coiso. Ele tem muitos aspectos vulneráveis. O principal deles é dizer que vai acabar com a corrupção no País e ter sido o maior apoiador do governo Temer no Congresso. O PT está aceitando a pecha de que foi o inventor do Temer. Pode até ter sido, mas quem o sustentou lá – e deu votos para todas as suas maldades contra o povo – foi Bolsonaro, seu partido e todos os demais golpistas.

    É preciso confrontá-lo com o fato de afirmar que no seu governo vai acabar com a bandidagem e não ter apresentado propostas efetivas para a área de segurança pública e ter destinado apenas 0,3% das suas emendar parlamentares para esta rubrica.

    É pedir se ele vai fazer a reforma da previdência e manter as pensões das filhas de militares que não se casaram. Tem filha de militar com mais de 70 anos, com filhos, netos e bisnetos, que não se casou até hoje para não perder esta mamata.

    A única forma de durrubar o monstro é confrontá-lo com ele mesmo.

  8. O q vc recomenda é SUICÍDIO POLÍTICO, além d TRAIÇAO AO ELEITOR

    Nao ganha o cara de Direita, e deixará o petista puto, tz tao decepcionado que desista de ir votar. E mesmo q vote, vai ter aquela sensaçao de ter sido traído, sofrido estelionato eleitoral. Se p/ vencer é preciso abandonar todos os princípios, melhor perder com dignidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador