Aécio Neves diz que cresce sobre Marina Silva em 20 dias

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]


 

Jornal GGN – O presidenciável Aécio Neves (PSDB) disse nesta segunda-feira (25) que o desempenho da adversária Marina Silva (PSB) nas pesquisas de opinião deve cair nos próximos 15 a 20 dias. O tucano, que foi ultrapassado por Marina na pesquisa Datafolha feita imediatamente após a morte de Eduardo Campos, afirmou que vai crescer e retomar o segundo lugar na sondagem, logo atrás da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição.

A expectativa, entretanto, é que Marina se aproxime mais de Dilma e deixe Aécio cada vez mais isolado no terceiro lugar. Na Datafolha anterior, a mentora da Rede Sustentabilidade angariou 21% das intenções de voto, ante 20% de Aécio. Dilma segue estável com 36%. Segundo analistas, Marina arrematou votos de pessoas indecisas e que votariam em branco ou nulo. A margem dos “sem voto” reduziu quase que pela metade desde que a ex-senadora entrou no pleito, no lugar de Campos.

Como a margem de erro dessa pesquisa é de dois pontos para mais ou menos, Aécio e Marina ainda estão, tecnicamente, empatados. Num eventual segundo turno, Dilma vence Aécio com boa vantagem. Mas a petista perderia, numericamente, para Marina, por 43% a 47%. Nesta terça (26), o Ibope divulga sua mais nova pesquisa.

Aécio também afirmou nesta segunda-feira que sente-se lisonjeado pela campanha de Marina. Em entrevista à Folha, Eduardo Giannetti, coordenador do programa econômico, afirmou que Marina quer apoio de Lula e FHC, PT e PSDB, paara conseguir governar. Aécio, entretanto, ironizou as intenções e disse que prevalecerá o “software” original, alegando que irá dar continuidade ao projeto de Fernando Henrique, com a melhor das equipes técnicas.

Em seu programa, Marina afirma que não adotará o governo de coalização a exemplo do que foi desenvolvido pela gestão Lula. Ela afirma que, se eleita, não governará sob influências políticas ou rifando pedaços da máquina administrativa.

Apesar do discurso de Aécio, a campanha tucana já admite Marina como uma grande adversária, e cuida para que as críticas a ex-senadora não impeça um eventual apoio a ela no segundo turno. 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aécio é tão pretencioso

    Aécio é tão pretensioso quanto José Sera. Ele realmente acredita que não precisa dos votos dos brasileiros para ser eleito. Como legítimo representante dos ‘donos do poder’ a que se referiu Raimundo Faoro, ele parece acreditar que encarna o poder por direito divino. Ele pertence àquela classe que ainda não percebeu que o Brasil mudou no exato momento em que o ‘povo brasileiro’ se tornou protagonista das eleições ignorando o que a mídia diz a favor de alguns candidatos e contra outros. Pobre menino rico. Perderá a eleição e certamente irá chorar na gringolância ou na eurofalidolândia, pois tem vergonha de chorar em público acreditando que com isto demonstraria fraqueza. No entanto, foram justamente as fraquezas publicamente expostas de Lula e Dilma que os fizeram cair nas graças do povo. Aécio está perdido no espaço e completamente fora do tempo. Marina tem mais contato com a realidade brasileira que o cãodidato tucano, mas ela não tem compromisso com o povo brasileiro. O compromisso dela é apenas com o povo de deus, fato que a faz excluir ateus, umbandistas e gays de seu universo eleitoral. 

      1. Posso interpretar o aceno de

        Posso interpretar o aceno de Marina para Serra (mestre em dossiês) como algo do tipo “se você e sua turma ficarem quietinhos, garanto um boquinho no meu governo”? O problema do tucano como muitos sabem, é a sede de poder e um desagregador nato. Como disse, à conferir.

    1. Será que esta “bala de prata”…

      …vai ser disparada nesta quarta-feira, pelos pistoleiros (Bonner The Kid e Jane Poeta Calamidade) da “vênus platinada” ??

    2. Esse tipo de coisa “bala de

      Esse tipo de coisa “bala de prata” é coisa de pestista, especialistas em inventar mentiras para atacar a oposição!!

  2. Arrogância precede a ruína,

    Arrogância precede a ruína, prepotência precede a queda…Aécio é só uma grife mineiro-carioca, sem estofo nenhum.

     

    Aécio NÃO tem conteúdo algum, é mais do mesmo, a repetição sem fim do desastre dos 8 anos de FHC. Só isso.

     

    Não voto na Dilma, sou eleitor da Marina e com este tipo de postura o tucano se queima mais comigo e com os outros eleitores de Marina. Humildade e bom senso deveriam pautar as falas do senador carioca.

     

    O segundo turno será entre Marina e Dilma, anotem aí.

  3. Aécio vai conseguir sim passar tranquilo…

    Acho que antes disso, Aécio estará melhor que a Marina, pois nesse momento ela ainda aproveita a comoção gerada em torno da morte do Eduardo Campos. 

  4. Marina não é ameaça

    Marina não é ameaça ao Aécio, essa onda de comoção vai passar e se transformará em marolinha mais pra frente!! Acho que antes antes de 20 dias!! Aécio vem conquistando os brasileiros, agora não é só os mineiros que aprovam!! 

  5. Eu como direitista, reaca, de

    Eu como direitista, reaca, de evidente conservador/liberalismo moral, se sinto as vezes contrangido em emitir opiniao entre a raca lulopetista e marxistalenistatrotskistleninistafideleguervarista e  seuacequista e etceterista.

     

     

     

     

  6. Título maldoso

    Achei que o Aécio é que havia dito que cresceria sobre a Marina. Foi ironia do mancheteiro, pelo visto, que ainda bem não especificou cresceria “à força” sobre a santa, porque aí nosso blog seria processado pelo Carlos Sampaio, por calúnia, difamação e que tais. Do jeito que está pode alegar que a regência “crescer sobre” é usual e escorreita, conforme atesta o dicionário de regênvia verbal do Celso Luft:

    “Crescer para cima do adversário, sobre ou contra o inimigo”

    1. Premonição

      Sonhei com um avião fantasma fazendo um pouso forçado em um aeroporto fantasma por causa de pane seca…

      Sei lá o que isso quer dizer…

      Acima de tudo uma estrela estava a brilhar.

  7. Marina não é verde, é

    Marina não é verde, é laranja, um tom de  laranja itaú.

    “Em seu programa, Marina afirma que não adotará o governo de coalização a exemplo do que foi desenvolvido pela gestão Lula. Ela afirma que, se eleita, não governará sob influências políticas ou rifando pedaços da máquina administrativa.”

    O que resta fazer é não votar nesta mulher e, ainda por cima, até torcer mesmo para que a campanha de aécio a detone. Ela está se prestando a engrossar o coro daqueles que querem manter a população ignorante sobre política para poder continuar se mantendo no poder. Ela não é tão burra assim, só está se fazendo de burra.

    1. “Em seu programa, Marina

      “Em seu programa, Marina afirma que não adotará o governo de coalização a exemplo do que foi desenvolvido pela gestão Lula. Ela afirma que, se eleita, não governará sob influências políticas ou rifando pedaços da máquina administrativa.”

       

      Tá certo, porém, sua coalização será com o mercado financeiro, irá destruir a riqueza da nação…

      A coalizão política está prevista em Lei e, é fiscalizada pela o posição, MP e a mídia…

      E sua  coalização com mercado Financeiro? Isto está previsto em Lei? Quem vai fiscalizar este negocio?  

       

      Sua hipócrita!

       

       

  8. Isso passa! Aécio é o

    Isso passa! Aécio é o verdadeiro candidato da oposição, uma figura que representa a mudança, Marina é mais do mesmo!

  9. Em 2002

    Lula teve um “cumpanhero” de eleição que foi o Ciro Gomes do Ceará. Lembro que na época o Ciro vivia se engalfinhando (eleitoralmente, claro!) com Serra, que adora criticar seus adversários e por isso dava o troco no Ciro.

    Com isso, Lula manteve a liderança nas pesquisas até ganhar a eleição, fazendo, de certa forma, o Serra esquecer que tinha brigar com o líder, e não com alguém sem muita chance, como o Ciro. 

    Por isto, estou com a leve suspeita de que o Lula agora deve estar babando de felicidade: tem alguém, que ele conhece razoavelmente, que vai adversariar o Aécio, deixando a Dilma livre, leve e solta, da mesma forma que em 2002. 

    E sempre tem algum eleitor que se ilude com isso.

  10. Essa é uma indicação de que o

    Essa é uma indicação de que o Aécio vai com tudo para cima da Marina Silva.

    E ela terá que se defender dele, ou será superada mesmo.

    Dilma deve seguir sua estratégia de divulgar suas realizações, que não são conhecidas pela população devido ao bloqueio da mídia.

    Acho muita ilusão dos marinistas a idéia de que Marina irá vencer a eleição sem projeto, agradando a gregos e troianos e falando em escolher “os melhores”… Essa estratégia de ficar em cima do muro não está dando certo há muito tempo. E a idéia de que vai crescer dependendo de um antipetismo difuso e sem projeto é de uma ingenuidade flagrante.

    Mas eu nem deveria estar falando essas coisas. Eles que se percam em ilusões vãs. Quem apóia o projeto social-democrata e trabalhista do PT coo eu deve pensar apenas em divulgar esse projeto e as realizações dos governos Lula e Dilma, demarcando a diferença do projeto neoliberal rentista da oposição. Esse é o caminho.

  11. Fala em Aócio e a turma do

    Fala em Aócio e a turma do chapéu aparece pra tecer loas ao chefe. Um conselho, peçam pagamento adiantado, ainda mais agora que está perigando nem ir para o segundo turno. O tempo urge, pessoal.

  12. Mais uma coisa: a turma do

    Mais uma coisa: a turma do psdb é doida pra chorar nas barras das togas da justiça, e este caso do “Apertem os cintos, o dono do avião sumiu” é um prato cheio pra pedir impugnação da candidatura desta senhora. Devem é estar avaliando o impacto negativo que teria sobre a própria candidatura do aécio, já que o eleitorado da verde-alaranjada, especialmente o mais despolitizado, passaria encarar o neto de Tancredo como o vilão que matou os sonhos da fada verde.  Boa parte dos votos iria para Dilma, por vingança. Por outro lado, podem estar esperando que o próprio STF acabe com a brincadeira para que depois a mãe-mídia monte um factóide pra fazer os super-politizados e esclarecidos leitores da veja ou publico do JN acreditarem que a ordem para impugnação partiu da terrível búlgara bolchevique… Vai ser interessante acompanhar o episódio de “Apertem os cintos, o dono do avião sumiu”. O avião é um enorme caixa-2 voador, verdadeiro ovni da campanha eleitoral.

  13. O pig e o desrespeito ao cliente

    Este percentual da marina que só tirou voto dos indecisos é mais uma mutreta do pig. Impossível. É claro que a marina tirou uns 3% da dilma e uns 12 do aécio e pegou outros 6 dos indecisos, chegando a 21%. Eles como sempre escondem o jogo e mentem neste desrespeito total pelos seu leitores. coitados!

    Os jornalões desreipeitam continuadamente seus fiéis leitores. Não é atoa que o jn cai pelas tabelas e a revistinha do esgoto esteja para fechar; eles não têm o minimo respeito por aqueles bobos que ainda os lêem ou assistem. Mas tão caindo! Cada dia eles se revelam e caem.

     Em minas o e.m. sempre destespeitou seus leitores e o estado, sempre mentiu, agora com a companhia da itatiasia ( itatiaia+asia de anastasia). A cobrança não tarda, vão perder tudo.

     

  14. Ganhar do aócio, é coisa


    Ganhar do aócio, é coisa fácil. Só os eleitores apoiadores do neoliberalismo votariam nele, tanto que, nem o antipetismo criado pela mídia, conseguiu segurar os votos no áocio. Quando entrou marina na disputa, como “terceira via”, a santa milagreira, mesmo sem nada a oferecer, sem nada saberem sobre planos de governo dessa senhora, os antipetistas voaram para esse novo ninho. e abandonaram o discípulo oco do fhc. Já, quem vota no PT dificilmente deixará de votar no partido. Então, quem decidirá as eleições são os antipetistas e, nisso, a milagreira escolhida pelosr deuses(sei lá qual, tá mais para o deus mercado) leva vantagem, porque, se há alguma coisa que a mídia conseguiu, foi a de cravar o antipetismo na cabeça dos faceburrros. Uma coisa é certa, o aócio não ganharia de jeito nenhum, a não ser que o TSE de uma mão muito grande, coisa que com o psdb, não dá para duvidar. Eta partidinho podre. Onde ele está a coisa apodrece, ficam ricos e  povo eles nem sabem que existe fora da época eleitoral. Medíocres.

  15. Eleições 2014

    Para quem achava que a situação já era ruim…

    …agora ficou pior:

    A) Ter a Dilma do PT por mais quatro anos para consolidar a tirania socialista.

    B) Ver a troca do poste do Lula pela preposta do Greenpeace, uma tal de Marina Silva, née Gore Soros Setúbal.

    Confirmando a tendência o brasileiro irá escolher entre a interventora do Foro de São Paulo ou a pau mandado do ambientalismo global. Enquanto a primeira submete o país aos interesses mais que escusos da aliança comunista para nuestra américa, a outra tem compromissos com a manutenção do Brasil como reserva futura de recursos naturais para estrangeiros, também fortalecerá a ditadura esquerdista. Qual será a pior é impossível dizer. Uma já governa com todos os vícios administrativos conhecidos, a pretendente agregará outros.

    Correndo por fora existe um candidato que sequer pode ser chamado de mal menor. Aécio é a síntese das duas. 

    Juntando o trio que encabeça as pesquisas o resultado é desolador, ninguém serve ao Brasil. Resta o voto indignado no primeiro turno, isto farei. Vou digitar 20, Pastor Everaldo, ao menos vou dizer que estou em desacordo com a tirania do politicamente correto e a farra dos ditos movimentos sociais, financiados pela esquerda daqui e os globalistas de fora, que pretendem acabar com a liberdade individual no Brasil.

  16. Não tenho a menor dúvida

    Não tenho a menor dúvida disso, aécio tem razão, as pessoas estão levadas pelo teor emocional da perda de um presidenciável, vendo em Marina um ‘luto’, mesmo que ali não teve luto algum. Força Aécio, #MudaBrasil

  17. A repetição dos 20 milhões de

    A repetição dos 20 milhões de votos

    Ha excitação com a entrada da entidade Marina Silva na
    disputa eleitoral. Dizem que as pesquisas vao dizer que estah surfando em ondas
    havaianas, fruto do descontentamento com a politica. Nada mais trágico do que
    pessoas estarem desiludidas com a politica votarem em aventureiros. Mas esse
    nao eh o ponto.

    Ninguem parece lembrar que a demonização da politica vem bem
    antes de 2010, e Marina naquela ocasião jah queria se apresentar como a
    entidade acima de todos os defeitos da politica (quanta pretensão). Ela obteve os votos de protesto, dos chamados “despolitizados”
    ou aqueles que querem e procuram santidade nos outros, mas nao no reflexo do espelho
    de casa.

    Foram 20 milhões de votos, considerável quantidade, cerca de
    20% do eleitorado. Jovens idealistas que acham bonito se preocupar com a
    natureza, mas nao ficam sem os prazeres 
    soh possíveis pela construção de hidroelétricas. Mas quem garante que
    essa onda nao seja a mesma de 2010? Assim como o PT tem diversas coisas para
    serem criticadas, desconstruir o discurso falacioso de Marina nao eh tao
    difícil. Basta forca-la a falar, basta que ela fique em cima do muro como eh de
    costume e basta mostrar ao povo brasileiro que pior dos que PT e PSDB eh quem
    fica surfando sobre o “emcimadomurismo” a fim de nao perder a imagem imaculada.

    Quem nao se posiciona eh fantoche, quem joga a
    responsabilidade para plebiscito sobre temas que afetam minorias diretamente eh
    covarde, pois nao tem coragem de se separar seus dogmas e prefere essa saída tosca. Por mais que
    Marina seja a terceira via, ela ainda precisara mostrar seus planos, pois o
    Brasil nao eh formado por incautos. Bota a cara Marina, sei que tem receio de
    perder sua aura, mas se posicione, aqui eh Brasil, nao eh uma comunidade alternativa
    no meio da Amazônia.

  18. Canibalismo à vista na Direita raivosa

    Teoricamente deveriam dividir os votos da Direita raivosa, elitista e descontente. Não deveriam afetar a quantidade de eleitores em DIlma.

    Para os que prezam o Estado Social o que importa é que os dois despenquem nas pesquisas. Que o eleitor abra os olhos, conheça o que cada candidato representa e irá fazer, e escolha melhor seus candidatos.

  19. Meu Deus!!!
    De uns tempos pra

    Meu Deus!!!

    De uns tempos pra cá, estão surgindo comentaristas aqui no Nassif que parecem seguidores do Professor Hariovaldo.

    Gente, o Hariovaldo Prado é HUMOR! E esses comentários carregados de sentimento da “guerra fria” só se encaixam lá.

  20. Acho que Marina veio só para

    Acho que Marina veio só para garantir um segundo turno, pra onde irão Dilma e Aécio, e depois consolidando o sentimento de “verdadeira” mudança que tanto sonhamos, elegeremos Aécio Neves Presidente do Brasil!!

  21. É fato que o Aécio vai passar

    É fato que o Aécio vai passar Marina e Dilma logo logo, as eleições estão longe de serem definidas, quanto mais perto da data, mais votos vão pro Aécio pq mais gente vai perceber que ele é a única opção que temos. Basta acompanhar o horário político…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador