Bergamo: MPF estuda ação cautelar contra candidatura de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – É destaque na coluna de Mônica Bergamo, nesta terça (12), que o Ministério Público Federal ainda estuda pedir “uma cautelar à Justiça afirmando que réu condenado, como Lula, não pode se inscrever como candidato nas eleições presidenciais”. A ideia é antecipar o debate sobre o registro do ex-presidente, de modo que a cassação da candidatura possa sair antes do término do pleito.

Há algumas semanas, a imprensa vem registrando que ministros do Tribunal Superior de Justiça não são a favor da candidatura de Lula. Mas a lei diz que o registro só pode ser impugnado após ser apresentado à Corte, por partidos, candidatos ou membros da sociedade.

Bergamo ressaltou havia uma movimento no TSE para usar uma consulta de um deputado do DEM para antecipar o debate sobre candidatura de réus e condenados. Mas essa investida fracassou. “A corte decidiu não analisar consulta”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os direitos políticos do Lula não foram perdidos nem suspensos

    Conforme disposto na Carta Magna, o réu só tem seus direitos políticos perdidos ou suspensos após o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Lei que disponha o contrário é inconstitucional.

    1. Nosso problema é o STF todo INCONSTITUCIONAL

      as leis ó podem beneficiar o STF, os tucanos, peemedebistas, e agentes “globais” , eles só usarão no caso do PT e do Lula o que for conveniente para eles.

  2. Sugestão para mudança da

    Sugestão para mudança da Constituição :  ” Todo poder emana do povo desde que o Judiciário, em nome de quem será exercido, o permita “.  Quo usque tandem, abutres…

  3. O que era uma idéia para

    O que era uma idéia para reforçar a democracia, 

    hoje reforça a ditadura……a prova que de boas idéias é pavimentado o caminho que leva ao inferno……….

  4. Excelente. Quanto mais o

    Excelente. Quanto mais o @MPF_PGR perseguir ferozmente Lula, mais evidente irá ficar para o @Pontifex_es (Papa Francisco) e para o @UN_HRC (Conselho de Direitos Humanos da ONU) que o Brasil está agindo de maneira criminosa.  

  5. Que Lula se mantenha candidato, só voto nele, em mais ninguém!

    Aprendi na eleição do Fleury do MDB em SP que voto útil, só é util para corja do tipo do Fleury, nunca mais fiz voto útil depois daquele massacre.

    A candidatura do Lula deixa EVIDENTE QUE as leis só podem beneficiar o STF, os tucanos, peemedebistas, e agentes “globais” , eles só usarão no caso do PT e do Lula o que for conveniente para eles, ou seja qualquer tipo de inconstitucuonalidade ou ilegalidade.

  6. chocado mas não surpreso

    O partido do MPF tomando decisões em nome de brasileiros adultos e com direitos plenos.

    Já é hora de dizermos a esses concurseiros que sabemos o que queremos e não precisamos ser tratados como retardados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador