Candidato Eduardo Campos morre em acidente aéreo em São Paulo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: O Globo

Jornal GGN – O candidato Eduardo Campos morreu, na manhã desta terça (13), em um acidente aéreo em São Paulo. A aeronave que o levava a uma agenda no litoral paulista caiu em uma rua da cidade de Santos, por volta das 10h. Segundo a Aeronáutica, outros seis passageiros, incluindo os dois pilotos, não sobreviveram. O motivo do acidente ainda é investigado. O Corpo de Bombeiros afirma ter dificuldade para encontrar os restos mortais, espalhados pelo impacto da queda. 

Consta na lista de vítimas divulgada pela Infraero Alexandre Gomes e Silva, Carlos Augusto Leal Filho, Geraldo da Cunha (piloto), Marcelo Lyra (fotógrafo), Marcelo Matos (piloto) e o ex-deputado Pedro Valadares Neto.

A candidata a vice-presidente, Marina Silva (Rede), não acompanhava Campos na aeronave. Seguno o PSB, a família de Campos encontrava-se em Recife no momento do acidente. A mãe do candidato, Ana Arraes, ministra do Tribunal de Contas da União, ficou sabendo da tragédia em Brasília, e partiu para Pernambuco logo em seguida.

Poucas horas depois do acidente, o Corpo de Bombeiros informou que sete pessoas ficaram feridas e pelo menos três casas foram atingidas no acidente. As vítimas estão em atendimento em um hospital próximo.

A aeronave que caiu em Santos decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). A Força Aérea Brasileira divulgou, em nota oficial, que quando “se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave”.

Entretanto, a FAB não forneceu mais detalhes sobre o motivo, devendo esperar a conclusão do relatório oficial, também não estando prevista a data de divulgação. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos informou ao GGN que já encaminhou a sua equipe para fazer a investigação.

A Rede Sustentabilidade usou uma rede social para dizer que estão todos chocados com a notícia do morte do candidato. O PSB, por sua vez, lembrou que Campos partiu na mesma data em que o avô, Miguel Arraes, faleceu vítima de infecção generalizada, há 9 anos. 

O candidato Aécio Neves (PSDB) lamentou o acidente e cancelou a agenda de campanha do dia, assim como a presidente Dilma Rousseff e o PT. Ela determinou luto de três dias. A cidade de Santos também recebeu o luto de três dias, anunciado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, no início da tarde.

]Comentando o ocorrido, o governador de Pernambuco João Soares Lyra Neto lembrou que conviveu intensamente com Campos nos últimos 20 anos. “Construímos uma amizade muito firme, de muita convergência e cumplicidade. Lamento o trágico acontecimento, mas que a vida dele sirva de exemplo para todos nós”. Ele disse ainda que o povo pernambucano se lembrará de Campos, pelas mudanças do Estado, “pujança, força e, acima de tudo, liderança.”

Leia a nota da presidente Dilma Roussef na íntegra:

A presidente Dilma Rousseff acaba de divulgar uma nota oficial sobre a morte de Eduardo Campos. Confira na íntegra:

“O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro.

Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes.

Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo.

Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência.

Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima.

Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia.

Decretei luto oficial de 3 dias em homenagem à memória de Eduardo Campos. Determinei a suspensão da minha campanha por 3 dias.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

91 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A morte de Eduardo Campos é

    A morte de Eduardo Campos é uma tragédia monstro que se abate sobre a vida política brasileira. Lamentável. Ainda não acredito que isso está acontecendo. Estou chocada.

  2. Isso eh muito triste, muito

    Isso eh muito triste, muito mesmo! Estava ontem cheio de vida falando sobre suas propostas e hoje……..

    Minhas sinceras condolências a família do Eduardo e a todos aqueles que de coração o apoiavam e acreditavam em suas ideias.

    Descanse em paz!

  3. Se foi aquele que poderia ser

    Se foi aquele que poderia ser o melhor político de oposição.

    O Brasil perde uma liderança ainda em formação.

    Meus sentimentos aos familiares, amigos e correligionários.

  4. Devemos lamentar….

    Devemos lamentar a morte de um ser humano e enviar as condolências às familias. Tanto aos familiares do presidenciável, quanto aos familiares dos tripulantes.

     

    Na CBN, ouvi um imbecil comentando que, a partir de agora, a Marina Silva sera uma concorrente de peso para incomodar o PT.

     

    O que me fez pensar, ….. foi mesmo acidente ?

  5. Terrivel
    O tipo de noticia

    Terrivel

    O tipo de noticia que evidencia o que é a vida e nos ignoramos toda a hora.

    Uma tragedia para os filhos desse casal e  familiares, e uma lastima para naçao.

    Meus sentimentos!

  6. Eduardo Campos (PSB) defendeu

    Eduardo Campos (PSB) defendeu o fim da vitaliciedade dos cargos no Judiciário ontem e morreu num acidente aéreo hoje. Coincidência ou homicídio premeditado por razões político-judiciárias?

    1. É… e o piloto deve ter

      É… e o piloto deve ter colaborado também, já que (e isto está confirmado) que ele estava pousando e arremeteu.  Tudo estava indo bem e o piloto teve que arremeter.  Se fosse atentado ou sabotagem, teria que ter a participação do piloto também.  Bom… dizem que o motorista da Princesa Diana era da MI5 e aceitou se sacrificar pelo bem da coroa… se tem gente que acredita nisso, o que você está teorizando é fichinha.

  7.  
    É lamentável, a politíca

     

    É lamentável, a politíca brasileira talvez tenha perdido uma boa surpresa .

    É por isso que odeio avião de médio ou pequeno porte, JAMAIS viajarei nun treco desse .

  8. Caro Nassif e demais
    Me

    Caro Nassif e demais

    Me chocou a morte dele.

    Minhas condolência para a família e para os correligionários que torciam para ele.

    Saudações

  9. Muito triste para os familiares e amigos

    mas eu continuo achando que sua campanha foi muito ruim, querendo agradar ao $$$ e que ia criar com isso uma nova liderança nacional, com o resultado de parecer uma versão nordestina do Aécio…

  10. Muito triste, que Deus

    Muito triste, que Deus conforte os familiares e amigos de todas a vítimas dessa tragédia e os receba com muito amor! 

    1. Essa num arcredito !! 
      Qual

      Essa num arcredito !! 

      Qual empresário era o responsável pela operação e manutenção do jato ?  A quem este empresário/politiqueiro era muito ligado ?

      Vamos ficar atento para as movimentações de Marina na grande mídia (muuuito chororô, falará  em herdar as propostas políticas do Eduardo etc….)

      De qualquer maneira, foi uma tragédia, até pela família que também estava na aeronave .

       

  11. Morre Eduardo Campos

    No avião haviam 08 passageiros, segundo informações a esposa e um dos filhos, a Aeronáutica informa que não há sobreviventes.

  12. Perda prematura

    Nassif,

    Em  coincidência no mínimo bizarra, Eduardo Campos e seu avô descansaram no mesmo dia, 13 de agosto.

    A política nacional perde, o Estado de Pernambuco perde e a sua famíla perde muito mais, com este fato trágico e tão lamentável acidente.

    Aos familiares, meus sinceros pêsames

  13. e no Twitter o Robos jã

    e no Twitter o Robos jã colocaram  no TT as palavras “foi a dilma”. Uma pena mesmo o nivel de imbecilidade que chegou a nossa sociadade (ou parte dela).

  14. e no Twitter o Robos jã

    e no Twitter o Robos jã colocaram  no TT as palavras “foi a dilma”. Uma pena mesmo o nivel de imbecilidade que chegou a nossa sociadade (ou parte dela).

    1. Quando levantei isso

      Em outro tópico, quando levantei isso, fui chamado de “repugnante”. Na hora em que postei não havia a notícia da morte do Eduardo Campos. Mas eu não mudaria a minha opinião. Lamento a morte do ser humano (como lamento a de todos no avião, cinegrafista, fotógrafo de campanha, pilotos, assessores), mas é mais lamentável ainda o nível abjeto a que a Oposição conduziu a política brasileira – como nesse caso dos TT do Twitter.

      1. Duas incorreções no comentário acima

        1 – Não chamei você de repugnante, mas sim o comentário, que se preocupou com o fato da Dilma vir a ser acusada de ter mandado a Aeronáutica derrubar o avião e não com a morte em si. Sim, isso, o comentário, é repugnante e não você;

        2 – Na hora que você comentou, 12:45, você se referiu justamente ao meu comentário que dizia que a presença de Campos no avião teria sido confirmada. Logo, você sabia sim que a morte era algo certo ou, no mínimo, praticamente certo.

  15. Morte trágica de um jovem

    Morte trágica de um jovem político promissor, uma “cria” de Lula que alçou voo próprio, e agora uma reviravolta política. O PSB pode assumir a candidatura de Marina Silva, caso ela queira ser candidata.

  16. Fiquei assustada com a

    Fiquei assustada com a notícia. Uma coisa é a gente falar, criticar gente sadia e em plena atividade. Outra é a surpresa trágica que esses acontecimentos costumam provocar. Uma lástima. Que a família tenha forças para superar a dor.

  17. Em primeiro lugar , meus

    Em primeiro lugar , meus sinceros pêsames a família e a seus eleitores. Agora , a perda do candidato mexe com o quadro eleitoral de forma radical , Eduardo , era carta fora do baralho , sua candidatura não assegurava a existência de segundo turno. A entrada da Marina dá novo alento a direita , por mais escatológico que seja tal raciocínio num momento de tragédia. O acidente será investigado pelas autoridades aeronáuticas da FAB e , espera-se , acompanhado de perto pela sociedade civil para que não prosperem “teorias conspiratórias” … 

  18. Lamentável o acidente e

    Lamentável o acidente e também algo que choca bastante uma pessoa dessa visibilidade morrer de forma tão súbita. A política brasileira perde um nome jovem e promissor.

    Talvez a correria e pressa de uma campanha tenha feito com que voassem sem total segurança.

    1. eduardo campos
      Estou chocada .e muito triste vi ele na entrevista ontem no jn meu Deus que tragédia lamentável era meu candidato que Deus o receba de braços abertos !! Meus sentimentos aos familiares !! ):

  19. É nessas horas que devemos nos lembrar que

    há coisas muito mais sérias e que não são previsíveis. é um equívoco pensar que apenas nossos sonhos são importantes. O imponderável decide muito mais que nossa vontade.

    Como gostaria de votar em Eduardo Campos em 2018! Mas parece que tudo foi prematuro demais. Triste!!

    1. Eu tambem estava esse mesmo

      Eu tambem estava esse mesmo pensamento de Eduardo em 2018!

      Até postei um comentario em um post sobre a Sabatina dele não lembro aonde,

      pedindo menos implicancia da galera com ele,pois existia a possibilidade do novo.

  20. Dia gris na politica nacional

    Realmente não somos nada…. Hoje tudo, amanhã só pó e cinzas.

    Minhas condolências à familiares e amigos e a quem o apreciava como pessoa. Triste será para eles carregar o peso desta tragédia.

    Fica minha solidariedade maior com as vitimas que ainda não foram divulgadas (espero que não tenha) de particulares atingidos na queda, tanto quanto a danos materiais e pessoais.

    Uma reflexão: quantas pessoas mais morrerão em helicopteros, jatinhos e teco-tecos fretados a particulares neste Pais de amateurs.

  21. Tragédia

    Muito triste. Uma tragédia terrível.

    Além o Eduardo Campos, cujo falecimento choca a todos por ser um homem jovem e muito conhecido, tem ainda outras vítimas.

    Lamento muito pelo Eduardo Campos e por todos mais atingidos por essa tragédia.

    Fico pensando no sofrimento da família, a falta que fará aos filhos e na fragilidade da vida em sí…

    Estou extremamente pesaroso.

     

  22. Vamos devagar com as teorias

    Vamos devagar com as teorias de conspiração, por favor.

    Os candidatos percorrem o país, voando muito em aviões de pequeno porte. Estatisticamente, estão muito mais sujeitos a esse tipo de acidente.

    1. É a direita meu caro

      Jorge, alucinados e alucinadas no UOL estão, desde as primeiras notícias, atribuindo a culpa ao PT e outros lamentando por não serem Dilma ou Lula os vitimados no lugar do Eduardo Campos, não é o campo da esquerda que está teorizando e se aproveitando do fatídico acidente que o matou, é a velha direita que até de uma tragédia como essa procura tirar proveito.

      Lamentável, a morte dele e o desenrolar tanto na mídia como nos esgotos da internet.

  23. Tragédia! 
    Infelimente os

    Tragédia! 

    Infelimente os corvos jà estão trabalhando nas redes sociais atribuindo a culpa ao PT. recebi um meme na minha página do Face. Patéticos! 

     

    1. Pois é. Mas também há os que

      Pois é. Mas também há os que atribuem a culpa ao mercado financeiro , que apoia a Marina Silva ( ? ). Infelizmente, tem doido pra tudo.

      1. São os nazistas de plantão.

        Só espero que o PIG não use essa tragédia para prejudicar a Dilma. E eu não duvido. O PIG nuna teve tão desesperado como agora.

      2. IDIOTA! BURRO! ENERGÚMENO! DOIDIVANA! QUALIRA

        Esse ocróide não percebe que se uma tragédia dessas se abate sobre a Dilma o Lula seria o natural candidato e aí seria melhor cancelar as eleições para não gastar dinheiro à toa??? Bem, mas como existe a estória do escorpião e da rã…

  24. Lamentável. Um político que

    Lamentável. Um político que tinha tudo para ter uma carreira brilhante, mais do que já vinha construindo, uma jovem promessa de liderança. Perda muito grande para a política brasileira.

    Campos era um político extremamente promissor, um sujeito decente, independentemente de qualquer outra coisa. É um impacto muito grande. Eu estou muito triste com a notícia.

  25. Estou perplexa!

    Estou em choque!  É lamentável o acontecido. Uma comoção nacional. Nem sei mais o que comentar. Meus sentimentos à família.  

  26. Lastimável

    Lastimável o trágico acidente que vitimou Eduardo Campos, ainda jovem e com filho pequeno, uma perda irreparável para os seus. Meus sinceros sentimentos aos familiares.

    Também aos amigos e correligionários, pois a política perde um grande nome e a oposição o que seria, talvez, o seu melhor quadro.

    Meus sentimentos também aos familiares e amigos de todos as demais vítimas dessa tragédia, perdas igualmente irreparáveis para os seus.

    Momento para se entristecer e lamentar a perda, ainda cedo para ficar elocubrando teorias da conspiração.

    1. Canalhice Acadêmica

      Nassif: enquanto todo Pais se comove com a tragédia que ceifou sete vidas, inclusive a do candidato a presidencia pelo PSB, vem o moleque de recados de FHC preocupar-se com a sucessão partidária e rumos que tomará a campanha presidencial antes mesmo de Eduardo Campos baixar à campa. Para mim este arremedo de acadêmico não passa, politicamente falando, de um escroto.

  27. Pra quem acompanha a

    Pra quem acompanha a Globo…

    Queria ouvir algum depoimento dos aliados Heráclito Fortes e os Bornhausen’s e Setubal sobre o acidente aéreo e a repercussão na eleição de 2014  .

    Ou será que os depoimentos destas figuras não acrescentam nada ?

    Tomara que os Marinhos não estejam censurando depoimentos dessas figuras .

     

     

  28. Depoimento de Erundina e

    Depoimento de Erundina e parentes do grande Ariano Suassuna cansaremos de ver/ouvir . Quero saber a opinião do Olavo de Carvalho, família Setubal, Agripino Maia, Bornhausen etc….

     

  29. Independente de diferenças

    Independente de diferenças políticas e ideológicas não há pessoa sensata neste país que não fique indiferente com esta notícia. Eduardo Campos representava a renovação política que tanto almejamos. Era uma figura necessária para nosso ainda tortuoso processo rumo a uma democracia sólida e mais digna.

  30. Lamentável! Ele falou na reforma Constitucional que defendo

    Foi o único candidato que falou em Reforma Constituinte.  Lamentável esse acidente! Péssima hora para o país… péssima mesmo!

    Meus sentimentos à família.

  31. E a Globo já se aproveitando

    A Globo colocou no meio da cobertura uma parte da entrevista dele ontem.  Eles escolheram justo a parte em que ele fala que o Brasil precisa de mudança.  Abutres!

  32. Perda irreparavel.

    Estou absolutamente chocada. Independente do resultado desta eleição, Eduardo Campos tinha um futuro promissor espernado por ele. Jovem e muito experiente, sua carreira era irretocavel, admiravel mesmo. Essa perda é irreparavel para o pais e para o nordeste.Que seus familiares encontrem conforto e força para superar essa tragedia.

  33. Abalado

    Nem Eduardo Campos nem Marina seriam por mim escolhidos em outubro.

    No entanto, ante o choque dessa notícia, me sinto bastante abalado para tecer qualquer tipo de comentário político.

    Aos familiares e correligionários de Eduardo Campos,  minhas mais sinceras condolências.

    Aqui, no Blog, desejo manifestar minha tristeza ao amigo, Gunter, embora recentemente  nossas opiniões sobre o candidato Eduardo Campos fossem bastante divergentes.

    Sei o quanto o Gunter estava envolvido com a candidatura Eduardo/Marina e, em nome do respeito e da amizado com que o Gunter sempre soube manter, deixo aqui meu testemunho de intenso pesar.

     

  34. Sabe, é que nos embrutecemos…

    já ai estão a dizer grandes tolices.. conspirações.. Como somos estúpidos! Como temos dificldade em aceitar que não temos poderes reais!

    Chorei com a morte do Tancredo, do Dr Ulisses, quando ACM filho morreu fiquei muito triste.

    Fiquei triste com a morte do Sr Roberto Marinho, mesmo recentemente o Civita.. É isso mesmo, ser um crítico mordaz não me tornou um miserável rancoroso. eu lamentei mesmo todas essas perdas.. perdas sim. Perdas!

     

    A raiva assassina, o ódio que condena inocentes, a dureza que não perdoa adversários, não estão presentes na minha pessoa… Por tudo escrevo isso aqui com olhos tristes e pesados..

    Temos de pensar essa tragédia como uma possibilidade de resgate da política sublime.. Chega de factóides, chega de traições, chega de terrorismo midiático… Chega de discursos falsos, de guerra de desgaste, vamos respeitar as pessoas… ão confundir criticas fortes com ódio aniquilador, que tira do oponente até sua humanidade.

    Quero poder não votar em alguém sem ser incentivado a odia-lo

    Campos morreu tragicamente, eu creio que ele cometeu equivocos.. Como todos nós..

    Quero declarar a todos, eu não votaria jamais em Aécio, nem em Collor, nem em Marina, etc.. Sou petista desde sempre (com uma exceção pra Brizola), mas eu gostaria, sim, de conversar no Leblon com Aécio Neves. Falar de Minas, da cachacinha dos Neves, de suas estripulias… é um homem da minha geração.. o lado bom dele sempre estará na minha mente. Gostaria, sim, de conversar com Collor, de ouvir sua fala charmosa, seu português quase perfeito. Gostaria de falar de verde com Marina.. Prá quem não sabe, eu sempre fui um ecochato (mudado atualmente por circunstâncias que considero mais urgentes)…

    Vamos dizer não ao ódio na política. Morreu um homem da política e temos de elevar sua morte a algo sublime. Campos, a vocẽ um abraço que não pode dar em vida.

    Enquanto esteve “do nosso lado” eu era só elogios.

    quando ele criou asas e voou eu me decepcionei, dos elogios mudei pra críticas mordazes.

    Mas, faltou olhar nos seus olhos verdes e brilhantes  e dizer numa frase curta, gosto de você  e volte para onde vocẽ era tão querido e onde depositávamos em você tantas esperanças.

     

     

     

  35. A inconsequência das redes sociais no momento de luto

    Do blog YouPix – LINK

    A morte de Eduardo Campos, a velocidade das informações e a imunidade das redes sociais aos sentimentos

     

    por Pedro Katchborian | 13 agosto 2014

    A morte de Eduardo Campos na manhã desta quarta-feira foi uma tragédia. O avião em que o presidenciável estava caiu em Santos e o matou, junto com outras 6 pessoas que estavam a bordo. Em pouco tempo, como era de esperar, as redes sociais passaram a comentar, minuto a minuto, o acontecimento.

    É difícil falar sobre um assunto delicado — ainda mais quando a única coisa que se deve fazer é respeitar os familiares de todos que estavam no avião. Mas ao se deparar com o que vemos nas redes sociais, a gente pensa a que ponto chegamos. Parece que, quando a única coisa a ser feita é uma manifestação de pêsames, as redes sociais fazem o contrário. Diego Maia resumiu bem o momento no Twitter:

    Essa velocidade faz com que apareçam piadas e teorias da conspiração horas depois do acontecimento. Tanto que “foi a Dilma” figura agora entre os Trending Topics, já recebemos imagens da Dilma zuando a queda do avião no WhatsApp e nosso Facebook está recheado de piadas como “poderia ter sido o Aécio”.

    Parece que Twitter e Facebook se tornaram imunes ao sentimento e à sensibilidade. O que importa é o momento — é dar as coisas o quanto antes, é cobrir tudo o quanto antes, é fazer a piada o mais rápido possível. Aquele negócio de “Too Soon” foi por água abaixo. Nas redes sociais, nunca é cedo demais pra nada. Alias, o fenômeno não se restringe às redes sociais: emissoras e jornais já discutem o impacto nos votos e como isso vai interferir nas eleições.

    Um caso parecido aconteceu com Robin Willians — A ABC News falava sobre a morte do ator e como a família pedia privacidade em um momento tão difícil. Ao mesmo tempo na página, havia um link que mostrava imagens aéreas da casa do comediante.

    Além disso, Zelda Willians, filha de Robin, desistiu das redes sociais por causa de trolls que não respeitaram a morte do pai. ACREDITA?

    É impossível ter espaço. O overload de informações é tão grande e a vontade de compartilhar é tão intensa que não há qualquer sensibilidade, não há “silêncio” e muito menos privacidade. Não sabemos mais separar as coisas.

    Casos como o de Eduardo Campos e Robin Willians provam que a sede de informação atropela qualquer tipo de respeito. Além disso, mostram que as redes sociais podem estar imunes à qualquer tipo de sentimento — seja ele tão difícil quanto a dor de um parente.

    Algo deu muito errado com o mundo.

     

  36. A Revista Lixo e a providência divina :

     

    Publicado em 13/08/2014

    Veja e Bolsa
    querem BláBlá

    O mercado não tem dó:

    Assim como o Ataulfo (*) , que já cristianizou o Aecioporto, agora essa união triunfal: o detrito de maré baixa e alguns de seus efeitos;

    Na Veja:

     

    Bolsa cai com morte de Campos, mas se recupera com possibilidade de Marina assumir

    A hipótese da entrada da vice na disputa eleitoral reduziu as incertezas do mercado sobre uma possível vitória de Dilma já no primeiro turno

    Após recuar quase 2% na abertura do pregão desta quarta-feira, a BM&FBovespa reduziu perdas e operava em queda de 0,33% às 14p0 (horário de Brasília). Investidores se mostraram apreensivos em meio a rumores — depois confirmados — de que o candidato à presidência Eduardo Campos (PSD-PE) estava na aeronave que caiu durante a manhã em Santos. A possibilidade de sua vice, Marina Silva, também estar a bordo fez com que as perdas se aprofundassem no início do pregão. “A possibilidade de não haver um terceiro candidato fez os investidores se assustarem, acreditando na possível vitória de Dilma logo no primeiro turno. Ao saberem que Marina não estava no voo, o medo se dissipou de certa forma”, afirma o economista André Perfeito, da Gradual Corretora.

    Aos 49 anos, Campos morreu no acidente aéreo com outras seis pessoas, incluindo assessores e membros da equipe de filmagem e fotografia do candidato. Sua candidatura propunha um novo caminho de oposição, aliando políticas de cunho social e ortodoxia econômica. Desde abril deste ano, a Bolsa de Valores tem oscilado ao sabor das pesquisas eleitorais. O Ibovespa sobe quando o desempenho da candidata Dilma Rousseff piora nas pesquisas, e cai quando há melhora nos números da petista. A hipótese de não haver um terceiro candidato fez com que o mercado temesse a vitória de Dilma já no primeiro turno, contra o tucano Aécio Neves. Na última pesquisa Ibope, Dilma apresentava 38% de intenções de voto, contra 23% de Aécio e 9% de Campos. “Ainda é muito difícil entender o movimento desta manhã. Mas o mercado não gosta de incerteza. E, se a Marina sair forte, as chances de uma oposição à Dilma são maiores.

  37. Luto

    Nassif: neste momento de lamento e pranto nos cabe rogar aos Céus para que console os amigos e ampare os parentes de  Eduardo Campos e sua comitiva. Que o Senhor de todas as coisas, em sua infinita sabedoria, esteja conosco e nos ajude a superar estas ausências.

  38. Proponho

    que o Blog e nós debatedores façamos um luto de 3 dias sem falar de eleições.

    Podemos e devemos usar esse tempo para meditar, conversarmos coisas que raramente conversamos.. Que tal falarmos um pouco de humanismo, amizade, amor, corgem. Vamos meditar sobre nossas vidas, nosso futuro comum. Nossos sonhos nossas esperanças..

    Que acham?

    Eu da minha parte guardarei esses dias pra meditar e comentar apenas tópicos que não envolvam eleições e candidaturas.

    Vamos conversar? Conversar coisas mais profundas da nossa limitada existência…

     

  39. Lamentável

    A morte de Campos ocorre num momento de plena evolução institucional do país.

    A entrevista de ontem no JN revelou um candidato com muito mais conteúdo do que qualquer um do PSDB: teve a ousadia de dizer que não é só com juros que se combate inflação (algo que Nassif cobra dia-e-noite da dupla Mantega/Tombini), e defendeu propostas interessantes como o Passe Livre estudantil, o aumento dos gastos na Saúde e a educação em tempo integral.

    Esta oposição “progressista” de Campos, dissociada, em parte, do udenismo/financismo atávico dos tucanos, era uma vitória para o país, já que a ênfase no discurso social de Lula/Dilma colocou na pauta do dia o tema do avanço social e econômico que o nosso país precisa.

    Se Campos decolasse – confirmando-se um segundo turno entre ele e Dilma -, o Brasil só teria a ganhar, já que PT e PSB tem diversas convergências/consensos, concentrando-se o debate num nível mais “profundo” do que num embate contra tucanos.

    Com Campos, desaparece a grande liderança de um partido eclético, habitado por esquerdistas como Erundina e Roberto Amaral, por exemplo, e quase-tucanos e agregados como Márcio França e Bornhausen.

    Minhas condolências para amigos e família dele e das outras vítimas.

     

  40. Lado humano

    Na Folha, há um link para vídeo que os filhos de Campos fizeram em homenagem de dia dos pais ao mesmo.

    Quando a morte se dá pelo curso natural da vida, como ocorreu com Ariano Suassuna, conseguimos aceitar melhor o que ocorre. Pesar maior há quando a morte é prematura, de um pai, filho, esposo e amigo tão jovem, tão cheio de planos e sonhos.

    Não que a vida dos pilotos e seus assessores sejam menos importantes, mas Campos era um personagem que todos conheciam, ontem mesmo estava no JN pedindo votos, cheio de vitalidade.

    Que os entes queridos de todas as vítimas tenham muita força neste momento difícil.

  41. Fiquei muito triste

    Nunca fui eleitor de Eduardo Campos. Mas a sua partida súbita e inesperada me deixou extremamente triste. Partiu um homem inteligente e de grande carisma. 

  42. Eleição de 2014

    Povo brasileiro, não seja bobo e nem mamulengo manipulado pela mídia de acreditar nos personagens políticos do Brasil; portanto voto em Dilma porque não é político. Vamos fazer de bobo os políticos e não nós, Dilma neles! , povo brasileiro. É assim que voto: Contra os políticos e a mídia voto em Dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador