Como prevenir um crime eleitoral que será cometido logo mais no Jornal Nacional

Hoje à noite, exatamente às 20 horas, será cometido um crime de imprensa e um atentado à democracia. O Jornal Nacional dará entre 5 a 10 minutos de reportagem sobre uma informação falsa veiculada pela revista Veja.
O que fazer?
O primeiro passo é entender que a Constituição (e a democracia) não admitem censura prévia. Mas não havendo a censura prévia tem que se prever consequências, como forma de inibir o crime.
No Brasil, não existe a censura prévia nem as consequências. É isso que explica o estupro permanente da verdade.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite o direito de resposta. Ocorre que um direito de resposta convencional só poderia ser exercido na segunda-feira, quando as eleições já ocorreram.
Os advogados do PT deveriam ir agora ao TSE e solicitar uma medida cautelar com direito de resposta. Seria assim:
Um porta-voz de Dilma ficaria disponível no estúdio da Globo, aguardando o Jornal Nacional.
Saindo a reportagem sobre o factoide da Veja, lhe seria assegurado o mesmo tempo para apresentar a sua versão.
Não se trata de uma saída jurídica convencional, mas tem todos os elementos de justiça para ser aceita pelo TSE.
Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Perfeito, Nassif. Você não

    Perfeito, Nassif. Você não tem como encaminhar essa sugestão ao comitê da Dilma? De qualque forma, vou repercutir sua opinião no Face e no Twiter.

  • Fraude

    LN, esta questão do JN é um mau menor, apesar de identificada, sabemos como vai ser, etc, mas o resultado disso não deve influenciar em nada, talvez até ajude a Dilma. 

    Agora, o verdadeiro problema que ameaça a democracia brasileira é a possibilidade de fraude domingo. O cenário está perfeito, pois temos ibope e datafolha dando Dilma, cnt e sensus danto Aécio. Pronto. Se as pesquisas divergem assim, já erraram feio no primeiro turno, como questionar uma vitória de Aécio fraudada? Impossível.

    • "página avaliada como foco de ataques"

      Aconteceu a mesma coisa comigo. Quando tentei acessar o link, apareceu esta mesma nota "página avaliada como foco de ataques" num aviso vermelho.

      Insisti, e consegui ver a atéria.

    • Televisão é uma concessão pública
      Quando o particular  tem fundado receio de que contra ele seja praticada uma violência por uma autoridade constituída pode solicitar um mandado de segurança preventivo ou um habeas corpus preventivo.Em princípio não existe um remédio jurídico para uma reparação de danos preventiva.Ocorre que a televisão é uma concessão do estado, ou seja. o estado delega para que o serviço público seja explorado pelo particular, logo, em sendo uma extensão do estado cabe o mandado de segurança preventivo a ser concedido por medida liminar.

    • Esse problema ocorreu hoje a

      Esse problema ocorreu hoje a tarde com todos os links encurtados com "fb.me". Não era um caso específico. Todos os links de um evento meu no facebook postados com a url encurtada também notificava isso.

  • No G1, a GLOBO praticamente

    No G1, a GLOBO praticamente replicou a matéria da Veja ao comentar sobre as pichações na sede da revista. Começo a achar que essas pichações foram armadas pelo próprio PSDB e seus cúmplices. Já entrevistaram Aécio criticando as pichações e, lógico, detonando com o PT. Para falar sobre as pichações não precisaria republicar a matéria da Veja quase inteira. Esse “atentado” contra a sede da Veja veio em boa hora. Agora terão argumentos para fazer uma matéria de 15 minutos no Jornal Nacional. No Jornal Hoje durou 10 min. Para todos os efeitos, a Globo estará falando dos "vândalos" do PT contra a injustiçada Veja. Conseguirá a Globo enganar a população?

    • Filho, a União da Juventude

      Filho, a União da Juventude Socialista confirmou o ato e o ex-ministro Orlando Silva até aplaudiu no twitter. Não tem armação, foi  é um tiro no pé sem tamanho de um aliado do Governo. Quem precisa do PSDB se tem o PCdoB pra fazer essas merd@s? 

  • TSE

    A Globo está debochando da decisão do TSE de proibir a Veja de fazer publicidade de sua edição, pois é exatemente isto que a Globo está fazendo.

    Não foi esta a democracia capenga pelo qual lutamos.

    Francisco Celso Calmonl

    Membro da coordenação da Rede Brasil - Memória, Verdade e Justiça.

  • E a Lei de Meios...

    Se o que você prevê acontecer, Nasssif, não haverá outra saída - isso caso Dilma vença a eleição - se não baixar Medida Provisória com a Lei de Meios já de imediato. Se vencer o boa vida aqui das Geraes, a Globo deve receber mais um caminhão de verba federal para suprir seu "senso de democracia"...

  • Até qunado, meu DEUS,

    Até qunado, meu DEUS, continuarão abusando da nossa paciência?!

    Quando veremos os três poderes unidos defendendo a República?

    Quando veremos os três poderes unidos, enquadrando os demandos daqueles que se acham o quarto poder, fora da constituição?

    Já passou da hora dos três poderes se unirem em defesa do Brasil e do Povo Brasileiro!!!

    Acredito firmemente que este dia chegará!!!

    Domingo, o Brasil e o Povo Brasileiro iniciará uma nova etapa de brio desta nossa República!!!

     

     

     

    • Desculpe, João, mas neste

      Desculpe, João, mas neste país, com a moral desse povo do "dar um jeitinho", "quebra um galho aí", vai ser difícil termos uma nação que ama esse país. A única medida eficiente para esse país, apostaria eu,  seria ter um Judiciário honesto e não vendido. Mas.....estamos nas mãos desses monarcas oportunistas do TSE/STF.

  • Outro dia comentei isso aqui

    Outro dia comentei isso aqui e fui censurado. O PT fazer isso??? Sonho...E tem mais, JN de sábado em 2014 tem menos audiência que briga de galo! Vamos parar de frescura de urnas fraudadas e golpe midiático, a eleição é amanhã, essas coisas ou você previne ou encara, não dá mais pra prevenir, às urnas amanhã com Dilma 13!

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

2 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

3 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

6 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

6 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

7 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

8 horas ago