Datafolha: Lula lidera disputa presidencial em todos os cenários


Foto: Agência PT
 
Jornal GGN – A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (03) mostra a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 34% das intenções de voto nas eleições presidenciais 2018, contra 17% de Jair Bolsonaro (PSC-RJ). 
 
A larga liderança de Lula ocorre no mesmo momento em que Geraldo Alckmin assume o comando do PSDB para se fortalecer na disputa ao Planalto no próximo ano. 
 
O tucano aparece em quarto lugar, com apenas 6% das intenções de voto, empatado com Ciro Gomes (PDT), ambos perdendo para Marina Silva (Rede), com 9% das preferências. O ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa surge com 5% das escolhas e o senador Alvaro Dias (Podemos) com 3%. 
 
Além disso, quando nomes não foram sugeridos para os entrevistados, Lula novamente aparece em primeiro lugar, com 17% das menções e Bolsonaro em segundo, com 11%. Nesta situação, os demais aparecem com 1% para menos.
 
E em segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também vence em todas as situações, ampliando ainda a margem de pontos em relação a última pesquisa feita. Lula ganha de 52% em comparação a Alckmin, com 48% em relação a Marina Silva e com 51% em relação a Bolsonaro.
 
O instituto Datafolha ouviu 2.765 pessoas, entre os dias 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro apresentada é de dois pontos para menos e para mais. 
 
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

23 comentários

  1. Ativação da Reação Popular

    O judiciário golpista prepara-se para impedir criminosamente a candidatura de Lula.

    Será que o golpe contra Lula terá o caráter de “energia de ativação” que resultará numa revolta popular ?

    Ninguém explica como essa revolta ainda não ocorreu. Esse fato criminoso ativaria uma reação irreversível ?

     

  2. Vejamos


    Para quem acompanhou o processo,  leu a sentença e a posterior resposta do juiz à defesa quando esta recorreu, não há a menor dúvida de que Lula foi condenado sem nenhuma prova. O MPF e o juiz o fizeram porque quiseram e as motivações, quaisquer que tenham sido, ferem a Democracia. Resta saber se o tribunal de segunda instância acatará a denúncia vazia e a condenação sem causa objetiva. Em caso afirmativo estará ratificado o protagonismo do Judicário no golpe.

  3. Do lado dos golpistas tem-se

    Do lado dos golpistas tem-se para 2018

    A força da grana e da manipulação a população, via imprensa criminosa;

    O jucidiário e o sectarismo político dos seu menbros;

    Do lado dos legalistas tem-se:

    O desmascaramento lento , mas gradual e consistente do golpismo jurídico e midiático ;

    A boca do jacar´le se abrido e mostrando a rejeiçao a Lula caindo e a do moro subindo, num movimento em que a lógica não explica, pois se tem todos os elogios pro magistrado louco e as criticas e calúnias ao homem de 
    Garanhuns;

    A Onu pronta pra denunciar e criminalizar as barbaridades do santo das araucárias.

    Torço que a democracia vença e voltemos ao verdadeiro estado de direito.

  4. Cenários 2018

    A direita pode condenar Lula pré elição, durante o 1o turno ou pós eleição, mas é um fato de uma das 3 formas Lula será impedido.

    1) Condenação pré eleição: Se Lula for inteligente apóia Ciro, emplaca um vice do PT e aglutina os outros partidos de esquerda para essa aliança tentando trazer o PSB também. Ciro/Vice PT chances reais de uns 30% no 1o turno.

    Lula tb pode forçar a barra com uma chapa com o PT na cabeça, divide a esquerda e provavelmente ninguém da esquerda chega no 2o turno.

    2) Condenação no 1o turno, Lula só teria uma chance, apoiar Ciro e retirar a candidatura do PT, colocar um poste no meio da eleição seja Haddad ou Jaques Wagner é chance zero de eleição.

    3)Pós eleição: esse é o melhor cenário para a direita, pq Lula condenado no TSE após concorrer com liminar, faria empossar o 2o colocado, que pode ser Jair Bolsonaro ou o fake de centro que nada mais é que o candidato da midia/mercado/direita.

     

    A minha tristeza é que dado o orgulho de Lula e sede de vingança ele dificilmente apoiará o cenário 1 que daria chances reais de vitória a esquerda, provavelmente ele vai para o tudo ou nada e dar de presente a eleição para um candidato de direita.

    • Acorda para os Fatos

      Acorda!

      Não existe outra alternativa a Lula, é Lula ou o atraso com o Brasil colônia e entreposto comercial do Norte.

      Não existe na história moderna quem tenha sofrido tamanha perseguição jurídica, midiática e política e não tenha virado pó em algumas semanas, Lula está sofrendo uma blitzkrieg diuturna, ininterrupta, com todos os efetivos do estado, da classe dominante e com intervenção externa, há mais de três anos e está derrotando o EJ (Exército Jurimidislâmico) em seu campo de batalha e juntando o povo novamente.

      Perceba que esse Datafolha é o alerta de que precisam urgente fazer algo acelerado pois o juri popular que já declarou Lula inocente, irá aclama-lo presidente da república pela terceira vez, varrendo o golpeachment do território brasileiro com todos os penduricalhos da Pinguela para o Passado, atirados ao mar das lamentações da classe dominante, não permitindo que o “juri dos três” do TRF-4 entregue a encomenda de condenar Lula para tira-lo da disputa.

      Ciro Gomes, duas vezes candidato a presidente, por duas vezes não resistiu 48 horas a pressão da mídia golpista, por duas boutades ditas quando provocado, imagine se resistiria agora que o jogo tornou-se mais cruel e violento.

      Não há outra saída para derrota-los, a não ser Lula, inclusive com o juri popular às ruas se preciso, a não ser que queremos viver no passado e na desigualdade atávica que nos condena ao atraso. 

      A hora não permite mais cochilos.  

    • Chega dessa FANTASIA de que Ciro Gomes é de esquerda!

      Repito aqui um comentário de NeoTupi outro dia:

      “Ele representa mais o pensamento empresarial do capital produtivo civilizado (tão de “esquerda” quanto um Cláudio Lembo ou Bresser Pereira). Mas ele é a favor de privatizações, contra greves e a favor políticas de austeridade ortodoxas na economia. Quando foi ministro da fazenda no governo Itamar, apoiando a candidatura de FHC, defendeu o Consenso de Washington, foi o primeiro a defender a privatização da Vale quando nem estava em pauta, defendeu abertura comercial unilateral sem exigir contrapartidas, e convenceu Itamar a ameaçar demitir petroleiros em greve em vez de negociar. Nas eleições de 2002, no primeiro turno, quando ainda tinha expectativas de tomar de Serra o segundo lugar, fazia dicurso do mercado de que “Lula iria tocar fogo no Brasil” e escolheu como conselheiro econômico José Alexandre Scheinkman, neoliberal até a medula. Ele foi contra a política de cotas raciais, foi contra o piso nacional dos professores, e tem afinidades com as políticas estadunidenses do Banco Mundial (quase sempre privatizantes e “meritocráticas”).

      Ciro é excelente pugilista contra a extrema-direita, ótimo debatador, ótimo crítico de problemas macroeconômicos nacionais (mas criticar juros altos é apenas apontar o óbvio, até Joaquim Levy criticava) e o acho melhor candidato do que os outros de direita. Mas, sem ficcionar nossos próprios desejos do que gostaríamos que ele fizesse, qual é exatamente o programa de governo de Ciro? Qual é o compromisso dele na economia e com os movimentos sociais?

      Ciro critica juros, mas não se iludam: o mercado prefere ele do que um lulista como Haddad.”

      Além disso, queria deixar  aqui um link para uma entrevista dele em que ele dizia que, se Aécio fosse candidato, ele nao precisaria concorrer, pois os 2 seriam afins, mas em vez de guardar o link específico da entrevista guardei só o do site que a publicou, e ela nao aparece mais. Ciro nao é soluçao, é problema.

      • Concordo Ciro é apenas um
        Concordo Ciro é apenas um oportunista, e fraco de caráter sua ambição pelo poder o torna cego e burro é mais um da direita retrógrada sem escrúpulos e faz críticas sem compreender que elas são a representação do que ele é: instável, imaturo, autoritário e vaidoso.

    • Se Lula for impugnado,

      Se Lula for impugnado, desistir de se candidatar, morrer, e Ciro estiver candidato eu poderia votar nele sem relutância. Agora, ficar fazendo esse joguinho de prestidigitação, onde é Ciro, ou Ciro ou também Ciro, é coisa de quem não quer Lula nem Ciro. Bolsonaro ? 

    • Olha, a pesquisa Datafolha

      Olha, a pesquisa Datafolha revela que 29% do eleitorado votaria com certeza em alguém apoiado pelo Lula. Então o problema do Haddad é simplesmente que ainda não ficou claro para o eleitorado que ele é o candidato apoiado pelo Lula.

      Mas, se for necessário, ficará. Assim como ficará claro que o Ciro Gomes não é esse candidato.

      E aí o Haddad assumirá o tamanho do PT, enquanto o Ciro ficará reduzido ao seu próprio tamanho – 5 ou 6 por cento do eleitorado.

  5. É por isso

    que os milicos vão voltar. Para impedir a vitória do Lula e teremos o pior golpe que esse país já sofreu. O lado bom é que a classe média (ou de merda) vai se fuder com os milicos no poder. Nesse pa´si terá só duas classes: as do miseraveis e dos milhonários.  

  6. Não estarei vivo daqui 20 anos

    Para verificar , pelas ações desse governo, o zeramento do desemprego. Não pela criação de vagas mas,  pela eliminação dos pretendentes., não só fisicamente mas moralmente, roubando-lhes as condições de vida digna. MIlhões de pedintes, não participantes, de crianças abandonadas, de drogados, malabaristas de farol, marginalizados, desesperançosos. Desprezados e criminalizados pellos habitantes das Matrix criada pela imprensa, mercado ou o diabo a quatro.E o que me angustia é que tres homens, apenas tres, têm em mãos o poder  de influencia  sobre esse futuro.

  7. Ciro presidente, Lula vice

    Existe apenas um cenário em que existe alguma probabilidade de Lula não ser impugnado : No caso que ele faça uma ampla aliança com as forças golpistas. Para que o campo popular retome algum protagonismo politico e de poder é preciso lançar a candidatura Ciro presidente, Lula vice. Mesmo impugnado , Lula abre caminho para a chapa Ciro/Haddad.

  8. assistiremos a aventura Bolsonaro em 2018 ?

    Quem poderia imaginar um cneario com Bolsonaro candidato ? é possivel a maioria embarcar no navio da candidatura Bolsonaro em 2018 e criarmos uma nova onda ? Uma nova onda onde há eleições mas não temos instituições fortes para construir freios e contrapesos; vide Trump (EUA), Putin (Russia), Erdogan (Turquia), Maduro (Venezuela), Orbán (Hungria…

    Jovens desesperançados nos quatros cantos do mundo é que estão engrossando as fileiras destes movimentos reacionarios. Claro! eles estão fora das propostas. não participam. No Brasil vimos movimentos de jovens secundaristas lutando bravamente em São Paulo praticamente sozinhos contra o Secretario de Educação. 

    Quem irá trazer estes jovens para o debate nacional ? Luciano Huck seria o candidato obvio da direita mas foi posicionado para outro momento mais a frente. Espanha e Austria tambem passam por turbulencias e assitimos ascensão de jovens conservadores. Não é possivel costurar uma proposta entre Lula, Marina, Ciro, Erundina, Freixo e organizações e movimentos sociais e, principalmente, de jovens ?

     

     

  9. Algumas observações:
    1 –

    Algumas observações:

    1 – Historicamente esse tipo de liderança nas pesquisas para presidente muito antes da eleição vira água (Lula liderou em 94 e 98, Serra em 2006 – Alckmin acabou sendo o candidato, Serra em 2010;

    2 – Alckmin crescerá muito até as eleições. Terá no mínimlo 20% dos votos – acredito em algo entre 25 e 30%;

    3 – Bolsonaro tende a ser mais uma Marina/Russomano que desidatra na véspera da eleição;

    4 – É espantoso o Bolsonaro já ter 11% da espontânea. Será esse um fator de mudança no padrão das eleições presidenciais? 

    5 – Se Marina repetir as duas últimas eleições poderemos ter um segundo turno entre ela e Lula, pois, Bolsonaro e Alckmin podem dividir a votação tradicional do PSDB. Acho que o Bolsonaro despencará até a eleição.

    6 – Lula pode repetir 2002 em que sempre liderou as pesquisas e 2014 em que Dilma também sempre esteve a frente.

     

    A verdade é que as possibilidades são muitas e qualquer avaliação nesse momento é precipiada. Eu apenas recomendo não descartar o Alckmim.

  10. Acorda pessoal!
    Somente um maluco acredita que Lula ( maior presidente do Brasil ) será inocentado pela justiciamento bradileiro, direitista, elitista e reacionário. A justiça (sic) é o instrumento para para o Lula, deixando-o inelegível. Potanto eu, Lulista convicto, se Lula for impedido, sem sombra de dúvidas, votarei no bolsonaro! Já que é pra phodher, loda-se, vou de bolsonaro!

  11. LULA em 2018

    O Golpe de 2016, destituindo uma Presidenta legitimamente eleita, sem crime nenhum, mostrou que a direita brasileira e internacional, apoiada por uma midia reacionária pelo Judiciario a seu servico, nao está para brincadeira e é capaz de muito mais:é capaz de virar a mesa se ameacarem as suas conquistas em 2016 e 2017 que nao foram poucas. Virar a mesa se nao conseguirem impedir a candidatura de Lula,via Judiciário.Nao vao aceitar a volta de Lula sob pena de conflagarem o país numa guerra civil. Antes porem vao partir para o regime de excecao, cancelamento de eleicoes majoritárias e implantacao de uma ditadura civil com apoio dos militares. Temer ou Meireles será o ditador civil.Quem viver vera !

  12. Caro Nassif
    Também sou dos

    Caro Nassif

    Também sou dos que acreditam que não deixarão Lula sair candidato.

    Não tem sentido o golpe, se isso acontecer, e ele ganhar.

    Também sou dos que não acreditam numa revolta popular, em caso dele ser impedido, ou ainda preso.

    Em caso de alguma manifestação mais pesada, o exército já se pronunciou.

    Os capitães de mato, vulgo exército, está de prontidão. Os nacionalistas dentro dele, serão abafados, abatidos.  

    As falanges Ustras estão de plantão contra as brigadas Lamarcas.

    Não necessariamente nessa ordem, os petralhas, PCdoB, MST, CUT. MTST, entre outros, já estão criminalizados.

    Os capitães de matos estão desesperados.

    Saudações

     

  13. Lula
    A turma do mal não têm o controle sobre o futuro, sou uma mulher realista e sei que às instituições carentes de homens e mulheres já condenaram Lula, entretanto não se pode subjugar o povo, nem reverter os acontecimentos históricos, a história não pode ser apagada. Penso que a candidatura de Manuela à Presidência é uma estratégia inteligente do PCdoB, a união de forças e de ideias no combate aos inimigos nefastos fortalece à esquerda, torço para que Manuela desperte a consciência política das mulheres eleitoras, cumpro com o meu dever como cidadã, é necessário refletir que nesta guerra política não há lugar para pessemistas, medrosos e fracos, os idealistas são persistentes e pacientes, não têm o espírito de derrotados, para travar batalhas com os joios é essencial alimentar o espírito.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome