Flávio Dino defende que PT, PCdoB e PSOL apoiem candidatura de Ciro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) defendeu, em entrevista à Folha, que seu partido, ao lado do PT e PSOL, abram mão de uma cabeça de chapa para apoiar a candidatura de Ciro Gomes, do PDT.
 
Segundo o jornal, um mês após a prisão de Lula, o PT precisa “admitir” que a candidatura do ex-presidente, preso, é inviável, e começar a “traçar estratégias para vencer a eleição”.
 
“O ponto de interrogação que está dirigido sobretudo ao PT é se nós queremos uma eleição apenas de resistência, de marcar posição, eleger deputados, ou ganhar a eleição presidencial”, disse. “Temos chance de ganhar, a eleição porque o pós-impeachment deu errado. O fracasso do Temer é o fracasso da alternativa que se gestou a nós”, acrescentou.
 
De acordo com Dino, “está chegando o momento de admitir uma nova agenda. Se não oferecermos uma alternativa viável, você pode perder a capacidade de atrair outros setores do centro que se guiam também pela viabilidade.”
 
Para o governador, Ciro “é hoje e o melhor posicionado” e “o PT não tem nome capaz de unir nesse momento.”
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Tem mais peso pesado: o centrão quer apoiar Ciro

      para se reeleger. DEM, PP e PR cogitam apoiar Ciro para se reelegerem com o discurso de “oposição” de Ciro a Temer.

      Bonito, né? A esquerda vai ajudar a reeleger o Centrão golpista com Ciro presidente, perdendo bancada, para Ciro governar com o centão e a esquerda ter de ir para oposição minguada. Coisa de jênio.

      https://www.ocafezinho.com/2018/05/08/ex-aliados-de-dilma-pp-e-pr-cogitam-apoio-a-ciro/

  1. Depois de trair o PT, Dino faz seu máximo, trai Manuela.

    Depois de trair o PT lançando a Manuela a presidência para enfraquecer a candidatura Lula, Dino cai mais fundo ainda, trai a sua própria candidata.

    1. Olha só que interessante…

      Olha só que interessante… quando o Flávio Dino se candidatou ao governo do Maranhão, mesmo o PC do B tendo estado junto e apoiado o PT desde sempre, quem o Lula apoiou naquela ocasião? Uma chance… famiglia Sarney. E agora o traidor é o Flávio Dino? Tenha a santa paciência. Além disso, inteligente que é, Flávio Dino sabe que a candidatura da Manoela, no momento, é só para marcar posição, pois ainda não tem estofo sufiente para aguentar o embate que se apresenta no momento, onde forças ultraconservadoras estão jogando todo o seu peso financeiro, midiático e judicial, mesmo sendo uma jovem e promissora candidata, inteligente e pessoa da maior capacidade e idoneidade. Haja visto o que conseguiram fazer com a Dilma e o Lula até este momento, que são muito mais tarimbados do que ela.  

      1. Manuela para largar uma candidatura já é mestre!

        Nas eleições para prefeito em POA, o PT abriu mão da cabeça de chapa para Manuela, no fim do mês de fevereiro a Manuela alegando que tinha que amamentar a filha que já tinha 5 meses em fevereiro e teria um ano e pouco na posse.

        Ou seja, em termos de ser ou não combativa e aguerrida, Manuela já demonstrou que não é, e mesmo já sabendo a 13 meses que teria um segundo filho durante a campanha, aceitou para depois desistir.

        Resultado, o PT teve que improvisar e nem entrou no segundo turno.

        A Manuela é uma legítima representante da esquerda cirandeira, só quer dançar e brincar.

    2. Inexperiente

      Ele está fazendo um governo respeitável no Maranhão, pelo menos pelo que podemos acompanhar até agora. 

      Mas politicamente ele é precipitado e ainda muito inexperiente para que sua opinião seja considerada como indicador confiável de decisões. Não foi ele que negociou com um tal de Waldir Maranhão, deputado do seu estado, que anulasse a sessão do impeachment, que ficou suspenso por horas ou dias? Como poderia pensar que uma atitude dessa, depois de tudo a que se assistiu, ia funcionar? Tem explicação a atitude voluntarista e imprevidente? Uma amostra de que ele é competente como gestor público mas decisão política não depende de conhecimento em direito nem adminstração pública, é feita de outras qualidades que ele infelizmente ainda não apresentou. 

       

      Sampa/SP, 08/0/2018 – 12:31 

    1. Em nome de que Ciro na cabeça?

      Nem para vice ele é confiável, podia dar num novo Temer… Lula tem capacidade de transferir ao menos 20% dos votos para quem ele indicar, por que deveria indicar Ciro e nao alguém do PT, ou pelo menos mais confiável? Que seja Haddad ou Wagner na cabeça, e com outro vice.

  2. Ciro é o POSTE DA DIREITA
    Não é possível que essa gente seja tão ingênua, a ponto de acreditar que a direita vai entregar o poder a um candidato que cumpra agenda da esquerda. Há uma composição nos bastidores pra eleger um novo Sarney.

  3. Acho que nem seja questão de

    Acho que nem seja questão de traição.

    Alias, não se pode pensar isso do Governador.  Apenas

    está sendo pragmatico ao extremo e  sem avaliar melhor

    a conduta politica errática do candidato cearense que costuma usar

    doses cavalares de sincericidio.

  4. Uma coisa o Goverrdor Flavio

    Uma coisa o Goverrdor Flavio Dino em razão. A candidatura de Lula é inviavel. Os dirigentes do PT precisa para de se enganar. Lula não conseguirá ser candidato. Chegou a hora de buscar outro candidato, que seja do PT ou apoiar algum candidato. Não dá é pra ficar se iludindo por uma candidatura impossivel de se realizar.

    1. A questao nao é essa

      Lula deve ser candidato enquanto sua candidatura nao for negada. E com um vice do PT, que se ele nao puder ser candidato assuma a cabeça de chapa. Nao se pode deixar que sejam os golpistas que determinem quem pode ser o candidato da esquerda e quem nao pode. É uma questao de rejeitar a FARSA de que se houver eleiçoes a normalidade terá voltado. E Ciro seria perfeito para que a mídia dissesse isso, já que, segundo ela, a mídia, ele seria “de esquerda”. Só a Velhinha de Taubaté para acreditar nisso…

  5. nem a pau, Çiro

    “traçar estratégias para vencer a eleição”

    Bão, se é só para vencer, que tal apoiar o Aidimim? Soma de phorças é isso!

    Não é por nada não, é que eu adoro chuchu!

  6. O desfecho do Golpe

    O golpe impetrado contra Dilma Roussef e seu caminhar, derrocada das leis trabalhistas, venda e cessão dos grandes ativos do páis, prisão de Lula e a tentaiva de sua Inelegibilidade demonstra que os golpistas não permitirão que sejam realizadas eleições caso não tenham a certeza da sua vitória.

    Todos os seus candidatos, da direita golpista, querem perpetuar o golpe através da eleição presidencial e assim legetimizar o estado de exceção em que estamos.

    Erram setores da esquerda em, primeiramente tentar legitimar as eleições sem Lula, lançando seus candidatos, secundariamente em não promover ações políticas consistente pela libertação de Lula.

    A Grande Imprensa tem exatamente interesse em espalhar com seu noticiário que as eleições sem Lula são legítimas, promover o “esquecimento” de que Lula é um prisioneiro político e com isso autenticar e revalidar um futuro presidente palatável aos seus interesses.

    O momento político exige que todos os esforços das forças progressivas se concentrem em #LulaLivre e após a sua libertação outras contendas virão, mas no seu determinado momento.

  7. Mais um “jenio”….
    O PT
    Mais um “jenio”….

    O PT embarca na canoa furada do amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido, corre o risco de legitimar um eleição fraudulenta, fazendo o jogo da direita, perder parte da militância e definhar……
    Ciro nem com indicação de Lula.

  8. Ao mar!

    Até poucas horas atrás, Flávio Dino era o nome dos sonhos para ser lançado cabeça de chapa ou vice do Lula, admitindo-se, bondosamente, que Lula é candidato e seu nome vá aparecer na urna, se houver eleição. Incensado pela esquerda como o governador que proporcionou o Maranhão, pagar maior salário do Brasil aos professores maranhenses. 

    Desde ontem, após a entrevista à Folha, Flávio Dino foi lançado ao mar, aos tubarões, com adjetivos dedicados aos piores homens do Universo. 

    Cadê o Rivotril? 

    1. O desconfiômetro da

      O desconfiômetro da militância petista é zero. O pior não é isso, o pior é que se daqui a pouco o Lula mandar vão votar bonitinho e fazer campanha pro Ciro como se nada tivesse acontecido.

      1. No primeiro turno, Ciro NEM INDICADO POR LULA

        E no segundo só contra Bolsonaro. Senao é melhor um direitista já conhecido…

          1. Com Ciro tb, caríssimo

            Pelo menos reforma da previdência ele já propôs, fora todo o resto.

  9. Pronto…
    O Dino era um dos “ungidos” pela militância psiclotímica, agora será devidamente demonizado…
    Aparentemente tudo que não for espelho tem que ser derretido!
    Um abraço.

  10. Nas pesquisas Ciro é o único que não ganha de Bolsonaro

    no segundo turno. É o único que empata entre os candidatos testados, para se ver que nem eleitoralmente ele é propriamente um candidato bom. Nos cenários sem Lula, a Marina Silva herda mais votos do que ele.

    Além disso, ele não defende de verdade a esquerda da perseguição midiática-judicial promovida pelo mercado e no interesse dos EUA. E se não defende faz o jogo do golpe de desconstruir a esquerda.

  11. Nassif, com todo respeito,o

    Nassif, com todo respeito,o que está acontecendo com meus comentários? Acompanho o blog e opino de vez em quando há pelo menos 10 anos, quando ainda nem era GGN. No entanto, ultimamente, meus comentários levam quase que metade de um dia todo para aparecer, quando já nem fazem mais diferença, pois o post sobre aquele assunto às vezes já esfriou e ninguém ou poucos ainda o lêem. Além disso, parece haver um bloqueio para a votação da nota nos meus comentários. Pode ser impressão minha, mas isso faz com que eu me desanime de participar, ainda que meus comentários possam às vezes não agradar a corrente de pensamento majoritária do blog. No entanto, sempre participei por achar que este era um espaço plural de opiniões. Espero, depois de tantos anos, não ter me enganado, a menos que tenha mudado e eu não percebi. 

    1. Nilton

      Vou responder pelo GGN, já que a liberação de comentários de não cadastrados é feita pela equipe.

      O problema com a demora é que a equipe é pequena, fazemos um rodízio para isso e, por vezes, o tiroteio de notícias é tão grande que demoramos para liberar. Não mudou nada no blog/GGN, a não ser que o país está tão caótico que nos vemos amarrados em matérias sem poder fazer a liberação. A sugestão que faço é que se cadastre, assim seus comentários entram direto, sem moderação. E você não perde o fio da discussão.

      Quanto às estrelas para avaliação de seu comentário, estão presentes. Algum bug, eu acho, pois não fizemos nenhuma modificação nisso. Tudo é bug atualmente: uma plataforma, quando recebe muitas visitas ao mesmo tempo, faz essas graças conosco. 

      No início do próximo mês algumas coisas mudam no GGN, ou seja, melhoria da plataforma e que vai agilizar a interação.

      É isso.

       

  12. Centrão considera Ciro para sua sobrevivência

    “Para evitar uma derrota precipitada e o esfacelamento completo do grupo político que hoje se autodenomina de centro, DEM, PP e PR cogitam um acordo com o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT)” – Na Folha de SP via Cafezinho.

    Eu tenho falado que o problema de Ciro é maior do que seu passado, seu destempero, e suas posições pessoais dissonantes. Tudo isso até poderia ser superado. O maior problema é que ele joga água no moinho da direita e enfraquece a esquerda.

    Do que adianta a esquerda ajudar a eleger Ciro para ele ajudar a reeleger o Centrão do Eduardo Cunha, enfraquecendo bancadas de esquerda? Ele vai ter de governar com a maioria do centrão, enquanto continuaríamos sendo minoria na oposição porque não daria para dar apoio à agenda anti-povo imposta pelo centrão.

    E não me venham dizer que esses partidos apoiaram Lula e Dilma, porque isso foi em outra conjuntura, quando não havia expectativa do golpe e da traição, e alguns vieram a apoiar depois das eleições.

    1. “Do que adianta a esquerda

      “Do que adianta a esquerda ajudar a eleger Ciro para ele ajudar a reeleger o Centrão do Eduardo Cunha, enfraquecendo bancadas de esquerda?”

       

      Exatamente por que a conjuntura era outra, a correlação de força era muito mais favorável a esquerda, que nessa época era mais desnecessário essa política de alianças. A hora é essa, porque esse tipo de sinalização indica que a canoa deles vai afundar, mas isso só vai acontecer mesmo se do lado de cá tiver um candidato inscrito e viável em outubro, que é o Ciro, não a abstração de uma ideia repetida ad naseum que ninguém acredita que é a possibilidade do Lula concorrer.

      1. Nao é necessário que seja o próprio Lula

        Mais sim alguém confiável e indicado por ele, que herde os votos que ele pode transferir. Ciro nem viável é sem essa indicaçao, e nao vejo porque ele deveria ser indicado, e nao, por ex., Haddad ou Wagner. E mesmo isso só depois que a candidatura de Lula nao for aceita, e que se denuncie isso.

  13. Cuide de sua campanha no Maranhão…

    O Dino podia bem cuidar de sua reeleição, pois não está autorizado a falar em nome de Lula e nem do PT. Aliás com esta infeliz declaração já sei que perdeu o voto de muitos petistas.

  14. O PT não pode abandonar a candidatura do Lula. Seria o mesmo que

    O PT não pode abandonar a candidatura do Lula. Seria o mesmo que aceitar a condenação sem provas como um fato consumado. Impedir o Lula de concorrer às eleições é o ato final do golpe. Caso o PT recue, o partido perderá sua militância e suas bandeiras históricas. Seria um fim vergonhoso para o principal partido de esquerda do país. O Lula não merce ser abandonado dessa forma pelo partido que criou.

    Assim como o Lula deve aos militantes petistas e simpatizantes consideração. Muitas pessoas estão se expondo nos seus círculos familiares, profissionais e sociais, defendendo a inocência do ex-presidente e seu legado. Caso o Lula aceite os termos dos golpistas e se renda ele estará abandonado também seus leais seguidores.

    O Lula deve registrar sua candidatura e exigir que o STF se pronuncie sobre sua inocência. Não podemos aceitar que o golpe vença sem resistência. Os dirigentes petistas deveriam estar mobilizados e intensificando a campanha pela inocência do Lula e pelo seu direito de ser candidatos. Os comitês de luta contra a prisão do Lula deveriam se multiplicar pelo país inteiro.

    1. Ninguém aceita

      Ninguém da esquerda aceita a condenação do Lula, ninguém concorda com isso.

      Mas não deixa de ser um fato consumado só porquê ninguém aceita…

      Ou alguém ainda tem a ilusão de que Lula reverterá esse quadro e conseguirá ser candidato?

      1. Só parte da militância,

        Só parte da militância, porque a direção do partido que repete isso é claro que não acredita. Repetir so slogans que desejamoso não vai torná-los realidade, como deu certo o NAO VAI TER GOLPE, o NEM UM DIREITO A MENOS e o FORA TEMER. Dessa forma a militância fica totalmente desconectada da realidade e débil na luta, também por isso.

      2. É muito cedo para desistir da candidatura. O STF deve se pronunc

        É muito cedo para desistir da candidatura. O STF deve se pronunciar sobre o registro da candidatura do Lula e da inocência do Lula. Caso recue agora, seria uma vitória fácil das forças golpistas e o PT perderia boa parte do apoio que ainda possui da militância. É preciso forçar o STF a sujar as mãos ainda mais.

        Em julho o Comitê de Direitos Humanos da ONU se pronunciará sobre a perseguição que o Lula sofre da Lava Jato. Essa decisão iria desmoralizar ainda mais o STF e todo o judiciário brasileiro. Enquanto a canditura do Lula for mantida, o PT ainda terá 20% de apoio eleitoral e conseguirá ter peso no legislativo. Caso o Lula recue agora o PT desaparecerá. E a esquerda será representada pelo PSB e o PDT! 

        1. Wilton, eu admiro a esperança

          Admiro muito a sua esperança, Wilton. Ela diz muito sobre a sua resistência ao crime que fizeram e estão fazendo com o Lula. Mas o STF mesmo é que não vai liberar a candidatura de Lula, e nem vai declarar a inocência dele (não antes do fim das eleições). E mesmo que a ONU desmoralize o STF, ele não será mais desmoralizado do que agora, e nenhuma vergonha do mundo fará o STF voltar atrás.

          Todos acreditavam que o STF não deixaria Lula ser preso. Deixou. Todos acreditaram um dia que o STF reverteria a Lava-Jato. Nunca nem tentou. Todos acreditaram que no STF o golpe do impeachment seria barrado. Não foi.

          Dá pra acreditar que agora será diferente?

           

    2. Não só pode como deve

      A não ser que você queira que o Lula morra na cadeia… É preciso colocar na cabeça o seguinte: ou a esquerda ganha essa eleição, ou estamos todos ferrados e o Lula ainda mais. A única chance dele sair da prisão é com a esquerda voltando ao poder, mesmo que seja por meio de uma figura, na minha opinião, rocambolesca como o Ciro Gomes… É o que temos pra hoje.

    3. está acontecendo uma grande

      está acontecendo uma grande traição..

      .. eu não sei a quanto tempo isso estava planejado, mas é claro que existe uma formação de uma frente de direita que inclui até o PT..

      .. e eu chego a desconfiar que isso estava planejado há tempos.. 

      .. a não resistência à prisão ilegal do Lula já fez parte de um script..

      .. eu me lembro que na época tinha um blogueiro parceiro aqui do Nassif que cantou essa bola..

      .. eu não acreditei, mas agora..

  15. Manuela para largar uma candidatura já é mestre!

    Nas eleições para prefeito em POA, o PT abriu mão da cabeça de chapa para Manuela, no fim do mês de fevereiro a Manuela alegando que tinha que amamentar a filha que já tinha 5 meses em fevereiro e teria um ano e pouco na posse.

    Ou seja, em termos de ser ou não combativa e aguerrida, Manuela já demonstrou que não é, e mesmo já sabendo a 13 meses que teria um segundo filho durante a campanha, aceitou para depois desistir.

    Resultado, o PT teve que improvisar e nem entrou no segundo turno.

    A Manuela é uma legítima representante da esquerda cirandeira, só quer dançar e brincar.

      1. Uma militante de um partido que se diz comunista…..

        Uma militante de um partido que se diz comunista dizer que abandona uma campanha eleitoral por que tem que amamentar um filho de 4 meses, 9 meses antes da eleição. Minha mulher, saía do trabalho, percorria de carona (comigo) ou de ônibus mais de 10km para amamentar minhas filhas na época em que elas tinham 4 meses. As duas meninas são fortes, sem problemas de relacionamento e outros e a mãe não precisou largar o emprego.

        É dose! Não se faz mais camaradas como no passado.

    1. Ontem era aliada fiel e

      Ontem era aliada fiel e admirada, hoje esyá cheia de defeitos. Essa postura da milit^nca petista é lamentável…

      1. Meu caro, esta crítica a Manuela faço há anos…..

        Meu caro, esta crítica a Manuela faço há anos, pois como morador de Porto Alegre conheço muito bem a sua história, podemos fazer uma aposta, se vires comentários elogiosos a Manuela de minha parte, pago uma boa janta para ti, mas se não encontrares nada pode pagar para mim um pastel. Se não fosse proibido por lei, apostaria 1000 para ganhar 10.

        1. Proponho uma alternativa, vou

          Proponho uma alternativa, vou a POA em dezembro, bebemos um chopp pra comemorar a vitória do Ciro.

  16. Se isso é o comuna

    Ciro é a mãe!

    Decepções e decepções.

    Volta sirney, volta cunha, volta acm, volta amaral neto, volta repórter esso, volta magalhães pinto, volta james dean, chicletes e anos dourados.

    Delete Prestes, Brizola e Lula.

    Gleise, junto com a única gente que vale nesse bananal, em alto e bom som:

    ciro É O CACETE!!!!

     

     

    ,

  17. o PT precisa se atualizar…

    precisa de novas capacidades

    e, politicamente, isto não significa que ficará impedido de desenvolvê-las de acordo com os planos de ação já traçados

    de capacidades que estejam fora do alcance do PJ,  partido judiciário

    1. A direita precisa se atualizar

      Fazer uma auto-crítica.

      O psdb, o dem, o pp, o pdt, o pps, o psb…

      Todos muito progressistas demais, muito avançados, se esquecendo de suas origens.

      Direitismo, doença infantil…

  18. Qual atalho seguir?

    Realmente estamos em uma encruzilhada sem saber o caminho a tomar! Infelizmente, com a alma doída, não acredito que permitam a candidatura de Lula. Após o golpe desferido à honrada, não permitiriam a volta de Lula. Está tudo dominado! Não gosto de Ciro. Considero Haddad e Flávio Dino os melhores e mais dígnos políticos da atualidade. Sei que não tenho conhecimento para traçar diagnósticos do impasse que vivemos, mas segue o meu pensamento:  Sem apoio das esquerdas, Ciro não chegará ao segundo turno. Marina tem o seu teto de eleitores. Detesto a “Marina Itaú Natura”. Assim como Marina, Bolsonaro tem o seu teto e, em debates, mostrando sua incapacidade de discutir quaisquer que sejam os assuntos relevantes, perderá alguns eleitores mais focados em sua inteligância.  Daí possivelmente, o segundo turno se dará entre Bolsonaro e o Alckmim ( apesar de ser o ” SANTO” da lista da Odebrecht! ). E, não tenham dúvidas, elegerão o picolé de chuchu para presidente de nossa amada pátria!  TRISTE!  MUITO TRISTE!  Mas, aguademos um pouco o que diz nosso Lula! Que ele consiga nos iluminar!!!      # LULA LIVRE  !!!

    1. tão certa quanto…

      tão certo quanto o sol que não atrasa e nem adianta o tempo de quem quer que seja,

      há de haver o tempo certo para iluminar o caminho

  19. Senhores:
    Repeito o nome do

    Senhores:

    Repeito o nome do Sr. Ciro Gomes. Mas nos últimos episódios político ele esta me parecendo como um aproveitador da desgraça que vem ocorrendo com o PT e sua maior figura LULA.

    Não me recordo de ter visto uma defesa enfátíca de Lula por parte de Ciro.

    Não me recordo de Ciro qualificar abertamente como GOLPE a destituição de Presidenta DILMA com seus 54 milhões de votos.

    Não me recordo de Ciro denunciar de forma enfática a parcialidade e as arbitrariedades da Lava Jato contra LULA e o PT.

     

    Mas eu me recordo dele se vangloriando de seu nome não estar sendo citado na Lava Jato.

     

    Eu me recordo também que em nenhum momento o Sr. Ciro Gomes se apresentou à esquerda como um nome em pé de igualdade com os outros. Ele sempre se apresenta como o nome ao qual os outros ( à exceção de Lula, devo reconhecer) deveriam aderir.

    Portanto acho que para pretender o apoio principalmente do PT e de LULA  o Sr. Ciro Gomes deve começar dizendo de alto e bom som:

    1 – Se ele considera que LULA é inocente de todas as acusações de que é vítima;

    2 – Se o governo DILMA foi vítima de GOLPE ou não;

    3 – Se a Lava Jato é uma operação policial e jurídica séria e imparcial ou não;

    4 – Se ele está disposto a somar com as forças de esquerda como mais um ou se vai se portar como alguém acima dos nível dos outros.

     

    Para finalizar… LULA LIVRE,   LULA PRESIDENTE.

  20. primeiro o projeto popular

    Nenhum dos candidatos ditos de esquerda tem qualquer sombra de chegar ao segundo turno. A questão maior é defender o projeto de governo popular, muito mais que de esquerda ou centro esquerda. O posicionamento tático é melhor eladorado pelos professores técnicos de futebol, melhor deixar isto pra eles e não ficar querendo ensinar o eleitor em qual canto deve votar.

    Nada representa mais um projeto com viabilidade do que o PT. Ocorre que a prioridade do PT é se defender dos ataques terroristas e Lula é o maior alvo. Não tem que ter dúvida nenhuma. Lutar pela candidatura Lula é o que amalgama todos os objetvos maiores.

    Eu vou esperar a eleição para votar do Lula. Se um dia ficar definitivamente constatado que não é possível, votarei no candidato petista que o substitua e, sendo de outro partido, se será o caso de votar em alguém. Portanto, os pretendentes a escolhidos podem ficar sabendo que estão fazendo um péssimo trabalho ao tentar me convencer. A mim a muitos outros mais.

  21. Sugira Ciro vice de uma frente de esquerdas. Faria menos estrago

    Lula preso em solitária segura 1/3 dos votos para a esquerda, enquanto Ciro solto e livre patina nos 5% (com Lula) a 9% (sem Lula). Marina cresce mais do que Ciro sem Lula.

    Sem Lula, a Globo e o Itaú vão arranjar partidos para se coligarem com Marina de forma a dar mais horário eleitoral para ela.

    Ciro é o único que empata com Bolsonaro em simulações de 2o. turno. Todos os outros nomes testados ganham.

    Então de onde vem essa maior viabilidade eleitoral de Ciro? Não existe de fato. 

    Ciro apenas é mais palatável a alianças com o Centrão golpista, que busca uma candidatura com imagem de oposição a Temer para se reeleger: PP, PR, DEM que já articulam apoiá-lo. Mas se for assim, então pra que “ganhar”, se é para o golpismo continuar governando, com a agenda do golpismo, e ficarmos na oposição?

    Não é só a militância lulista que rejeita Ciro, pelas ofensas recentes praticadas de tratá-lo como bandido e não como preso político. Mais do que ofensas (que poderiam ser superadas), o mais grave é que funciona como uma campanha de descontrução de Lula e da esquerda em sintonia com o golpe, com a Globo, com o mercado.

    O eleitor que vota em Lula não identifica Ciro com Lula, tanto que Marina cresce mais. Se Lula indicasse Ciro, o próprio Ciro se atrapalharia, pois a Globo e os adversários tucanos iriam colocar os vídeos onde ele ofendeu Lula e o PT no passado recente, e Ciro se atrapalharia para explicar. Ou perdendo mais votos lulistas ou perdendo anti-lulistas, ou, mais provavelmente, os dois.

    Se Dino quer união das esquerdas, sugira Ciro pleitear a vice de uma frente de esquerdas. Faria menos estrago.

    1. Ótimo, Ciro vice

      A vaidade, o projeto pessoal, não permite.

      Segundo: O que ele agrega, o que traz, qual a força que representa, qual o partido?

  22. Registre-se para futuras ponderações

    Flávio Dino é o enésimo a pregar a união do PT, PSOL e PCdoB em torno do Ciro. Deve acontecer? Sim, não é desejo nem torcida minha, é constatação do óbvio, a pressão sobre Lula para indicar Ciro está sendo monumental e será maior ainda a medida que o tempo passe. Tem um detalhe: PCdoB já abriu mão, e o PSOL? Quem conhece minimamente o PSOL e sua turma sabe que JAMAIS abrirá mão da candidatura do Boulos, ainda mais para uma chapa com o PT no meio, inimigo ancestral e razão de ser e existir o partido. De modo que, se houver eleição, o Boulos irá concorrer com o Ciro. Com mais de 20 candidatos, qualquer 0,1% de votos pode decidir quem vai ou não para o segundo turno. Desastre à vista. 

    Registrado e lavrado no cartório do 13º Ofício do GGN. Cumpra-se. 

  23. Desde quando Ciro é mais provável de ganhar?

    Lula tem capacidade de transferir ao menos 20% de votos para quem indicar, Ciro mal chega a 7%, por que o PT deveria abrir mao de um candidato próprio indicado por Lula para apoiar um candidato nao confiável como Ciro? Para apoiar alguém fora do PT, melhor seria apoiar Boulos.

  24. é possível notar a formação

    é possível notar a formação de uma grande frente de direita em torno do ciro gomes.. inclui quase todo mundo, do PP ao PT, toda a mídia, inclusive os blogs progressistas, parte do judiciário, etc.. um grande acordão.. uma grande traição..

    .. acho que o GM vai na cadeia falar para o Lula desistir da candidatura dele ou ficará preso para o resto da vida..

    .. as eleições serão a legitimação do golpe, inclusive é uma formalidade requerida pelo trump..

    .. nesse acordão, só não entra o povo..

  25. Não convertamos inimigos em benfeitores…
    Nassif, o selo da campanha eleitoral em curso está fazendo falta no blog. Flávio Dino apoiar Ciro Gomes é normal e natural, uma vez que seu PCdoB não paga nem placê com uma candidata que no passado recente desistiu da candidatura por estar grávida. Agora Lula apoiar o Ciro/PDT é o equivalente a apoiar os golpistas que derrubaram a presidente eleita e o mantêm como preso político, é o mesmo que encampar o programa partidário do PSDB/PMDB que está desmantelando a Nação, sob o pretexto de que isto nos livrará do Bolsoignaro, como se este fosse pior que Temer ou tucanos em geral. O impeachment, Moro, Lava Jato, PGR, MPF e STF são contrários ao programa petista de redução das desigualdades mediante uma política de valorização de nossos ativos econômicos e riquezas naturais como o pré-sal, motivo pelo qual apoiar Ciro Gomes é abrir mão dessas bandeiras civilizatórias, já que como bom harvardiano ele manterá as privatizações ruinosas, as reformas escravocratas e a economia que rentistas e banqueiros implementaram. Já disse aqui que entre Alckmin e Ciro, ambos nascidos em Pindamonhangaba, o primeiro é mais transparente e não tem como esconder o cunhado que transformou em milionário , a merenda subtraída das crianças, o metrô sucateado, o saneamento do Tietê que aumentou a matéria orgânica em suspensão justamente nesse outono/inverno em que pode sobrevir novo colapso hídrico na capital paulista. Em poucas palavras finais, golpeados apoiarem seus golpistas equivale a trair todos quantos lutam na resistência à ditadura togada e mergulhar o PT na vala comum dos partidos entreguistas, matando sua história, credibilidade e nossa esperança em reconquistar a alforria da cidadania brasileira. Para tanto, não convertamos inimigos em benfeitores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador