Folha contradiz Marina: Dilma fez quase 100% das creches que prometeu

Para candidata do PSB, Dilma só construiu 7% das 6 mil creches prometidas. Mas, segundo o jornal, 98% foram feitas pela petista

Jornal GGN – A Folha de S. Paulo publicou um caderno especial nesta segunda-feira (29), fazendo um balanço do que foi cumprido por Dilma Rousseff (PT) desde a eleição de 2010. Segundo o jornal, Dilma prometeu construir 6 mil cresces e escolas primárias, e conseguiu fazer 5.902 unidades até 2013. Mas, nas redes sociais, a candidata Marina Silva (PSB) espalha que a adversária petista concluiu apenas 7% do que prometeu.

A campanha de Marina sustenta que parte dessas obras foram autorizadas no governo Lula, retirando o volume da conta de Dilma. Ela ainda sustenta que as unidades não foram entregues, embora a reportagem da Folha tenha cravado que Dilma fez o que prometeu. Ainda de acordo com a reportagem da Folha, Dilma deixou de concluir, no quadro geral, apenas 14 das 69 promessas que fez na campanha de 2010. O resultado equivale a 20% de todo o programa apresentado naquele ano. 

Apesar do desempenho, a Folha manchetou que Dilma deixou de concluir 43% das propostas. O jornal computa 23% dos projetos alojados na categoria “fez pouco”, mas muita coisa analisada nesse prisma independe exclusivamente da gestão do presidente. Um exemplo é a reforma política, que dependia de um esforço maior do Congresso e da sociedade.

Reprodução: Folha

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LuizSantos1

- 2015-03-07 06:53:00

Creches

Bom fera, aí não é com a presidencia ou o governo federal e sim com o prefeito ruim que você provavelmente elegeu. Pois a administração e manutenção de creches fica a cargo das prefeituras, valeu?

Mfernando

- 2014-10-06 03:09:20

So sei que...

So sei que, em frente a minha residencia, em Paço do Lumiar-MA, levantaram uma das 6000 mil creches prometidas. Depois quase dois anos em contrução, hoje, as estruturas da creche servem de abrigo para meliantes no bairro do Maiobão. Ai, fico pensando: quantas não estão neste mesmo estado? como sempre, mais do meu dinheiro jogado fora...

guilherme bispo

- 2014-10-04 03:09:48

infelizmente continuar em um

infelizmente continuar em um governo onde a presidenta atual assina um acompra de uma retifica sem "saber o que realmente esta assinando o que é mentira porque tem diversos advogados trabalhando por ela, ter um presidente que nega o maior esquema de corrupcao ja visto no pais ter um governo que ajuda cuba a construir um porto e tem as importaçoes prejudicadas por causa dos portos sucateados que temos sera que voce que obvimente e petista tambem e cego ou esta ganehando algo com isso nao sei se a marina mente sei ue a Dilma mente ou é estupida para estar onde esta e nao saber o que faz nao peco para que votem na marina mas votem em alguem que nao seja do pt porque ja basta de corrupçao, pesquisa ai a industria esta quebrada o povo esta ficando sem emprego a inflaçao aumento ja basta que nao seja a marina mas por tudo que há de sagrado nao defende a Dilma nem o PT porque eles trairam o pais e fazem piada de quem paga imposto .

Adriano Couto

- 2014-10-01 10:10:43

Dilma prometeu 6000 creches.

Conforme consta nas parcas diretrizes de governo apresentadas pela então candidata eleita, Dilma Rousseff, ela se comprometeu a construir 6000 creches e 10000 quadras esportivas. Não fez.

http://www.brasil.gov.br/governo/2010/11/diretrizes-do-futuro-governo

 

Assim como se comprometeu a trabalhar pela universalização dos serviços de saneamento básico. E segundo o Instituto Trata Brasil, a maior referência em saneamento básico no país, passados 4 anos, o Brasil está muito mais distante da meta de chegar em 2033 com universalização de serviços de saneamento básico.

Ela se comprometeu, também, a oferecer escola de qualidade da pré-escola à pós-graduação, no país. E o Brasil chega a 2014 com analfabetismo aumentando (dados do IBGE, PNAD 2014) e com um dos maiores índices de violência contra professores em todo o mundo.

Ela se comprometeu a melhorar a infraestrutura. Mas conclui em torno de apenas 30% das obras dos PAC1 e 2 em rodovias, ferrovias, portos e aerportos.

Eu bem que gostaria de morar na propaganda do PT. Mas é melhor encarar a realidade. E votar por mudanças.

 

 

 

José Arimatéia

- 2014-10-01 02:22:39

Fora que ela está querendo

Fora que ela está querendo reiventar a roda. Esse cadastro já está sendo implantado no Brasil. É só ver o Cartão SuS no site do MS.

Donadio

- 2014-09-30 20:01:17

Será verdade? será

Será verdade? será mentira?

Digo: é mentira mesmo que seja verdade. E provo:

pelas próprias palavras da Ministra Marina Silva...

Foram entregues 1.649 Unidades de Educação Infantil. Mas 1.232 não contam, por que foram autorizadas no governo Lula.

Por outro lado, 2.251 estão sendo construídas, mas também não contam, por que não serão concluídas até o fim do mandato.

Então só contam as que foram iniciadas e concluídas dentro do mesmo mandato?

Que critério é esse? Continuidade administrativa não pode?

E essa é a "nova política".

Dubois

- 2014-09-30 19:13:35

As mentiras da Marina

Sera que Marina nao se dá conta de suas mentiras? Além de mudar de opiniao em permanência agora deu pra mentir. Será desespero? Hoje é dificil para um politico mentir muito tempo, todas as informaçoes usadas ficam registradas, seus discursos, votos em plenario etc. Os governadores, senadores e a Presidente tem seus orçamentos, balanços e é facio verificar o que foi feito e nao foi feito.

Coitadinha da Marina que se desconstroi por ela mesma. Qual o brasileiro, brasileira que pode votar em uma pessoa tao inconstante, que nao tem poder de decisao e vive à custa de uma banqueira e do Dono da Natura?

Ela devia ser melhor preparada. Desde que ela acusa o BNDES, o eleitor pensa que existe alguém ditando coisas pra ela dizer...Marina nao se da conta que ela fala de um assunto que desconhece, ao dizer que o BNDES dava dinheiro pra meia duzia de empresarios e por ai vai a MariNeca...

Iracema Prestes Brandão

- 2014-09-30 17:55:27

Revista Veja

Começa com uma inverdade na matéria da Veja-Contas Abertas: a Dilma não prometeu 6.000 creches, mas 4.000. Eu e a galera do Flamengo não acreditamos nas reportagens, pesquisas e levantamentos de dados políticos do grupo Veja-Contas Abertas.

 

 

 

 

 

Scan

- 2014-09-30 17:31:41

Vamos

perder nosso tempo com coisa que valha a pena.

Com a Marina? O Bial de coque?

Bobagem...

 

roger- belo horizonte

- 2014-09-30 16:01:21

Esse contas abertas é um

Esse contas abertas é um engodo. O pilantra que o preside é um tucano descarado.

André LB

- 2014-09-30 12:11:07

Baixou todos e cumpriu apenas

Baixou todos e cumpriu apenas o do meio, mantendo-o levantado para a população por todos os longuíssimos oito anos de seus mandatos.

Sergioo

- 2014-09-30 06:36:26

Nossa! Esta mulher mente

Nossa! Esta mulher mente compulsivamente, já é caso para consultar um especailista.

Luciene Santos

- 2014-09-30 05:41:07

O CONTAS ABERTAS afirma que só 7% das creches foram entregues.

Alguém está mentindo, ou desatualizado, pois segundo o Contas Abertas em 12/09/2014, apenas 379 creches foram entregues, o que totalizam 7% das 6000 creches.

Entre a Folha e o Contas Abertas, que existe só para acompanhar os gastos do governo federal, fico com este último.

http://www.contasabertas.com.br/website/arquivos/9596

Jurgen2010

- 2014-09-30 04:39:32

Dúvida

 

Há pouco li um twitter da M. Dizendo que a campanha no Brasil esta eivada de mentiras e que ê mentira quela ê contra união de homossexuais para o ator americano do hulk. Fiquei pasmo. Para quem ela mentiu, para o ator ou para o Malafaia?

alvaro f

- 2014-09-30 03:51:23

Candidata mal informada ou mal intencionada?

A margarina derretida, além de mentir descaradamente é muito mal informada. Meu lema é : marina nunca mais! 

Jair Fonseca

- 2014-09-30 02:35:53

Sou testemunha, com mais milhares de pessoas.

Moro num bairro popular e populoso de Floripa, onde há uma creche dessas, bem grande e muito boa, até pela arquitetura, prontinha pra ser inaugurada. E depois haverá quem se espante quando sair o resultado eleitoral... Só acho que o governo federal deveria exigir da prefeitura que pusesse créditos mais explícitos e evidentes nas placas das construções.

Ulisses s

- 2014-09-30 00:57:46

Que bom que bons profissionais brasileiros

Vão para o exterior. Assim como bons profissionais venham para o Brasil também. Tá cheio de estrageiros engenheiros, médicos e outras profissões no Brasil. É um fenômeno recente claro! Começou na era PT quando o primeiro mundo virou roça e Brasil cresceu. Mas não se preocupe. Se médicos brasileiros não quizerem te tratar por causa de algum critério preconceituoso, sempre tem os do programa mais médico. E garanto que os Cubanos não vão ter preconceito de trata-lo.

Malú

- 2014-09-30 00:39:18

A Submarina mente, mente e

A Submarina mente, mente e depois se faz de coitadinha, de vítima da "malvada" da Dilma. A Dilma fez muito, sim. Lembram daquela mão com 5 dedos da campanha do FHC? Alguém se lembra quanto ele cumpriu? Pois é.

altamiro souza

- 2014-09-30 00:28:33

se a mente capta marina diz

se a mente capta

marina diz que é apta

e a tudo se adapta,

mas a proposta é inapta.

sem graça, mas saiu assim mesmo,

marina

mente falando!

a folha não ajuda no título -

o aquário manda na redação -

mas nessa aí dá uma boa ajudinha pra dilma, né não?

é usar no programa eleitoral....

 

 

Chit des P

- 2014-09-29 23:50:15

Deu na Shit ,digo Sheet de SP

Fernando Rodrigues diz que "culpa de despautério de Fidélix é de Dilma, Marina e Aécio".

Imagine na presidência, quantos culpados de despautérios teríamos então...

André Paulo Reis

- 2014-09-29 22:49:37

Essa Marina é fraquinha, não dá uma dentro

...

josé adailton

- 2014-09-29 22:24:10

Um dia, quem sabe?

Notícias que nos entristecem , notícias onde não há culpados, notícias que pesam sobre o ombro de toda uma nação

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140926_salasocial_eleicoes2014_alemanha_medico_mb

Formado em Medicina na Alemanha em 1994, o brasileiro Carlos Alberto Diniz atua como médico em um consultório no centro de Munique e já foi diretor de um hospital em uma pequena cidade no sudeste do país.

Dificuldades fazem médicos no Brasil 'usar 5 sentidos’, diz cirurgião na Alemanha

Fabio.

- 2014-09-29 21:59:12

kkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkk

Marly

- 2014-09-29 21:47:07

Não esquecer de "O" de ódio...

Além do que você colocou,inclua o "o" de ódio. O nome dela é Osmarina.

josé adailton

- 2014-09-29 21:40:44

Provocação(=trolagem)

OMBUDSMAN POR UM DIA

NIZAN GUANAES

Surpresa!

Fica muito claro que os seres humanos do século 21 não querem só conversar sobre economia e política

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/188106-surpresa.shtml

A Folha é o jornal do Brasil moderno e tem tudo para ser o jornal do Brasil 4G, nos surpreendendo com novos erros e, sobretudo, novos acertos.

Os jornais estão sob ataque da internet, mas não apenas enquanto plataforma tecnológica, porque nessa área podem se unir à web e expandir de forma extraordinária seu universo de leitores, como, aliás, já estão fazendo muito bem. Os jornais estão sob ataque da internet principalmente como plataforma mental.

O Nizan não quis polemizar ou simplesmente acredita que todos entendem o que é "plataforma mental". Pode ser também que ele se faz de inocente, por não saber que tem algo no ar além dos aviões de carreira.

rmoraes

- 2014-09-29 21:25:02

CÚS?

Depois da Osmarina dizer, no debate, que vai criar o Cadastro Único da Saude - o CÚS, isso mesmo, o CÚS - o Malafaia deve ter tido um desarranjo intestinal! Já pensou: vc entra no postinho de saude de seu bairro e o atendente logo vai pedindo pra vc dar o seu CÚS? Tenha a santa paciência ...

Ivan de Union

- 2014-09-29 21:22:09

"A campanha de Marina

"A campanha de Marina sustenta que parte dessas obras foram autorizadas no governo Lula, retirando o volume da conta de Dilma":

Hei, pra mim ta otimo:  Dilma foi bem melhor que Lula, nao foi?  De 1300 pra quase 6000!!!!!!!!!!!!

Se eu tivesse uma heranca presidencial dessas, ate eu seria!

Obrigado, Lula.

Obrigado, Dilma.

Luiz Moreira

- 2014-09-29 21:19:20

Como se diz aqui no nordeste:

Como se diz aqui no nordeste: Marina Silva atravessa um rio cheio pra contar uma mentira! Marina, o sertanejo tem pavor de mentira! Tanto é verdade que aqui o matuto tem um ditado que diz: "Quando eu disser que o jumento tá morto, pode tocar fogo na cangaia que o urubu tá em cima".

JB Costa

- 2014-09-29 21:18:37

"M" de mentira, mistificação,

"M" de mentira, mistificação, milonga, matreira, malemolência, mediocricidade, malabarismo, mitomania, misticismo, mendacidade.............de MARINA. 

robson_lopes

- 2014-09-29 21:18:04

Isso deveria entrar na

Isso deveria entrar na propaganda da Dilma, e melhor, usando essa reportagem da Folha.

lenita

- 2014-09-29 21:15:48

Mas é a Dilma que mente,

Mas é a Dilma que mente, segundo sempre propalado pelo PSDB.

Roberto Monteiro

- 2014-09-29 21:06:06

Oi, Gunter!

Andas por aqui?

Alessandroaf

- 2014-09-29 20:58:11

A que não ataca...

a vítima.

Ei-la, Marina.

Que cara de pau.

Eliane Ribeiro

- 2014-09-29 20:53:20

Nossa a Santa espalhando

Nossa a Santa espalhando boatos!

rosenvald flavio barbosa

- 2014-09-29 20:48:35

marina

Marina mentindo não é novidade.

Assis Ribeiro

- 2014-09-29 20:35:03

Como Marina mente  toda

Como Marina mente  toda hora.

Grande religiosidade.

Grande responsabilidade com o país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador