Força Nacional, Ciro e Barroso: fatos do dia, por Luis Nassif

Giro pelos principais acontecimentos políticos recentes: Planalto acena investir contra manifestantes; Ciro investe contra PT e aumenta responsabilidade do Supremo no jogo político 
 
https://www.youtube.com/watch?v=1qci1jM33jI height:400
 
Jornal GGN – O ministro da Segurança Raul Jungmann convocou a Força Nacional contra manifestantes em Brasília, mesmo tendo a Polícia Militar e Polícia Civil ao seu dispor. Mais uma tentativa de colocar lenha na fogueira das eleições, visando algum ato futuro contra a democracia?
 
O candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, provavelmente, jogou fora sua maior chance de conquistar a cadeira do Planalto quando recusou o posto de vice na chapa com Lula, onde a proposta era que assumisse a liderança, aproveitando o poder de transferência de votos, assim que se confirmasse a estratégia do judiciário pela inteligibilidade do ex-presidente. 
 
Agora que a tática petista começa a se mostrar vitoriosa, com Lula crescendo na preferência popular e muitos analistas confirmando a concretização da possibilidade de transferência de votos para o ungido Fernando Haddad, Ciro entra em guerra contra o PT, denunciando a chapa  Lula – Manuela d’Ávila – Haddad como fraude.
 
Eleições em Minas. Tribunal Regional Eleitoral cassa a possibilidade de Márcio Lacerda questionar os resultados do seu partido, o PSB, que fez um acordo no estado com PT impedindo sua candidatura. O resultado fortalece Fernando Pimentel (PT), ganhando mais tempo de televisão e possibilidade de se fortalecer no embate contra Antonio Anastasia (PSDB). 
 
Bastião combalido da democracia. O Supremo Tribunal Federal configura-se hoje como o último ponto de defesa da democracia no Judiciário. Os destaques vão para Gilmar Mendes, com seu destemor, Dias Toffoli, assumindo uma postura mais corajosa e Ricardo Lewandowski, mantendo sua coerência tentando impedir os abusos do poder que representa. Os três tornaram-se a única garantia de legalidade que se tem dentro da cúpula. 
 
Bônus. O jornal Folha de S.Paulo e o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) realizaram um debate com a participação do ministro Luis Roberto Barroso. Este fez um discurso afirmando que a salvação do Brasil está na reforma política, defendeu o parlamentarismo como modelo para facilitar a retirada de um presidente do poder, haja vista o trabalho que Dilma deu. O ministro se disse ainda favorável ao voto distrital misto, como garantia contra a imposição do poder econômico. 
 
Participou do encontro o cientista político Fernando Limongi respondendo às avaliações de Barroso que, na verdade, o sistema político brasileiro foi prejudicado pelo próprio Judiciário. A constituinte criou, propositalmente, um Executivo com mais atribuições para ganhar governabilidade, porque já se percebia, desde aquela época, que o Congresso brasileiro tinha o impulso de amarrar os poderes do presidente. Segundo Limongi, o primeiro lance recente do Judiciário desestabilizando o equilíbrio de forças entre os poderes aconteceu na CPI do Bingo, quando desfez uma decisão do Executivo que batia de frente com outra decisão do Congresso. A segunda vez foi em 2006, quando declarou inconstitucional a “cláusula de barreira”, que impedia a criação de pequenos partidos. 
 
Ou seja, dois exemplos em que o Supremo entrou e liquidou com o equilíbrio que a Constituição tinha instituído entre os poderes Legislativo e Executivo. 
 
politica.jpg
Imagens: Raul Jugmann, Ciro Gomes e Luis Roberto Barroso. EBC
 
Redação

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ciro

    Nassif, não há dúvidas que o Ciro foi fiel enquanto no governo.

    Acho que ele também sabe que esta seria sua última chance, e talvez tenha avaliado que estando impedido o Lula, as coisas ficariam mais fáceis.

    Mas quando eu vi ele tentar atrair o “Centrão”, depois de tudo o que esse agrupamento de interesses difusos e mal intencionados mostrou ser capaz de fazer, deixei de confiar no Ciro Gomes.

    Já estamos na m. Então acho que vamos aproveitar a desgraça e tentarmos nos livrar dessas criaturas do “Centrão”. Inimigo disfarçado de amigo é muito pior que o inimigo declarado e conhecido.

     

     

  2. Ciro dançou ao não aceitar ser o vice de Lula em lugar do Haddad

    Joaquim Xavier: Ciro de Tróia

    Lula é vítima de armação!Publicado em 15/08/2018 no Conversa AfiadaTroia.jpg

    O Conversa Afiada publica novo artigo de seu colUnista exclusivo Joaquim Xavier:

    Ciro de Tróia

    Soa inacreditável, a quem considera Ciro Gomes um dos baluartes do combate ao golpismo no Brasil, sua entrevista à revista Carta Capital. Trechos da conversa já estão disponíveis na rede. Em alto e bom som. 

    Como de costume, Ciro Gomes deixa de lado meias-palavras: a candidatura Lula é uma fraude, o PT armou uma grande farsa para enganar a população, pois sabe que Lula não pode ser candidato. Qualquer pessoa medianamente informada sabe disso, conclui ele. 

    Estarrecedor. Tanto quanto o argumento esgrimido em seguida. Para Ciro, a culpa disso é do próprio PT, que impulsionou a aprovação da lei da ficha limpa. Agora degusta o próprio veneno. 

    Um porta-voz da direita feroz não faria melhor. O problema é que Ciro sempre se apresentou como soldado da fileira oposta à da quadrilha do Jaburu. Aparentemente, deu meia-volta, ou mais uma volta, embora tente manter a imagem de redentor do país. 

    Seus novos argumentos não param de pé, sob o ponto de vista das forças progressistas. O primeiro ponto, e de longe o mais importante, que Ciro minimiza ou simplesmente ignora: antes de se falar de ficha limpa, o fato crucial é que Lula foi condenado de modo farsesco, sem provas, sem evidências, sem documentos nem atos determinados. 

    O processo de Lula se assemelha a casos históricos de fraudes jurídicas, como o célebre caso dos Irmãos Naves no final da década de 30. Para quem não se lembra, os irmãos Naves foram torturados e seviciados até o limite do insuportável nos porões policiais para confessarem a morte de Benedito Pereira Caetano, cujo cadáver nunca aparecera. Anos depois, Benedito apareceu vivinho da silva, naquilo que passou a ser considerado um dos maiores erros judiciários da história nacional. 

    Guardadas as proporções e com as devidas adaptações, Lula é vítima de uma armação de natureza parecida. Está na cadeia por um crime sem cadáver. O cadáver, neste caso, seria o tal tríplex do Guarujá. Mas assim como os irmãos Naves nunca mataram Benedito, Lula nunca possuiu tal apartamento. 

    Por isso foi montada uma farsa jurídica monstruosa, a lembrar sumariamente: o próprio Moro reconhece que o caso não tem a ver com a Petrobras (portanto nem deveria estar na jurisdição dele); não há um documento comprovando a posse do imóvel por Lula; não se identificou nenhum ato administrativo, conta bancária ou dinheiro aqui ou lá fora como pagamento da propina imaginária. Nada. 

    Restou apenas a delação premiada de um empreiteiro ameaçado de mofar na cadeia caso não incriminasse Lula, conforme fizera em sucessivas delações anteriores. Foi essa a base da condenação. Voltando ao paralelo histórico, Léo Pinheiro, no processo Lula, fez as vezes de Orcalino da Costa, o amigo de Benedito que sugeriu que os responsáveis pelo desaparecimento da suposta vítima eram os irmãos Naves. Por conveniência, o delegado preferiu acreditar nele contra todas as evidências. Tal qual o juizeco Moro dos dias de hoje. Ignorar esse enredo, ou reduzir isto a um detalhe, como faz Ciro Gomes, é um descalabro completo. 

    Tudo isso antecede a aplicação ou não da lei da ficha limpa. Pode-se discutir à exaustão se ela é certa ou errada, se foi oportuna, demagógica. Mas o fato MAIOR é que Lula é inocente. É isso que garante ao ex-presidente, aos olhos do Brasil, a preferência esmagadora nas intenções de voto e move milhares e milhares de pessoas pelo país e pelo mundo em defesa da sua candidatura. 

    O combate não escolhe trincheiras. A relação de forças do momento exige também que se explorem, ao lado da mobilização de massa, os recursos jurídicos que a própria lei da ficha limpa abre para impor a candidatura Lula. É um dos fronts da guerra em curso. Desprezá-lo de antemão é entregar a cabeça de Lula de bandeja aos algozes. Espanta que Ciro Gomes se curve sem combate diante de usurpadores adeptos do império da ilegalidade. E transfira para o PT, organizações populares e democratas em geral a pecha de fraudadores que vale para os conspiradores que no Executivo, Legislativo, Judiciário, mídia –todos a soldo do grande capital—avançam sobre a soberania do povo e arruinam o Brasil. 

    Ciro surpreende novamente. E novamente para pior.

     

    1. Estranho
      O comentarista parece ignorar toda a sacanagem que o PT já aprontou com Ciro já de há tempos, apesar de Ciro ter sido sempre um aliado…
      .
      O que Ciro fala na reportagem nada mais é do que a verdade… Cabe a indagação: Seria Lula condenado se não houvesse hoje uma tal Lei da Ficha Limpa a barrar sua candidatura???
      .
      Então, amiguinho, Lula paga por seu “republicanismo” de araque que, dentre outras tragédias, também serviu para salvar a Globo de sua bancarrota financeira lá pelos idos de 2003, lembram ???

  3. Para o Ciro, a culpa do atual momento não é dos Golpistas

    Para o Ciro Gomes, que está com medo da concorrência leal do Haddad e, por isso, pede o veto à sua participação nos debates e sabatinas dos presidenciáveis, a culpa da atual situação pela qual passam os Brasileiros não é dos Golpistas, é do PT, que escolheu o Michel Temer como vice-presidente na chapa da Dilma. Certamente o Ciro Gomes acha que, por ter escolhido Judas Iscariotes como Apóstolo, Jesus Cristo é o culpado por sua crucificação e morte.

    Pô, Ciro, deixa de jeguice, Sô!

    “Somos bastante amigos [de Haddad]. O problema não é ele. Sou muito amigo do Geraldo Alckmin também. O problema é o PT. E o PT é muito fortemente responsável pelo momento que estamos aí vivendo. Não foi o PT quem escolheu o Michel… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/08/14/ciro-defende-veto-a-haddad-em-debates-quem-e-o-candidato-do-pt.htm?cmpid=copiaecola

    1. Nisso, ele não está errado.

      Nisso, ele não está errado. Pois durante o período que esteve no poder o PT contribuiu ativamente e ingenuamente para a situação atual. Fato.

      1. Então canonizemos os Golpistas e apedrejemos os petistas

        Historiador pensa que nao existe luta de classes e que tudo se resume a uma questão de vontade. Quanta ingenuidade e estupidez

    2. Para mim, está ficando cada

      Para mim, está ficando cada vez mais claro que ciristas também são golpistas. Por eles, que o Lula apodreça na prisão. Já ouvi de um inclusive comemorando quando Lula foi preso, o que me surpreendeu (pois achava que eram pessoas conscientes e de esquerda). Ciro seria, se se elegesse (o que não vai acontecer, pois ele é um candidato nanico), apenas a continuidade do golpe, pois o golpe só o aceitaria se ele fizesse a política que o golpe quer. A direita já provou ter os meios de inviabilizar qualquer governo, nas suas tabelinhas entre Judiciário, mídia e Congresso. Não é o Ciro, somente com a sua retórica vazia, que irá reverter isso por mágica. Ainda mais quando já, de cara, não está denunciando a prisão política do Lula. Tudo isso que está acontecendo é uma vergonha. 

  4. Sei não … Em terra de

    Sei não … Em terra de gavião, urubu voa de costas

    “O candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, provavelmente, jogou fora sua maior chance de conquistar a cadeira do Planalto quando recusou o posto de vice na chapa com Lula, onde a proposta era que assumisse a liderança, aproveitando o poder de transferência de votos, assim que se confirmasse a estratégia do judiciário pela inteligibilidade do ex-presidente.”

    Ou seja: é um covarde que não assume os seus erros. Coronel político acostumado a impor sua posição a força. Mas como em terra de gavião urubu voa de costas essa é a melhor análise que se pode fazer dele. A outra é de que assumiu a posição ocupada pela Marina Silva na outra eleição. Um traidor, um cabo Anselmo a serviço da direita para tumultuar o campo da esquerda democrática. 

    Sua ligação com a Harvard da filha do Barroso e das palestras do Moro onde estava no dia da prisão do Lula sempre me deixou desconfiada com esse Dom Quixote de araque. Assim como desconfiei desde o inicio do posicionamento do Paulo Henrique Amorim que bateu pesado em Lula e no PT. O Paulo Henrique correspondente da Globo nos Estados Unidos que disse que o Lula deveria ter resistido e jamais se entregado à Policia Federal. Por quê?

     

  5. Nassif deu na mosca: Ciro

    Nassif deu na mosca: Ciro acha que tem (ou pode ter) a estatura política do Lula. É arrogante, prepotente e voluntarioso. Sem dúvida seria o melhor nome pra assumir a frente das esquerdas, pela experiência e traquejo político. Se provou um articulador medíocre. Agora amarga um isolamento que o alijará da disputa presidencial. Só lhe sobrou a opção de chiar e ranger os dentes.

  6. Poste do poste

    Foi oferecido ao Ciro a possibilidade de ocupar a posição que Maniela ocupa hoje: ser o poste do poste.

    Naturalmente, ele a rechaçou.

    1. Morde e Assopra
      Pena ele não ter usado toda a sua energia para rechaçar os ataques que o líder da esquerda no momento sofreu e sofre. Nem para denunciar veementemente o golpe. Nem para…

      Teria se tornado o líder natural na ausência de Lula, mas o ego… Ah, sempre o ego.

      Como disse o Boechat (Socorro!): “Perdeu, playboy!”

      Sempre uma no cravo, outra na ferradura.

      Mimado. Como o Aécio,não pode ser contrariado. Mas pode afrontar à vontade. Ok, “personalidade”. Mas tem um preço. E às vezes o preço é uma perda irrecuperável.

      Caso do Ciro. Será que valeu a pena tanta valentia e arrogância? Falta sabedoria.

  7. Ciro Gomes tem medo da globo

    Ciro Gomes tem medo da globo e seus procuradores e juizes de aluguel, por isso não aceitou ser vice de Lula. Mostrou covardia. Por isso não terá meu voto, nem se fosse pro segundo turno. 

    1. Lula
      E Lula poderia ter destruído a Globo quando está quebrou financeiramente em 2003, mas preferiu injetar milhões do orçamento público para ajudar a Globo e deu no que deu… Por isso não voto mais Lula e nem em POSTE do PT, nem no primeiro tampouco no segundo turno… Agora é #Ciro12, mais ninguém !!!

    2. Dúvidas

      O Ciro atribuiu ao Lula todo empenho pela aprovação da Lei da Ficha Limpa que agora pode torná-lo inelegível.

      Mas a proposta dessa lei não foi de iniciativa popular (salvo engano, com milhões de assinaturas)?

      Uma vez aprovada pelo congresso, o então Presidente Lula deveria, em surto premonitório, ter vetado?

      Difícil saber se tanta falação polêmica é mâ fé ou, no momento, tem tb um toque de desespero ao ver seu sonho de presidir o pais (a qq custo, diga-se) cada vez mais distante.

      1. Uma vez aprovada pelo

        Uma vez aprovada pelo congresso, o então Presidente Lula deveria, em surto premonitório, ter vetado?

        Vetar não, mas não deixar passar no congresso. 

        O problema é que eles pensaram que seria uma boa. Isto é, assim como a Dilma achava que a lava jato não era com ela por não ter se metido com corrupção, o PT achava que a ficha limpa pegaria só os políticos desonestos que *evidentemente* não seria o caso deles. Se esqueceram claro do judiciário brasileiro.

         

        1. Não deixar passar no Congresso…

          …uma lei de iniciativa popular com milhões de assinaturas e amplo apoio e campanha midiáticos, contando inclusive com a adesão da igreja católica?

          Difícil é pouco.

          Hoje, é fácil concluir que a lei somente seria aplicada aos “suspeitos de sempre”. Mas à época ninguém se insurgiu ou fez qq alerta nesse sentido. Nem os mais sabidos analistas. Nem mesmo o Ciro Gomes.

  8. Até Tu?

    Ciro já dizia que jamais seria vice do Lula desde o ano passado, mas vá lá, a conjuntura poderia mudar essas coisas. A questão é que essa “oferta” foi feita sem a menor garantia de que Ciro assumiria a cabeça de chapa. O PT sabotou o Ciro, sabe que o segundo turno será entre direita e extrema direita e quis maquiar seu erro com essa oferta imoral, quer botar na conta dos outros a destruição que promoveu da esquerda. Muitos não esquecerão, fiquem tanquilos.

  9. Ciro, instabilidade jurídica

    Nassif, sobre o Ciro, apenas uma ressalva: a instabilidade jurídica atual em torno do PT. Ninguém sabe se a chapa proposta pelo PT não será cassada pela Lava Jato (TSE, STF), independente da configuração (Lula + Haddad ou Haddad + Manuela). Talvez isso tenha pesado na balança. Abraços

  10. Candidato do PT vai ser eleito em primeiro turno

    Seja o candidato Lula ou Fernando Haddad,

    O principal fator, é a candidatura do PSL estar em primeiro lugar nas pesquisas, e candidato do PSDB estar com cerca de 6%, quando Lula é candidato do PT e 8% quando Fernando Haddad é candidato do PT.

    Paa chegar viabilizar uma disputa no segundo turno, o candidato do PSDB terá que desconstruir o candidato do PSL, para isso conta com enorme tempo no horário eleitoral, apoio da maior parte da grande mídia, além do uso da máquina estatal como no caso de Roseana Sarney em 2002.

    Considerando que parte a parte do eleitorado do candidato do PSL de maior renda , dificilmente mudarão de posição, e a candidatura do PSDB tem pouco a oferecer aos eleitores de renda familiar até 2 salários Mínimos, o que representa de 7 a 13 milhões de eleitores, dependendo do instituto de pesquisa.
    Boa parte deste eleitores podem aderir a candidatura do PT.

    O segundo fator é o contágio, nas regiões onde vivem os eleitores com renda até 2 salários mínimos, a grande maioria dos eleitores vão votar no candidato do PT e tem enorme rejeição ao candidato do PSDB, na  busca de um candidato em um ambiente eleitoral próximo as eleições, favorece o candidato do PT.

    O terceiro fator são a luta contra a reforma trabalhista, contra a lei da Terceirização e contra a reforma trabalhista também favorece o candidato do PT, e um momento em que eleitor busca uma alternativa eleitoral.

    anexo:

    Brasil tem 147,3 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2018
    Eleitorado cresceu cerca de 3% em relação a 2014
    TSE—01.08.201812:10

    URL:
    http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2018/Agosto/brasil-tem-147-3

    Intenção de voto para presidente da República—PO813964
    Datafolha—06 e 07/06/2018

    URL:

    http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2018/06/22/08fa14d3cef22ac80a3dc

    http://datafolha.folha.uol.com.br/eleicoes/2018/06/1971537-sem-lula-bols

    PESQUISA  CNI-IBOPE  AVALIAÇÃO  DO  GOVERNO -SUPLEMENTO ESPECIAL INTENÇÃO DE VOTO Junho 2018

    URL:
    http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/pesquisa-cniI-ibope-ava

    https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/

    https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/

     

  11. Desde os anos 90
    Desde os anos 90 que Fernando Limonji e Argelina Figueiredo, só como exemplo, estao falando essas coisas e muito mais. Issso só em Sa Paulo!

    No Rio tem WGS, Renato Lessa, Wrneck Vianna, Jairo Nicolau e outros, falando também isso e muito mais.

    Porem, o despreparo cientifico dessas facções do direito só nao é maior do que a politicagem que eles praticam largamente, tanto quanto os “poliiiticos” dos quais eles cinicamente desdenham.

  12. -Sempre considerei que meu

    -Sempre considerei que meu voto seria de Ciro Gomes no segundo turno se Lula não estivesse lá. Não considero mais. Se isso acontecer vou considerar abstenção, branco ou nulo. Pra mim ele se tranformou numa nota de 3 reais. 

    -E se o Parlamentarismo que serviria para retirar um Presidente do poder servisse também para retirar um Ministro do STF ? Hein !? hein !?, não poderia ser benvindo ? Vou até dar um pitaco parlamentarista, toda vez que cair o primeiro ministro cai junto metade do STF escolhidos por sorteio. Pode ser até pelo algorritmo, porque os das Loterias não são muito confiáveis. 

    -Alguém poderia me esclarecer (o Nassif não o fez) o que é Ministro da Segurança? E Força Nacional é aquela mesma que pacificou o RJ ?

  13. Arrogância, sei não, aceitar
    Arrogância, sei não, aceitar o cargo de vice em uma chapa com algum poste qualquer, que para piorar, ainda é inexistente e incerta? Me desculpem, a política do PT está mais perdida que cego em tiroteio. Qualquer um em sã consciência não aceitaria condições tão humilhantes, ainda mais o Ciro.

  14. Força Nacional, Ciro e Barroso: fatos do dia

    Lula criou a Força Nacional (FNSP) em 2004.

    Dilma alterou o Decreto em 2013 para permitir a Ministros de Estado (leia-se Edison Lobão) solicitarem o emprego da FNSP, sem necessidade de autorização judicial e aquiescência do governo do estado.

    que Deus NÃO tenha misericórdia desta Nação. não restará pedra sobre pedra.

    os golpistas irão destruir o Brasil antes de abandonarem o palco da História.

    mas não deveríamos temer as ruínas.

    pois apenas os trabalhadores são os únicos a produzir riquezas. tudo o que agora os golpistas destróem foi construído pelos trabalhadores.

    por que então não haveriam de reconstruir tudo? e reconstruir em ainda melhores condições?

    vídeo: “SUFFOC-HATE” – OFFICIAL VIDEO – Ancient Astronauts & Asphate

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=1RB8crO9Tgk%5D

    .

  15. Eu não acredito, ou não me
    Eu não acredito, ou não me atrevo, sei lá…

    Mas este artigo fantástico – esse mini resumo com as últimas notícias me pareceu bom – só comprova: há diferenças importantes entre quem faz política com o fígado e quem a pratica com o coração e alegria.

    Haddad disse que Alckmin não é o que parece, ao contrário de Bolsonaro, que é isso aí mesmo. Declaração que, diante do que disse Ciro à CC, se aplica a ele também.

    Nassif fez um “retrato” de FHC lapidar. Na mesma toada, poderia fazer um de Ciro. Lula o incomoda demais, desde sempre. Mas nada justifica a agressão. Nem mesmo uma oferta de vice… Afinal, quem é Ciro na fila do pão neste pleito?

  16. Será?

    Alguém acreditava mesmo que tinha alguma change do Ciro topar essa estratégia passa-moleque do PT? É claro que agora ele é um adversário.

  17. O Nassif viajou completamente

    O Nassif viajou completamente nessa critica ao Ciro…

    O que foi oferecido ao Ciro era ser vice do Haddad e não uma oportunidade verdadeira de ser o próximo presidente.

    E Ciro é para muita gente uma alternativa legitima ao PT que faz todo sentido no contexto atual e por isso tem todo direito, e dever, de não desistir da sua independência.

    Enquanto isso os lulistas continuam vivendo na sua bolha onde o PT é o melhor caminho apesar do fato objetivo que esse caminho nos levou a onde estamos agora. E mantidos dentro dessa nessa bolha só fazem crescer sua antipatia ao Ciro cada vez que ele critica as ações do PT apesar de não terem como demonstrar que elas são impertinentes.

     

    Mas pergunto aos que estão dentro dessa bolha ainda dispostos a ouvir, se Haddad ganhar onde estaremos?…

    A população se unirá em torno de um [novo] poste do Lula?… Os quadros do PT irão mudar sua forma de pensar e de fazer política e poderão formular algo diferente em termos de governo e projeto nacional?… Terão força e autoridade para refazer as instituições do sistema judiciário?

     

    1. Lula é preso político. Em vez

      Lula é preso político. Em vez de Ciro denunciar isso (como disse, aliás, que faria), faz o oposto, diz que é fraude. Onde está a tão propagada luta contra o golpe do candidato Ciro Gomes? Por que deveríamos apoiar o candidato que tem 5% das intenções de voto (ou seja, pouco ou nada competitivo) e não o que tem mais de 30% e lidera com folga? Por que o golpe disse que ele não poderia concorrer? Então temos que começar já a abaixar a cabeça para o que o golpe quer fazer? É assim que vamos lutar?

      Eu não sei qual a lógica que existe em achar que: depois de derrubarem uma presidenta legitimamemente eleita, prenderem sem provas o próximo candidato que, muito provavelmente, se elegeria, eles deixariam o fantástico Ciro Gomes fazer um governo de esquerda. Em que mundo essas pessoas vivem? Se não lutamos contra o golpe (o que significa, reverter as ações do próprio golpe, através de sua denúncia sistemática e da mobilização popular), o golpe se perpetua, é simples assim. 

      Essa postura da suposta esquerda brasileira é uma vergonha. O que ficará para a História é que abandonaram o Lula na prisão. É somente isso o que estão fazendo. Por mim, o Ciro Gomes pode catar coquinho. É Lula ou nada, meu amigo! Abaixo o golpe!

      1. Repare, vc não respondeu as

        Repare, vc não respondeu as minhas perguntas, só colocou um monte de afirmações questionáveis…

        Afirmou que o Ciro se comprometeu a denunciar Lula como preso político, mas nunca o vi prometer isso; o que vi sim foi ele dizer que a opção de “confiar na justiça” e no processo legal foi do próprio Lula ao invés de se exilar e denunciar essa perseguição… Disse que Ciro não lutou contra o golpe, mas com a ajuda dele o Ceará foi o estado com mais senadores que votaram contra o “impeachment”… Afirmou também que o Ciro tem 5% e  Lula tem 30% se esquecendo que Ciro tem mais potencial de transferência do que Haddad.

        Talvez sua impressão fosse outra se tivesse visto as palestras e entrevistas que o Ciro deu pra tudo que lado, inclusive nas mídias golpistas falando contra o Golpe. Chamando Temer de ladrão e criticando o Moro pelas conduções coercitivas, falando até que mandaria bala etc etc. Afirmações veementes que nem de perto o Haddad fizeram (lembro que esse moço diplomático e elegante preferia usar o termo “impeachment” durante a campanha pela prefeitura de SP e diz respeitar o FHC enquanto o Ciro despreza publicamente tal figura nefasta).

        Enfim, vc pode afirmar que Ciro não é contra o golpe ou seu problema é que ele critica e responsabiliza o santo Lula?!

        Agora se Lula está na cadeia eu lamento. Mas minha maior preocupação é pelos muitos que estão pagando hoje e continuarão pagando se um governo de união nacional não sair vitorioso. Por isso gostaria que ao invés de apenas externar sua antipatia ao Ciro respondesse as questões cruciais que coloquei e repito a seguir:

        A população se unirá em torno de um [novo] poste do Lula?… Os quadros do PT irão mudar sua forma de pensar e de fazer política e poderão formular algo diferente em termos de governo e projeto nacional?… Terão força e autoridade para refazer as instituições do sistema judiciário?

    2. Exato
      Exatamente, meu camarada! Foi oferecido ao Ciro ser vice do Haddad.

      Os caminhos do PT nos levaram a esta situação e querem continuar a nos levar pro buraco.

      A estratégia do PT é irresponsável, arrisca entregar o país a extrema direita em nome de um projeto pessoal de poder.

      Quero #LulaLivre e #CiroPresidente

      1. Arriscar entregar o Brasil a extrema direita?

        Mas a extrema direita brasileira já tomou o poder via golpe.

        E, o que é pior, subjugada pela extrema direita lá do Norte.

        1. Sim
          A direita tomou o poder pelo golpe (pq pela voto…). Porém agora temos o risco de legitimizar essa direita, e, pior, até uma extrema direita, através do voto popular.

  18. um ciro não faz a primavera

    Tecendo a Manhã

     

    1

    Um galo sozinho não tece uma manhã:
    ele precisará sempre de outros galos.
    De um que apanhe esse grito que ele
    e o lance a outro; de um outro galo
    que apanhe o grito de um galo antes
    e o lance a outro; e de outros galos
    que com muitos outros galos se cruzem
    os fios de sol de seus gritos de galo,
    para que a manhã, desde uma teia tênue,
    se vá tecendo, entre todos os galos.

    2

    E se encorpando em tela, entre todos,
    se erguendo tenda, onde entrem todos,
    se entretendendo para todos, no toldo
    (a manhã) que plana livre de armação.
    A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
    que, tecido, se eleva por si: luz balão.

    (A Educação pela Pedra)

     

    João Cabral de Melo Neto

  19. Ciro.
    Disse Ciro eu apoio a Lava jato ponto. Depois tentou o centrão corrupto e perdeu se tivesse ganho o apoio dos corruptos o discurso dos seus apoiadores seria outro hoje. E tudo é culpa do PT? Se o PT for impedido quem o partido vai apoiar? Difícil ser o Ciro e lá vem mais lamentações. Tá faltando maturidade a algunhas pessoas.

    1. O amigaço dos coronéis
      O amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido já encheu os pacovás, que fique com a turma dele e deixe o PT em paz……

    2. “Depois tentou o centrão corrupto e perdeu”

      Ciro tentou e o PT governou 13 anos com o centrão e inventou o Temer de vice. É pouca bobagem?

  20. Passa moleque é essa
    Passa moleque é essa justificativa idiota que sempre apregoam quando querem nos empurrar esse regime de larápios chamado parlamentarismo.
    Alguém em sã consciência acredita que um congresso infiltrado por canalhas vai se dissolver numa boa e convocar novas eleições? Só sendo muito trouxa pra acreditar numa patacoada dessas……

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador