Fux insinua que Lula será culpado por crise e institui cobrança por eleição suplementar

Jornal GGN – “Quem concorre com base numa liminar, concorre sujeito a chuvas e trovoadas. Se vier a ganhar, e se for preciso realizar eleições suplementares, ele é responsável, porque provocou um gasto extra para a Justiça Eleitoral”, disparou o ministro Luiz Fux na segunda (13), seu penúltimo dia na presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

A declaração de Fux, mais uma vez, configura-se em um ataque velado à candidatura de Lula, que está preso em Curitiba em função de condenação em segunda instância no caso triplex. O PT tem como estratégia eleitoral adotar todos os recursos jurídicos cabíveis para levar o nome do petista às urnas, mesmo que com uma liminar – decisão temporária sobre a viabilidade da candidatura, enquanto o registro não é julgado em caráter definitivo.

No apagar das luzes de sua gestão no TSE, Fux – além de insinuar que Lula seria o culpado por uma possível crise política decorrente da eventual cassação de sua chapa e da consequente realização de novas eleições – abriu caminho para que o PT seja cobrado pelos custos de uma eleição suplementar.

A ação aproxima a Justiça Eleitoral da Justiça do Trabalho após a reforma trabalhista do governo Temer, que agora cobra do perdedor a maior parcela dos custos do processo, numa tentativa de desestimular batalhas judiciais.

“Assinamos com a AGU [Advocacia Geral da União] termo no sentido de que as verbas que foram deslocadas pelo TSE para realização de eleições suplementares deverão ser ressarcidas porque o próprio TSE entendeu que quem concorrer a qualquer tipo de cargo com base em liminar fica sujeito, como diria (o jurista) Barbosa Moreira, a chuvas e trovoadas, porque o movimento é efêmero, precário”, disse Fux.

Leia também:  Boulos diminui diferença de Covas em São Paulo, segundo Datafolha

À AGU caberá processar a chapa cassada. Curiosamente, o acordo vale apenas por 5 anos.

Fux passa o bastão para a ministra Rosa Weber, que tomará posse da presidência do TSE às às 20h desta terça (14). Ela será a segunda mulher a presidir a Corte Eleitoral em mais de 70 anos de criação do tribunal. A primeira foi Cármen Lúcia, em 2012. O primeiro desafio da ministra será a organização das eleições de outubro, que serão realizadas no dia 7.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

27 comentários

  1. LULA nos escancarou os

    LULA nos escancarou os PODERES que teve que enfrentar e tourear pra, ao final de seu governo, nos presentear com os MELHORES ANOS que o Brasil poderia sonhar ter tido um dia.

    Nos deixou claro que o PIOR PODER que temos é o JUDICIÁRIO que, junto com a midia e as forças armadas, tratam todo dia de criminalizar os poderes DEMOCRATICAMENTE ELEITOS

    Se por nos lançar a luz na escuridão em que estes NABABOS ORDINÀRIOS, vitalícios e inimputáveis, nos mantém, então

    QUE LULA carregue desta “culpa” pra toda história !!!

    LULA LIVRE !!!!  BANIMENTO e prisão aos GOLPISTAS !!!

  2. crise?

    Quanto poderá ser cobrado desses togados por quebrar o Brasil e por impedir a candidatura do Lula com base em julgamento sem provas e sem delito definido?

    Fux deu uma boa ideia para que o povo entre na justiça contra essa gangue de togados.

    Uma dezena de casas em Miami indo para leilão já seria alguma coisa.

  3. Preocupado com despesas?

    No poder judiciário, magistrados e procuradores se locupletam com o abjeto auxílio moradia que custa bilhões aos cofres públicos. E vem este infeliz dizer que está preocupado com os custos de uma nova eleição? Com o judiciário nas mãos de pessoas dessa qualidade, que esperança podemos ter no futuro do país? 

  4. CARMEM LUCIA em 08/2015

    CARMEM LUCIA em 08/2015 ANTEVIA que :

    “..os brasileiros de bem precisam ter a mesma ousadia dos CANALHAS pra ajudar a tirar o país da crise política, econômica e financeira que o BRASIL enfrenta..”

    BRASILEIROS de bem, chegou a hora de pararmos de pedir pra exigirmos os NOSSOS DIREITOS DE VOLTA

    LULA LIVRE !!! lula presidente …e toda esta sucia judicialista e GOLPISTA na CADEIA

  5. Essa o Fux matou nos glúteos, não no peito

    Às vezes, condiciona-se a concessão de liminar à prestação de caução a fim de proporcionar garantia à eventuais prejuízos causados à parte adversária. Entretanto, a Justiça Eleitoral não é parte no processo.

  6. Não vossa Excelência, Sr Fux.

    Não vossa Excelência, Sr Fux. O responsável pela crise que já existem em todos os ambitos da sociedade brasileira não é o Lula.

    A culpa da crise é de VOCÊS, nababos do judiciário, que, tirando pouquíssimas e honrosas excessões, não passam dum juntamento de funcionários públicos vaidosos, despreparados, partidários, cúpidos, invejosos, incultos, limitados, ignaros, corruptos, covardes, medíocres e completamente idiotas.

    Seja HOMEM e assuma a m**** que fizeram com o país.

  7. Pois é……
     
    os

    Pois é……

     

    os parlamentares do PT tem a obrigação de cobrá-lo pelo gasto de verbas publicas sustentadas por uma liminar precária e que nunca foi devidamente julgada. È OBRIGAÇÃO!!

  8. Lula já propôs a solução do

    Lula já propôs a solução do problema: Apresentem uma prova, umazinha só, de que ele foi corrompido pelas OAS no processo do Triplex, e ele sai da disputa. O STJ pode se reunir e analisar os recursos dos advogados do ex-presidente. Se encontrar a prova que levou o Sérgio Savonarola Moro, e o TRF4, a condena-lo, que confirme a sentença. Se não, anule o processo, e decrete s sua inocência. Se depois da eleição ele for considerado inocente quem vai indeniza-lo pelos meses de prisão? E quem vai indenizar os eleitores, PT e o ex-presidente pela eleição ilegítima? 

     

  9. Ameaça de um canalha covarde

    Assim como Admar Gonzaga, Luiz Fux ladrou, ladrou, ladrou…(com duplo sentido, claro), bravateou, ameaçou, continua ameaçando, bravateando… Mas como cão vira-lata e sabujo que é, não mordeu. Fux falou ao PIG/PPV em “inelegibilidade chapada”; mas nem mesmo entre os pares dele, essa baboseira com pretensão de neologismo jurídico vicejou. Antes,, ele e Admar, vinham proferindo o mesmo discurso, o de “julgar de ofício” a candidatura do Ex-Presidente Lula, decidindo pela impugnação. Fux deixa hoje o TSE sem cumprira ameaça. Admar Gonzaga continua garganteando, para garantir os 15 minutos de fama e a chance de ser, nem que por poucos dias, o “Sérgio Moro do TSE”.

    O PT deve anexar às peças, pedindo a suspeição e afastamento de Admar Gonzaga, essas flas midiáticas e fora dos autos, sem que tenha sidoprovocado por qualquer parte com direito a pedir a impugnaçaõ da candidatura do Ex-Presidente Lula, que são candidatos e partidos políticos, a aprtir da formalização do pedido de registro da candidatura no TSE. Lula é preso político, mantido ilegalmente numa solitária curitibana e a injusta sentença condenatória de que foi vítima não transitou em julgado. Portanto a CF/1988  assegura ao Ex-Presidente candidatar-se e concorre à presidÊncia da república.

    Os golpsitas, canlahs e criminosos do sistema judiciário estão nus, com as entranhas pútridas e fétidas expostas à luz solar.

    Hoje o New York Times publica em 1ª página um artigo escrito pelo Ex-Presidente Lula. Nos comentários vemos brasileiros de extrema direita, bolsonaristas ou tucanos acovardados, dizendo impropérios, mas sem apresentar qualquer prova contra Lula. Dos que residem no exterior, que ainda lêem esse periódico, vemos a manifestação de conservadores e interesados em que os EUA se apossem da Petrobrás e do nosso petróleo. O secretário de Estado dos EUA, general James Mattis, veio ao Brasil esses dias, para dar ordens aos militares das nossas FFAA medíocres, vira-latas, sabujas e entreguistas.

    Não há sofisticação ou sutileza nos operadores tupiniquins do golpe de Estado. Mesmo a sutileza e sofisticação que havia nas agências e departamentos de inteligência, espionagem e investigação dos EUA (CIA, NSA, NRO, FBI, etc….) foi abandonada e Donald Trump mandou, primeiro seu vice-presidente, agora um  dos seus generais, para dar ordens aos chefetes da colônia. Os golpistas têm todo o aparato estatal, de força e repressão consigo; mas nem assim conseguiram impor sua narrativa. É por isso que les estão desesperados para “legitimar” o golpe por meio de eleições farsescas e fraudulentas, como prometem ser estas de outubro, sem que o Ex-Presidente Lula possa delas  participar e com a “plantação” de um candidato PTucano uspiano como se fosse o vice ou o substituto de Lula. Mas Fernando Haddad já ‘entregou o ouro’ e nem mesmo a ação concertada do PIG/PPV e de certa “blogosfera” conseguiram manter os disfarces do tucano de bico vermelho, que está sendo dinamitado pelas aguerridas bases e militâncias não só do PT, mas da Esquerda nacionalista e preocupada com um projeto de país, focado no desenvolviemento soberano e inclusivo.

  10. Por analogia Rolando Lero

    Por analogia Rolando Lero deve ser responsabilizado 

    por causar prejuízo de milhões de reais ao Erário sentando em cima do auxílio moradia imoral recebido 

    pelo judiciário. 

    • OUTRO ALUNO DA ESCOLINHA

      O “ministro” Luiz Fucks assume duas figuras da “Escolinha STF” – do Rolando Lero e do Zé Bonitinho, interpretado pelo nosso saudoso colega Jorge Loredo. 

  11. Com base em um acordo ilegal,

    Com base em um acordo ilegal, Fux pretende que se penalize alguém por recorrer ao Judiciário … e ganhar! A tal eleição suplementar só terá que ocorrer se impedirem Lula ilegalmente de participar, já que não é condenado em última instância e está de posse de seus direitos políticos. Se uma liminar é concedida, a responsabilidade por ela é do juiz que a concedeu. Ameaçar de punir quem recorre ao Judiciário para garantir um direito é chicana. 

  12. pq?

    Não sei porque todo mundo fica batendo no pobrezinho do sinistro.

    Será que não conseguem distinguir peruca de cabeleira?

    Deixa para lá! O kara é bão de bola, pô!

  13. Se Fux admitiu que “se Lula
    Se Fux admitiu que “se Lula concorrer com base em liminar, ele arcará com os custos”

    Quer dizer, fica subentendido que essa possibilidade existe. Eles ainda não tem 100% de certeza que Lula será cassado.

    Ou foi apenas um ato falho.

  14. Cortina de Fumaça

    Ou manobra diversionista. O Judiciário criou a crise ao participar por omissão do impeachment, fase 1 do golpe. Participa das demais fases ao permitir a usurpação dos direitos dos cidadãos, atropelando cláusulas pétreas da Constituição, e  a desnacionalização corrupta do patrimônio público. É responsável único (com a ativa participação do seu braço auxiliar, o MP) pela condenação de Lula sem crime objetivamente provado e sua consequente prisão ilegal. Por último, usa como argumento a ilegalidade que ele, o Judiciário, mesmo criou, para consolidar o golpe final na Democracia, barrando a eleição de Lula no primeiro turno. E Lula ainda é  o culpado disso. É para rir?

  15. Curiosamente

    “Curiosamente, o acordo vale apenas por 5 anos.”

    Curiosamente, as “pedaladas fiscais” agora estão legalizadas.

    Curiosamente, depois das eleições a prisão antes do trânsito em julgado será considerada inconstitucional.

    Delenda est CANALHADA!!!

  16. Exmo. Sr. Ministro, data

    Exmo. Sr. Ministro, data venia tenho uma solução melhor que evitará os gastos já com a primeira eleição sem necessidade de chegar  à suplementar. Cancele-se a de outubro e emposse Lula como Presidente. Todas as pesquisas o dão como eleito  no primeiro turno, pra que a trabalheira e os custos de sermos obrigado sair de casa pra votar ? Alguém poderia dizer que isso é ilegal e que pesquisa pode errar. Ilegal seria só umam bobagem, né, ninguém mais está preocupado com isso. E pesquisas erram sim, mas na maioria das vezes acerta. Fica tudo igual àquela teoria de um colega seu aí  do STF que descobriu qua a maioria dos recursos de condenados à prisão são negados em 3a. Instância e portanto é justo já prender na 2a., né ? Tal como aqueles presos em 2a. Instância  que seriam inocentados na 3a. são uma minoria, se imaginarmos Lula na presidência em virtude de pesquisa errada apenas um dos candidatos poderia ser o presidente, falha mínima, né não ?

  17. Inacreditável q Fux citou q
    Inacreditável q Fux citou q Lula será responsável por gasto Extra do TSE,logo ele q sentou em cima do processo de auxílio moradia por anos e quando ia se votar,retirou da pauta na última hora “provocado” por uma parte interessada e com essas decisões onerando em bilhões de reais os cofres públicos só por causa de interesses financeiros de um dito juiz,ISTO É TREMENDAMENTE SÁDICO,estas prostitutas da moralidade e ética viu!!(desculpem prostitutas reais a comparação!)

  18. Inacreditável q Fux citou q
    Inacreditável q Fux citou q Lula será responsável por gasto Extra do TSE,logo ele q sentou em cima do processo de auxílio moradia por anos e quando ia se votar,retirou da pauta na última hora “provocado” por uma parte interessada e com essas decisões onerando em bilhões de reais os cofres públicos só por causa de interesses financeiros de um dito juiz,ISTO É TREMENDAMENTE SÁDICO,estas prostitutas da moralidade e ética viu!!(desculpem prostitutas reais a comparação!)

  19. FUX DEVERIA SENTIR VERGONHA

    FUX DEVERIA SENTIR VERGONHA DE RESPONSABILIZAR O LULA (“QUEM CONCORRE COM BASE NUMA LIMINAR, CONCORRE SUJEITO A CHUVAS E TROVOADAS. SE VIER A GANHAR, E SE FOR PRECISO REALIZAR ELEIÇÕES SUPLEMENTARES, ELE É RESPONSÁVEL, PORQUE PROVOCOU UM GASTO EXTRA PARA A JUSTIÇA ELEITORAL”)…

    E OS GASTOS QUE ELE, A FILHA E SEUS COLEGAS TRAZEM AOS COFRES PÚBLICOS COM AUXÍLIO MORADIA NÃO É NADA? FUX DEVERIA ANESTESIAR SUA LÍNGUA E RESPEITAR O POVO QUE NÃO É IDIOTA.  DEVERIA TAMBÉM COMEÇAR A OLHAR DENTRO DE SI MESMO E DEIXAR DE SER RIDÍCULO MESQUINHO E MERCENÁRIO.

  20. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome