Gilberto Maringoni
Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.
[email protected]

Haddad no governo, Haddad no poder!, por Gilberto Maringoni

Foto Ricardo Stuckert

Haddad no governo, Haddad no poder!

por Gilberto Maringoni

Há um calcanhar de Aquiles sério na campanha de Fernando Haddad, quando comparada à de Bolsonaro. O petista até há pouco parecia não ser candidato. Na narrativa partidária, ele é Lula. Ou um representante de Lula. Um corpo no qual o ex-presidente encarna para suplantar a barreira física do cárcere e percorrer ruas e campos do país.

Lula avisou lá atrás: “eu sou uma ideia”. Uma imaterialidade que se torna concreta na pele de Haddad. Funcionou bem até aqui. É preciso ver se terá efetividade na guerra – guerra! – do segundo turno.

BOLSONARO NÃO se apresenta como ideia. É o “Esteves sem metafísica”, de Pessoa. É o cara que vai lá e bota para foder. A imagem que buscou capitalizar é o de gente que faz, que dá armas a todo mundo, que castra quimicamente, que acaba com a semvergonhice do kit gay. É o campeão das soluções mágicas do senso comum e o símbolo da autoridade. É o personagem de fala simples e compreensível por todos. O cara, o mito.

De certa forma, ocupa no imaginário geral um lugar semelhante ao que sempre foi de Lula. Evidentemente, com sinal trocado e bem menos sofisticado.

Não tenho bola de cristal, mas Haddad pode enfrentar dificuldades se continuar a ser apenas o representante do ex-presidente. Daqui para a frente, terá de ser corpo e espírito. Terá de exibir personalidade própria e forte.

PASSOU DA HORA do candidato petista deixar de lado a consigna “Haddad no governo, Lula no poder”. Ou de fazer uma campanha focada no passado, nos “bons tempos”. É etapa vencida.

A disputa agora é pelo futuro e em bases muito concretas: emprego, salário, décimo terceiro, Previdência etc. São temas que Bolsonaro espertamente tirou de cena, focando apenas nas pautas moralistas. Como se nosso problema não fossem 27 milhões de desempregados, mas mamadeiras em forma de pinto.

Caso a campanha de Fernando Haddad não mude de rota imediatamente, o inimigo pode se aproveitar desse flanco até 28 de outubro.

Haddad é Haddad. Já!

 

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. preco dos derivados do petroleo

    O dolar caiu de R$ 4,20 para R$ 3,77 e o preco dos derivados do petroleo nao baixam.                                                                       Temos que precionar pois quando o dolar subiu rapidamente aumentaram os derivados do petroleo e agora nao baixam.

  2. Rádadi quis ser cavalheiro ao
    Rádadi quis ser cavalheiro ao tentar firmar um pacto contra fake news, um pacto com o capetão?!?

    Tomou a primeira canelada do segundo turno e foi chamado de canalha.

    Espero que tenha aprendido com que tipo de gente está lidando………

    Lula não é problema, se não fosse a força de Lula mesmo preso, o capetão estaria se preparando para assumir o governo…..todos os candidatos minguaram na votação…..

    Que a campanha petista tem que mudar é certo, o momento é outro, mas rádadi não pode se descolar totalmente do passado petista, e esse passado é Lula.

  3. É preciso ter cuidado com

    É preciso ter cuidado com este descolamento da imagem do presidente Lula. Os eleitores podem ser sentir traídos,enganados.

    O presidente Lula,como foi bem colaocado nos post,é uma ideia e esta ideia,precisa ficar claro,será coamndada pelo presidente Haddad. Também,embora seja óbvio,Haddad presidente não será um fatoche do presidente Lula,assim como não foi a presidenta Dilma. A diferença de um governo que tem propostas discutidas nos mais diversos setores da sociedade daquele que tem suas ideias em um posto de gasolina é que o governo popular não necessita basear-se em uma só pessoa.

    O presidente Lula é único. Não tem ninguém,neste momento, que o suplante em capacidade e carisma político.

    Não de graça,preso e censurado pelos golpistas raivosos e mais amedrontados do que nunca,o presidente Lula conseguiu fazer com que seu partido,mesmo achinacalhado há mais de 15 anos pela mídia porca deste país,e mesmo por falsos esquerdistas,conseguisse um desempenho que possibilitou que mantivesse a maior bancada da câmara federal,ainda que em número um pouco menor que sua bancada anterior,coisa que os partidos golpistas,com seus rios dde dinheiros,mídia amiga e apoio de suas prefeituras roubadas na campanha sórdida de 2016 não conseguiram fazer.

    A ideia dessa gente era dizimar o PT no voto nesta eleições. Só pelo expressivo resultado esta campanha já é vitoriosa.

    O segundo turno,seja qual for o resultado,também já será uma vitória. O candidato da extrema direita,se os médicos “permitirem”,terá de se expor,terá de dizer que retirar o décimo terceiro salário não acontecerá,que a estabilidade do funcionário público permanecerá para impedir,aí sim, o completo aparelhamento da máquina pública,que respeitará as minorias,enfim,terá que garantir as conquistas do povo brasileiro e não se esconder no seu gueto do whatsapp onde se comunica com grupos previamente selecionados para ouvir somente aquela parte que lhes interessa e não  todo.

    Só por isso,a democracia já conquistou uma vitória importante. A própria mídia porca,para não ser engolida,deverá fazer uma autocrítica,coisa que clamam que o PT faça.

    O PT não pode e não deve ser o refém da democracia.É preciso que se entenda que o refém da democracia,hoje,é o Brasil e o povo brasileiro.

    Que ninguém se engane com as pautas da mídia golpista. Haddad é Haddad e Haddad é Lula. Simples assim

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  4. Hadad é Haddad, Lula é Lula.

    Hadad é Haddad, Lula é Lula. O que interessa neste momento é a vitória, seja como for, nem que tenhamos de manchar as mãos de sangue. Lula Livre é uma etapa que começa em 1 de janeiro, com Haddad no poder!

  5. Rechaçar as pressões para vencer

    Como nunca antes, se abatem gigantescas pressões sobre o PT e sua direção.

    Os principais órgãos de imprensa, em editorial, acusam o programa de Lula de “Pior que a Venezuela”, intimidam com a “guerra civil” após as eleições e, hipócritas, pedem a “concórdia”.

    Na verdade querem, como eles mesmo dizem, “descolar” Haddad  de Lula e do PT. Chamam a ceder na reforma da Previdência exigida pelo mercado e tirar a Constituinte do programa, para “se abrir para o centro”… e poder, então, explorar as fotos da junção do PT com os políticos do “sistema” odiado pelo povo!

    Ao contrário, para ampliar e ganhar é preciso defender e estender os direitos sociais e o estabelecimento da soberania nacional. E porque se trata da mais ampla unidade em defesa da democracia, que é preciso uma Constituinte, o meio democrático de revogar as medidas golpistas e avançar as reformas populares – tributária, política, da mídia, agrária e outras – compromissos inegociáveis do programa do PT. É o meio democrático de mudar as instituições do sistema.

    Apoios nesta disputa de 2o turno, crucial para o futuro da nação, são bem vindos, para além das forças que defendem Lula Livre, como o PDT e o PSOL. Negociações políticas com personalidades e setores partidários também, sem repetir barganhas de outrora.

    https://petista.org.br/2018/10/08/vamos-vencer-estas-eleicoes/#

  6. Apocalipse – Capítulo

    Apocalipse – Capítulo 13

    http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/apocalipse/ap-capitulo-13/

     

    2 A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade.3 Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta;4 e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses; (…)14 Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; (…) 16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte,17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.18 Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis. Nosso alfabeto de A até Z. Certo? Na gematria inglesa de base 6: A=6 …………… N=84B=12…………… O=90C=18…………… P=96D=24…………… Q=102E=30…………… R=108F=36…………… S=114G=42…………… T=120H=48…………… U=126I=54…………… V=132J=60…………… X=138K=66…………… Y=144L=72…………… W=150M=78…………… Z=156 BOLSONARO É … B=12O=90L=72S=114O=90N=84A= 1R=108O=90———- 666     

     

  7. Apocalipse – Capítulo
    Apocalipse – Capítulo 13 http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/apocalipse/ap-capitulo-13/ 2 A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade.3 Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta;4 e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses;(…)14 Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; (…) 16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte,17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.18 Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis. Nosso alfabeto de A até Z.  Na gematria inglesa de base 6: A=6 …………… N=84B=12…………… O=90C=18…………… P=96D=24…………… Q=102E=30…………… R=108F=36…………… S=114G=42…………… T=120H=48…………… U=126I=54…………… V=132J=60…………… X=138K=66…………… Y=144L=72…………… W=150M=78…………… Z=156 BOLSONARO É … B=12O=90L=72S=114O=90N=84A= 1R=108O=90———- 666     

  8. Apocalipse – Capítulo 13
    Apocalipse – Capítulo 13 http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/apocalipse/ap-capitulo-13/   2 A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade.3 Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta;4 e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses; (…)14 Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; (…) 16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte,17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.18 Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis. Nosso alfabeto de A até Z. Certo? Na gematria inglesa de base 6: A=6 …………… N=84B=12…………… O=90C=18…………… P=96D=24…………… Q=102E=30…………… R=108F=36…………… S=114G=42…………… T=120H=48…………… U=126I=54…………… V=132J=60…………… X=138K=66…………… Y=144L=72…………… W=150M=78…………… Z=156 BOLSONARO É … B=12O=90L=72S=114O=90N=84A= 1R=108O=90———- 666     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador