Bolsonaro (46%) enfrenta Haddad (29%) no segundo turno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizada às 23h30

Jornal GGN – Jair Bolsonaro (PSL) disputará o segundo turno da eleição presidencial contra Fernando Haddad (PT). Com 99% das urnas apuradas, o capitão da reserva tem 46,07% dos votos válidos contra 29,22% do petistas. O capitão da reserva venceu o petista em todas as regiões, menos no Nordeste. Até o momento o Tribunal Superior Eleitoral registra 2% de votos brancos, 6% de nulos e 20% de abstenções. 

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) chegou em terceiro, com 12% dos votos válidos. Geraldo Alckmin (PSDB) angariou 4%. João Amoêdo teve 2%. Henrique Meirelles, Cabo Daciolo e Marina Silva terminaram com 1% dos votos válidos.

Marina, Alckmin e Ciro falaram com a imprensa após a apuração. O candidato tucano, ao contrário de Aécio Neves em 2014, reconheceu o resultado das urnas. Marina disse que estudará possível apoio a um dos candidatos no segundo turno, mas promete fazer oposição em 2019. Ciro rejeitou aliança com Bolsonaro e indicou que tomará uma decisão sobre Haddad ainda nesta semana.

O TSE abriu a apuração às 19h desde dominfo (7), com Bolsonaro na casa dos 49% dos votos válidos e 50% das urnas apuradas. Com 92% das urnas apuradas, Bolsonaro tinnha 47,01% dos votos válidos, sendo mais votado em Santa Catarina, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Rio de Janeiro. 

A boca de urna do Ibope marcou 45% para Bolsonaro contra 28% de Haddad.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Guerra
    Vai ser um sofrimento , uma dureza , o inimigo ( na sua estrutura , não o fascista – um desqualificado , sem substância nenhuma ) vem com tudo para cima !
    Mas temos de ir à guerra para desqualifica-lo , desnuda-lo , descontrair sua figura fascista , patética , sem conteudo, sem propostas realmente concretas para o país.

  2. Ciro tem de apoiar Haddad se quiser se tornar presidente

    Neste momento, deixemos de lado as questões freudianas e vamos focar nas questões marxistas. Ciro tem de apoiar Haddad se pretende, em eleições futuras, se tornar presidente do Brasil. E mais, precisa evitar a africanização do Brasil, com o fechamento de mais um canal de diálogo entre os eleitores brasileiros e o aprofundamento de radicalismos político-ideológicos. 

    Já tem maluco dizendo que Ciro não deve apoiar Haddad neste segundo turno, utilizando mágoas e vingança como único critério para justificar esta posição.

    Acho que este fenômeno freudiano da infantilização da política é um dos mais importantes a ser combatido neste segundo turno: milhares de eleitores de Ciro resistirem a votar no Haddad por mágoa e vingança.

    O fato é que Ciro só se elege presidente em eleições futuras se puder contar com os votos da esquerda, da qual os petistas e lulistas formam o maior percentual e uma espécie de núcleo duro. 

    Votei no Ciro, mas, agora, mesmo desencantado e com as críticas devidas à estratégia hegemônica arriscada do PT, discordo frontalmente de que ele não deva apoiar Haddad.

    Evidentemente, isso não significa endossar os erros do PT.

    O PT precisará fazer uma crítica sincera de seus erros políticos, que estão nos colocando à beira do abismo nazista.

    A elite política do partido não considerou que o mais importante, neste momento, é impedir o nazismo, evitar o completo desmantelamento dos direitos sociais, trabalhistas, das políticas sociais, assim como resgatar a democracia e garantir o mínimo de arranjo institucional para a manutenção da vida civilizada no Brasil.

    Contudo, mesmo com seus erros, neste momento precisamos unir forças para evitar, se não uma derrota no segundo turno, que considero inevitável, mas fechar os canais de diálogo entre esquerdas e centro-esquerda-direita.

    Se fecharmos estes canais de diálogo ou negociações políticas, o Brasil corre o risco de virar um país tribal, semelhante às repúblicas africanas que vivem se exterminando por radicalismos ideológicos, religiosos e políticos.

    O Brasil não merece mais radicalismos infantis e Ciro não pode dar este mau exemplo aos seus eleitores e ao Brasil. Lutemos contra nós mesmos neste momento, novamente, deixemos as questões freudianas de lado e foquemos nas questões marxistas. 

    1. Qual esquerda, Válber?

      O fato é que Ciro só se elege presidente em eleições futuras se puder contar com os votos da esquerda, 

      Qual esquerda, Válber, essa que foi varrida do mapa hoje? 

      1. Fernando, a história não

        Fernando, a história não termina aqui… A esquerda foi varrida do poder… Vai ser um longo caminho para se recompor, isso se não continuar a cometer erros estratégicos como os desta eleição… mas, a roda gira e a esquerda sempre se reinventa e sua luta sempre move a história… Já vivemos momentos piores!

        1. A realidade é ruim

          O PT elegeu 57 deputados e a Câmara tem 513 deputados. Os conservadores e fascistas continuam sendo maioria.

          Deveríamos ter feito uma frente democrática, mas as mesquinharias partidárias são colocadas acima dos interesses do povo. Agora Haddad está propondo o que o PT boicotou. Esse egoísmo que fragmenta os progressistas é a causa de nossas derrotas.

           

  3. Quem está por trás do “Bolsonaro”

    Que ele não fez NADA para conquistar o voto do “eleitor popular” está evidente. 

    Vejamos: 

    Ficou hospitalizado duas semanas antes das eleições, sem poder se manifestar, ou seja, não fez nada pelo voto do eleitor popular;

    Seus pronunciamentos são fraquíssimos e ele não detalhou nenhuma política essencial do seu governo até agora, muito pelo contrário, ele e sua equipe só apresentam dissonâncias;

    Como Deputado Federal, não fez nada que o qualificasse como defensor do “eleitor popular” , muito pelo contrário, defendeu privilégios de uma casta e por ai vai…

    Mas as urnas não mentem, teve 49 milhões de votos, por todo o BRASIL, INACREDITÁVEL !

    Algo ou alguém é RESPONSÁVEL por isto, o Brasil é grande e um desconhecido como ele, para se tornar popular e ser transformado num MITO ou PRODÍGIO, necessita que interesses muito poderosos o cacifassem e o lançassem.

    Foi o que ocorreu, mas como isto não aparece em nenhuma análise, está muito bem escondido.

    Como sempre digo, do couro sai a correia, assim é preciso olhar antecedentes para entender os consequentes, neste caso são poucas e bem camufladas as pistas, mas seguindo o dinheiro, sempre sobra um rastro.

    Neste caso não é diferente, infelizmente, como irei relatar a seguir.

    O auto-declarado Machão e corroborado pela ex que se desdizeu de forma suspeita, gosta de resolver as coisas com o uso da força, armas ou explosivos, quem mais chamou a atenção neste assunto porém não foram suas proezas na área, que ele mesmo refuta, mas as ações da empresa de armas TAUROS, que fornece armamento para Deus e o Mundo na Terra, pois pasmem, depois de ter suas ações valorizadas mais de 400% neste último mês, não é que vai lançar um subscrição de R$400.000.000,00 (quatrocentos milhões de Reais) na próxima semana.

    Vão armar quem?

    Como o movimento armamentista é Global e uma Guerra na America Latina esteve programada e não ocorreu, penso que vamos para ela agora, pois estes sim, tem a grana, a expertise e o interesse em levantar um ninguém  do congresso para instrumentalizar seus interesses.

    O trabalho está sendo feito de forma muito profissional.

    Olho vivo, que cavalo não desce escada.

  4. O Bolsonada desidratou o Alckmin
    E transformou a Marina, que jogou a pa de cal em sua carreira politica em 2014, ao apoiar o Aecio, numa nanica.
    Ciro nao foi desidratado pelo Bolsa. Se nao quiser scabsr Nanico, deve apoiar o Haddad e combater o fascista.

  5. Futuro em risco

    No fim do filme Cidade de Deus tem a famosa cena do Zé Pequeno querendo negociar com os moleques, armados até os dentes, sua continuação como líder do tráfico. A resposta foi simples: encheram ele de chumbo e acabava ali Zé Pequeno. Novos personagens entravam em cena (não confundir com o excelente livro dos anos 80 do Eder Sader).

    Exatamente assim aconteceu com o Brasil hoje. Todo este estado nação que você conhece acabou hoje. Bolsonaro só não foi eleito já hoje por mero detalhe. Mas ele será eleito, não há dúvidas. Basta ver a galera reaça que ganhou cadeiras na câmara e senado hoje. É paulera. Basta subirem no palanque dele toda essa galera, cria dele, que dependem dele e fazem tudo por ele. Somem-se a isso os oportunistas de plantão que vem e virã. Sabe-se onde isso acaba. Ele será eleito com poderes que nunca o pós 85 experimentou e, de quebra, tendo um trunfo invejável: o apoio de um povo ignorante ao ponto de não se permitir sequer questionar qualquer medida que virá pela frente. Teremos porteira fechada.

    Nada será como antes e quem achava que teríamos no Brasil uma mistura de Fugimori com Rodrigo Duterte já pode ficar tranquilo, porque não precisará fazer comparações. Estes dois são inspetores de escola perto do que virá no Brasil.

    Para não ficar na lenga lenga conceitual, vamos aos fatos que virão. Vou inserir em tópicos o que irá acontecer daqui pra frente e sabe-se lá até quando. Ah, e esqueça essa história de até a próxima eleição. O pleito eleitoral, da forma como o conhecemos, acabou em 2018. O que virá nos próximos pleitos será uma coisa fake, tão ao gosto do povo hoje. Mas vamos aos tópicos:

    – Rede Globo: a Rede Globo vai acabar e, ironia, não será pela mão da esquerda, mesmo Brizola tendo tentado. Ela vai tentar aproximação com Bolsonaro, fazer campanha de segundo turno tipo Collor, Serra e Aécio e toda aquela cafonice, mas o caso é que ele não precisa mais da Globo. Se ela quiser ser contra ele, ela pode falar e fazer o que quiser, isso não o atinge. Num governo dele, qualquer chantagem será inútil. Para evitar maiores problemas ele vai secar a publicidade dela e engordar o Edir Macedo. Dane-se que vão chiar. Ele vai dar um jeito de fatiar ela, sei lá. Exterminar, dar um choque de gestão, sonho da Miriam Leitão e dos tucanos quando o curto circuito é nas costas dos outros. De forma que 2018 foi o último ano que a Globo desestabilizou o país. A Globo vai se arrepender até o último fio de cabelo do c… por ter desestabilizado a democracia para destruir o PT. Mas quem gosta de golpe agora vai apanhar calado. Perdeu relevância. A Globo é o Zé Pequeno diante dos moleques vingativos.

    – Lava Jato: Tchau Lava Jato, já fez o que quis mas a brincadeira acabou. Esses caras da lava jato falam grosso com o PT, mas miam na frente de uma globo, por exemplo. Imagina então na frente da bancada da bala e ruralista, maioria no congresso, com sangue nos olhos. Alguém imagina alguma devassa contra Bolsonaro e aliados (os caras são donos da PF, das polícias estaduais e do exército…)? Vão pedir arrego e dizer que dão apoio. E vão ouvir um “foda-se vocês, não queremos seu apoio”. Sérgio Moro ministro da justiça? Hahahah. Bolsonaro não precisa de concorrente, ainda mais de um baba ovo como esses. Essa galera da lava jato vai tomar um passa moleque e vai sumir logo;

    – Poder judiciário: já vai começar 2019 enquadrado. Aliás, já começou em 2018. Toffoli já até colocou um militar sentadinho com a espada de Dâmocles na sua cabeça. Qualquer chiadinha será domada com o peso da violência que este governo representará. Qualquer nó górdio que o judiciário colocar será quebrado com a espada do ódio, do rancor e da mais rasteira violência, pode gravar aí. Essa galera ainda vai ter saudade da democracia, mas quando tinham democracia resolveram abusar. Jogaram fora o habeas corpus, a presunção de inocência e o trânsito em julgado. Estas três garantias, quando eram contra o Lula, estavam todas relativizadas. Agora vão experimentar na pele a ausência delas. É o que o Nassif chama de o “novo normal”. Aquelas cenas deprimentes do STF só serão isso: cenas deprimentes. Os arroubos de um Gilmar Mendes, de uma Carmen Lucia ou de um Marco Aurélio vão passar batido. Ali todos são crianças mimadas. Quando a violência de fato bater na porta, vão ficar com medinho e bem caladinhos. E ainda vão chamar isso de republicanismo;

    – PT e PSDB: acabaram. Estes dois partidos não existem mais, junto com uma penca de outros. Mas como eram os protagonistas, chamam atenção suas mortes especificamente. Não adianta ressuscitar defunto. Tenho apreço pelo PT, mas é um fato o que vivemos agora em 2018. Tudo está mudando rápido no Brasil, e para pior, muito, mas muito pior. A lógica do PT acabou. A do PSDB idem. Para se ter uma ideia, a dicotomia Arena – MDB, da época da ditadura, terá sido, em termos de comparação, algo bem progressista frente ao que teremos pela frente. Uma nova frente terá que ser construída e levará anos para se legitimar. Só restará a ela defender o futuro, as melhorias de vida em função das novas tecnologias e das novas formas de economia e relacionamento, do fim dos falsos dilemas liberalismo x estatismo etc. Ao cabo, enfim, o futuro é a única coisa que essa galera do Bolsonaro teme, porque simplesmente eles não tem a menor condição de construir, nem sabe o que isso significa. Mas para este novo grupo político sonhar em ganhar algum tipo de relevância precisará, convenhamos, ter diálogo interno e ter trânsito entre as instituições que tem armas (PF, Exécircito, Polícias). Ou seja, vai demorar.

    – Democracia: no Brasil ela nunca existiu e sempre foi cooptada em favor dos poderosos. A diferença é que agora diremos que ela “sempre foi cooptada em favor dos VELHOS poderosos”. Agora ela será cooptada por gente como Edir Macedo, indústrias de armas, bancada do agrotóxico, do estupro, do machismo e do fundamentalismo em todas as suas piores vertentes. Na bacia das almas estarão a mídia tradicional, FHCs e bajuladores, os ditos empresários progressistas que na hora do vamos ver flertaram com o golpe de 2016, partidos políticos e todas aquelas corporações, tipo ministério público, que sempre surfaram na onda do “eu sou foda” e que eram amaciados pela Globo. Importante deixar claro: a partir de 2019 o contrato do monopólio apenas potencial da violência (Max Weber)  será substituído pelo uso de fato da violência como meio legitimador. Você ainda verá as milícias de bairro crescendo e a geração de consensos por meio da força se espalhar. Quem não concorda ou legitima um “novo normal” está fora, entendeu? Estar fora significa…. estar fora, entendeu?

    – Lula: continuará preso. Se solto, é um ponto de referência para a luta. Se exilado para um outro país continua sendo um ponto de referência. Por hora, deixarão ele preso, tentando fazer ele sumir. Não se espantem se ele sofrer um ataque cardíaco fulminante, se é que vocês me entendem;

    – Jornalistas: aqueles de rabo preso com o poder, tipo esses caras da Globo, irão pro ostracismo. O bolsonarismo não precisa deles. O povo está e continuará anestesiado e pode apanhar doído que continuará dando risada. Nietzche explica. De forma que dane-se a crítica dos jornalistas, as capas de jornais (até quando eles vão existir?), as manchetes de telejornais da noite. Aliás, a melhor metáfora do que será um jornalista nós já temos: basta assistir aqueles programas de discussão das eleições que passam na Bandeirantes… Entenderam? Então, é isso. Os jornalistas achavam que adulando o patrão iam acabar como Capote, mas vão acabar mesmo é como Merval. É uma questão de matemática;

    – Reformas: virão de toda natureza, gosto e perversidade: previdência, nova trabalhista, política (hehehe), das famílias, dos gêneros, dos costumes, das religiões….

    – Programas sociais: serão do tipo assistencialista religioso. Cabresto e semi-escravidão. O Brasil colônia terá sido um país progressista frente ao que virá. Os programas sociais não serão políticas públicas, mas sim elementos de humilhação e dominação. A Universal dará conta disso;

    – Eleições: conforme já dito, serão apenas para “ticar” e referendar a lista com os resultados que se desejam obter. Se você acha absurdo tente voltar 10 anos atrás. Você, em 2008, imaginaria o que estamos vivendo hoje?;

    – Relações humanas: estarão deterioradas, o que é uma excelente notícia para o bolsonarismo. Somente a desagregação confusa das pessoas permite que um poder sem igual perdure na linha do tempo. Ontem, pelo whatsapp, no grupo de minha família, eu manifestei discordância com o meu sogro porque ele apoia o Bolsonaro, enfim, com os vários argumentos etc. Como resposta ele me mandava aquelas mensagens padrão, tipos imagens do Bolsonaro e frases de efeito contra a corrpução etc. Eu retruquei. Até que ele encaminhou uma mensagem que falava que a PF do Bolsonaro ia ser tão eficiente que até o dedo do Lula iam encontrar etc. O caso é que eu mesmo, seu genro, esposo de sua filha, pai de duas de suas netas que ele tanto ama, enfim, eu mesmo também não tenho um dedo (mas do pé), fruto de um acidente que tive quando criança. Enfim, eis a dimensão das relações humanas… Quantos relatos semelhantes ao meu. Eu até pensei em dizer que a polícia ia achar o dedo do Lula no c… dele, mas só iria piorar. O fato é que esse mal estar generalizado da nossa sociedade irá perdurar por muito tempo. E enquanto isso eles nadarão de braçada. Quando acordarmos não seremos mais um país que, no fundo, é um desejo de quem o está elegendo. Estamos lascados enfim.

    Os temas não se esgotam, claro, mas já temos uma pista do ‘não país’ que nos tornaremos. Uma ‘não país’ em que, desvirtuando um pouco o velho Bezerra, o cidadão terá dois direitos básicos: tomar tapa e não dizer nada.

    1. Há responsáveis ?

      ALESSANDRO: Mesmo quando são tomadas decisões politicamente corretas, o resultado pode ser ruim. No caso destas eleições, foram tomadas decisões políticas incorretas, a meu juízo. E por isso estamos muito próximos de um regime fascista.

      Pergunto: há responsáveis ? Ou todos são culpados e ninguém é responsável ?

  6. Uma missão muito díficil, restam apenas 20 dias

    Agora temos que considerar o total de votos, e não apenas os votos válidos do primeiro turno, diante da provável tragédia que se anuncia.

    A esperança que resta está no fato de  candidato do PSDB obteve 39,9 milhões de votos no primeiro turno e 37,5 milhões de votos no segundo turno nas eleições de  2006,

    Os candidatos do PSDB, NOVO, Podemos, Meirelles, e Daciolo tiveram juntos cerca de 10,4 milhões de votos, em tese boa parte devem caminhar na direção do candidato do PSL.

    Abstenções, brancos e nulos representaram 39,4 milhões de votos. Será necessário reverte r uma parte deste votos para obter uma vitória no segundo turno.

    A tragédia que se anuncia tem o poder mais do que suficiente para reverter está situação, mas mesmo assim será muito difícil.

    Temos apenas 20 dias para evitar a maior tragédia da história deste país.

  7. O voto útil de direita no primeiro turno

    Outra esperança é que os eleitores do PSDB, Meireles e do Novo, que poderiam votar no candidato do PSL, aderindo ao fascismo, já o fizeram no primeiro turno, restando apenas aqueles eleitores de direita que respeitam a democracia e são contra o fascismo.

    Ou seja o candidato do PSL atingiu o teto da sua possível votação.

    Uma hipótese nada desprezível.

  8. Falta o segundo tempo
    O jogo esta difícil o adversário é forte, mas nem tanto, agora o Brasil tem que escolher entre as trevas ou o brilho da estrela,vamos a luta, nada de correr da raia. Haddad presidente

  9. Seria necessário fazer uma

    Seria necessário fazer uma política real de enfrentamento do golpe. Chega a ser delirante achar que, após derrubar a Dilma e prender o Lula, eles simplesmente vão permitir que Haddad ganhe e implemente políticas contrárias aos interesses dos golpistas. Toda a energia teria que ser dispendida no sentido de denunciar o golpe, a ilegalidade da prisão do Lula e a fraude que são as eleições. O Haddad se eleger vai resolver o que neste contexto? Não adianta nada. O PT já se elegeu em 2014 e hoje nem governa mais. Essa política é urgente para termos condições de resistir ao aprofundamento do regime golpista que certamente virá.

     

  10. Deus no céu, na minha zona
    Deus no céu, na minha zona eleitoral muita gente pobre , negros e mulheres votando no Bolsonaro.
    Virou uma febre. Só falava em Bolsonaro, parecia que estava num bairro da elite.

    Olha, não sei como vai ser para desconstruir a imagem desse cara.
    Bolsonaro virou encantador de idiota .

  11. O primeiro ato pró Bolsonaro será feito pelo … Haddad !

    Impressionante a burrice e a total falta de estratégia !

    Amanhã cedo o Haddad estará em Curitiba para pedir a benção divina. Bolsonaro agradece !

    Não aprendeu nada. Ele deveria estar procurando apoio entre os outros candidatos e partidos.

    A visita a Curitiba não agrega um mísero voto e aumenta a rejeição, que já está quase empatada com o Bolsonaro.

    Eleição se ganha com o cérebro e não com o ego !

      1. Ninguém duvida da lealdade do Haddad

        O ponto não é lealdade. A lealdade do Haddad ao Lula é inquestiovável.

        O problemas das visitas é que passa subserviência e a imagem de “poste”, e isso aumenta a rejeição. Essa estória de ir como “advogado do Lula” não cola, é ofender a inteligencia do eleitor. E pra piorar ainda vai de jatinho, que é um simbolo dos favores de “amigos”.

        Comparar com a situação do Dória é descabido na minha opinião. O Dória é um predador e vai destruir o pouco que restou do PSDB.

        1. Contraditório

          O Bolsonaro (e o Mourão) falam qualquer besteira e não perdem um único voto por isso.

          Agora você chega cheio de melindre para defender um inocente.

          Não vejo problema em agir com a verdade e com firmeza de convicção. O povo saberá valorizar

          1. Errado

            Não é melindre, é querer ganhar a eleição.

            Quase perdemos ontem e se mantivermos a “estratégia” perderemos no segundo turno.

            Não existe derrota honrosa quando se perde para a Idade Média

  12. Reduzir pressão e criar o clima para falar com o eleitor

    O raciocínio surge de um bom debate de ideias, do confronto de programas, mas, nada disso serve para este momento.

    Um candidato despreparado, sem programa, sem exposição/discussão de ideias entre gente mais preparada para lhe contestar, obteve um 46% dos votos válidos. A resposta não está nos méritos dele nem muito menos no seu programa, mas sim na motivação que o eleitor pobre e de periferia teve para votar nele. Houve uma conversão de costumes conservadoras para a “política” de direita neoliberal e, inadvertidamente, milhões de ratos votaram no gato.

    Nestes últimos anos, junto com a generalização do uso das redes sociais, tiraram o gênio da lâmpada e foi crescendo um sentimento de protesto geral da população, insuflado inicialmente pela mídia contra o PT (corrupção seletiva), logo contra Dilma, logo contra Temer e, agora, com o que sobrou daquele passado recente: um inocente preso em Curitiba. A prisão do Eduardo Cunha e quadrilha não foram suficientes para entender que vivemos numa sociedade corrupta em geral; o aparecimento de tucanos corruptos não foi suficiente para mitigar a escandalosa persecução da Justiça acima do PT. Ocorre que o desejo de revolta existia preso e foi manifestado no voto deste Domingo (podia ter sido novamente o macaco Tião, de 30 anos atrás no RJ). Soma-se a isso a proliferação das redes sociais, que desconectaram a população dos aspectos políticos, econômicos e de soberania, levando a discussão para assuntos comportamentais, fofocas pessoais e morais, quase sempre na linha abaixo da cintura.

    A panela abriu uma válvula e parte da pressão deixou escapar ontem. Hoje deverá haver um mínimo de sentimento de ressaca, que rapidamente Bolsonaro tentará evitar, pois ressaca não existe em quem é mantido bêbado. A direita tentará colocar mais pressão, para manter o voto protesto. O PT, neste segundo turno, devia tentar manter a válvula aberta, abrir novas válvulas e tirar a pressão deste caldo político que a sociedade vive, criando condições para conversar civilizadamente, onde possam ser ouvidas as propostas de ambas as partes. Com a panela explodindo ninguém escuta nada e é exatamente isso o que Bolsonaro fará: manter a fervura e evitar a exposição racional e lógica sobre a sua ausência de ideias e falta de preparo para o cargo que postula.

    Como numa festa de música forte e barulhenta, há que esperar uma música romântica para entrar no “clima” e falar alguma coisa importante para a pessoa que se deseja conquistar. Devemos, por tanto, já na primeira semana de campanha, esgotar a discussão comportamental e falar de nossos equívocos, de corrupção, de segurança, de educação, de gêneros, abrir as nossas feridas com sinceridade, mostrando claramente a posição de Haddad sobre cada assunto que motiva fofoca e fakes, evidenciando que não há tentativa de impor nada à sociedade, pois, a rigor, estes temas sempre serão de discussão plural da sociedade e dos seus representantes e não uma plataforma ou programa específico de governo, que deve governar para A e para B. e deixar que eles se entendam para regular a vida em sociedade.

    Tirando pressão na panela será desestimulado o aparecimento de novos fakes sobre o assunto, criando clima para que, na parte final deste segundo turno, o povo acorde em maior silêncio, num momento reflexivo e observe que o “seu Rei do primeiro turno está nu”. O primeiro turno foi um recado dado pela sociedade à classe política, agora é a vez de a política passar o seu recado.

    1. Liberação de armas puxou muitos votos de pobres para o Bolsa

      Pior, são pobres que não têm nem sequer condições de comprar uma arma, até porque quem quiser usar armas, basta conseguí-la no mercado negro, que é abastecido por policiais, eleitores de Bolsonaro.

    2. O que é o anti-petismo para os que votam em Bolsonaro

      Se o anti-petismo foi o motivo e a causa da disparada das intenções de voto no Bolsonaro, faz-se mais do que necessário descobrir exatamente o que é isto.

      No  mercado financeiro a dúvida é se o Hadad irá fazer as reformas estruturais necessárias para harmonizar e equilibrar o Brasil, em especial a reforma fiscal, com o fim do deficit da previdência que implica na falência da governabilidade por falta de dinheiro para investimento em segurança, escolas e saúde.

      No meu modo de ver, sem um programa de governo crível, que transmita serenidade, paz e confiança para a população, nenhum dos dois candidatos irá ter um governo minimamente eficaz.

      Vou tentar fazer uma análise, mais para frente, dos dois candidatos sob a ótica dos meus referenciais, a Astrologia, o Tarot e a Geometria, mas já adianto que o aspecto marciano do Bolsonaro e o aspecto jupiteriano do Hadad são preponderantes.

      Com relação ao anti-petismo, penso que o aspecto mercuriano representado pela dupla Lula/Dirceu, onde a mentira e a demagogia reinam é o principal fogo que alimenta a caldeira e aquece o vapor que move a onda bolsonarista.

      Como sempre posso estar errado, mas continuo aberto à opiniões.

  13. Pesquisas

    Com a palavra os institutos, tão sábios. O que pode ter acontecido, pela via legal, com os votos previstos na véspera para Requião, Suplicy e Dilma? Qual a explicação plausível? 

  14. di novo

    Haddad terá muito a ganhar se todos os derrotados apoiarem o koiso. Aos olhos da população mostrará de que lado as zélites estão. O único apoio que interessa é o do Lula. Tem que assumir ser continuação do Lula. Fazer acordo com as osmarinas 1% da vida é perder tempo e respeito frente o resto da esquerda. Há que radicalizar o discurso, ir para cima. Não cometer os mesmos erros da Dilma que de concessão em concessão concedeu o Planalto. Quando ela quis Lula já era tarde. Há que se falar do Présal, da Embraer, de Alcântara, do golpe dos remédios, da Petrobrás, do submarino nuclear, da pesquisa científica, da soberania, do BRICS e o escambau . Se for para perder que seja com pauta popular e nacionalista

  15. Fraude?

    Como é possível em um dia a Dilma estar em primeiro lugar para o senado e no dia seguinte perder em quarto lugar?

    Como é possível um candidato que mal aparecia nas pesquisas ganhar o executivo em MG?

    Como é possível o Eduardo Suplicy estar em primeiro lugar para o senado em um dia e no dia seguinte perder em quarto lugar?

    Podem me chamar de “antidemocrático” e adepto de teorias da conspiração.

    O fato é que ninguém me convence de que não houve FRAUDE cibernética nessas eleições.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador