Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

Os golpistas não podem ser perdoados, por Aldo Fornazieri

Os golpistas não podem ser perdoados

por Aldo Fornazieri

Por mais respeito e admiração que Lula possa suscitar, ele também erra e nisso ele não é isento do crivo crítico de quem participa do debate público. Lula errou ao anunciar o perdão aos golpistas no final da nova fase das caravanas, agora em Minas Gerais. O gesto de Lula não deve ser entendido como uma manifestação pessoal de bondade cristã. Não se trata disso. O perdão foi um ato eminentemente político. É no aspecto e no conteúdo político que o seu gesto se constituiu num erro. Em primeiro lugar, a declaração de perdão foi absolutamente desnecessária. Até porque os golpistas não pediram perdão nem a Lula, nem a Dilma e nem ao povo brasileiro. Assim, nem se sabe se estão arrependidos e não merecem um perdão unilateral e espontâneo de quem quer que seja.

O perdão de Lula pode ser discutido a partir de dois ângulos diferentes: 1) sob o ponto de vista do significado em si da manifestação de perdão, o gesto enquanto tal, seja ele emanado de um sentimento cristão ou de um sentido laico; 2) sob o ponto de vista tático, tal como argumentam alguns petistas, visando dar início a um processo de alianças com partidos ou setores que se posicionaram em favor da derrubada de Dilma.

Analise-se o primeiro ponto de vista, o ato de perdoar em si, seja do ponto de vista cristão, seja do ponto de vista laico, o que, na essência, é a mesma coisa. Foi a pensadora Hannah Arendt quem discutiu esse problema de forma mais aprofundada. Ela parte da tese correta de que as ações humanas, incluindo a política, agregam duas características irredutíveis: a irreversibilidade e a imprevisibilidade. O que importa aqui é a irreversibilidade: as ações humanas, depois de levadas a cabo, não podem ser desfeitas. Não é possível desfazer o que se fez. Por exemplo: não é possível desfazer o golpe contra a Dilma. Aqueles atos foram feitos e não podem ser desfeitos. O que se pode fazer, é estabelecer um novo começo: anular o golpe, prender os golpistas, derrotá-los ou perdoá-los. Anular o golpe, no STF, não desfaz a ação dos golpistas.

Se o remédio para a imprevisibilidade da política e das ações humanas consiste em prometer e comprometer-se com as promessas, no caso da irreversibilidade das ações, o remédio consistiria no perdão. O pressuposto de Arendt, quanto à faculdade de perdoar, evidentemente é o de que, quando se erra, deve-se pedir perdão. O perdão seria o contrário da vingança e permitiria estabelecer um novo começo, buscando superar os erros do passado e estabelecendo uma nova promessa, uma nova aliança.

Arendt, contudo, faz uma ressalva nesse exercício da faculdade de perdoar: é uma ação válida quando não se trata de crime e do mal voluntário. Seria um perdão relativo àquele conjunto de atividades ordinárias que implicam, geralmente, em ofensas não intencionais, segundo aquele ditame de Jesus Cristo do perdão aos homens “porque eles não sabem o que fazem”.

Neste contexto, é difícil supor que entre os que votaram a favor do impeachment existisse alguém que não soubesse o que estava fazendo. Temer e a camarilha do PMDB eram figuras conhecidas. O golpismo de Cunha e de Aécio, dentre outros, era conhecido. O programa do PMDB, antinacional antidireitos, era conhecido. A ausência de crime de responsabilidade e a motivação puramente política contra Dilma eram coisas sabidas.

Ademais, quando se trata de política e de poder, é sempre preciso recorrer aos ensinamentos de Maquiavel, alguns dos quais reforçados por Max Weber. Maquiavel nota que os preceitos morais cristãos aplicados à política, notadamente a piedade, a resignação, o perdão, fizeram com que o próprio cristianismo contribuísse de forma decisiva para que o mundo fosse dominado pelos malvados. Não por acaso, Maquiavel foi o descobridor da moral própria da política – a virtú – que é diferente da moral cristã e da moral do senso comum. Em política, às vezes, é preciso agir mal do ponto de vista da moral cristã e do senso comum, para produzir o bem dos governados. Em outras, quando o governante age segundo as virtudes cristãs e do senso comum para produzir o bem, poderá acabar produzindo o mal para o povo.

Weber retoma essa discussão mostrando os paradoxos entre a ética  da convicção, própria das religiões e dos grupos radicais, e a ética da responsabilidade, inerente ás ações políticas adequadas. Mostra que para a ética da responsabilidade não faz sentido oferecer a face esquerda quando alguém te bate na direita, doar todos os teus bens para alcançar o reino dos céus ou, ainda, jogar fora as armas durante uma guerra em nome da paz.

A impressão que dá é que, em alguns casos, o comando petista perdeu a dimensão desses paradoxos da política e da moral. Não é concebível que ministros da Dilma deixaram ou governo três dias antes da votação do impeachment para voltar à Câmara votar contra a presidente. De duas uma: ou foi confiança em demasia ou foi perda de noção de como se trava a luta pelo poder.

Desta forma, perdoar genericamente não é pedagógico, principalmente para os jovens lutadores que compreenderam a natureza desse golpe e lutam contra as desgraças que ele significa. A democracia requer compromissos inquebrantáveis, que não podem ser escamoteados por movimentos táticos de interesses partidários.

Lula e as alianças

Por outro lado, é preciso perceber que o comprometimento com o golpe não foi no mesmo grau entre aqueles que apoiaram o impeachment. Um grupo de políticos praticou a conspiração, a traição e o golpismo de forma deliberada: quase toda a cúpula do PMDB, boa parte da cúpula do PSDB, lideranças dos partidos do centrão etc.. Trata-se de inimigos da democracia, de pessoas que sabiam que estavam violando a Constituição e, portanto, praticando o crime e o mal voluntário. Mesmo que essa gente peça perdão, não é possível perdoá-los. Afinal de contas, a política não trata da salvação de almas. Se quiserem remediar o mal que fizeram, que estabeleçam um novo começo que seja capaz de mostrar a sinceridade de seu arrependimento de forma prática.

A outra questão que a concessão do perdão de Lula suscitou é quanto ao seu sentido tático – a busca de alianças com partidos ou setores que se posicionaram em favor do golpe. Mesmo que a intenção tenha sido essa, o gesto do perdão é desnecessário. Lula e o PT precisam jogar às claras. A questão é: é factível, razoável e legítimo buscar alianças com setores que votaram pró impeachment?

Parece ser razoável considerar que alguns setores partidários que votaram em favor do golpe sejam democráticos e progressistas, mas que comentaram um grave erro de   avaliação e de ação. Também não se trata de perdoá-los, mas de estabelecer um novo começo, com base em um programa e em compromissos com a democracia, com a igualdade, com a justiça e com o desenvolvimento nacional.

Tanto nas guerras quanto nas estratégias políticas, o uso de táticas para enfraquecer o lado inimigo sempre foi praticado. Mas, evidentemente. é preciso saber que há um limite nisso, que é preciso estabelecer uma relação adequada entre os fins e os meios para que os fins não resultem anulados pelos meios.

O que está em jogo é que, se é legítimo e pertinente que Lula e o PT busquem atrair setores que ontem votaram no impeachment, a frente que vai se formar em torno da candidatura petista precisa ter uma fisionomia diferente das frentes de conciliação ampla que se formaram nas experiências petistas pré-golpe. Trata-se agora de formar uma aliança democrática e progressista e de propor um programa que expresse este conteúdo a partir de compromissos claros e abertos em um processo igualmente claro e aberto.

Reeditar a velha conciliação, pura e simples, significa reeditar uma experiência que não deu certo e que custou muito à democracia, ao povo, aos pobres e aos trabalhadores. Lula e o PT precisam abrir mão de seu hegemonismo, construindo de forma colaborativa, um novo processo com os progressistas e com as esquerdas. Se não for assim, Lula e o PT correm o risco de agregar pouco no seu flanco direito e de perder muito no seu flanco esquerdo.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política (FESPSP).

 
Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. da toria a pratica …
    LULA,

    da toria a pratica …

    LULA, queiram ou não, terá que trabalhar com as forças e as LEIS de que dispuser

    – Há entre nós leis que incrimem ato lesivo à pátria por exemplo ? 

    – Existe alguma lei que PUNA exemplarmente quem atenta contra as regras DEMOCRÁTICAS ?

    ..eu desconheço 

    ..e se sim, quem aplicaria a lei ? ..esse JUDICIÁRIO que deu ares legalistas a este GOLPE pratrocinado por dvs ELITES e pelos EUA, estes que ainda agora ESTÃO PROTEGIDOS pelas FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA e FORÇAS ARMADAS ?

    Pergunta – e DILMA ? saída de 70%  chegou a um 2o pleito raspando nos 50% de aprovação pra logo depois adotar medidas NEGADAS em campanha ? a isso chamamos de traição ?  ..ou será que foi o POVO quem a traiu primeiro ?

    Consigo, de memória, relacionar duas dúzias de GOLPISTAS que não mereceriam clemência mas sim PAREDÃO ..de qq, forma, desamparado dum formalismo jurídico, difícil saber o que faremos com eles.

    Ademais, depois desse período conturbado em que AINDA ESTAMOS PRISIONEIROS e SUBJULGADOS, difícil imaginar sairmos dele na base do OLHO por OLHO, dente por dente, não ?

    FATO 1 – Quem não tem estômago de EMA não deve se meter na política

    FATO 2 – O GOLPE foi uma benção pros progressistas. Tivesse DILMA conseguido ir até o fim, tudo indica que a urna daria-lhe o devido e merecido fim

     

     

  2. Não

    Me parece que o Lula não aprendeu nada com essa porrada que tomou, não se perdoa o inimigo você explora o inimigo, você faz com que ele sinta o seu peso e o coloca submisso a sua vontade. Com essa atitude Lula se colocou novamente submisso ao PMDB, quando deveria deixar que sangrassem ainda mais e ficassem ainda mais debilitados para só então sentar a mesa para negociar, mas aí como quem dita as regras. Outra coisa é bom o PT acordar porque o Lula já não é mais o PT por mais que ele tente manter esse vínculo e o PT também. Com quem converso aqui do Rio que antes votava no PT muitos já não se dizem tão dispostos ,principalmente pela incompetência demonstrada .

    1. Pois é! Quantos erros
      Pois é! Quantos erros estratégicos eles irão cometer? O PT assumiu a Presidência e subestimou seus inimigos que não são poucos e acabou golpeado juntamente com a Democracia. Com esse perdão do Lula e as alianças que já surgem em 6 estados eu perdi a confiança total e vou transferir todos meus votos pro PSol, PCdoB, PDT e REDE.

      1. ra ra ra ..como protesto e

        ra ra ra ..como protesto e indignação VOCÊ vai votar na Fadinha da Floresta, a do  BC independente ?

        quem quiser que acredite que vc faz parte dos “frustrados”

  3. Se vocês não prenderem ou

    Se vocês não prenderem ou executarem os conspiradores pelo crime de traição contra a pátria, vocês estarão mostrando fraqueza e covardia.

    1. por quais leis faremos isso

      por quais leis faremos isso ?  ..ou vc propõe um golpe dentro do golpe tb ?  ..lei retroativa ?

      E contra golpe  ..com que armas já que os “pogreÇistas” mesmo lutaram recentemente por desarmarem toda a sociedade ?!  ..isso enquanto o outro lado esta com todo o armamemnto do lado deles (Forças Armamas e Públicas)

       

      1. Vocês não têm leis, período.

        Vocês não têm leis, período. A constituição brasileira é pateticamente frágil e mesmo as partes boas dela são ignoradas pelos criminosos que ocupam os cargos de juízes e promotores públicos, portanto é burrice tentar apelar para as leis brasileiras esperando que elas sejam cumpridas.

        Armem-se, vocês terão que recuperar o seu país por vocês mesmos.

        1. Pergunta pro Dirceu e pro

          Pergunta pro Dirceu e pro Genoino se eles acham que isso é solução ?

          Em tempos de algoritmo vc acha que 38 resolve ? EU SEI O QUE VOCE FEZ ONTÉM , hoje ..e fara amanhã

          ..vc ta falando de fora  ..motivado pela revolta (eu entendo)  ..veja os países que tiveram TOLOS pra se rebelar (viraram escombros) 

          ..o país é continental  ..se antes eramos ruriculas e dispersos, hoje a maioria é formada de urbanóides classe média, pacificos reinvidicantes  de benefícios do Estado e preocupados com a própria sobrevivência  ..não é a nossa tradição o confronto (falamos português, se esqueceu ?)

          97% odeia Temer  ..e nada acontece  ;;é isso que somos e temos

          O país encontrará SIM sua saída na negociação  ..de degrau em degrau, evitando sobresaltos e ameças ..analisando suas faltas e omissões, alicerçando suas Instituições ..isso leva tempo ..e com sorte, descobrindo um projeto de Nação

          reitero  ..hoje até as Forças Armadasse se renderam a projetos integralistas americanos  ..há que ter muita habilidade pra desatar esse nó ..a violência ou revanchismo açodado só adiará a solução, e aumentará os estragos e passivos a serem saldados

          1. Eu estou indignado porque

            Eu estou indignado porque estou vendo um país com potencial para ser uma França virar uma Somália.

            A sua atitude é louvável mas ela só funcionaria em países civilizados, o Brasil não é um país civilizado. Eu cometi o erro de pensar como você na era Lula, eu pensei que vocês tinham finalmente entrado nos trilhos mas bastou Lula sair do poder para a selvageria medieval voltar em força e com sede de vingança, acha que é coincidência a destruição sistemática de todos os programas e atos que deram certo do governo Lula?

            Eu não consigo ter uma única conversa com os empresários do seu país que envolva o governo Lula sem ter eles cuspindo ódio no meu rosto, e considere que todos eles se beneficiaram enormemente no governo Lula! Como você vai fazer estas bestas-feras mudarem de idéia sem ser pelo cano de uma arma?

             

        2. Traição a patria

          http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7170.htm mas tem ainda PROJETO DE LEI N.º 8.075, DE 2014

          Art. 9º – Tentar submeter o território nacional, ou parte dele, ao domínio ou à soberania de outro país.

          Pena: reclusão, de 4 a 20 anos.

          Art. 22 – Fazer, em público, propaganda:

          I – de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social;

          II – de discriminação racial, de luta pela violência entre as classes sociais, de perseguição religiosa;

          Art. 30 – Compete à Justiça Militar processar e julgar os crimes previstos nesta Lei, com

          observância das normas estabelecidas no Código de Processo Penal Militar, no que não colidirem com disposição desta Lei, ressalvada a competência originária do Supremo Tribunal Federal nos casos previstos na Constituição.

          Parágrafo único – A ação penal é pública, promovendo-a o Ministério Público.

          Art. 31 – Para apuração de fato que configure crime previsto nesta Lei, instaurar-se-á inquérito policial, pela Polícia Federal:

          I – de ofício;

          II – mediante requisição do Ministério Público;

          III – mediante requisição de autoridade militar responsável pela segurança interna;

          IV – mediante requisição do Ministro da Justiça.

           

  4. A questão crucial será o

    A questão crucial será o congresso eleito no ano que vem. Qualquer governo eleito terá ele como interlocutor e força política. Não adianta Lula ganhar com este congresso atual, não adiantará Luciana ou Ciro ganharem se não possuírem base parlamentar para sustentação. Precisaremos do máximo de informações, se a força tarefa do combate ao “fakenews” permitir, sobre os candidatos, principalmente como votaram, se é congruente com o que falam. em relação à enxurrada de “novos” que surgirão, precisaremos de suas relações com o staus quo.

    1. Sem muitas esperanças desse lado ai

      Sem reforma poltica à vista e sem mudança na cabeça do brasileiro, acho que o Congresso que sera eleito em 2018 sera muito proximo desse ai. E talvez até pior, pois com Temer, acostumaram-se a legislar chantageando o governo federal.

  5. Concordo com Aldo Fornazieri.

    Concordo com Aldo Fornazieri. O Brasil precisa de confronto e luta para se firmar como nação. Lula deve ter se inspirado em Vargas ou em Prestes para tomar a decisão do perdão. Desconsiderou no perdão o momento histórico e a traição não ao PT, que  em alguns aspectos morais portou-se como os traidores, mas ao pais.

    1. Não basta lhe dar uma

      Não basta lhe dar uma estrelinha  ..tenho que vir aqui pra dizer que você falou UMA TREMENDA DUMA BOBAGEM

      O País, a bem dos mais necessitados inclusive, precisa de PAZ, crescimento, emprego, distribuição de renda

      A vida é curta criatura  ..até quando esta atitude infantil de confronto ?

      Nos ultimos 50 anos, queiram os beligerantes ou não ..o melhor período que experimentamos foi o do LULINHA Paz e Amor  ..um período rico em política e acordos

      1. Romanelli

        Olhando para tras hoje, da para notar que Lula governou na corda bamba com sua base de coalizão. Jamais houve paz e amor de fato quando o Brasil esteve sob governos populares. Eles ameaçaram derrubar Lula diversas vezes, culminando com o Mensalão e com a Operação Satiagraha. Acho que é uma ilusão acreditar que nos vivemos naquele momento, realmente, um momento de paz social. Nos tivemos a intenção de Lula de um momento de paz e harmonia, mas não da ‘elite’ que sempre dirigiu o Pais e fez de tudo para desestabilizar os governos petistas.

        1. Sejamos pragmáticos e

          Sejamos pragmáticos e saibamos reconhecer os resultados

          ..LULA PAGOU o FMI e nos livrou do assédio americano

          ..Com ele e novos parceiros viramos BRICs, passamos a ser a 6a economia do Planeta

          ..na educação por exemplo tivemos o PROUNI, pronatec, ciências sem fronteira, universidades, escolas técnicas

          ..no social um BOLSA familia, luz para todos, cisternas (depois um Mais médicos)

          ..PAC 1 e 2 foi com ele também, junto com os submarinos, compra de caças, recorde de investimentos externos, acumulo de reservas ..vialbilzamos aqui a Copa e Olimpiadas (se aproveitamos  ..foram outros quinhentyos)

          ..a Pré Sal tb aconteceu lá, e com ela a revitalização da industria Naval, de pesquisas, e da Petrobrás

          ..a 3a e 4a maiories usinas do mundo sairam do seu goerno (Jirau e Belo Monte)

          ..tivemos TODOS os anos de crescimento e distribuição de renda ..gerando milhões de empregos como NUNCA antes havíamos tido  ..aliás, desde o tempo de THC quando Amadeu AMaral (então ministro do desemprego tucano) JURAVA que nunca mais iríamos te-los (tal qual o ministro do TST hoje fala)

          ..controlando a inflação LULA manteve rédea sobre a inflação e endividamento, sobre as contas intertnas e externas  ..e de quebra nos deu meia duzia de players mundiais (falo das empresas e segmentos) que a LAVA JATO insiste em destruir

          ..tivemos o SAMU, farmacia popular, mais vacinas tb  ..e NADA de apagão (apesar das pragas tucanas)

          sei que não lembrei de tudo  ..e sei que faltou, não foi perfeito em tudo  ..mas teve mais ..como o aparelhamento da PF  ..

          e claro que não foi fácil  ..não conseguimos a CPMF novamente  ..agora, negar que foi um período de PAZ que DILMA não soube manter  ..e pensar que  seria fácil, isso eu nunca disse e JAMAIS afirmei (como os idiotas que dizem que LULA herdou tudo isso e MUITO mais de THC)

          ahh  ..com LULA tivemos a TRANSPOSIÇÃOb  ..PQP  ..cabra bom ta lá

           

  6. Pra mim, Lula está usando

    Pra mim, Lula está usando essa tática de perdoar e de falar o que todos sabiam – como que a globo é um câncer pro país – porque ele, um dos políticos mais astutos no pós democratização, sabe que NÃO vai disputar 2018. Os que mandam no país [ Temer é só o senhor moleque de recados dessa turma ] não impuseram uma perda de 10 por cento da renda [ a depressão americano foi 4 por cento ], coisa que só se vê em país atingido por guerra ou catástrofes quase apocalípticas, pra que um TR4 da vida não incrime Lula pra torná-lo um ficha suja e assim impedir de disputar. Esse perdoar do Lula nada mais do que um networking pra refazer pontes, pois uma coisa é líquida e certa = nesse país você não governa SEM Renans e afins pra te apoiar. Só se houver uma revolução ao estilo da revolução russa pra que esses nomes saiam do jogo. 

  7. Não concordo com o Fornazieri

    Há neste post um verdadeiro “tratado” em relação ao perdão, mas, na hora de concluir, mostra-se a falta de senso político do Autor.

    Considerando que Lula propõe-se ser novamente Presidente de todos os brasileiros é natural que abaixe as suas armas e abra os braços para todo o universo do eleitorado (lembrando a sua ainda elevada rejeição),

    “Se não for assim, Lula e o PT correm o risco de agregar pouco no seu flanco direito e de perder muito no seu flanco esquerdo”.

    Neste aspecto o Fornazieri está rotundamente equivocado. A chamada esquerda nunca será majoritária e, num segundo turno, votará no Lula. Em compensação, esta guinada para o centro, além de aumentar a densidade eleitoral, impede que outro grupo se apodere do centro-esquerda democrático que hoje ocupa o PT. Outros partidos estão famintos por entrar dentro daquele espaço político, querendo ocupar a faixa central e encurralando o PT junto com a esquerda. Aí é que o PT e Lula perderão a eleição, se são colocados para o escanteio do espectro político, do lado da esquerda modernosa.

    No passado recente o Eduardo Campos tentou colocar o PSB naquele espaço. Marina possui votos, mas fraca estrutura partidária. Ciro e outros irão reivindicar este espaço. O PT não pode se afastar do centro do espectro político.

    No caso do PCdoB, acho ótimo aumentar a base eleitoral no RS, com candidata local, mas, sabemos que, no segundo turno, graças a isso, haverá maior convergência para Lula no sul do Brasil. Ainda, nos debates e propaganda, haverá mais um bom partido lutando pelas mesmas causas, o que aumenta o senso crítico da campanha. O PCdoB não precisa ser um puxadinho do PT, mas deverão marchar juntos na hora do vamos ver.

    Discordo do Fornazieri em muitos aspectos aqui citados e, particularmente, vejo nele uma falta de senso político para o momento que vivemos. Se Lula optar pela “esquerda”, entrará no jogo caricato que a mídia coloca nas costas da esquerda brasileira, afugentado evangélicos e população mais conservadora, em termos comportamentais. Mas, se Lula partir para o centro, aumenta a sua densidade, reduz a rejeição e, inevitavelmente será a opção da esquerda num segundo turno. É a esquerda quem deve assumir maturidade num momento como este e repriorizar as suas bandeiras.

    Brasil precisa primeiro de uma campanha com as ideias de Brizola, com perfil do Roberto Requião e apoiadores, com a cara do Lula e com a expectativa da esquerda vir a “esquerdizar” o Brasil gradativamente, junto com a evolução social e econômica dos seus habitantes, quando ainda tenhamos uma nação para chamar de nossa.

    1. O problema no seu raciocínio

      O problema no seu raciocínio é que os partidos de direita brasileiros são compostos por traidores do país, não são pessoas comprometidas em fazer o país avançar por meio de idéias capitalistas e conservadoras como seria o normal de um partido de direita. Você está lidando com traidores, e traidores devem ser enforcados.

  8. Tô apanhando feito mula manca

    Tô apanhando feito mula manca no Face Book:”É PEDIR DEMAIS QUE CONHEÇA A HISTÓRIA A QUEM ESQUECEU O DIA DE ONTEM E ACEITA A REPETIÇÃO DOS ERROS COMO SE FOSSE NORMAL,QUANDO PERDEMOS A CAPACIDADE DE RECONHECER AS CLAUDICADAS ESTAMOS FADADOS AO FRACASSO.O QUE DEU ERRADO ONTEM NÃO IRÁ DAR CERTO HOJE.LEMBRO DE UM PROFESSOR QUE DIZIA: ERRAR É SIM HUMANO MAS PERSISTIR NO ERRO É BURRICE OU SAFADEZA.EU PRECISO PARAR DE COMENTAR MESMO OU NÃO IREI COLABORAR COM NADA AO FALAR VERDADES MAIS DURAS.VOU ME DEDICAR A OUTRA PLATAFORMA ONDE TENHO AINDA POUCOS CONTATOS POIS AQUI EU ME SINTO MESMO UM PROFETA LOUCO PREGANDO NO DESERTO SE ALIMENTANDO DE BOSTA DE CAMELO. EU TENHO O DIREITO DE ERRAR MAS NÃO TENHO O DIREITO DE INDUZIR AO ERRO,ISSO SERVE A MIM E A TODOS ATÉ A LULA.JÁ FOMOS UM PARTIDO DEMOCRÁTICO HOJE AS DECISÕES SÃO TOMADAS POR GENTE DE CIMA POR ISSO ESTAMOS PERDENDO ESPAÇO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS E QUEM NÃO SE PERCEBE DISSO VAI SE DECEPCIONAR QUANDO NOTAR QUE ESTAMOS NOS TORNANDO INIMIGOS DE NÓS MESMO,AO MENOS OS DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA COMPREENDERÃO. OU TEREMOS DE ENGOLIR O QUE DISSE ANTE ONTEM UM JORNAZISTA DOS FRIAS DA PUTA:- “DEPOIS LULA AMACIA A MILITÂNCIA E “ELES” SE ACALMAM”.ELES NO CASO SÃO PESSOAS QUE PENSAM IGUAL A MIM QUE NÃO PERDEMOS A CAPACIDADE DE ENXERGAR NO PASSADO AS LIÇÕES DO FUTURO E TEM A CORAGEM DE SE INDIGNAR”.

  9. Esse perdão do Lula é o mesmo

    Esse perdão do Lula é o mesmo que o controle remoto da Dilma. Será que o Lula não conhece a parábola do escorpião?

    Se for para governar com estes canalhas de sempre, que deixe as coisas como estão. Pelo menos, sabemos com quem estamos lidando, e não teremos ilusão quanto ao futuro. Pior é achar que o paraíso está logo ali e, de repente, tudo se desmorona como um castelo de cartas.

  10. Para perdoar de verdade tem que ser do fundo do coração.

    Se quiserem remediar o mal que fizeram, que estabeleçam um novo começo que seja capaz de mostrar a sinceridade de seu arrependimento de forma prática.

    “Agora Aécio chama o Lula aqui que vocês vão conversar.

    Lula entra na sala.

    Aécio agora você vai pedir desculpas pro Lula e vai dar um abraço apertado nele.

    Não Aécio, assim não, tem que ser de verdade.

    Isso, assim.

    Pronto. agora podemos recomeçar do zero.”

    Ah vá se catar Fornazieri.

    1. Vc acha mesmo que a questão

      Vc acha mesmo que a questão se resume a Aécio

      E os BANCOS  ..GRANDES empresários  ..os EUA  ..o silencio da EUROPA/China e Rússia  ..as Forças Armadas  ..o Judiciário  ..a elite na mídia, na política  ..vc acha que isso não entra na equação  e no perdão ?

      FATO, até pra volta da CPMF em detrimento de impostos regressivos, LULA tem que ter BASE de apoio   ..inclusive, se tiver forças, até pra cancelar ou plebiscitar alguns atos do Vampiroso

      HOJE 3% aprovam Temer  ..70% o querem morto  ..e ele ta vivinho ditando como e o que fazer com nossas vidinhas

      Aécio foi uma peça  ..democracia é concessão

      Essa turma que citei não esta confortável com o Bolssossauro ..nem sente firmeza nas flatulências vocais de Ciro por exemplo  ..sabe que os tucanos estão liquidados (..a menos em estados aonde a oposição não tem quadros)  ..então

      ..comece dizendo que vai prender e arrebentar (e NÂO VAI, pq vc não tem a chave da cadeia  ..nem a interpretação das leis)  ..e você sequer consegue se candidatar

      ohh gente bravateira  essa que acha que política se toca com truculência !!!!

      1. Isso…

        Referendo revogatório, governar pelo povo não pelos bancos, regular a mídia e uma pitadinha de reforma agrária…

        A fórmula genérica eleitoral de Ciro, Lula, Manoela, Luciana Genro e se for conveniente, Marina. 

        O Lula em seus aureos tempos não pôde fazer isso, vai fazer agora, pois o momento político proporciona, o congresso progressista e o povo na rua, a Globo enfraquecida, o as FFAA nacionalistas e o estado de direito sólido imposto pelo STF. 

        Basta força de vontade política, retidão moral e um ministério com os “melhores”.

         

        Bom mesmo foi em 2014 a gente elegeu a DIlma e quando ela não faz a regulação da mídia e começa a cortar quem grita “estelionato eleitoral”? O FHC na Folha. 

        O fato de que Lula simplesmente será retirado da corrida eleitoral de forma a alijar a esquerda da eleição é fato menor, pois temos que nos preocupar com o “perdão” aos ímpios.

         

        Povo fresco, 

         

        Renan Calheiros já subiu em palanque com Lula dois meses atrás, o leite já foi derramado. 

         

        O PT inteiro perdoou os golpistas quando puseram Vicente Candido (o progressista parl;amentarista) para ser relator da reforma política. 

         

        Menos moralismo caolho, mais política.

  11. Em politica não existe perdão

    Em politica não existe perdão ou vingança. Talleyrand, um dos grandes estadistas do Seculo XIX, foi Ministro do Exterior de Luis XVIII, Rei da França na Restauração Bourbon.

    O mesmo Talleyrand apos sua assinatura 17 anos antes na sentença de morte na guilhotina  de Luis XVI, irmão de Luis XVIII.  Talleyrand foi Ministro do Exterior da Revolução Francesa e tambem da Restauração que liquidou com a Revolução.

    Antes disso foi Ministro do Exterior do Consulado, do Diretorio, do Imperio de Napoleão Bonaparte, serviu a oito regimes,

    da extrema esquerda jacobina da Revolução ao reacionarismo dos Bourbons, o mesmo homem, que alem de Principe

    era Bispo de Autun, assinou o decretou que confiscou as terras da Igreja na França.

  12. Lula é um conciliador

    Se ele não fosse um conciliador não haveria greves e Diretas já  e sim uma revolução nos anos 80 e resultados que não são possíveis de prever. Não espere um Lula que vai acabar com a Globo e governar só olhando para esquerda, as dissidências que o PT colecionou são uma evidência concreta disso.

    Lula eleito, o  centrão rapidamente gravita para base do governo. O discurso está pronto: “a radicalização está acabando com o Brasil, hora de conciliar, e vamos (negociar cargos e verbas) trabalhar juntos”

    Porém estou pouco confiante, o Lula será condenado e não sabemos qual é o plano B do PT, seus votos serão pulverizados. Sinceramente o governo e a legislatura 18-22 será um período triste onde o conservadorismo e o entreguismo reinarão com retrocessos que levarão anos para serem desfeitos. Os deputados e senadores do PT sabem disso e farão qualquer coisa para mater seus cargos eletivos, incluindo se aliar aos golpistas.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    1. Triste…

      mas concordo com você. E complemento: essa atitude do Lula ainda esvazia o discurso do golpe. Ou seja, além de termos possivelmente tenebrosos anos por vir, não teremos nem mais a narrativa do golpe, pois esse “perdão” parece validar o que aconteceu e, consequentemente, o que ainda virá.

  13. A política de alto nível deve

    A política de alto nível deve ser sempre pragmática. Quem almeja a vítória tem que governar com o que tem. Claro que isso não exclui uma alta estratégia de Lula com vistas a eleger o máximo possível de parlamentares que o apoiem.

    Qual a lógica, por ex, de um Ciro dizer que vai governar sem Renam ? Nenhuma.

    Neste sentido o texto de Aldo é fraquíssimo e totalmente fora da realidade.

  14. Golpista não pode ser perduado

    Todos os deputados e senadores que votaram pelo golpe, toda a imprensa golpista, todos os funcionarios publicos (dos 3 poderes) que se manifestaram pelo golpe sem crime, TODOS sem excessão devem ser afastados e presos, inclusive os ministros do STF que se recusaram a julgar o mérito do golpe.

    Quem não respeita a democracia não merece perdão dos democratas.

  15. A melhor coisa que o Lula poderia fazer nesse exato momento é ab

    A melhor coisa que o Lula poderia fazer nesse exato momento é abandonar a disputa à presidência em 2018 para preservar a sua biografia e o país. Seria humilhante ver o Lula subindo em palanques do PMDB e de políticos golpistas, como a propósito vem ocorrendo. A política de conciliação já se esgotou, não terá espaço em 2018. Portanto, o Lula deveria sair do pleito e apoiar o CIro Gomes e ajudar a unificar a esquerda em uma plataforma única.

  16. Conciliar, nunca mais !

    Com todas as evidências deste momento histórico, se Lula conciliar novamente com os golpistas, significa que ele prefere a companhia dos golpistas. Não há como justificar a reedição de uma política que fracassou. A Política não deve ser o campo de oportunistas e corruptos.

    Os democratas precisam enfrentar e derrotar os fascistas. É disso que se trata, se quisermos ter uma nação digna.

    1. Golpista não tem perdão

      O golpe não foi ao Lula, daí não ser ele, em falar em perdão. O golpe foi dado ao sistema democrático,com “o supremo e tudo”nas palavras de um deles.O golpe foi dado contra todo o país, com entreguismo,motivo de chacota internacional,espetáculo burlesco no congresso nacional e que envergonha qualquer cidadão com um mínimo de consciência política.De todos os maus momentos de nossa história-incluo aí a “redentora”-em nenhum, foi tão explícita a subordinação e a entrega dos interesses nacionais. Estiolagem política e espionagem internacionais estiveram presentes neste golpe que caracterizo como de alta traição á nação. Não cabe perdão.

  17. Aldo repete (e bem) no último parágrafo

    O último parágrafo é até mais suave do que (cito meio de cor) a megalomania, o exclusivismo (e , digo eu, a vaidade humana) de um artigo semanas atrás. E sabe que ele acerta logo de cara nas primeiras linhas? Pois aqui é um dos lugares, espaços pra lembrar que “até” Lula erra. Até o PT erra.Seriam erros menores?Pecados veniais ou mortais?Quereria enxergá-los?Quereria eu “ouvir”,ler opiniões diferentes ainda no campo das esquerdas e democratas radicais?Ou ficarei em mesmices,santificando-o qual um semideus cujo tempo não passou,é eterno?Falar-se abstratamente em “erros” sem dizê-los é mitificação.É cômodo ficar numa só leitura.Preguiça.”Falta de tempo”.Mas não se deve falar em corda na casa de enforcado.A maioria (aki) é lulista. 

  18. “Livre Pensar é Só Pensar”

    Não precisa ser nenhum Ulysses Guimarães para perceber que só o fracasso deles no golpe jurídico-midiático é que garante Lula na situação em que se encontra e com viés de alta que, se confirmado, não apenas impedirá qualquer impedimento a candidatura, como o fará eleito presidente em 2018.

    ‘Gestor’, diz-se o prefake Doria, murcho feito balão furado antes mesmo de um ano de gestão, ‘revolucionário’, entre tantos, Robespierre acabou com 36 anos na guilhotina, sem alcançar todos os objetivos e manter os alcançados, apesar do terror, mortes, desgraças e turbulências, causadas no período, né não, Josef Vissariónovitch Franco?

    Lula é um político nato e não a toa continua a convidar e estimular os jovens a entrarem “para a política”, como única via de transformação e equilibrio de uma sociedade com objetivos coletivos e privados nunca sempre comuns a todos.

    O objetivo na política é a conquista do poder e lá se manter através de conseguir-se também manter os contrários vivendo juntos de forma equilibrada e civilizada, através da conciliação de interesses, arbitramento justo das causas díspares e tolerância às minorias e aos diferentes, através da prática política.

    Lula sabe disso, como sabe que apenas a derrota deles levará-nos quanto antes novamente ao poder, quando então sabendo-se derrotados começarão a pensar em retomarem todo o poder, não incorrendo nos mesmos erros, para poderem manter essa anacrônica Casa Grande viva.

    Lula, mais que ninguém sabe os erros que nos levaram a perder o poder executivo, como sabe que tem que desalojá-los do poder judiciário e midiático monopolista e para tanto é necessário aprofundar a derrota deles nesse momento e matematica e politicamente não há nada melhor que retirar-lhes o apoio do centro volúvel e não golpista nato, e é isso que está competentemente a fazer nesse momento, em que o inimigo sentindo-se ferido de morte para 2018, tenta a última cartada fazendo exatamente o movimento contrário de tentar midiáticamente afastar Lula desse centro volúvel, vestindo-o de ‘radical de esquerda’, como também faz com quem lhe corrói à direita, Bolsonaro.

    Fazer política é a arte de vencer ‘sem’ a força das armas, fazer a revolução ou apostar no confronto, no golpe, sem a devida correlação de forças favoráveis no agora e no depois, é jogar na loteria, probalisticamente para perder e fortalecer políticamente o inimigo.

    No Brasil, desde sempre houveram apenas dois lados, o da ‘senzala’ e o da ‘Casa Grande’, produzindo o atraso no existir da dicotomia, Patrimonialismo de Estado e Desigualdade, infelizmente ainda presentes. 

    Entramos em pleno seculo XXI com esse anacronismo pulsante em um país de mais de duzentos milhões de habitantes e com recursos naturais e implementos e estruturas sócio-econômicas que nos vocacionam estarmos entre as cinco potências do planeta Terra e precisamos para isso sairmos do atraso em que nos ancoram, extinguindo a Casa Grande de vez, com a união da maioria, sabendo essa que sem isso não haverá uma nação justa, democrática, moderna, soberana e podendo ter mais de dois partidos para representar finalmente todos os contrários entre todos os cidadãos brasileiros, com raízes e auto estima.

    Mire-se no exemplo das dificuldades da Venezuela, onde a mídia não é monopólio, a justiça foi expurgada dos seletivos da classe antes dominante e o exército garante o governo eleito e não a classe antes dominante. Pensemos…, além do Atlântico Sul e dos Andes.       

  19. Lula deveria fazer alianças

    Lula deveria fazer alianças com o Bono Vox, com o Mujica, com o Bernie Sanders, com o Tite…mas pera!!!!! não podemos fazer aliança com essas pessoas…..o que temos é Renan Calheiros e cia….Qual a dificuldade de entender isso?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador