Pesquisa CNT espelha resultados do Ibope na disputa presidencial

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT)/MDA divulgada na manhã desta quarta-feira (27) apresenta resultados próximos à sondagem do Ibope da noite anterior. Na corrida presidencial, Dilma Rousseff (PT) ainda lidera no primeiro turno com 34,2% das intenções de votos, seguida por Marina Silva (PSB), que tem 28,2%, e Aécio Neves (PSDB), 16%.

No segundo turno, Marina venceria Dilma por 43,7% a 37,8%. Nesse cenário, votos brancos e nulos somam 12,4%, e não sabem ou não responderam à pesquisa 6,1%. Se o embate fosse entre Dilma e Aécio, a petista obteria 43% dos votos, e o tucano 33,3%. Brancos e nulos somariam 16,7%; não sabem ou não querem responder, 7%. Em um embate entre Marina e Aécio, ela seria eleita com 48,9% ante 25,2% de Aécio. Brancos e nulos somariam 17,2%; não souberam ou não quiseram responder, 8,7%.

No Ibope, Dilma aparece no primeiro turno com 34%, Marina com 29% e Aécio, 19%. No segundo turno, a distância entre Marina é de 9 pontos, sendo que a pessebista venceria com apoio de 45% do eleitorado.

Na pesquisa espontânea da CNT, Dilma é citada por 26,4% dos entrevistados. Marina chega com 18,6% e Aécio, 11,3%. Os demais candidatos ficaram com menos de 0,5% dos votos. Brancos e nulos somariam 9,5%; não souberam ou não quiseram responder, 32,9%.

A avaliação do governo Dilma foi considerada positiva para 33,1% dos entrevistados, contra 28,8% que o consideram negativo. A aprovação do desempenho pessoal da presidenta ficou em 47,4% – exatamente o mesmo percentual que o desaprova.

Já no Ibope, o governo Dilma é considerado bom ou ótimo por 34%, regular por 36% e ruim ou péssimo, 27%. A petista ainda lidera os índices de rejeição, sendo descartada por 36%. Em Marina, 10% disseram que não votam de jeito nenhum. E Aécio não recebe votos de 18%.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

61 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como manipular corações e mentes

    Existem várias maneiras, uma delas é espalhar um fictício caos nas mentes dos desavisados. O que o Ibope e a CNT disseram, para quem ainda não fez as contas e se deixa iludir, foi o seguinte:

     

    1) Ibope: Dilma tem 40 por cento dos votos válidos;

    2) CNT: Dilma tem 42,4 por cento dos votos válidos.

     

    Faltando 01 mês e 10 dias para a eleição, faltando 17 dos 20 programas eleitorais e sabendo que a campanha só vai incendiar de vez a partir da primeira ou segunda semana de setembro, é possível afirmar que a tendência é de que Dilma aumente o seu percentual de votos válidos até o dia 05 de outubro.

     

    Quanto à Marina e Aécio, vão brigar entre si pelos votos oposicionistas.

     

    Se o PT apertar o passo e souber chacoalhar a militância, Dilma pode ficar bem próxima de faturar o caneco já no primeiro turno. Eu acho que terá segundo turno, mas tenho certeza de que Dilma vai crescer mais até outubro.

    1. É uma forma otimista de ver

      É uma forma otimista de ver as coisas.

      Tão otimista que eu diria sonhadora de ver a pesquisa.

      Segundo o Ibope Marina tem 34% dos votos válidos e Aécio 24.

      Primeiro Turno ?

    2. Não sou tão otimista assim,

      Não sou tão otimista assim, Diogo. Os evangélicos já são 50% dos brasileiros. Pobre ou rico, votam Marina de olho fechado porque ela é evangélica. A igreja Católica, em sua inércia não assumirá posição. Então os católicos classe média irão fechar com Marina.A militância petista não representará um décimo da militância evangélica nesta eleição.

      Então, ficamos como o cenário americano onde  americanos pobres votam com os Republicanos tomados pelo fanatismo religioso. E tome política que favorece os ricos porque o senhor é meu pastor e nada me faltará.

      E eu acho bom que Marina ganhe a eleição. Quem sabe a consciência política do povo brasileiro melhore. Mas eu duvido . Marina e seus neoliberais atendendo o que querem as grandes corporações financeiras e grupos de mídia o Brasil deixará de ter problemas. Vai acabar a corrupção e os problemas sociais.

      E vamos convir que Dilma merece um descanso. Nunca vi tanto desrespeito e ingratidão com um governante como ela tem sofrido.

      1. Sou otmista.

        Prezada Vera L. Venturini, boa tarde, sou evangélico – frequento a Igreja Batista – voto PT desde 1989 e nesta próxima eleição eu e minha família continuaremos votando PT, portanto votaremos em Dilma. Gosto muito dos seus comentários aqui neste Blog,  você juntamente com o blogueiro e os demais comentaristas fazem deste blog o melhor e mais confiável de todos. Permita-me discordar de você quando diz que todos  os evangélicos votarão em Marina, afirmo que na nossa comunidade e em outras que sempre visitamos ouço muitas pessoas com o mesmo sentimento nosso, creio que há uma grande predominância de votos em Dilma, elenco abaixo os principais motivos:

         – O nível atual de emprego: Percebemos que diminui, mensalmente, o número de pessoas que têm recorrido à assistência social das igrejas;

         – O Bolsa Família, Muitas famílias recebem o Bolsa Família e são gratas ao Governo Federal e afirmam que é o motivo pela escolha de Dilma.;

         – Lula: Apesar de alguns pastores evangélicos pregarem contra o PT, muitos são agradecidos a Lula pelos filhos estarem fazendo cursos técnicos, faculdades, terem conquistado emprego,  passado em concursos e acredite pelo atendimento no SUS ou no mais médicos;

        Quero, ainda, lembrar que o Senador Crivela, candidato a Governador pelo Rio de Janeiro, é muito querido não somente na sua Igreja Universal, mas em todas as demais, sua maneira simples de se expressar e seu testemunho pessoal é elogiado por muitas pessoas que dizem votar em Dilma por causa dele.

        Particularmente não acho nada bom que Marina ou Aécio ganhem a eleição.

        Com todo respeito,

        Pedro P. Aguiar

         

        1. Pô, Pedro, fico contente em

          Pô, Pedro, fico contente em saber que não existe pensamento único entre os evangélicos. É que eu tenho uns parentes evangélicos que votam Marina de olho fechado e eu acabei tomando a parte pelo todo. Tomara que a religião não seja o fator determinante nesta eleição e sim a defesa de um Brasil mais justo e forte.

           

  2. É óbvio que a Dilma não vai

    É óbvio que a Dilma não vai se eleger…

     

    Quem falou isso foi esse cara aqui que entende MUITO do assunto, quando se trata de pesquisas:

  3. É engraçado ver gente no

    É engraçado ver gente no Facebook que era PSDB desde criancinha, fazendo campanha para a Marina, após a pesquisa do Ibope.

    São esses a que me refiro quando falo em “anti-petistas”. E são muitos…

  4. Pesquisa espontânea:
     Dilma é

    Pesquisa espontânea:

     Dilma é citada por 26,4% dos entrevistados. 

    Marina chega com 18,6% e

    Aécio, 11,3%.

    Os demais candidatos ficaram com menos de 0,5% dos votos. Brancos e nulos somariam 9,5%; não souberam ou não quiseram responder, 32,9%.

     

    Que mágica é feita para tornar isto acima nisso aqui:

     

    Dilma Rousseff (PT) (…) com 34,2% das intenções de votos,

    (…) Marina Silva (PSB), que tem 28,2%, e

    Aécio Neves (PSDB), 16%.

     

    Estimular o eleitor é obra que só alimenta a oposição. Interessante, não?

     

     

     

  5. Marina é o canto dos cisne

    Marina é o canto dos cisne dos anti-petistas.

    Resultado final, como Nassif bem abordou no post “O novo cenário político, com a ascensão de Marina”, o PSDB se esfacela com a ajuda dos seus eleitores que votarão em Marina desde o 1º turno e Dilma vence. A grande votação de Marina  faz surgir a nova oposição saída de dentro do governo.

     O PT e aliados terão que fazer o seu melhor governo no quadriênio 2014/2018 para não perder a eleição de 2018.

    O jogo começa a ficar muito melhor para o país.

    1. Você pensa em 2018 quando 2014 nem está faturado ainda

      As eleições deste ano ainda estão indefinidas. O que parece ser certo é que Marina e Dilma vão para o 2º Turno. E Marina leva vantagem, como indicam as pesquisas GNT e IBOPE. O PT vai ter que se superar para vencer Marina, hoje favorita a ganhar o 2º Turno.

      Lula e que tais vão ter que abrir a caixa de ferramentas, tirar o ás da manga, dar nó em pingo d’água para ganharem essa eleição. Caso contrário, a derrota de Dilma para Marina é inexorável, irreversível.

    2. Bingoooooo……..é o Campo

      Bingoooooo……..é o Campo progressista(se assim podemos chamar), que vai ditar os rumos da Nação……Espero que seja com Dilma.

  6. Aócio com 16 na pesquisa do

    Aócio com 16 na pesquisa do amigão mensaleiro Clésio Andrade? Então não tem nem 10. Dilma deve estar com uns 42 e Marina 20. É isso.  Primeiro turno.

  7. Lutarei muito para eleger a

    Lutarei muito para eleger a Dilma, mas agradeço de coração a primavera brasileira de 2013.

    Providenciando minha mudança para o Uruguai ou Argentina.

    E mais não digo.

    1. Eu também acho que a eleição

      Eu também acho que a eleição está para Marina. Não vou mudar de país mas o boom da classe C dos governos petistas  permitiu que a minha pequena empresa faturasse bastante e sonho dos sonhos, consegui comprar uma chácara. Farei como o Cândido de Voltaire, minha chácara que tem o nome “Estação Finlândia”(lembra do Lenin?)  terá um belo jardim.

        1. 5 000 metros é chácara e já

          5 000 metros é chácara e já tem a Dita, uma senhora desassistida, morando lá e cuidando da chácara pra mim. Agora se você está em campanha pela reforma agrária fala com a Marina. A Neca, amiga dela, tem 260 mil hectares de terra plantada com eucalipto. Na minha chácara, pelo menos, tem árvores frutíferas para alimentar os passarinhos e os saguis.

          E quer saber, vá pentear macaco e me deixa com a minha “dacha” em paz..

          1. Tens só uma empregada sendo

            Tens só uma empregada sendo explorada? Em 100 x 50 daria facilmente de acomodar mais umas duas famílias de sem terra plantando macaxeira. 

          2. “Quem desdenha quer comprar”

            “Quem desdenha quer comprar” – ditado popular

            Não adianta desdenhar que eu não te convido para passear na minha chácara. Kkkk

      1. Muita hora nessa calma

        Nilva e vera… muita hora nessa calma.

        Eleição se decide na urna, no voto.

        Desânimo é tudo que essa direita raivosa (agora sob o manto ecológico de Marina Silva) quer em quem vota e briga por Dilma, Lula e o PT.

        Pesquisas? Quantas vezes já ouvimos falar numa tal “mudança de última hora e inexplicável no humor” dos eleitores (São Paulo 2012 não foi tão no passado assim, lembram?).

        Aguardemos os próximos lances do xadrez; sabendo nós que Lula é um dos maiores enxadristas políticos que o Brasil já pariu, não estão sendo a toa suas aparições coladinho na Dilma e no final do programa; o lulismo, força que a porca mídia teima em desqualificar e até menosprezar, dando-a como peça fora do tabuleiro (entre outras coisas devido ao tal “mensalão petista”) mas que André Singer soube traduzir magistralmente, vai, como vem fazendo desde 2006, superar-se e somar-se mais ainda na campanha.

        Lula é Dilma e Dilma é Lula, e o lulismo é uma força viva apesar de todo esse ar de júbilo dos seus adversários.

      2. Lembremos das sábias palavras…

        Lembremos das sábias palavras de Montenegro, presidente do Ibope em 2010, nas brilhantes páginas da Veja: “Lula não fará seu sucessor!”

      3. É Vera, parece que “The cow

        É Vera, parece que “The cow went to the swamp” como dizia o Millor Fernandes.  Mas seguirei com fé. E falando em fé, ninguém ainda falou da Evangélica Marina. Será que o voto dos neo pentecostais não está influenciando nada ?

      4. Não perdemos nada

        Querida Vera, não perdemos nada e não vamos perder! Vamos meter a mão na massa e começar a explicar as pessoas diretamente porque votar na Dilma e não na Blablarina. Levando a conversa na “maciota” vamos chegar la´.

        CHEGA DE URUCA! VAMOS METER A MÃO NA MASSA E COMEÇAR A TRABALHAR PARA GANHAR!

        SEMPRE FOI ASSIM QUERIDA, LUTAR CONTRA A DIREITA É TODO O DIA E TODA A HORA, E NUNCA ESQUECER DISTO E DO PERIGO QUE ELA REPRESENTA PARA NÓS TODOS!

    2. Só deixo meu Cariri no último

      Só deixo meu Cariri no último “pau-de-arara”!

      Demorei prá votar, perdi eleições ..mas cheguei, democracia é uma 

      merda..vicia.

  8. Tem muito para acontecer

    Tem muito para acontecer ainda e tem gente entregando a rapadura?

    Esqueceram do #naovaitercopa? O PT pode não estar aquela maravilha

    mas não é amador , na pior das hipóteses inventou a sua própria oposição.

    Quem vai desaparecer em breve é o PSDB..o PT vai longe!

    1. Oposição é oposição

      Significa se opor ao que o governo defende, neste caso. Quase nenhuma diferença faz se surgiu das entranhas do governo. Saiu porque discorda, defende outra coisa, algo diferente. “Ah, mas não é o PSDB nem o DEM”. Tá, e daí? No máximo, isso significa se restringir a ser antagonista do PSDB e do DEM, reconhecer que está preso a um modelo superado. Ou seja, apenas explica a superação imposta por Marina. Isso é muito pior, pois assume uma postura datada e sem espaço no futuro. O futuro surgirá a partir do que Marina implementar no governo. Será uma nova oposição, dentro de um quadro que evoluiu o quadro anterior.

      1. Legal que voce entendeu.,é

        Legal que voce entendeu.,é exatamente isso que eu disse,

        possivelmente dentro de outra lógica. Oposição necessáriamente

        não é algo fixo ou fixado.., tem que ser e deve ser mais que isso.

      2. Deixa de ser ingênuo

        Se a marina itaú ganhar ela terá uma base muito forte para “governar”. Essa base será formada pelo PMDB (o PMDB sempre está com quem ganhar), os tucanalhas e o PSB que está crescendo desde as eleições de 2010 e é por isso que eu afirmo com todas as letras: o PT vai se transformar num partido nanico. Nem o Lula ganhará mais porque o PIG conseguiu desconstruir o PT. Será que só eu enxergo isso? E para finalizar quero dizer que a derrota da Dilma os EUA vai agradecer muito a nossa direita raivosa na América Latina a direita vai crescer muito.

        Para a Dilma, o Lula e o PT: parabéns pela incompetência ao lidar com o PIG todos esses anos. Mas foram avisados. O choro é livre.

        1. Cassandras.
          Já venho e

          Cassandras.

          Já venho e ouvindo que o Lula e o PT iriam  se desintegrar

          desde o inicio dos  anos 80 ., o PT é vencedor e pronto..sair

          do poder faz parte do jogo. O coro é livre.

          1. Dessa vez a situação é muito diferente

            O PIG bateu tanto no PT que conseguiu desconstruí-lo. Infelizmente o sonho acabou, pois tudo o que foi construído por Lula e Dilma será destruído pela direita raivosa. E sinceramente temo pela liberdade que temos na intenet.

  9. Tea Party


    Quem diria ?

    O Tea Party Republicano ainda não conseguiu emplacar a Presidência da República nos EUA.

    Pois está quase emplacando aqui no Brasil.

    Tendo em torno de si banqueiros, neoliberais na economia, entreguistas, criacionistas, fundamentalistas cristãos, radicais ambientalistas,revanchistas da ditadura, sionistas, etc, Marina Silva é a nova salvadora da Pátria.

    Da Pátria que nem sequer está em crise.E ainda vai pegar o país numa situação extremamente favorável para retomar o crescimento.

    A pergunta que fica é: por que existem povos que preferem dar um tiro no pé, retroceder, quando o seu destino de ouro está ali bem à sua frente, fácil de alcançar ?

    1. Bertolt Brecht responde.

      Que tal uma frase do Bertolt Brecht como resposta?

      “Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?”

       

  10. e o voto útil?

    Não se esqueçam dele. Mutos votam na Marina para eliminar o Aéro Never, depois vota na Dilma. Eu e mais quatro amigos pensamos assim.

  11. Pesquisa CNT-

    A pesquisa CNT esta melhor pra Dilma-

    Conta de padeiro:

    Aecio pela pesquisa da CNT esta totalmente fora do pareo; Dilma 34; Marina 29 e Aecio 16-não tem musculatura politica, já não empolgava quando era o “favorito” do sistema, imaginem agora;

    Pesquisa Ibope do segundo turno-a diferença entre Marina e Dilma chega a nove pontos: Marina 45%; Dilma 36%- (nulos, brancos-não responderam 20%.)

    Pesquisa CNT segundo turno- chega a 6 pontos Marina 43%; Dilma 37%-(nulos, brancos e não responderam 20%)

    DILMA no segundo turno, segundo a pesquisa  so subiria 1%?  Impossivellll!!!  esse numero do segundo turno esta “amplamente favoravel”  a Marina.

    Se o Aecio não renunciar- a disputa do segundo turno sera decidida orelha /orelha

  12. Pesquisa CNT-

    A pesquisa CNT esta melhor pra Dilma-

    Conta de padeiro:

    Aecio pela pesquisa da CNT esta totalmente fora do pareo; Dilma 34; Marina 29 e Aecio 16-não tem musculatura politica, já não empolgava quando era o “favorito” do sistema, imaginem agora;

    Pesquisa Ibope do segundo turno-a diferença entre Marina e Dilma chega a nove pontos: Marina 45%; Dilma 36%- (nulos, brancos-não responderam 20%.)

    Pesquisa CNT segundo turno- chega a 6 pontos Marina 43%; Dilma 37%-(nulos, brancos e não responderam 20%)

    DILMA no segundo turno, segundo a pesquisa  so subiria 1%?  Impossivellll!!!  esse numero do segundo turno esta “amplamente favoravel”  a Marina.

    Se o Aecio não renunciar- a disputa do segundo turno sera decidida orelha /orelha

  13. PSB, de quem é o avião ?

    Estou com o Diogo Costa. Daqui até setembro muita agua vai rolar e muito rolando lero vai ter ainda que se explicar. E o segundo turno vai ser “ou continuamos a melhorar ou voltamos à estaca zero, sem saber muito bem em que trilhos colocarão o Brasil”. 

  14. Eleições no Brasil

     

    Análise da Última Pesquisa Eleitoral

    Marina Silva, presidential candidate of the Brazilian Socialist Party, speaks during a televised presidential debate in Sao Paulo on Tuesday.

    Analistas dizem que Marina Silva beneficiou-se da simpatia adquirida após morte de Eduardo Campos, em um acidente de avião, no dia 13 de agosto, e eles vão analisar uma série de pesquisas de opinião, nesta seman,a para ver se a aprovação dela vai diminuir após o surto inicial.

    Em um segundo turno, provavelmente, em 26 de outubro, entre os dois principais candidatos mais votados, Marina derrotaria Rousseff por uma margem de nove pontos percentuais, de acordo com a última pesquisa Ibope, que tem margem de erro de mais ou menos 2 pontos percentuais.

    A eleição poderia ser decidida se a força motriz das commodities alcançarem uma posição mais favorável no mercado e atrair os investimentos necessários para reavivar a sétima maior economia do mundo.

    Uma renomada defensora da floresta amazônica, que obteve o terceiro lugar na eleição presidencial de 2010, Marina  instigou a campanha deste ano, após declarar a sua candidatura na última quarta-feira. No entanto, muitos analistas políticos advertem que tanto Dilma Rousseff quanto Aécio Neves têm tempo de sobra no programa político na televisão e são os partidos mais poderosos e mais bem financiados para combater a ascensão de Marina Silva antes da eleição.

    Marina situou-se 10 pontos percentuais à frente de Aécio Neves, o candidato centrista, favorecido pelos investidores, e agora ameaça desalojar o domínio do Partido dos Trabalhadores na sua eleição mais difícil, desde que ganhou a presidência em 2002, de acordo com os dados mostrados na pesquisa do Ibope.

    A pesquisa separada, que deve ser publicada nesta quarta-feira pela CNT, o lobby da indústria de transporte, também irá mostrar afluência e o apoio recebidos por Marina para deixar cair Dilma Rousseff e Aécio Neves, informou a CNT em um comunicado na terça-feira.

    “Marina Silva é a favorita no segundo turno, quando ela vai reunir mais de eleitores de Aécio Neves que Dilma Rousseff”, disse Carlos Melo, cientista político da escola de negócios Insper.

    O grande trunfo de Marina Silva é a sua baixa taxa de rejeição de apenas 10 por cento, em comparação com 36 por cento dos eleitores que disseram que nunca votariam em Dilma Rousseff, o que indica que ela não tem muito espaço para crescer, enquanto Marina pode fazer isso.

    Apesar do elevado custo de vida e uma economia paralisada no Brasil, o índice de aprovação do governo Dilma subiu dois pontos percentuais, passando de 34 por cento, um número que o seu partido aponta como evidência de que as coisas não estão tão ruins.

    “Marina tornou-se o principal fator na eleição”, disse um oficial da campanha de Dilma Rousseff, que pediu para não ser identificado. Marina Silva tornou-se a catalisadora do sentimento de oposição, mas agora ela vai se tornar o alvo de todos os candidatos, disse ele. “Temos que ver o que os outros vão fazer para desconstruir a campanha dela.”

    Anti-establishment

    Silva-Rousseff-Neves-Brazil

    “O Brasil colorido que a presidente Dilma descreveu só existe no cinema”, disse Silva, prometendo sacudir a política do Brasil, governando sem pactos obscuros com os partidos tradicionais, mas também convidando as suas mentes mais brilhantes para se juntar a ela.

    Marina Silva é vista como uma figura anti-establishment que poderia restaurar os princípios éticos na política brasileira e possui apelo para os eleitores que estão desencantados com os principais partidos brasileiros. Uma cristã evangélica fervorosa, ela também vai tirar votos deste crescente eleitorado religioso.

    A pesquisa mostrou que Marina Silva retirou votos de apoio dos eleitores de todos os candidatos e, inclusive, do Everaldo, o outro candidato que é um pastor evangélico, e ganhou apoio entre os eleitores indecisos para a eleição.

    A perspectiva de Marina Silva derrotar Dilma Rousseff mobilizou o mercado de ações do Brasil durante duas semanas, com os investidores apostando no fim de políticas econômicas intervencionistas da presidente esquerdista, que minaram a confiança dos empresários na economia de mercado emergente que já foi bem-sucedida.

    No entanto, o estilo intransigente de Marina Silva de fazer política pode tornar mais difícil para ela construir as coligações com os partidos políticos tradicionais, dos quais ela precisa de apoio para governar o Brasil.

    “O desafio crítico para Marina, durante as próximas duas semanas, serão de transição de ser uma candidata do voto de protesto dos eleitores para alguém que está disposta e capaz de merecer a confiança pra liderar o país”, disse a consultoria de risco político Eurasia, em nota a clientes.

    A plataforma econômica de Marina Silva será anunciada na sexta-feira. Enquanto as suas políticas permanecem um mistério, o seu principal assessor, Eduardo Giannetti, disse que elas vão ser tão ortodoxas quanto aquelas que Aécio Neves a favor do mercado.

    Marina Silva reuniu-se, recentemente, com os banqueiros em São Paulo e disse que, se eleita, iria, principalmente, delegar a política econômica a um grupo respeitado de conselheiros. “Eu não estou pensando em tentar controlar algo que eu não entendo”, disse Marina, citada por banqueiro presente no encontro.

    Ibope entrevistou 2.506 pessoas em todo o país, entre 23-26 agosto, para a pesquisa publicada no site do jornal O Estado de S. Paulo.

    Thomson Reuters | 27 de Agosto de 2014 | Publicado pela CBC News

    http://www.cbc.ca/news/world/brazil-election-marina-silva-gaining-on-dilma-rousseff-in-polls-1.2747957

  15. Acabo de voltar do salão de

    Acabo de voltar do salão de cabelereiro, local que frequento há anos,célula exemplar da classe média paulista.

    Estava no lavatório quando a manicure, disse quase constrangida que iria votar na Dilma,

    A “madame” ao lado disse que ia votar no Aécio como qualquer pessoa inteligente.

    Eu ingrossei o coro, só que em alto e bom som EU TAMBÉM VOU VOTAR NA DILMA, porque fazia parte dos milhões de burros que tinham melhorado de vida sob os governos do Lula e da Dilma.

    A madame se calou, essa gente é assim, ou coage, intimida ou não tem argumento.

    Eu não, comecei a explicar todas as razões que ia votar na Dilam, falei das conquistas sociais, do financiamento estudantil, dos investimentos no nordeste, no aumento do salário, no pleno emprego,etc,etc.

    Falei sobre quem comandava a campanha da Marina e do Aécio, falei para garota procurar na internet o vídeo do Armínio falando da “necessária” redução do salário.

    Deixei bem claro, até para a “madame” ouvir que o Brasil ainda é Casa Grande e Senzala, e que se eu fosse rica, votaria no Aécio ou na Marina porque eles iriam governar pra mim.

    Depois de me ouvir a menina falou que não tinha “pensado” em nada disso e que iria mudar seu voto para Dilma.

    A manicure me me agradeceu, dizendo que não conseguia explicar para a filha, como eu havia feito, como eram as coisas antes. 

    Agora eu me pergunto, por que cabe a mim explicar uma coisa dessas? Como o governo do PT se deixou coagir e encurralar por gente obtusa, reacionária e pedante como a madame?

    Espero que a Dilma vença, e como outros colegas do blog, vou renovar meu passaporte porque ganhando Marina vou me embora, não mereço viver sob o jugo da Banca e do Alquimim.

    Agora mesmo que o PT ganhe, que faça seu trabalho, que saia das lonas, porque não aguento mais ter que defender esse governo da própria covardia.

    Luciana Mota.

    1. Cara Luciana é assim mesmo que se faz

      Todos os dias eu busco convencer algum jovem ou qualquer outro, do porque de votar no PT e na Dilma. Na obra da minha casa acredito que já ganhei um 3 ou 4 votos. Até meu filho mais jovem eu tive que convencer a não votar branco e sim um voto positivo. Se cada um de nós multiplicarmos o nosso voto por 2, 3 ou 4 vezes, ganharemos no final. O PT histórico ia as ruas com seus participantes e buscava convencer as pessoas individualmente, já que não tinhamos nem rádio, nem TV, nem jornais e nada e conseguimos chegar a presidencia da república por 8 anos, em grande parte devido a este esforço pessoal de todos nós e pela figura do Lula.

       

      VAMOS A LUTA!

      NÃO PERDEMOS NADA !

      POREM É NECESSÁRIO O PT MUDAR O DISCURSO E AS AÇÕES!

      1. Luciana Mota e Julião,

        Parabéns ! Assino embaixo.

        É isso que precisamos fazer.  Esclarecer, explicar, mostrar as realizações desse governo, que sempre foram omitidas pela mídia que faz oposição não por idealismo, mas por interesses me$$$quinhos.

        Temos que sair às ruas, conversar com a população que não tem acesso fácil às informações, lembrá-los do passado desse país.

        Nos blogs nos comunicamos geralmente com pessoas que pensam como nós ou com aqueles que só entram nos blogs prá xingar o governo e o PT e que não mudarão de opinião, porque escolheram seu candidato movidos por suas emoções e não pelos fundamentos. Ou por puro preconceito.

        Já não perco meu tempo em convencer essa oposição raivosa através de argumentos ou textos, porque quando eles notam que se trata de mostrar as políticas bem sucedidas desse governo, eles se recusam a ler, não querem ver a realidade. Preferem continuar na oposição raivosa.

         

        1. Não ao PT

          Senhoras, com todo o respeito, não acredito que as senhoras moram no Brasil. Apoiei a candidatura de LULA por 3 vezes e fiquei com muita dúvida sobra a da Dilma. Mais neste momento só não vê quem não quer. Para que porto em CUBA se os nossos não são resolvidos por polícas que não mudam. Procurem comparar os preços dos alimentos nos mercados de apenas 6 meses atrás para cá e veja se a política financeira está estabilizada.

          Não podemos deixar em uma só mão o poder de um País por tanto tempo, a não ser se o LULA estivesse voltando, mais Dilma nem pensar.

          Jamais Marina presidiria o País para ricos, porém, não podemos deixar de observar que depois que o PT virou situação agiu bem parecido com o que já esxistia.

          Não devemos escandalizar o PSDB pois foi o ex-presidente fernando Henrique Cardoso que estabilizou nossa moeda apezar de tantas gafes.

          Cadê a resposta de Dilma em relação as manifestações.

          Os hospitais continuam sem médicos, não tenho plano de saúde, feliz ou infeliz de quem tem, por que nem aí o PT se manifestou.

          As crianças em escola pública continuam sem professores.

          Enquanto você gastam dinheiro em salão de beleza muita gente só quer um pão para comer, e as senhoras já viram quanto está custando um pão no dia de hoje.

          Sem demagogia, somos um povo trabalhador e pagamos muitos impostos a ponto de políticos se aposentarem com pouco tempo de trabalho enquanto o trabalhador está vivendo com salário mínimo.

          Pague aluguel com este salário mínimo e sustente uma família com apenas 1 filho.

          Vocês estão fora da realidade, precisamos de mudança já. Com dilma não dá mais. Não usem suas persuazões para farem besteira, Se realmente querem a mudança no Brasil sejam a favor do voto contra e do voto a favor, seria muito mais justo ver o que aqueles que não querem votar fariam.

          Reflitam e pesem em viver com 728,00 por mês. Só o salão de beleza leva muito mais do que isso por mês de seu bolso. Não seja falsa moralista. 

          Dependa de Hospital público, escola pública e deixe a porta de sua casa aberta contando com a segurança pública e me prove que consegue ficar sem ir a manicure ou fazer o cabelo e coloque seu filho para fazer uso dos serviços públicos que a senhora verá uma outra realidade.

          Se não quer enchergar a realidade como ele é, tudo bem, mais não faça isso com pessoas que não tem personalidade, isso é covardia.

  16. Teria o PIG vencido? Marina já comemora..

    Em Farsália, Pompeu comemorava com seu exército vitorioso e contava as horas pra acabar com César… César com um pequeno exercito.. praticamente encurralado… teria César dito aos aliados.. vcs acham que estou derrotado?? A calma que vcs têm eles não tem… 

    César venceu a batalha e acabou com Pompeu… Com uma diferença numerica incrível e num espaço d emenos de uma hora… É ótimo ter adversários confiantes e amadores…

     

  17. Teria o PIG vencido? Marina já comemora..

    Em Farsália, Pompeu comemorava com seu exército vitorioso e contava as horas pra acabar com César… César com um pequeno exercito.. praticamente encurralado… teria César dito aos aliados.. vcs acham que estou derrotado?? A calma que vcs têm eles não tem… 

    César venceu a batalha e acabou com Pompeu… Com uma diferença numerica incrível e num espaço d emenos de uma hora… É ótimo ter adversários confiantes e amadores…

     

  18. MARINA  inaugura a nova

    MARINA  inaugura a nova política com a sau eleição em outubro agora. 

    Rompe-se o ciclo de 20 anos de governo tucano-petista. Dilma não será reeleita e MARINA será a próxima presidente a partir de 2015. Este é o desespero dos mais de 20.000 ocupantes de cargos comissionados federais…

    Esta verdade não passa pela goela de petistas e tucanos. Os movimentos de junho de 2013 já antecipavam o resultado de outubro de 2014 e o PT como um avestruz não quis ver isto. Preferiu a maquiagem do marketing do Santana.

    Para além desta ruptura de 2 décadas, penso que a moçada que elegerá MARINA em 2014 não só quer manter as conquistas de estabilide econômica e consumo como também ampliar o acesso a serviços públicos de qualidade.

    O PT em 2013 apostou mais  o marketing de João Santana do que no clamor autêntico das ruas. Eis o resultado.

    O PT confiou na grande mídia que sempre o traiu, não fez o movimento pela sua democratização mantendo o medíocre PAULO BERNARDO no ministério das Comunicações. Sem Ley de Medios, eis o resultado.

    A administração Dilma, espelhando o centralismo autoritário e pouco comunicativo da Presidente, maquiou a saúde criando o Mais Médicos mas se esqueceu de que Saúde é muito mais do que médicos, acreditou que a moçada das ruas de 2013 engoliriam esta perfumaria que não resolveu ou melhorou o SUS.

    A mobilidade urbana, a gota d´água dos movimentos de junho de 2013, nem de longe foi abordada pelo PT que preferiu manter a não-política do “financiamento de carros em 80 meses”. Eis a colheita que terá nas urnas em outubro agora.

    A inflação do mundo dilmista é cor-de-rosa e quase não existe, todavia está descolada da inflação real  da dona de casa, do pai de família, do trabalhador que vai ao mercado e compra cada vez menos. Em outubro virá a reposta.

    Então, este conjunto de coisas é o tiro de misericórdia na candidatura Dilma e por isto os petistas estão tão apavorados com MARINA e a Nova Política.

    2015, enfim, é logo agora, fim dos 20 anos de política tucano-petista.

    1. Isso é o resultado do massacre que o PIG

      fez e faz contra o Governo Lula-Dilma. E como o Lula e a Dilma só usaram o controle remoto, estão colhendo tempestades.   

  19. Espelho?

    Tinha que espelhar porque a “fonte”, não os entrevistados, é uma só, o famigerado pig. Quem faz este anti jornalismo, as vezes nazijornalismo e desrespeita seus próprios e fieis leitores como o nosso famigerado pig, não ia deixar escapar esta ultima oportunidade: enquetes feitas por eles. Ibope e cnt arranjados.

    Agora é esperar alguns dias para saber se vão escolher o aécio ou a marina. Há ainda alguma indecisão. Será que a aposta na marina dá mais retorno, ou ela vai cair e é melhor investir no aécio; esta é a dúvida deles. Alguem vai ser jogado no lixo. Estou com receio de que seja o mineiro, detestado pelo grupelho branquinho intolerante paulista do psdb.

    Só acho que erraram a dose, a marina tirou 4 pontos da Dilma e TAMBÉM 4 do aécio?  A proporção mínima devia ser de 3/1, nunca 1/1. Quem é Dilma é Dilma contra um punhado de amigo patricinho, não vai mudar tão fácil. Enquanto do outro lado nem  o aécio confia nele próprio e, cansado, tá louco para tirar uma folga de um mês em ipanema. Muito forçado, não?

  20. pesquisa ibope -26/08/2014

    Diz o refrão tornado clássico que pesquisa é uma fotografia do momento de um processo eleitoral. Não tenhamos dúvida sobre isso. No entanto, é o caso de nos perguntarmos: que foto nos revelam os dados entregues ao público ontem?  A foto de que Aécio é uma carta já quase fora do jogo eleitoral. Em definitivo, ele é o terceiro colocado. Portanto, já não o querem nem uma boa parte do eleitorado nem aqueles que financiam os candidatos da direita brasileira. Seu declínio final, entendem tais indivíduos, significará a ascensão segura de Marina. Desse modo, sua exclusão da disputa é indispensável para a consolidação da inclinação de momento dos indefinidos na direção dela. Sem Aécio as vacilações desvanecem, as escolha se tornam claras, é possível derrotar Dilma no segundo turno. Não há outra foto no album do Ibope. É, sem dúvida, a foto do que desejam a massa da elite brasileira e uma ou outra embaixada. Mas será que Aécio aceitará o papel de Ulisses Guimarães na eleição de 1989? O avião de  Eduardo Campos deve estar voando a mil na imaginação do neto do finado Presidente Tancredo. 

  21. Eu já comentei antes e volto

    Eu já comentei antes e volto a repetir…

    Se a urna tivesse botões onde o eleitor apertasse em quem ele não votaria, a Marina estava eleita no primeiro turno…

    A melhor frase do Aécio:

    O sonho de consumo do brasileiro é morar nas propagandas do PT.

    1. O Millôr também defendia o

      O Millôr também defendia o “voto contra”. Eu também concordo; reduziria a instabilidade.

      Lembro que nos bancos escolares ouvi que em algum lugar tinha isso… Não sei se na Irlanda…

      Mudando de assunto, defendo o mesmo para analisar atacante no futebol. Cada gol perdido tem que ser computado também. Perdeu gol car-a-cara, por exemplo, tem que ser tratado como goleiro que toma um frango! Tem muito centroavante por aí que ficaria devendo gol, hehe… Da mesma forma que muitos candidatos ficariam “devendo” votos. Quem sabe não procurariam outra coisa, né?

      Taí uma ideia para uma longínqua reforma política, não?

  22. Continuo achando que os

    Continuo achando que os percentuais de “não voto” estão muito subestimados. Ou seja, o somatório de nulos, brancos e, sobretudo, o dos que não vão votar não está sendo bem captado por esses institutos de pesquisas… Por pura teimosia!

    A pergunta básica é sempre a mesma: “se as eleições fossem hoje…”; ou seja, o tal “retrato do momento”…

    Mas as pessoas já aprenderam que não é obrigatório votar em alguém, nem mesmo ir lá votar; basta ir a alguma seção eleitoral e pagar R$ 3,50 que está tudo certo; e ninguém deve nada pra ninguém. Muitas pessoas, inclusive, falam assim abertamente no dia a dia. Porém os tais institutos não fazem a pergunta filtro que é ordinariamente feita nos países onde o voto não é obrigatório.

    Os jornalistas tampouco excogitam isso. Já houve casos, inclusive, de jornalistas pedirem pra institutos de pesquisa tabelas de “votos válidos” pra rejeição… É, pra rejeição…

    Observando os resutados das eleições anteriores percebe-se que em torno de um terço do eleitorado simplesmente não vota. Os cientistas sociais que estudam participação eleitoral classificam essas decisões como qualquer um, nenhum, e “não me fale de política”; ou seja, “deserção eleitoral”, chamo eu.

    Enfim, há poucas razões para crer que essa taxa irá diminuir nessas eleições de 2014. Nem com a “onda” pro-marina, nem com a “nova politica”; tampouco com a “antipolítica”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador