PSB inicia consultas sobre substituição de Campos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O PSB, partido de Eduardo Campos, morto no último dia 13 em um acidente aéreo em São Paulo, emitiu uma nota pública para informar que deu início, nesta segunda (18), ao processo de consulta sobre quem substituirá o então candidato a presidente na disputa eleitoral. Campos foi enterrado neste domingo (17), em Recife.

“Eduardo Campos nos legou o dever de tornar realidade sua luta, que é a de todos nós: construir um Brasil próspero e justo. (…) Sepultado nosso líder, o PSB abre o processo de consultas visando a construção de alternativa política consensual a ser adotada pela sua Executiva Nacional. Com esse objetivo, o presidente do PSB [Roberto Amaral] inicia consultas, começando pela companheira Renata Campos [viúva de Eduardo], a vice  Marina Silva e os partidos que  integram a coligação Unidos pelo Brasil”, diz o informe. “O resultado de tais tratativas será discutido em reunião da Executiva Nacional, confirmada para a próxima quarta-feira, 20/08, às 15h00, na sede do partido em Brasília”, acrescenta.

Marina, que foi candidata a presidente pelo PV, em 2010, já aparece na primeira pesquisa de opinião do Datafolha após a morte de Eduardo Campos com desempenho acima do ex-governador. Ela desbancou o senador Aécio Neves, candidato do PSDB, do segundo lugar, com 21%.

O tucano vem logo atrás, com 20%. A presidente Dilma Rousseff (PT) registrou 36%. O desempenho de Dilma e Aécio não foram drasticamente alterados. Com Marina, o que mudou de imediato foi o número de indecisos, que demonstraram preferência por ela.

Numa simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma por 47% a 43%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos, tecnicamente, Dilma e Marina estão empatadas numa eventual segunda rodada nas urnas. Sobre Aécio, Dilma ampliou a vantagem no segundo turno para 8 pontos.

Cotados para vice

Na quarta (20), portanto, a aposta é que Marina seja anunciada como a cabeça da chapa presidencial do PSB. O vice deve ser alguém do partido ligado ao grupo de Campos. Além do novo presidente do PSB Roberto Amaral – que tem conduzido o processo de eleições com mão de ferro – estão cotados a deputada federal Luiza Erundina, a mulher de Campos, Renata, e o deputado federal Beto Albuquerque.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Levando em consideração…

    que o PSB era aliado do PT- nos governos Lula e Dilma, e que o afastamento deu-se por imposição da candidatura do Eduardo Campos, com a morte dele, acabou o motivo do afastamento do PSB, da aliança natural com PT. Portanto: o que se poderia esperar, se os peessedebistas fossem coerentes e tivesse juízo, era o retorno à coligação com o PT apoiando a candidata Dilma Rousseff.

  2. Concordo CB
    O PSB  foi

    Concordo CB

    O PSB  foi adquirido pelo Banco Itaú. A Pastora do Acre, entrou na transação com o falecido, dependurada na Natura, Quem vai decidir a pendenga é o capital, ou seja, Natura & Itaú. O arranjo midiático-carnavalesco é dirigido pelos carnavalescos, digo, marketeiro especializados em harmonizar os passos do “bumba-meu-boi” com os volteios do “meu-boi-bumbá.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador