Rui Falcão defende candidatura de Lula em 2018

“Nenhuma política econômica é bem sucedida se não tem legitimidade das urnas”
 
 
Jornal GGN – O presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, afirma à Folha que a defesa de Lula como candidato a presidente em 2018 “é uma exigência nacional, não só do PT, mas daqueles que veem nele um líder”. 
 
Quando perguntado se o PT apoiaria Ciro Gomes, Falcão respondeu que defender a candidatura de Lula não significa que o PT não tenha diálogo com outros partidos, mas frisou que a preferência é focar as forças em uma possível candidatura do ex-presidente que poderá assumir a direção do próprio partido após o afastamento de Rui, previsto para abril do ano que vem.
 
Atacado pelas perguntas do jornalista quanto à queda de credibilidade do PT e de que a recessão econômica foi provocada pelas administrações Dilma e Lula, Falcão rebateu alegando que o PT tem sido criticado mais pelos acertos do que pelos erros. “Temos um legado de transformações no país, de ascensão de 40 milhões de pessoas”, destacando, ainda que a recessão econômica enfrentada hoje é fruto da instabilidade política provocada mais pela deposição de Dilma, tanto que no novo governo o país vive uma depressão. 
 
“[Se Dilma estivesse no poder] pelo menos você não teria essa instabilidade política brutal que resulta de um governo ilegítimo e usurpador. Nenhuma política econômica é bem sucedida se não tem legitimidade das urnas”, completou. 
 
 
Folha de S.Paulo
 
‘Lula é nosso candidato para 2018, não temos um plano B’, diz Rui Falcão
 
FÁBIO ZANINI
EDITOR DE “PODER”
 
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, 73, diz que o partido não tem plano B para uma candidatura presidencial em 2018 que não seja a de Luiz Inácio Lula da Silva.
 
“Quem pensa em plano B descarta o plano A”, diz Falcão, que rejeita apoio a outro nome de esquerda, como Ciro Gomes (PDT).
 
Falcão, que deixará o cargo em abril de 2017, defende Lula para o comando do PT.
 
Em 2016, o PT viveu um dos piores momentos desde sua fundação, em 1980. Sofreu um impeachment que o apeou da Presidência, perdeu 61% das prefeituras que governava, viu dirigentes serem presos e o próprio Lula virar réu na Lava Jato.
 
Falcão reconhece alguns erros, mas atribui a sucessão de infortúnios a um “processo de perseguição” ao partido –no qual o juiz Sergio Moro teria papel proeminente.
 
*
 
Folha – 2016 foi o pior ano da história do PT?
Rui Falcão – Nós fomos vítimas de um processo de perseguição. Tivemos a prisão ou condução coercitiva de dois ex-ministros [Antônio Palocci e Guido Mantega], a prisão de um ex-tesoureiro [Paulo Ferreira ] e a transformação do Lula em réu. Tudo isso, além das dificuldades que as prefeituras no país tiveram, contribuiu para uma derrota eleitoral muito grande.
 
E os erros? Às vezes, parece que nos balanços a autocrítica fica em segundo plano.
Temos sido atacados mais pelas nossas virtudes que pelos nossos erros. Temos um legado de transformações do país, de ascensão de 40 milhões de pessoas. O Brasil saiu do mapa da fome, passou a ser respeitado internacionalmente.
 
O principal erro é nós termos esquecido que toda vez que há um grande avanço das forças populares, as classes dominantes querem deter isso. A democracia radicalizada é disfuncional para o capitalismo. Outro erro é que, para chegar ao governo, tivemos de recorrer ao financiamento empresarial, que era a regra do jogo.
 
Quem errou no partido?
São pessoas que estão sendo julgadas. Não vou fazer juízo de valor, porque isso pode prejudicar o direito de defesa.
 
Palocci, por exemplo?
Palocci está sendo acusado e não há nenhum condenação em relação a ele.
 
José Dirceu?
Até que seja julgado em última instância, é inocente.
 
E há o peso do desastre econômico, não?
Há uma ideia de que o país quebrou por conta do gasto que o nosso governo promoveu. O que cresceu efetivamente nos governos Lula e Dilma e particularmente em 2015? Os benefícios sociais. Aumento de salário mínimo, benefício para os idosos, Previdência rural. Enquanto esse tipo de despesa crescia, a arrecadação caía, por causa dos efeitos da crise mundial.
 
E ao mesmo tempo o excesso de desonerações, que eram feitas para evitar o aumento do desemprego e para fazer a retomada do crescimento.
 
Essa política provocou a maior recessão da história.
[Irônico] Recessão que ia ser contida com a deposição dela [Dilma] e que só tem aumentado, ameaçando levar o país hoje a uma depressão.
 
Sim, mas as sementes todas são do governo petista.
Mas para que era feita a deposição dela? Para repor a economia nos trilhos. Ao contrário, a economia está indo cada vez pior.
 
Se Dilma tivesse sido mantida a situação seria hoje melhor?
Pelo menos você não teria essa instabilidade política brutal que resulta de um governo ilegítimo e usurpador. Nenhuma política econômica é bem sucedida se não tem legitimidade das urnas.
 
O PT vai perder filiados?
O PT, mesmo com todas as perdas em sua imagem, continua a ser o partido de preferência nacional. As pesquisas falam em 13% e os demais estão na faixa de 6%, 7%.
 
Claro que chegamos a ter 32% no auge da popularidade do Lula. E ele ainda é o candidato mais competitivo em 2018. Eu não tenho visto nas conversas com deputados e senadores nenhuma manifestação de debandada. Acho que o processo de debate que se faz, as propostas de retificação, de revisão de política, o próprio fato de o Lula poder vir a presidir o PT…
 
O sr. é a favor?
Sou a favor, tenho defendido isso. Espero que a gente o convença dessa necessidade.
 
Ele é réu. Para um partido que está querendo virar a página, não é um pouco contraditório?
Réu não é condenado.
 
Pelo histórico do juiz Sergio Moro, a chance de ele ser condenado é muito grande…
Isso é outra afirmação que mostra a inversão da justiça.
 
Moro tem condenado quase todo mundo.
Ninguém pode ser condenado sem prova.
 
O sr. defende Lula candidato a presidente em 2018?
É uma exigência nacional, não só do PT, mas daqueles que veem nele um líder.
 
Existe a possibilidade concreta de ele estar inelegível.
Essa presunção de culpa é um dos motivos de tentarem deter a candidatura dele.
 
Qual é o plano B?
Não tem. Só trabalhamos com plano A. Quem pensa em plano B descarta o plano A.
 
Apoiar o Ciro Gomes seria uma possibilidade?
Defendo que nosso candidato em 2018 seja Luiz Inácio Lula da Silva. Não significa que a gente não tenha diálogo com outros partidos.
 
O PT não vai deixar de ter candidato a presidente, então?
Na minha opinião, não.
 
O governo Temer chega ao fim?
Eu acho que ele deveria renunciar imediatamente.
 
Ele não vai fazer isso.
Se ele tivesse um mínimo de preocupação em como vai passar para a história além de usurpador, golpista e traidor, deveria renunciar.
 
Fizeram uma aposta de alto risco, que foi depor um governo eleito e promover um ajuste de acordo com seus interesses. Esse processo está se frustrando. Muitos analistas políticos têm especulado quem seria o sucessor. Teve o artigo do [Xico] Graziano propondo Fernando Henrique.
 
O que o sr. achou?
Depois que eles deram o golpe dessa maneira, tudo é possível.
 
O PT é contra a Lava Jato?
O PT é contra a Lava Jato ser utilizada como instrumento de proscrição de um partido e uma liderança. Não é contra o combate à corrupção.
 
A Lava Jato não pode se realizar à margem da lei. Vários descaminhos têm sido cometidos: a condução coercitiva do Lula, a gravação ilegal e divulgação [de conversa com Dilma], as prisões preventivas desnecessárias e excessivas. Isso condenamos.
 
O Moro deveria se afastar da Lava Jato?
Deveria se considerar suspeito em relação ao Lula, porque tem antecipado intenções de condenar sem prova.
 
Isso é abuso de autoridade?
Com certeza.
 
Por isso que o PT defende a lei de abuso de autoridade?
Não. O PT foi contra algumas das medidas de combate à corrupção, como restrição a habeas corpus, acatar provas obtidas ilegalmente como válidas ou estimular o crescimento dos alcaguetes no país.
 
Estou de acordo que você não pode punir um juiz ou promotor por ter uma decisão reformada por instância superior. Agora, sou a favor que todos os cidadãos tenham responsabilidade no cumprimento de seus mandatos. E isso exige punição quando essa responsabilidade é posta de lado.
 
Mas esse é o momento?
Quem propiciou o momento foram os que promoveram as medidas. Quando você tem fatos repetidos de abuso de autoridade, você precisa atualizar a legislação.
 
O PT se orgulha de dizer que no seu governo a PF ganhou poder, que não teve engavetador-geral da República. Foram 13 anos louvando essa condição. Agora que o PT saiu do poder quer cortar as asas dessas instituições?
Esses instrumentos estão sendo usados de forma política justamente para condenar aqueles que os criaram. Tem uma seletividade na ação. Ninguém está propondo tirar autonomia do Ministério Público, cercear o Judiciário. Queremos conter abusos.
 
Fica parecendo que vocês só perceberam que tinha abuso quando chegou no Lula.
Efetivamente esses abusos se dirigiram de forma mais contundente contra nós. Justiça e Ministério Público não podem ter ação parcial.
Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se a candidatura de Lula à

    Se a candidatura de Lula à presidencia é uma exigencia nacional daqueles que o veem como um lider, estamos falando de todos os brasileiros, principalmente de seus adversários que tentam todos os dias derrubá-lo exatamente por ser o único líder político do Brasil. 

  2. Rui Falcão entrevistado.
    Em que pese o PT apoiar o PLS que visa a punição ao abuso de autoridade, não é correta a assertiva de que o partido seja o promotor dessa proposição.
    Claro está, que somente veio a emergir das gavetas empoeiradas do Senado, quando personagens importantes da oposição começaram a vir à tona. Evidente que tal lei, se aprovada, trará maior segurança jurídica, em especial aos seletivamente caçados por delegados, promotores e juízes estrelas, que no mais das vezes, servem a interesses de grupos ou pessoais.
    Ora, falamos de contenção de ABUSOS, não se fala de retirada de legitimidade e autonomia. O limite para TODOS sempre deverá ser a lei. Ainda, devem os senadores emendar o projeto para acabar com a excrescência de promotores e bandidos de toga, serem julgados por suas respectivas confrarias e serem punidos com aposentaria integral quando condenados.
    Um pouco do próprio veneno os faria bem. Ra

  3. Totalmente sem noção

    Provavelmente este comentário meu receberá várias respostas de petistas fanáticos e furiosos, por que criticar Lula, ou o PT para eles se tornou uma heresia sem tamanho. Mas posto o comentário assim mesmo, pois sem críticas construtivas, não há aperfeiçoamento de nada, cria-se um dogmatismo sem conexão com a realidade.

    ————–

    Este Rui Falcão foi um dos políticos responsáveis por levar o PT para o abismo. Rui Falcão, Mercadante, José Eduardo Cardoso, foram os grandes responsáveis por deixar o PT no estado de calamidade em que se encontra hoje, à beira de ser um partido banido.

    Rui Falcão não tem um plano B ? Isto não me surpreende nem um pouco. Eu ficaria surpreso se ele tivesse.

    ——

    Novamente o Sr. Falcão nos brinda com uma de suas pérolas. A elite não  deixou nem o Lula ser ministro, como deixariam ser candidato a presidente? Aliás, como um réu conseguiria se candidatar, burlando a lei de ficha limpa ? Sabemos que Lula é inocente, mas os procuradores tem a “convicção ” de que não.

    Qualquer jogador de xadrez, que jogue por muito tempo terá suas jogadas e erros estudados pelo adversário. A midia passou décadas estudando os erros de Lula, se ele voltasse, iriam massacrá-lo como nunca fizeram antes.

    O Brasil agradece muito a Lula, mas não podemos parar na lista tríplice e ver o PIB afundar.

    ———-

    O próprio Lula, foi escolhido pela mídia em 1989. Se Brizola tivesse chegado ao segundo turno em 1989, a midia estaria em apuros, pois a primeira coisa que Brizola prometeu fazer se eleito seria cassar a concessão da midia. Por isto a mídia escolheu Lula, pois sabia que ele era um “Lulinha Paz e Amor ” , antes mesmo de se declarar a tanto.

    Em 1989, a midia tinha Lula e Brizola para candidatos fortes ao segundo turno, que competiriam com Collor. A midia concentrou fogo cerrado em Brizola e poupou Lula para que este chegasse a o segundo turno, quando então derrubaram-no editando seus debates, cortando suas melhores falas, e deixando as piores.

    A midia criou o “mito ” do Lula, porque sabia que o povo ficaria confuso, se votasse num homem cheio de boas intenções e patrióta como Lula, e depois o visse fracassar. Boas intenções não bastam, um governante hoje tem de ser exímio leitor de Maquiavel, e enxadrezista Mestre, coisa que definitivamente Lula não é.

    Quase todas as nomeações de Lula foram equivocadas. Isto é característica de quem julga com o coração, e não de um governante que tem frieza de raciocínio para governar. As vezes a bondade atrapalha muito quem governa, e cega a sua visão.

    Lula tem uma visão extremamente confusa do que seja democracia. Acreditou que liberdade de imprensa era deixar a mídia fazer o que bem entendesse, e atacá-lo dia e noite; achou que bastava um ” controle remoto ” para controlar a mídia… Lula achou que ” democratizando ” o Ministério Púbnlico, com a corporação escolhendo ” seu ” Procurador Geral da República por lista tríplice, tudo se resolveria no país. Lula não tem a mínima noção dos contra pesos dos poderes e nem dos perigos de dar poderes excessivos a corporações em si já poderosas, como o MPF. Bastou que Janot pedisse a Lula durante um jantar que este desse ” autonomia ” ao Ministério Público, que Lula concordou, sem pressentir a cilada. Com todo respeito, Lula é ingenuo demais para voltar ao poder, num cenário político dominado por emboscadas e ciladas de nível altíssimo de dificuldade. Aqui novamente a bondade de coração de Lula e sua falta de “malicia ” não permitiram que ele percebesse as ciladas torpes que se armavam contra ele.

    E se voltar, Lula irá insistir em abraçar quem lhe dá murros, pois esta é a sua natureza, que não é mais compatível com o momento histórico em que o Brasil vive. Se Lula voltar, será para apanhar mais ainda da mídia, e do judiciário.

    —————

     

    Sou Ciro Gomes, 2018

     

    1. Concordo 100% com a sua ponderação,

      Alias tinha que ser numa entrevista á FSP, o centro nervoso da conspiração anti-democrática em SP, que um “líder” do PT verbalize o resultado fascinante do seu iluminado cérebro.

    2. Sem dúvida nenhuma o Lula
      Sem dúvida nenhuma o Lula abraçaria a Casa Grande novamente, reforma tributária, auditoria da dívida e regulação da mídia dificilmente seriam pautadas. Mas, é quase certeza, que o Ciro Gomes e o seu PDT farão algo pior.

      Se a candidata do PSOL for a lavajatense Luciana Genro, a Esquerda deveria votar em Rui Costa Pimenta do PCO.

      1. 1%

        PSOL, PSTU  e PCO, não passarão dos 3% de votos, como sempre.

        O discurso de Ciro é Lúcido, ele defende o pre sal, e abaixar os juros. Isto basta para livrar o país do abismo econômico. Além do mais Ciro tem uma coragem sem precedentes.

  4. Lula em 2018 para que? Para manter o Meireles no Banco Central?

    Lula em 2018 para que? Para manter o Meireles no Banco Central? Para ter que buscar conciliação com os golpistas que destruíram a democracia e todos os avanços sociais? Para ter que negociar com Kassab e Maluf e a banda podre do PMDB?

    Chega de conciliação! Chega de Lulinha paz e amor! O Lula não precisa mais ter que negociar com todos esses canalhas que votaram no golpe e na PEC do fim do mundo. O ex-presidente já fez a sua parte, agora é chegado o momento de outras lideranças surgirem.

    Se nós não tivéssemos alternativas até concordaria com a candidatura do Lula. Mas temos o Ciro Gomes. Nas próximas eleições a direita estará completamente fragmentada, com as prováveis candidaturas de Serra, Alckmin, Aécio, Álvaro Dias, Cristovam Buarque, Marina Silva e Jair Bolsonaro. A esquerda, por outro lado, não tem porque estar dividida. Não gostaria de ter que escolher entre o Lula e o Ciro, os dois representam o mesmo projeto político e a mesma base social.

    O Lula e a Dilma poderiam ajudar muito na campanha do Ciro Gomes. O ex-presidente é a maior liderança do movimento sindical e tem trânsito nos principais movimentos sociais. Já a Dilma é a principal referência do movimento feminista no país. E o movimento estudantil tem presença significativa de militantes das juventudes do PT e do PCdoB.

    O Lula não precisa se candidatar em 2018, ele pode ser muito mais útil fora do governo!

    1. Parte do PDT, do Ciro Gomes,
      Parte do PDT, do Ciro Gomes, votou A FAVOR do GOLPE, da PEC DA DESIGUALDADE e da entrega do Pré-sal (como o PT no Senado).

  5. Concordo c/ muitas

    das ponderações do sr. Zé Guimarães, principalmente em sua falta de malícia (do Lula e do Pt)  em relação à política , a políticos e à justiça, englobando desde o STF, PGR, PF, etc, etc.

    Ele sempre procurou a conciliação, desde que era operário de fábrica, mas desconhecia os meandros da política e a sede de poder e de grana de alguns partidos. Partidos estes s/ preocupação alguma com o país, a não ser desidratá-lo em benefício deles próprios.

    Para mim, ele não escolheu ninguem p/ o STF e deixou em mãos dos “colegas” a escolha. O mesmo erro repetido por Dilma, principalmente quanto ao mentiroso mór o sr. Janot (que me dá ascos, ao ver onde pode chegar um homem). Talvez por essa falha, foi que as “raposas velhas”  perceberam a fresta por onde entrar e iniciar o golpe.

    Na política nossa, não se pode confiar em ninguém, principalmente quem tem bom coração e um ideal.

    Se o Lula e o PT aprenderam  a lição,não há candidato melhor do que ele. No PSDB são todos medíocres, no PMDB nem se fala e Ciro é o oposto de Lula.

    Talvez um Requião seja o melhor deles. Sei lá !

     

  6. O Plano A é verdadeira RENOVAÇÃO, impossível com os mesmos

    O uso do cachimbo deixou a hierarquia do partido de boca torta, no máximo repete frases tipo perseguição “mais pelos acertos do que pelos erros”. Critico omissão e inércia quando viram problemas no 2º mandato de Dilma. Critico o incansável esforço de não incentivar , nem aproximar novas e outras lideranças (não é questão de idade), p. ex., o golpe na 1ª eleição de Lula propagandeando que Ciro Gomes era Novo Collor (inocentes úteis, “alguns” simpatizantes acreditavam, reproduziam), ou mais recentemente convencendo C. Gomes em mudar o título eleitoral pra São Paulo.Deve-se lavar roupa suja publicamente.

  7. Pqp ! Esse babaca do Falcão

    Pqp ! Esse babaca do Falcão ainda fala pelo PT.

    Esse cara deveria ter indo embora há muito tempo.

    Se houvesse uma direção jovem e mais aguerrida o golpe não teria sucesso como teve.

    Não houve resistência nenhuma. Só conversa fiada e papo furado, que vamos fazer e acontecer.

    Não fizeram porra nenhuma e o golpes foi consumado com sucesso.

    Esse babaca continua abrindo a boca para falar merda.

  8. Lula é o único capaz de

    Lula é o único capaz de mobilizar grandes massas do povo. E elas serão necessárias para enfrentar o que está vindo por aí.

  9. Esse cara é tucano infiltrado, não é possível!!!

    Nada fala nem nos piores momentos do seu partido, uma múmia! Quando deve ficar calado, bosteja feito gente grande…

    Sendo bonzinho, é um sem-noção na presidência do partido que contribuiu para derrubar sua própria presidente eleita.

    Sua incompetência duradoura irrita até a não petistas como eu.

    Minhas sinceras condolências a um partido que apesar de suas mazelas, é menos pior para o país do que PSDB, DEM, SD e congêneres, além dos chantagistas de governabilidade PMDB e PP (e outros oportunistas, onde a bandidagem corre solta por motivos eminentemente pessoais-grupais, diferentemente do grupo anterior, onde além destes motivos, são agentes de desconstrução e traição do país, subordinando-o a interesses externos à esta nossa já pobre nação (hã?).

  10. Resumo

     Resumindo em notas, por ser domingo à tarde, hora de descansar. Falcão, como presidente do PT: 5. O PT, dominado por paulistas que adoram aparecer na mídia oposicionista, ansiosos por serem aceitos como os tucanos: 5. Lula, o melhor presidente que este país já teve e o único capaz de recuperar o que os golpistas estão a roubar do povo: 8. Perde dois pontos pelas nomeações que fez para a PGR e o Supremo e por não se ter candidatado em 2014. Ciro está a fazer a besteira de, querendo tirar Lula do seu caminho e, assim, poder ter alguma chance de competir com expectativa de sucesso, criticá-lo. Ele e seus admiradores. Assim, os votos lulistas ele perde. Não é hora de dividir. É hora de somar. Nota 5.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador