Falha deixou onze estados sem energia na tarde de terça

Sugerido por Braga-BH

Do Estado de Minas

Falha provoca falta de energia em Minas e outros dez estados brasileiros

230 mil consumidores de um total de 7,5 milhões ficaram sem energia em Minas

Marina Rigueira

Minas Gerais e outros dez estados brasileiros ficaram sem energia na tarde desta terça-feira. De acordo com o Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) foi registrada uma falha em uma linha de energia, que liga o Norte ao Sudeste, o que provocou a falta de energia. Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins tiveram o fornecimento de energia afetado.

De acordo com a ONS, as empresas de energia afetadas pelo apagão foram: Eletrobras Eletronorte, INTESA, TAESA, FURNAS, RACTBEL, ENERPEIXE, LAJEADO, CEMIG-GT, CTEEP, CESP, ELETROSUL, Agentes Distribuidores e consumidores industriais da região Sudeste-Centro-Oeste/Sul.

Em nota divulgada na tarde desta terça, a ONS explicou que “às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões”.
A ONS informou em nota consolidada que “ocorreu um curto-circuito monofásico envolvendo a fase A da linha de transmissão 500 kV Miracema – Colinas C3, de propriedade do agente de transmissão Intesa, cujo controlador é o FIP Brasil, sendo a falha eliminada pela atuação correta das proteções da linha. Em seguida, ocorreu um curto-circuito bifásico-terra envolvendo as fases A e B da linha de transmissão 500 kV Miracema – Colinas C2, de propriedade do agente de transmissão Taesa, cujo controlador é a Cemig, sendo a falha eliminada pela atuação correta das proteções da linha”.

Após a configuração da perda dupla entre Miracema e Colinas e considerando que o somatório dos fluxos nos três circuitos deste trecho, imediatamente antes dos distúrbios, era de 3.400 MW, foi acionada a lógica de perda dupla do Esquema de Controle de Emergência (ECE) da interligação, comandando o desligamento do circuito remanescente, de propriedade da Eletronorte. “Com a abertura da interligação Norte/Sudeste no trecho Miracema – Colinas, atuou o Esquema de Controle de Emergência – ECE dessa interligação, desligando a LT 500 kV Serra da Mesa 2 – Rio das Éguas, separando fisicamente os sistemas Norte e Nordeste do restante do restante do SIN”.

A nota divulgada pelo órgão diz ainda que “para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema. Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas. Com a separação das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul da região Norte/Nordeste, que antes da perturbação exportava energia, verificou-se déficit nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul, com consequente queda na frequência elétrica. Às 14:41h, a interligação foi restabelecida, dando-se início ao processo de recomposição das cargas, cuja conclusão se deu às 15:30h”.

Minas Gerais

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou nesta tarde que o sistema elétrico que atende os consumidores de Minas foi afetado por um distúrbio que teve origem no Sistema Interligado Nacional, provocando perda de carga e consequente interrupção de energia elétrica, pelo período máximo de 56 minutos, para cerca de 230 mil de um total de 7,5 milhões de consumidores da Empresa.

O desligamento ocorreu às 14h02 desta terça-feira, e o restabelecimento se iniciou a partir da determinação do ONS, às 14h48 e, às 14h58, todos os clientes afetados já tinha sido restabelecidos. A Cemig divulgou em nota “que, desde o início da ocorrência, técnicos e engenheiros trabalharam para restabelecer o fornecimento de energia no menor prazo possível, evitando maiores transtornos para os seus consumidores”. De acordo com ONS, as causas que originaram o desligamento estão sendo apuradas.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte foram afetadas a de Venda Nova e os municípios de Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Baldim e Santana do Riacho. As cidades que ficaram sem energia no leste de Minas foram Poté, Ladainha, Malacacheta, Franciscópolis, Novo Cruzeiro, Setubinha, Ladainha, Chapada do Norte, Jenipapo de Minas, Caraí. Oeste de Minas: Arcos, Santo Antonio do Monte, Passos, São João Batista do Gloria, Fortaleza de Minas, Alpinópolis.

No Sul de Minas, os municípios atingidos foram Bom Sucesso, Ibituruna, Itutinga, Santo Antonio do Amparo, São Tiago, Nazareno, Ijaci, Oliveira, Santana do Jacaré, Lavras, Baempeti, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Soledade de Minas, São Tomé das Letras, Juruaia, Muzambinho, Bom Jesus da Penha, Nova Resende, Monte Belo, Cabo Verde, São Pedro da União, Guaxupé, Guaranésia.

E no Triângulo Mineiro os consumidores sem energia foram os de Tapira, Araxá, Pratinha, Uberlândia, Carmo do Paranaíba, Serra do Salitre, Rio Paranaíba, Patos de Minas, Arapuá, Lagoa Formosa, Tiros, Matutina, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Presidente Olegário, Lagamar, Coromandel, Uberaba.

Outros estados 

A AES Eletropaulo anunciou que a falha no fornecimento de energia afetou Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu e Diadema, além de bairros de São Paulo, como Capão Redondo Pedreira, Cidade Ademar, Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera, Vila Mariana, Guaianases e Vila Matilde. A Eletropaulo afirma ter recebido autorização para religar para os clientes às 14h58.

A Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc) afirmou que a falha também afetou os clientes da empresa. “Quando isso acontece, todas as concessionárias seguem um procedimento técnico predefinido de alívio de carga, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o que envolve desligamento de alimentadores. Esse procedimento é chamado de Esquema Regional de Alívio de Carga – Erac”, diz o comunicado da Celesc. “Salientamos que o problema é externo à rede de distribuição da Celesc, ou seja, não gerenciável pela Empresa. Quando o sistema estiver estabilizado, com a autorização do ONS, os alimentadores da Celesc serão religados gradualmente”.

A distribuidora de energia Light informou que o fornecimento de energia foi normalizado às 16h24, após cerca de duas horas de interrupção. Foram atingidos em torno de 600 mil clientes. O problema ocorreu em 17 subestações, “interrompidas devido ao evento no Sistema Interligado Nacional (SIN)”, disse em nota.

Segundo a Light, uma anormalidade registrada às 14h03 no SIN fez com que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) solicitasse o desligamento das 17 subestações da Light. As localidades com o fornecimento interrompido foram: região de Bangu, Campo Grande e Guaratiba; Grande Méier; região de Jacarepaguá; região da Pavuna, Inhaúma e Irajá; região da Penha, Cascadura e Madureira. O problema também ocorreu em algumas regiões de cidades da Baixada Fluminense, tais como Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Nova Iguaçu.

No Tocantins, a falha no Sistema Interligado Nacional durou quatro minutos – das 14h03 às 14h07, horário de Brasília. De acordo com a Companhia de Energia Elétrica do Tocantins (Celtins), foram afetadas as regiões Centro, Sul e Sudeste.  A falha não provocou nenhum transtorno em hospitais públicos estaduais, já que todos possuem geradores, informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Em Palmas, também não houve registros de problemas no trânsito ou em departamentos públicos.

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Os especialistas” da Miriam Leitão: “Vai ter Apagão”

    Especialistas consultados por Miriam Leitão dão como certo o Apagão/2014

     

     

    Os Especialistas ouvidos pela Miriam

     

     

     

  2. E ai Siqueira Campos. como vai a sua CELTINS

    Após a configuração da perda dupla entre Miracema e Colinas

    Pode ser sido um acidente mas sempre acontece problemas nessa região, será apenas coincidência, alias, conheço estas duas cidades,  a CELTINS na época da privataria tucana foi parar, dizem, não tenho certeza,  nas mãos de Siqueira Campos, a empresa esteve sob intervenão da ANEEL, não dá prá confiar:

    11/11/12 – Entenda sobre a intervenção no Grupo Rede:

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a intervenção administrativa em oito concessionárias do grupo Rede Energia que operam nos estados do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Conforme a assessoria de comunicação da agência, a decisão considerou que o endividamento das concessionárias coloca em risco a prestação adequada dos serviços de distribuição de eletricidade.

    A intervenção tem prazo de um ano, a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), e pode ser prorrogada pela Agência. Os principais objetivos da medida foram a defesa do interesse público, a preservação do serviço adequado aos consumidores e a gestão dos negócios das concessionárias. A intervenção poderá ser encerrada antes do prazo estabelecido se empresas apresentarem, em dois meses, um plano de recuperação satisfatório.

    Conforme a Aneel, o interventor possui plenos poderes de gestão e administração sobre as operações e os ativos da empresa. A ele caberá zelar pelo integral cumprimento de todas as disposições e obrigações estabelecidas no respectivo contrato de concessão, em particular quanto à preservação e quantificação dos bens reversíveis vinculados à prestação do serviço concedido. No Tocantins, que possui 471.296 unidades consumidoras, a intervenção será feita na Celtins pela Isaac Averbuch.

    Com a intervenção, os bens dos atuais administradores das empresas, em exercício nessas funções nos últimos doze meses, ficam indisponíveis. Dessa forma, conforme explicou a Aneel, eles não poderão, por qualquer forma, direta ou indireta, aliená-los ou onerá-los, até apuração e liquidação final de suas responsabilidades.

    O processo deve ocorrer conforme as regras da Medida Provisória 577 publicada no dia 30 de agosto.

  3. Mais uma do pig

    O destaque do pig foi para esconder a relação da corrupção dos governos alkimim e  serra nos contratos de manutenção do metrô e os constantes problemas no mesmo.

    Já pensou se o pig fizesse um paralelo entre o trensalão e os problema que afligem o paulista com o metrô? Não seriam eleitos nem para síndicos de prédio. Donde se vê como eles estão “na mão” do pig. Vale fortuna. O pig fica mais forte ainda

  4. Apaguinho

    Este tipo de problema acontece em qualquer país, estado e cidade, como California e NY, nos EUA.

    Estou no Rio e nao houve nada na região onde estou.

    O tempo máximo (nacional foi entre 0:30h e 2:30h.

    Semana passada e retrasada, no Morumbi onde moro (Eletropaulo), tive apagões de 6h e de 9h respectivamente. Temos uma média de mais de 1 por mês e qualquer chuva diferente de garoa rápida ou trovão longínquo é certeza de que no máximo em meia hora a energia desaparecerá. E quando volta, não raro destrói aparelhos eleltro-eletrônicos, tenho que desligar tudo (inclusive preventivamente, quando viajo). Só fica a geladeira, que já pifou uma vez e levei 8 meses para ser ressarcido, sem que me pagassem os alimentos e o enorme tempo perdido, apenas a nota fiscal do reparo.

    Qual é minha alternativa ao monopólio privado da Eletropaulo?

     

  5. Privatizam, detonam e ai a sucata volta para o Estado

    A Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins) é a companhia responsável pela distribuição de energia elétrica no estado brasileiro do Tocantins, sendo uma das empresas pertencentes ao Grupo Rede Energia. Além de atuar no segmento de distribuição energia elétrica, a Celtins também gera energia a partir de algumas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) que ficam localizadas no interior do estado. No entanto, grande parte da energia consumida pelo sistema da Celtins, é fornecida através das subestações da Eletrobras Eletronorte localizadas em Miracema do Tocantins, em Porto Franco (MA) e em Imperatriz (MA), além da Usina Hidrelétrica de Peixe Angical e da subestação da CELG localizada em Porangatu (GO).

     

    http://br.ask.com/wiki/Celtins?lang=pt

    1. Origem da falha é tucana, como usual

      Pois é, a competência garante que falhas (comuns em qualquer lugar do mundo) ferem não mais do que apaguinhos de um par de horas.

      Já na era FHCiana, eram apagões e racionamentos de 8 meses.

      Seu raciocínio de torcedor obtuso deve preferir a incompetência de planejamento do que falha de operação.

      Curiosamente vindo de da Cemig, que se vc não sabe é um estado tucano.

      Portanto a c@g@d@, digo falha é tucana.

      O governo só corrige.

      Como usual.

    1. Absolutamente nada a ver. O

      Absolutamente nada a ver. O desligamento foi do ONS por causa da sbrecarga de consumo, o que tem a ver com a CEMIG? Quem controla tudo é o ONS, que um organismo federal.

  6. O risco de apagão não é

    O risco de apagão não é factóide.

    Não ridicularizem o que não deve ser ridicularizado. O assunto é sério e precisa de atenção.

     

  7. do etinerário de um desastre dos 45 escândalos de FHC

     

    (…)

    35 – Racionamento de energia

    A imprevidência do governo FHC e das empresas do setor elétrico gerou o apagão. O povo se mobilizou para abreviar o racionamento de energia. Mesmo assim foi punido. Para compensar supostos prejuízos das empresas, o governo baixou Medida Provisória transferindo a conta do racionamento aos consumidores, que são obrigados a pagar duas novas tarifas em
    sua conta de luz. O pacote de ajuda às empresas soma R$ 22,5 bilhões.

    (…)

     

  8. ESTÃO SABOTANDO TUDO QUE ENVOLVE MILHARES DE PESSOAS

    Primeiro, algo ocorreu para que o sistema falhasse, ou fizeram ocorrer uma falha para continuarem a velha cantilena de verões passados, a mídia levanta a bola para os apagados da oposição chutarem pra cá, pra lá. Num dos últimos apagões ocorrido a falha se deu justamente em MG, a operadora era a empresa terceirzada TAESA. Não podemos nos esquecer que muitas estratégias são copiadas, como aconteceu na Venezuela as sabotagens em subestações de energia, aqui como o sistema é mais complexo, podem combinar entre os operadores uma denominada sobrecarga para determinado momento e causar o colapso e que não recairá sobre ninguém. Outra sabotagem foi dentro da Caixa Econômica em relação ao Bolsa Família, e nada foi explicado, depois na mesma Caixa uma operação de encerramento de contas no atacado, precisamos ficar atentos quanto às sabotagens, mas o próprio governo não se preocupa em tirar dos cargos estratégicos gente que serve à oposição, seja na SECOM, STF, BB, CAIXA, AGÊNCIAS REGULADORAS. Vai continuar pagando pra apanhar mais do VACA NA HORTA.

    1. Ninguem está sabotando nada,

      Ninguem está sabotando nada, o consumo está chegando no teto da capacidade do sistema integrado, o desligamento é comandado pelo ONS e não pelas distribuidoras e transmissoras.

  9. RACIONAMENTO E RACIONALIDADE

    RACIONAMENTO E RACIONALIDADE – Por causa do calor o consumo de energia eletrica na região Sudeste Sul aumentou mais do que a capacidade do sistema de geração, transmissão e distribuição. Não é culpa direta do Governo, é um fato

    da falta de expansão do sistema e das condições climatica, , o problema deve ser enfrentado com realismo e não com demagogia. É hora de aplicar um racionamento preventivo, todos os paises fazem isso em determinadas circunstancias. Não vai resolver o problema

    uma atitude de avestruz, enfiar a cabeça na areia e fingir que está tudo bem.

    O mesmo raciocinio se aplica a iminente falta de agua em São Paulo. Reservatorios  com 21% de capacidade, o racionamento deveria ter sido aplicado há um ano, 60% já é sinal de perigo, imagine 21%, no entanto, por razões eleitorais o Governo de São Paulo lança um planp ridiculo de descontos para quem economizar agua. Não vai adiantar nada, o problema é muito mais urgente. Racionar 6 horas por dia cria impacto e chama a atenção para um gravissimo problema. Porque não fazem e esperam o desastre inevitavel, porque a estação de chuvas está acabando no mes que vem e não vai chover depois. Vai ter que racionar em circunstancias muito piores.

    Em Dallas, quando os reservatorios chegam a 50%, o racionamento é AUTOMATICO e acontece muitas vezes, o Texas é um Estado de pouca pluvioridade. Ninguem brinca com isso em Pais sério.

    O discurso do Ministro de Minas e Energia dizendo que NÃO HÁ HIPOTESE DE RACIONAMENTO, explica porque está no cargo. Um Ministro do nivel de um Mario Bhering, Mario Thibau, Octavio Marcondes Ferraz, João Camillo Pena, se demitiriam para não afirmar tal absurdo. É claro que há hipotese de racionamento quando o CONSUMO BATE NO TETO como foi ontem e pior ainda, hoje. O racionamento é medida honesta, técnica, racional, não é um pecado e nem uma vergonha.

    Todos os paises do mundo já tiveram emergencias para racionar energia ,  agua e combustivel, é ação de governo, perfeitamente legitima. O problema é que o PT usou isso contra FHC e agora tem vergonha de aplicar o mesmo remedio. A situação da agua em São Paulo é ainda pior e o Governo do estado continua impassivel.

    O crime maior em São Paulo eé não ter avançado o plano de uma segunda rede para reuso de agua não potavel, que responde por 80% doconsumo, agua reaproveitada para lavar chão, regar jardim, lava jatos, usos mnos nobre onde se desperdiça agua nobre e escassa.

    Na energia eletrica um racionamento imediata, pela média dos quilowatts do ano dd 2013, quemm ultrapassar a média paga 50% a mais para deixar de ser besta, é possivel racionalizar o consumo com inteligencia.

    Nos anos 80 a California reduziu em 50% seu consumo total de energia com politicas conservacionistas, é perfeitamente posssivel fazer, em São Paulo predios comerciais imensos so funcionam com luz acesa o dia inteiro porque tem vidros escuros, não se usa nada da luz natural, porque se permite isso? A Prefeitura tm o poder de aprovar projetos, porque não obrigar a usar luz natural em um Pais ensolarado? A mesma coisa com shoppings, luz

    artificial o dia inteiro em um Pais tropical e cheio de sol, que aberração.. Sensores que apagam luz quando não tem ninguem na sala deveriam ser obrigatorios, fazendo o mesmo com o ar condicionado, basta seguir o codigo conservacionista da Caliornia.

    Quanto à agua como se aprovem projetos de enorme predios sem planta de reaproveitamento de agua usada e captação de agua de chuva? Isso já deveria ser obrigatorio há 20 anos, o Brasil brinca com recursos naturrais.

    Quem perde é o Brasil e nessa demagogia se equiparam o Governo Federal com energia e o de São Paulo com agua.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador