Ministério confirma equilíbrio do sistema elétrico

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmerman, afirmou, em entrevista concedida na tarde de terça-feira, dia 4, que o Sistema Interligado Nacional brasileiro opera de acordo com o planejamento, estando em equilíbrio estrutural.  De acordo com Zimmermann, o sistema é planejado para operar em situações muito graves de atendimento e que o que aconteceu não se enquadra nesta categoria. “Por isso, estamos trabalhando com tranquilidade, dentro do que se espera”, afirmou ele.

Na mesma coletiva, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim,  garantiu que não há problemas de fornecimento de energia elétrica, apesar do nível de afluência dos reservatórios das hidrelétricas não estar em condições ideais. “Felizmente, graças aos investimentos feitos pelo Governo Federal, estamos em um cenário confortável”, disse ele.

Comentando a perturbação no Sistema Interligado Nacional, que ocorreu às 14h03, ontem, na interligação das regiões Norte-Sudeste, o que interrompeu o fluxo de 5 mil MW, Zimmermann afirmou que o sistema reagiu bem, evitando que mais regiões fossem afetadas.

Ele ainda explicou que o Operador Nacional do Sistema (ONS) está avaliando a ocorrência e assim que houver um diagnóstico mais preciso das causas da ocorrência, será realizada reunião Extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico para avaliar o caso em questão.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador