Jornal GGN – “Seguridade Excludente – A aposentadoria que inspira o Brasil”, o documentário produzido pelo GGN sobre o sistema capitalizado de Previdência no Chile, está disponível na TV GGN a partir deste sábado, 10 de agosto. A produção integra uma cobertura especial, #OExemplodoChile, que ao longo de dois meses acompanhou o cenário do País e trouxe uma série de reportagens especiais.

O documentário mostra como funciona o modelo de capitalização da Previdência que o governo de Jair Bolsonaro quer instalar no Brasil. O conceito foi criado no Chile nos anos 1980, em plena ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), com uma equipe de economistas que trouxeram da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, a inspiração neoliberal.

E, por isso, decidimos ir ao Chile para aprender com o País a experiência prática dos 930 mil aposentados que hoje representam o empobrecimento da população: 80% deles, com um subsídio estatal criado há pouco mais de 10 anos, recebem menos que o salário mínimo, e 44% dos aposentados estão abaixo da linha da pobreza.

Com produção, roteiro e câmera por Patricia Faermann, edição de Nacho Lemus e coordenação de Lourdes Nassif, o documentário também explora, na outra ponta deste controverso sistema, como as empresas responsáveis por gestionar as contribuições dos trabalhadores, as chamadas Administradoras de Fundos de Pensões (AFP), acumulam riquezas.

O exemplo do Chile foi usado para diversos países na América Latina e no mundo, com a publicidade do Banco Central e de outras instituições, como o Fundo Monetário Internacional, no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, modificarem seus sistemas de repartição solidária e adotarem a capitalização das contas individuais. Quase quatro décadas depois, os resultados mostraram o fracasso do modelo, que hoje pode ser aplicado no Brasil.

Leia também:  Depreciação da Moeda Nacional e Risco de Dolarização, por Fernando Nogueira da Costa

Bom proveito!

Observação: As legendas devem ser ativadas na parte inferior direita do vídeo, ao lado do volume, na opção “LEGENDAS”.  

 

 

***

Seguridade Excludente – A aposentadoria que inspira o Brasil

Roteiro, entrevistas e câmera: PATRICIA FAERMANN
Edição: NACHO LEMUS
Coordenação: LOURDES NASSIF

 

CRÉDITOS ENTREVISTADOS: 

MARCO KREMERMAN, economista da Fundación Sol, especialista em direitos trabalhistas. 

RICARDO FFRENCH-DAVIS, economista ex-“Chicago Boy”, fundador da CIEPLAN, ex-assessor da CEPAL, ex-chefe do Banco Central. 

ANDRAS UTHOFF, economista, ex-conselheiro da OIT, ex-diretor da CEPAL, integrante da Comissão Presidencial de Pensões em 2016. 

GUSTAVO JARA, presidente da Confederação de Empregos Particulares do Chile, fundador do Partido Adulto Maior, aposentado pelo sistema solidário antes da ditadura. 

AURA REYES, diarista, trabalhadora informal, 59 anos, prestes a se aposentar. 

DAVID SAMUEL GARCÍA, aposentado por AFP e vendedor ambulante, 74 años. 

PATRICIA GARZO, professora aposentada do Colegio de Professores e ativista contra a Dívida Histórica. 

JAIME VALLEJO, kinesiólogo, dirigente Federação dos Profissionais da Saúde. 

MARIA EUGENIA SANHUEZA, do Comando Comunal de Macul, aposentada pelo sistema solidário antes da ditadura, 74 anos. 

LUIS MESINA, porta-voz do movimento NO+AFP. 

CRISTINA TAPIA, aposentada pela AFP, presidente da Associação Nacional de Aposentados (ANACPEN), 68 anos.

YASMIR FARIÑA MORALES, funcionária pública aposentada pela AFP, sócia da ANACPEN, 65 anos.

JUAN LIRA, funcionário público aposentado pela AFP, ex-dirigente da ANEF (Agrupação Nacional de Empregados Fiscais), 67 anos.

ANA OBREQUE RIVAS, funcionária pública aposentada pela AFP, secretária da ANAPEN (Defesa do Sistema Público de Pensões), 70 anos.

 

Leia também:  O ataque estratégico do neoliberalismo à educação, por Christian Laval

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

3 comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome