Brasil x Camarões: tudo sobre o último jogo da fase de grupos

Johnny Negreiros
Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.
[email protected]

Já classificada, Seleção encara Camarões com time alternativo

Foto: Reprodução/Instagram/CBF

Nesta sexta-feira (2), às 16h, o Brasil enfrenta Camarões. Já classificada às oitavas de final, a Seleção terá reservas em campo. O duelo é válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022, no Catar.

Onde assistir

Na TV aberta, a Globo transmite a partida. Já na programação fechada, os canais SporTV são opção.

Ainda, o streamer Casimiro é alternativa aos torcedores no Youtube e no site Fifa Plus.

Decisão para Camarões

Enquanto o técnico Tite vai usar o confronto para testar jogadores reservas, Camarões não pode se dar esse luxo. O time africano precisa bater a equipe Canarinha e torcer por uma vitória da Sérvia contra a Suíça por um placar menor que o aplicado no Brasil.

Foto: Reprodução/Google

Por exemplo, se Camarões ganhar por 1 x 0, mas os sérvios golearem por 3 x 0 os suíços, os africanos estarão eliminados. Isso ocorreria por conta do saldo de gols, o primeiro critério de desempate em caso de igualdade na pontuação dos países. Se esse quesito também for igual, a disputa é decidica por cartões amarelos e vermelhos. O time mais disciplinado avança.

No entanto, se a Suíça vencer, Camarões está automaticamente fora da competição, independentemente do embate diante da pentacampeã mundial.

Adversário nas oitavas

Por sua vez, o Brasil entra em campo para tentar manter a primeira posição do Grupo G. O primeiro colocado enfrenta o segundo do Grupo H.

Já o vice-líder da chave do time brasileiro encara o líder do Grupo H, em que Portugal já garantiu vaga para seguir no torneio. Ainda, Coreia do Sul, Gana e Uruguai fazem parte dessa chave. Portanto, o confronto desta sexta-feira decide quem estará a frente do Brasil nas oitavas de final.

Escalação

Tite manda a campo uma formação alternativa. As dúvidas eram no meio-campo, entre Fred e Bruno Guimarães, além de Rodrygo ou Éverton Ribeiro, e no ataque, entre Pedro e Gabriel Jesus. Fred será o segundo volante e Jesus o centroavante.

Escalação verde-amarela: Ederson; Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Fred e Rodrygo; Antony, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Técnico: Tite.

Recorde e polêmica

Daniel Alves será o atleta e o capitão mais velho a representar a Seleção em uma Copa do Mundo. No entanto, a convocação do jogador de 39 anos foi polêmica.

Grande parte da torcida e da imprensa criticou a presença de Alves na lista final do treinador. Nos últimos anos, o jogador mais atuou como meia armador do que como lateral direito, sua posição de origem e onde vai jogar diante de Camarões. Além disso, ele não entra em campo desde setembro.

Daniel Alves não consegue marcar Zé Rafael, em origem de gol do Palestra. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Em entrevista coletiva na véspera da partida, Daniel Alves levou as reclamações com bom humor: “se for para tocar pandeiro, serei o melhor pandeirista que a Seleção já teve”.

Em território nacional, ele ficou marcado negativamente por passagem no São Paulo. No clube, apesar de campeão paulista e tirar a equipe de longa seca de títulos, ele saiu sem conquistar a simpatia do são-paulino.

O momento mas crítico da relação de Daniel Alves com os torcedores tricolores foi em decisão pela Libertadores. Nas quartas de final, o Soberano perdeu para o rival Palmeiras e o jogador foi considerado o culpado pela eliminação.

LEIA MAIS SOBRE COPA DO MUNDO:

Johnny Negreiros

Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador