Aloysio visita EUA para aproximar política de cidadãos entre os dois países

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Sob o pretexto de visitar as crianças brasileiras em abrigos, o Itamaraty deve tentar a aproximação com outros temas nos EUA
 

Foto: Reuters
 
Jornal GGN – Após a grande repercussão sobre a polêmica política de Trump da separação de crianças de pais considerados imigrantes ilegais nos Estados Unidos, e o aparente fracasso das negociações do próprio mandatário Michel Temer com a visita do vice-presidente Mike Pence sobre as crianças brasileiras, Temer recorreu ao Itamaraty para abafar as críticas.
 
O ministro Aloysio Nunes tem agenda marcada para amanhã (04) aos Estados Unidos para supostamente “buscar uma solução para o impasse que envolve filhos brasileiros separados dos pais”, informou a Agência Brasil. Enquanto isso, o Ministério de Relações Exteriores publicou um comunicado com críticas à política de Trump.
 
“A reunião de coordenação analisará com especial atenção os reflexos da atual política migratória do governo norte-americano para as comunidades brasileiras, em particular a situação dos menores que se encontram separados de seus pais ou responsáveis, em 16 abrigos nos Estados Unidos, uma prática em clara violação dos instrumentos internacionais de proteção às crianças e cuja anunciada revogação espera-se seja logo implementada”, informou a pasta.
 
Mas Aloysio usará apenas um dia para a missão de visitar crianças em abrigos. E ficará em Chicago durante outros dois dias para outra agenda de interesse da gestão Temer: se reunirá com 14 cônsules dos EUA, Canadá e México, supostamente para tratar do mesmo tema.
 
A visita de Aloysio visa principalmente, ao contrário do que exposto no comunicado do Itamaraty, fortalecer a assistência do país norte-americano a brasileiros que vivem nos EUA, aumentando, assim, as relações amigáveis entre ambas as gestões.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olho pra essa foto e me pegunto:
     

    Será que o aloysio se acha bonito?

    Importante?

    Humano?

    Ele parece o cara que limpa a piscina da casa do americano e um dia é convidado para comer um lanche na cozinha.

    1. Os sorrisos não mentem.

      Os sorrisos não mentem.

      Os sorrisos deste demente ao apertar a mão do patrão e o sorriso do fhc ao ser en…pelo Clinton o patrão daqueles tempos são dos vira latas sarnentos.

      O tio sam, o ingênuo!!!!!confia nos traidores da Mãe Pátria após conclusão dos serviços sujos?

  2. a foto não mente…

    é com o aperto de mão que todos os diabos ficam parecidos

    Visão sugere que Brasil só sairá desse golpe com muita água benta

  3. Aloysio já tem cara de vira

    https://josecarloslima.blogspot.com/2018/03/a-ousadia-de-lula-desencadeou-guerra.html

     

    Depois de um chanceler respeitado, como Celso Amorim, temos a cadela Aloysio Nunes, no cio por sinal.

     

    Aloysio já tem cara de vira lata: é da natureza dele e do golpe dado por essa elite assassina, sovina, colonial e escravista

    . A Venezuela, maior campo de petróleo do mundo, só ainda não caiu pq as Forças Armadas, povo e governo se armaram e ficaram atentos quanto as artimanhas e tramóias do imperialismo, o oposto da nossa esquerda que, no poder optou pelo republicanismo e pela conciliação de classes o que, com a prisão ilegal de Lula, provou que só funciona até o dia em que a elite assassina quer: a Condor da conexão Dalanhol-EUA-Moro-Globo-miShell e penduricalhos, que não são poucos, estào abanando o rabinho para Pence…

    Celso_Lafer03_Sem_Sapatos

    Folha de S. Paulo – 28/2/2002

    Segurança nos EUA faz Lafer tirar sapato

    Um critério inusitado virou termômetro da importância que os EUA dão aos demais países no cenário internacional: a diplomacia dos sapatos.

    Desde que o inglês Richard Reid foi preso em dezembro passado tentando detonar explosivos em seu tênis num voo entre Paris e Miami, alguns ministros de Relações Exteriores foram obrigados a remover seus sapatos para inspeção ao passarem pela segurança de aeroportos durante visitas oficiais aos EUA.

    A lista dos “chanceleres descalços” inclui o brasileiro, Celso Lafer, e o russo, Igor Ivanov. Mas não se limita a homens. A chanceler chilena, Maria Soledad Alvear Valenzuela, submeteu-se ao mesmo constrangimento quando embarcou de Miami para Washington, em janeiro passado, para negociar uma zona de livre comércio entre os dois países.

    Diplomatas do Brasil e da Rússia queixaram-se, de formas e em graus diferentes, ao Departamento de Estado. Alegaram que esses episódios ferem princípios do direito internacional e regras de protocolo. Acima de tudo, alegaram os dois países, existiria uma seletividade perversa no rigor antiterror dos aeroportos norte-americanos: os EUA estariam poupando do constrangimento ministros de governos mais afinados com a Casa Branca.

    Segundo apurou a Folha, a “diplomacia dos sapatos” divide os chanceleres em três grupos distintos. Além dos ministros que são obrigados a removê-los, há aqueles que são dispensados não porque são chanceleres, mas por motivos aleatórios. O exemplo típico é o do ministro das Relações Exteriores da Argentina, Carlos Ruckauf, que ficou livre do embaraço por não ter caído na malha fina dos seguranças do aeroporto de Miami, de onde embarcou para Washington em busca de dinheiro do FMI (Fundo Monetário Internacional).

    O terceiro grupo, o dos privilegiados, é composto por chanceleres que recebem tratamento especial nos aeroportos. São escoltados ou recebem autorização para passarem somente por máquinas de raio X.

    “Nosso chanceler (Jack Straw) chegou aos EUA no dia 30 de janeiro, e nosso consulado em Nova Iorque encarregou-se de sua liberação para o voo seguinte, para Washington”, disse à Folha Alex Hawl, da embaixada britânica em Washington. Tratamento idêntico ou similar foi dado aos ministros de Relações Exteriores canadense, William Graham, e mexicano, Jorge Castañeda, quando vieram a Washington.

    No caso de Lafer, o protesto brasileiro foi manifestado diretamente ao chefe da sessão de América Latina do Departamento de Estado, Otto Reich, durante recepção na residência oficial do embaixador brasileiro em Washington, Rubens Barbosa.

    A recepção ocorreu na noite do dia 30 de janeiro, e o próprio Lafer estava presente. Barbosa relatou a Reich o constrangimento de Lafer. Reich pediu desculpas, prometeu que pensaria no assunto, mas falou do difícil contexto criado pelos atentados. Explicou que o Departamento de Estado não tem autoridade sobre a segurança interna dos aeroportos dos EUA.

    Horas depois, em 31 de janeiro, quando embarcava para Nova Iorque do aeroporto Ronald Reagan, em Washington, Lafer teve que tirar novamente os sapatos e entregá-los a uma agente de segurança. Ficou descalço (e muito irritado) por alguns minutos.

    No total, Lafer foi obrigado a tirar os sapatos três vezes. Ele fora a Washington tentar convencer o governo Bush da posição brasileira no conflito comercial entre os dois países envolvendo exportações siderúrgicas [destaque do Limpinho].

    O problema com o russo Ivanov ocorreu no aeroporto Logan, em Boston. O chanceler do ex-adversário dos EUA na Guerra Fria ficou descalço (e também muito irritado) na frente de outros passageiros de um voo comercial.

    Os ministros “descalços” são de países aliados dos EUA. Não fazem parte do “eixo do mal” (Irã, Iraque e Coreia do Sul) de Bush e vieram aos EUA cumprir agendas que incluíam encontros com o secretário de Estado, Colin Powell. Um ministro das Relações Exteriores não é um viajante comum. Além de ter imunidade diplomática, representa a imagem e o interesse de governos estrangeiros.

    Diplomatas russos e brasileiros com os quais a Folha falou concordam que, pelas circunstâncias atuais, os EUA têm o direito de exigir dos ministros estrangeiros que passem com suas malas por máquinas de raio X. Nos dias de hoje, disse um desses diplomatas, ninguém pode garantir que sua bagagem de mão esteve protegida durante todo o tempo. O problema, dizem eles, estaria na obrigação de tirar os sapatos.

    Consultado pela Folha, um porta-voz do Departamento de Estado disse entender a irritação dos ministros estrangeiros. Informou que, depois do episódio envolvendo o chanceler russo, o subsecretário de Estado Richard Armitage ficou “indignado” e iniciou gestões para compatibilizar a segurança nos aeroportos, que não é subordinada a Powell, ao protocolo recomendado em viagens de autoridades estrangeiras.

     

     

    1. Boa postagem, José Carlos

      mas, só pra facilitar, ministros brasileiros deveriam viajar  para os  states de alpercatas sabe, aquele chinelão de couro nordestino que deixa os dedos respirarem e dão um ar descolado?

      E o nosso ministro aí encima, o Aloisio, não tem que tirar sapato: o caso dele é de revista intima.

        

  4. Mr. Trump: I came here to show you my white ass and flaccid

    40anos de Redemocracia? Centenas de Brasileiros presos e seus filhos separados em prisões feitos criminosos. E o total silêncio da Sociedade, da Imprensa, mas principalmente do Estado e Governo Brasileiros? Mostra o lixo, a merda que criamos em 40 anos após a Anistia de 1979 e o tamanho dos párias que nos governam durante este período !!!! E pensar que Aloisio Nunes Ferreira já foi Guerrilheiro de Movimento Armado Socialista e Marxista? Mas para muito sFanáticos Fundamentalistas e Iludidos não é de Esquerda. Imagina se fosse? O Brasil é de muito fácil explicação. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador