Congresso dos EUA aprova envio de armas a rebeldes sírios contra Estado Islâmico

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Assis Ribeiro

da Agência Brasil

por Leandra Felipe

Obama recebe autorização do Congresso para envio de armas a rebeldes sírios

Barack Obama fala à imprensa na Casa Branca (Michael Reynolds/EPA/Agência Lusa)

Obama agradece aprovação de emenda que autoriza envio de armas a rebeldes sírios (Michael Reynolds/EPA/Agência Lusa)Michael Reynolds/EPA/Agência Lusa

Depois de conseguir autorização do Congresso dos Estados Unidos para enviar armas aos rebeldes sírios, parte da estratégia de neutralizar a milícia radical mulçumana autodenominada Estado Islâmico (EI), o presidente Barack Obama agradeceu, na noite dessa quinta-feira (18), a aprovação da emenda. Ele destacou a “rapidez” da votação – uma semana após o anúncio do plano – e manifestou satisfação ao falar em “união” de forças na política interna a três meses das eleições legislativas.

“Me alegra o fato de que a maioria dos republicanos e democratas tenha aprovado medida para lutar contra esses terroristas [EI]”. Ele acrescentou que as ameaças “ao mundo e aos aliados dos Estados Unidos não irão mais dividi-los internamente”.

O envio de armamento foi aprovado por 78 votos a favor e 22 contrários. Os senadores condicionaram a aprovação da emenda ao recebimento de um relatório trimestral sobre o treinamento e o número de armas enviadas aos rebeldes sírios.

O Senado também pediu que a gestão de Obama apresente relatório sobre a estratégia contra o Estado Islâmico. Além disso, os senadores questionaram o governo quanto ao envio de tropas americanas para combates terrestres. Isso porque, embora o presidente tenha dito reiteradas vezes que não enviaria tropas para terreno estrangeiro, o chefe das Forças Armadas do país contradisse Obama quando comentou, na última terça-feira (16), em audiência no Congresso, que o uso de tropas não estava descartado. Ontem à noite, Obama voltou a dizer que não enviará tropas americanas para combater no Norte do Iraque e na Síria.

No âmbito da política interna, o presidente conta com maioria democrata no Senado, mas na Câmara de Deputados, que aprovou a matéria na última quarta-feira (17), a maioria é republicana. Em novembro, o país terá eleições legislativas que poderão redefinir o cenário político de Obama, fortalecendo-o ou enfraquecendo-o em matérias nas quais necessite de apoio do Congresso.

Além de agradecer o apoio da maioria e da minoria na Câmara e no Senado, Obama elogiou a decisão tomada pela França de fazer ataques aéreos no Iraque contra o EI. “A França, que é um dos nossos aliados mais antigos e mais próximos, é um parceiro sólido nos esforços contra o terrorismo”, declarou o presidente.

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. depois de um zilhão de mortos

    depois de um zilhão de mortos ,um quinquilhão de feridos, um sextilhão de desabrigados, Obama resolve enviar armas aos rebeldes.

               Essa é a maior confissão de culpa da história.

                    E a história registrará.

                           E como….

  2. Kkkkk deixa eu ver se
    Kkkkk deixa eu ver se entendi.
    Obama armou os rebeldes sírios que criaram a Isis.

    Agora ele vai armar outros rebeldes sírios, mas estes são confiáveis e vão acabar com a Isis e com o governo Sírio.

    Perai :
    Kkkkkkķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. E OLHA QUE ELE É PREMIO NOBEL DA PAZ!!!. IMAGINA SE NÃO FOSSE.

      E OLHA QUE ELE É PREMIO NOBEL DA PAZ!!!. IMAGINA SE NÃO FOSSE.

      Este é o Obama, o Rei dos Drones, o maior assassino de crianças por controle remoto da história.

      1. Paz

        Francisco de Assis,

        Este Nobel da Paz de araque, uma grande decepção para muitos, só não alcançará Mao Tse -tung por falta de tempo, pois já é um dos  maiores assassinos da história da humanidade.

        1. Acho que hoje…

          … ele, com os seus drones, deve andar empatado – em mortes, digo eu –  com o general pinochet e suas caravanas da morte…  não concorda o amigo?

  3. BObama x EI

    Assis,

    Ué, e onde está a novidade ?

    BObama, via CIA  já armou, além da turma da AlQaida, toda a sorte de mercenários e grupos rebeldes no Oriente Médio para matar quem aparecer pela frente, caso contrário, seria impossível explicar as mais de 200 mil mortes entre Líbia e Síria, desde a invasão “humanitária” ao primeiro deles- ao tentar proteger a população civil líbia, já mataram bem mais de cem mil deles – proteção esquisita.

    Agora resolveu sacramentar, vai enviar armas para os rebeldes sírios, mas a reportagem indica que ele não disse quais serão os grupos dispostos à tarefa que indica ser complicada, enfrentar o EI. 

    E a França fará ataques aéreos contra o EI, mas onde está o pessoal do EI, foi localizado pelo Google Maps ?

     

  4. Como diria Oto Glória…

    Oto Glória tem uma frase famosa a respeito de bestas e ideias “bestiais”. De qualquer forma tenho certeza que depois de os americanos armarem a todos, homens, mulheres, adultos e crianças, todos se entenderão e aprenderão a viver em paz… Aliás os cemitérios costumam ter um sossego muito aprazível, e como lá a maioria será composta pelos moradores deles…

    Um abraço.

  5. Os EUA estão a beira de uma revolução…

    Calma gente, revolução não significa apenas derramamento de sangue, mas as mudanças políticas que podem ocorrer nas eleições 2016, com uma derrota dos candidatos pro-establishment, fruto do cansaço dos americano frente a essas políticas.

    Partido Democrata: existe grandes possibilidades de um candidato da esquerda na sucessão de Obama, Hillary que é o nome mais forte vem se aproximando da esquerda democrata para viabilizar seu nome, sua saída do governo Obama teria sido intencional para não se comprometer com o naufrágio representado pela atual administração na Casa Branca.

    A senadora Elizabeth Warren desponta para ser a candidata do Occupy Wall Street inspirado no sucesso de seu colega Democrata e Socialista recém-eleito prefeito de Nova York Bill De Blasio com um discurso contra as desigualdades sociais e econômicas.

    Para se ter uma ideia do crescimento esquerdista na América, a página no Facebook do Partido Comunista Americano (CPUSA) tem mais curtidas (80.000) que a do PC do B (43.000).

    Partido Republicano: está numa situação mais complicada para arranjar um candidato, além das ameaças futuras de crescimento populacional das minorias americanas (tradicionais eleitores dos Democratas). Os Republicanos teriam futuro se apostarem em um candidato Libertário, assim como o Tea Party defendem um estado cada vez mais reduzido, mas se por um lado o Tea Party quer a manutenção do conservadorismo e poder imperial dos EUA no mundo.

    Os Libertários pretendem reduzir os gastos militares, rever a política externa (inclusive encerrando o embargo a Cuba) retomar o padrão Ouro no lugar do Dólar atacando o financismo e ampliar direitos individuais (aborto, casamento gay, legalização das drogas, etc). Ron Paul é o principal nome dessa corrente política, porém tem a idade como obstáculo já que é um homem de 80 anos, Edward Snowden já declarou ser um simpatizante da causa libertária.

  6. O eixo do mal atuando

    O Eixo satânico agindo. Esse sujeito é tão tenebroso quantos seus pares. É tudo produto do mesmo inferno. Não confio nessa gente nem morta!

  7. A estranha mesmice sincronizada do noticiário anglo-americano

    Diariamente acesso pelo menos 5 portais nacionais, 3 estrangeiros e 3 blogs.

    Os estrangeiros são o The Guardian e o The New York Times (e o MSN que é mais “variedades”). Como residente eu até era assinante do Guardian (vou adicionar algum portal francês para ver se acompanha a “tendência)..

    Eu fico impressionado como, permanentemente (com raras exceções), o destaque diário é dado a conflitos (com) islâmicos.

    Fico me perguntando se não têm outros assuntos, se isso é uma assessoria de imprensa para manter a indústria militar e de “inteligência” (há controvérsias no longo prazo…) ou é mera fixação midiática compulsiva…

    A menos do petróleo (e de armas?), como um país tão desenvolvido (há controvérsias) pode se preocupar diariamente com países que lhe são longínquos e de culturas tão diversas?

    Não é gozado? 

    Vai chegar uma hora que será patético?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador