Eleições francesas: extrema direita vence no primeiro turno. O que acontece agora?

O partido de Macron e a aliança esquerda-verde terão de cooperar para manter o Rally Nacional fora do poder, mas isso não será fácil

Fabio Charles Pozzebom – Agência Brasil

do The Guardian

Eleições francesas: extrema direita vence no primeiro turno. O que acontece agora?

por Jon Henley  – Correspondente da Europa

O Reunião Nacional (RN) obteve 33% dos votos populares no primeiro turno das eleições gerais de dois turnos na França, de acordo com os resultados finais, com a aliança de esquerda Nova Frente Popular (NFP) com 28% e a aliança centrista do presidente Emmanuel Macron, Juntos, 21%.

Uma parcela nacional de votos, no entanto, é extremamente difícil de traduzir em um número projetado de cadeiras na assembleia nacional. Isso porque o resultado final dependerá dos resultados nos círculos eleitorais. Pesquisadores emitem estimativas de cadeiras, mas o órgão fiscalizador de pesquisas da França não as endossa.

Aqui está um guia sobre o que vem a seguir enquanto os eleitores se preparam para o decisivo segundo turno da votação em 7 de julho, quando a França pode decidir dar o controle de seu governo ao partido de extrema direita anti-imigração pela primeira vez em sua história.


Quais são as regras do sistema de duas rodadas?

Para conquistar um dos 577 assentos na assembleia nacional na primeira volta, um candidato deve obter mais de 50% dos votos expressos, representando pelo menos 25% dos eleitores registrados.

Isto acontece apenas raramente, embora a elevada participação nas eleições de 2024 tenha feito com que o número de candidatos que venceram na primeira volta aumentasse drasticamente para 80.

Se nenhum candidato num círculo eleitoral conseguir isso, os dois com maior pontuação e qualquer outro que tenha obtido pelo menos 12,5% do total de eleitores registrados avançam para uma segunda volta. Nesse turno, é eleito o candidato que obtiver mais votos.


Como geralmente funciona?

O sistema de dois turnos é altamente desproporcional e impulsiona artificialmente partidos maiores. Em uma participação de 65%, por exemplo, o obstáculo de 12,5% significa que os partidos teriam que garantir o apoio de quase 20% dos eleitores elegíveis para avançar para o segundo turno.

Nas últimas eleições legislativas, a participação foi significativamente menor, o que significa que, em quase todos os círculos eleitorais, apenas dois candidatos passaram para o segundo turno e o número de disputas a três ou quatro candidatos foi muito baixo.

Nas eleições de 2012, com uma participação de 57%, houve 34 chamados segundos turnos “triangulares”. Em 2017, quando a participação foi de 49%, houve apenas um, e na última vez, em 2022, houve oito com uma participação de apenas 47%. O recorde anterior era de 76, em 1997.


O que há de diferente nesta eleição?

A combinação da maior participação desde a década de 1980 e menos candidatos – 4.011 contra 6.290 em 2022 – de apenas três campos principais (esquerda, centro e extrema direita) – significa que o segundo turno da votação de 2024 contará com um número recorde de disputas “triangulares”.

Com 67% dos eleitores registrados votando no domingo, os eleitores de um grande número de distritos eleitorais poderiam, em princípio, enfrentar uma disputa a três em 7 de julho — até 306, de acordo com os resultados oficiais, metade das cadeiras na assembleia.

Em teoria, disputas de três ou quatro vias devem funcionar a favor do partido com a maior parcela de votos no primeiro turno – nessas eleições, geralmente RN – porque o voto da oposição é dividido. Muitas disputas de três vias, no entanto, não permanecem assim.


O que geralmente acontece nas competições “triangulares”?

Até recentemente, se o RN parecesse ganhar um assento numa corrida a três, os partidos do segundo e terceiro classificados negociariam, a nível local e nacional, para determinar quais os candidatos que desistiriam.

Para ser bem sucedida, no entanto, essa estratégia exige que os principais partidos estejam dispostos a retirar candidatos e que os eleitores estejam dispostos a participar, com os eleitores de centro-esquerda a apoiarem um candidato de centro-direita, e vice-versa.

Mas essa “frente republicana” tem se desgastado constantemente, com os eleitores cada vez menos dispostos a “tapar o nariz” e votar em partidos cujas políticas não necessariamente se alinham com suas preferências políticas. Em 2022, a RN elegeu um recorde de 89 deputados.


Então, o que acontecerá desta vez?

No que diz respeito aos partidos, figuras importantes da aliança de quatro partidos de esquerda e verde do NFP – incluindo o líder incendiário da esquerda radical France Unbowed (LFI), Jean-Luc Mélenchon – prometeram que em todos os círculos eleitorais onde o RN estiver em primeiro lugar e um candidato do NFP estiver em terceiro, o candidato do NFP se retirará.

O campo de Macron tem sido muito menos claro sobre o que os seus candidatos fariam numa posição semelhante, com o presidente e os líderes do partido a qualificarem ambos os campos rivais de “extremos” – no caso do NFP, em grande parte porque é dominado pela LFI.

O primeiro-ministro, Gabriel Attal, disse no domingo que os candidatos em terceiro lugar devem se afastar: “Nenhum voto deve ir para o Reunião Nacional”. Alguns candidatos da coalizão de Macron, no entanto, não podem se retirar diante de um candidato do LFI.

No que diz respeito aos eleitores, as coisas são ainda mais complicadas. Uma pesquisa da Ipsos na semana passada descobriu que 87% dos eleitores do NFP estavam dispostos a votar para bloquear a RN, mas apenas 62% dos eleitores do Juntos. Outra pesquisa, da Odoxa, descobriu que menos eleitores (41%) estavam dispostos a bloquear a RN do que a bloquear a NFP (47%) ou o Juntos (44%).

Em suma, a situação é altamente incerta e permanecerá fluida até que os candidatos reais concorrendo no segundo turno fiquem claros. Com até metade das cadeiras na assembleia potencialmente se tornando disputas de três vias, o escopo para uma “frente republicana” anti-RN está claramente lá – mas a extensão da cooperação interpartidária será crítica, assim como a disposição dos eleitores de votar taticamente.

Este artigo foi alterado em 1 de julho de 2024. Numa versão anterior, o subtítulo chamava Reunião Nacional pelo seu nome anterior, Frente Nacional.

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