4 de junho de 2026

As vantagens, desvantagens e riscos dos Fundos Imobiliários

Jornal GGN – Motivados pelo crescimento do setor imobiliário muitos investidores ainda optam pelos fundos imobiliários, mesmo este investimento tendo sofrido em 2013.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Estes fundos investem em imóveis corporativos e comerciais ou em papeis de renda fixa lastreados nesses imóveis. Trata-se de uma forma indireta de investir em imóveis.

O Índice de Fundos Investimentos Imobiliários, o IFIX da bolsa de valores, teve perdas de 13% no último ano. Este tipo de investimento ficou menos atrativo devido ao cenário crescente de juros altos o que faz com que outras opções como renda fixa se tornem mais interessantes. Apesar do baixo desempenho o mercado cresceu em patrimônio e número de investidores.

Entretanto, quando se compra um fundo com preço baixo em relação aos alugueis pagos e se os a alugueis estiverem mais atrativos que o retorno da renda fixa, vale a pena investir.

Vantagens

As vantagens de investir em fundos imobiliários estão na possibilidade de exposição diversificada e o investidor pode adquirir cotas de fundos de shoppings centers, prédios comerciais e outros de alto valor agregado e com bom preço.

A possibilidade de ter um gestor profissional também é um fator positivo. Há profissionais especializados e que sabem das melhores oportunidades.

A negociação das cotas é feita na bolsa de valores e logo, é necessária a intermediação de uma corretora.

O investidor tem que ficar atento à escolha do fundo analisando importantes dados como: imóveis que compõem o índice, quanto será a captação, qual a destinação dos recursos e o histórico de rentabilidade.

Custos

Outra vantagem de se aplicar em fundos são os custos menores.  Há uma taxa de corretagem que é cobrada ao realizar a ordem do investidor junto a Bolsa; a taxa de administração geralmente baixa é cobrada para gestão do fundo e o imposto de renda não incide sobre o rendimento mensal gerados pelos alugueis, a não ser quando se vende quotas por um valor superior ao da compra.

O investidor não poder escolher exatamente o imóvel que deseja torna-se uma desvantagem, esta escolha fica por conta da gestão do fundo.

É importante o investidor ficar atento ao prospecto e regulamento do fundo para conhecer os riscos e escolher o melhor fundo.

Se a pessoa tem objetivos definidos para médio e longo prazos e quer preservar seu capital os investimentos em fundos imobiliários, uma forma indireta de se investir em imóveis, é uma boa opção.

Riscos: Conhecer a modalidade para entender desvantagens

Como todo investimento os fundos imobiliários têm riscos e não são poucos. Os investidores devem ficar atentos a eles e tentar minimizá-los.

Os principais riscos estão associados:

– Inadimplência: já que o inquilino do imóvel pode não pagar o aluguel ou atrasá-lo.

–  Mercado: há o risco de mercado  uma vez que o imóvel pode desvalorizar afetando as cotas do fundo e é de qualquer forma, impossível resgatar as cotas pelo preço original.

– Liquidez: se a pessoa quiser vender rapidamente sua cota dependendo do fundo não consegue, por exemplo, se for um fundo que não está tão presente nos pregões. Por isso há o risco da liquidez..

 – Obra: Há o risco da obra quando ocorre um desajuste no orçamento, atrasos e despesas extraordinárias.

– Ambiental: quando não se consegue liberação dos órgãos ambientalista para andamento da obra há o risco ambiental.

– Vacância: ocorre quando um imóvel pode passar um longo período desocupado.

– Concentração: quando os fundos investem em um único imóvel de um único inquilino. Mas pode ocorrer de ter vários inquilinos.

– Físico: quando o imóvel pode sofrer com enchentes, incêndios, depredações, etc.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados